Aquariofilia!

tenho um destes mas o meu Aquario é so de 54L

Pic_16907_7.jpg

BlackMooriWFG_P1553.jpg
:)

Acabei à pouco de montar um aquário de 50cm...

Coloquei areia, umas pedras e uma espécie de gruta pequena (não sei o nome) e um filtro...a luz que já vi em alguns aquários aqui neste tópico é fundamental?......só faltam os peixes...que, julgo eu, virão de um lago...

Não sei como vai correr, se calhar mal porque não percebo nada disto...mas, das instruções que me deram, acho que fiz tudo bem :sh)

Parece que alguém exigia a minha presença neste tópico![:D]

Não tenho fotos actualizadas, mas sou conhecido por simplesmente não alterar os meus layouts durante meses. Última foto:

DSC03569.jpg

[:blush:]

Olá a todos!
Vou adquirir um aquário de 50\60cm e pretendia colocar este tipo de areão\areia. Alguém me pode dizer onde posso comprar este tipo de areia fina?

Não sei se alguém aqui é aquariofilista e me possa ajudar numa questão.

Tenho 3 peixes da espécie ciclideos 1 Africano e 2 da América Central. Os malandros são muito territoriais e agressivos, é uma espécie que só consegue conviver com os da mesma espécie dentro de um aquário. Acontece que um dos meus ciclideos( Pterophyllum scalare) foi brutalmente atacado por outro (Thorichthys meeki) arrancou-lhe alguns espinhos, mordeu-lhe o rabo quase arrancando-o, e as barbatanas.

Já o pus num recipiente à parte e está de molho há 2 dias. Está moribundo, tem os olhos avermelhados e as escamas amareladas e quase não se mexe.

Quero aplicar-lhe a "eutanásia" e acabar com o sofrimento, mas ao mesmo tempo queria vê-lo recuperar mesmo nesta situação precária.

O que acham que deva fazer e qual a maneira menos sofrível de matá-lo.

Não sei se alguém aqui é aquariofilista e me possa ajudar numa questão.

Tenho 3 peixes da espécie ciclideos 1 Africano e 2 da América Central. Os malandros são muito territoriais e agressivos, é uma espécie que só consegue conviver com os da mesma espécie dentro de um aquário. Acontece que um dos meus ciclideos( Pterophyllum scalare) foi brutalmente atacado por outro (Thorichthys meeki) arrancou-lhe alguns espinhos, mordeu-lhe o rabo quase arrancando-o, e as barbatanas.

Já o pus num recipiente à parte e está de molho há 2 dias. Está moribundo, tem os olhos avermelhados e as escamas amareladas e quase não se mexe.

Quero aplicar-lhe a "eutanásia" e acabar com o sofrimento, mas ao mesmo tempo queria vê-lo recuperar mesmo nesta situação precária.

O que acham que deva fazer e qual a maneira menos sofrível de matá-lo.

Já tive uma situação parecida com um escalar e após tratamento num aquário à parte, recuperou bem.

Hoje é o maior e mais bonito do aquário, completamente preto e de enormes barbatanas.

Tenta dar-lhe alguma comida de flocos ou artémia e deixá-lo dentro do aquário, mas dentro de uma caixa isolada dos restantes peixes. Por exemplo uma maternidade, se tiveres...

Se não recuperar...podes tentar colocá-lo num recipiente fora do aquário e colocar água oxigenada... é morte instantânea.

Boa Sorte.

Ajuda para iniciado

Ajuda para iniciado

Boas,

Encomendei o meu aquario que tem 99/43/49, tem estas medidas fora do normal pq o vou meter numa parede que fiz propositadamente para o mesmo, mas por não saber, agora tenho de meter um filtro interno, o que por si já vai ser um inconveniente, mas a empregada da loja recomendou-me uma biobox 2, que tem filtro, bomba e aquecedor tudo num só e colocando-o na lateral ira passar despercebido, pelo menos espero.

Agora a questão é que tipo de peixes devo meter visto ser um iniciado nestas andanças, onde encomendei o aquário, recomendaram-me os ciclideos devido a serem bastante resistentes e serem mto bonitos, digam a vossa opinião e se possível alguns conselhos para quem não percebe mto disto e que esta agora a começar.

Última edição:
Boas,

Encomendei o meu aquario que tem 99/43/49, tem estas medidas fora do normal pq o vou meter numa parede que fiz propositadamente para o mesmo, mas por não saber, agora tenho de meter um filtro interno, o que por si já vai ser um inconveniente, mas a empregada da loja recomendou-me uma bio qq coisa:sh):sh), que tem filtro, bomba e aquecedor tudo num só e colocando-o na lateral ira passar despercebido, pelo menos espero.

Agora a questão é que tipo de peixes devo meter visto ser um iniciado nestas andanças, onde encomendei o aquario, recomendaram-me os ciclideos devido a serem bastante resistentes e serem mto bonitos, digam a vossa opinião e se possível alguns conselhos para quem nao percebe mto disto e que esta agora a começar.

Eu tenho ciclídeos! O que te posso dizer é que não juntes os da America central com Africanos, Asiáticos ou escalares [:D]

Vai dar molho. Compra tudo da mesma zona! O meu da America central já matou 2 ciclideos escalares. Neste momento só tenho 2, esse e um Africano que se está a aguentar à bronca e agora já parecem ser amigos.

Os ciclideos são tipo motor de guerra comem quase tudo, ambientam-se à água fria (apesar de não recomendar). A temperatura ideal para um ciclídeo é entre os 22 e os 26º.

Boa sorte!

eu nao percebo mto disto, mas acho que quem comeu os escalares foi o africano, a rapariga disse-me que o unico que poderia juntar com os africanos era mesmo os limpa fundo e outros que tem a "carapaça" dura, pq se forem moles os africanos devoram aquilo tudo [:)][:)], num aquario so com africanos mas todos com mais de 20 cm era ver os gajos so as cabeçadas uns aos outros :D

sim eu em principio devo optar por um meter tudo da mesma especie, a questao é escolher um aquario com "meia duzia" de peixes, e ai escolho os ciclideos africanos pq tem mtas cores e ficam realmente bonitos, vi um aquario de uns 3 metros e tal com uns ja grandotes e aquilo fica lindo, ou escolho aqueles pequeninos flurescentes e tenho dezenas ou centenas deles...

Hoje, observei o resultado de um processo que eu despoletei mas que não deixou de me surpreender.

Em meados de Maio comprei um pequeno "oscar" (+/- 5 cm) que ofereci a um conhecido meu que tinha na altura um aquário comunitário com uns 10 ou 12 peixes.

Dos peixes que ele tinha lembro-me de um Plecostomus já com uns 20 cm e outro limpa fundos mais pequeno, um escalar grande, um trichogaster com uns 12 ou 13 cm, 2 peixes vermelhos pequenos de lago e outros que não me recordo, mas quase tudo com dimensão razoavel.

A introdução do oscar correu bem, não havia nenhum peixe muito agressivo ou territorial e apesar de ser dos mais pequenos, como têm aquele feitio de "puto reguila" aguentou-se bem.

Já em Agosto voltei a ver o aquário, o Oscar já estava consideravelmente maior (9/10 cm) e já dominava o aquário, apesar de não ser o maior peixe, chateava quem lhe apetecia e principalmente os peixes vermelhos (que devem ser uma especie de ovelhas para os peixes [:cool:]).

Mais tarde soube que o Oscar aparentemente tinha morto os peixes vermelhos e chateava bastante os restantes.

Hoje (mais de 7 meses depois de ter dado o peixe) voltei a ver o aquário. Está reduzido ao Oscar (+/- 17 cm) aos 2 limpa fundos, sendo que o pequeno está sempre escondido e o Plecostomus, agora com uns 25 cm está tranquilo e um novo habitante, um ciclideo Africano com uns 8 ou 9 cm.

A última perca foi o trichogaster que o Oscar se encarregou massacrar até sucumbir.

Isto era tudo razoavelmente previsível, embora haja casos de oscars que se conseguem integrar em aquários comunitários com peixes grandinhos.

O que me surpreendeu foi o quão grande já estava o Oscar em 7 meses e picos (aumentou a sua massa corporal em cerca de 40 vezes) e como directa ou indirectamente acabou com os outros.

Penso que com a população actual do aquária estará estável, talvez o limpa fundos pequeno ainda venha a sucumbir, mas o Ciclideo Africano e o Plecostomus (o 1º pelo feitiozinho e o 2º pelo tamanho) aguentam-se perfeitamente.

O aquário tem uns 100 litros, pelo que também creio que o Oscar não crescerá muito mais, talvez atinja 20 cm ou muito pouco mais.

P.S.: O dono do aquário está bastante satisfeito com o novo "formato" do aquário e apesar do Oscar ter acabado com boa parte dos peixes gosta imenso dele, o peixe já está com uns tons avermelhados está muito bonito e cheio de personalidade, como é habitual nestes peixes.

Comprei um aquário de 20 litros, não muito grande...de água fria!

Gostava de saber algumas coisas básicas pois não tenho conseguido grande informação.

Que quantidade de liquido de neutralização de cloro devo colocar sempre que mudo a água? Basta mudar tipo 1/4 da Água todas as semanas?

Quantos peixes deverei ter no máximo com um aquário deste tamanho? Tenho uns 5 de momento, disseram-me que podia ter 10! São todos pequenos!
Obrigado

Tenho um de 16 litros, com 2 Kinguios (Peixes Dourados), que "acolhi" cá em casa. Se tivesse comprado nunca seria de apenas 16 litros.

Coisas básicas:

- Efectuar o ciclo do azoto. Parece que já tens os peixes dentro do aquário, mas o ideal é ser feito antes de colocar qualquer peixe no aquário. Coloca-se a água no aquário, o filtro a trabalhar e vais adicionando pequenas porções de comida diáriamente. Este processo deve ser feito durante pelo menos 15 dias até a água possuir uma colónia significativa de bactérias que "destruam" a poluição (amónia) que irá ser causada pelos peixes. Deverá então ser colocado um peixe e algum tempo mais tarde os restantes.

Se já tiveres os peixes no aquário, coloca ao menos Nutrafin Cycle para acelerar o processo de criação de bactérias.

- Comprar um termostato. Apesar de serem peixes de água fria, não gostam de mudanças repentinas de temperatura, nem de água gelada. Entre os 23 e os 25 graus é a temperatura ideal. Um de 20W é suficiente.

- Comprar um filtro. Permite uma filtragem mecânica (eliminação de resíduos) e biológica (criação de uma colónia de bactérias nitrificantes que irão eliminar os poluentes - nitritos e amónia). O filtro poderá ser interior ou exterior (tipo mochila). Eu tenho um exterior. Este. Para os 20 litros é suficiente. (filtra mais de 10 vezes a capacidade do aquário por hora, sendo o ideal 3 a 4 vezes)

- Eu tenho apenas 2 peixes. Estes peixes crescem muito e num aquário de 20 litros eu nunca poria mais de 2. 5 é muito, 10 é inconcebível.

- Deves fazer TPA's (Trocas Parciais de Água) de cerca de 20% (no teu caso 4 litros) pelo menos uma vez por semana. Estes peixes sujam muito e criam muitos nitratos na água, o que em grandes quantidades é tóxico. Eu faço TPA's 2 vezes por semana.

- Comprar uma bomba de ar, com uma pedra difusora para oxigenar a àgua.

- Eu ainda tenho: teste de pH (deve ser próximo dos 7,5), teste de amónia (deverá ser nulo) e teste de nitratos (quando muito elevado deverá ser feito um TPA)

- Se meteres água da torneira deverás ou deixa-la numa garrafão (sem tampa) pelo menos 24 horas para o cloro evaporar ou colocar um condicionador. A quantidade deve vir na embalagem. Eu uso água engarrafada.

Assim de repente, é tudo. :)

EDIT: não vou pôr aqui o link porque não sei se posso, mas no fórum de aquariofilia tens muita informação.

Última edição:
Hoje, observei o resultado de um processo que eu despoletei mas que não deixou de me surpreender.

Em meados de Maio comprei um pequeno "oscar" (+/- 5 cm) que ofereci a um conhecido meu que tinha na altura um aquário comunitário com uns 10 ou 12 peixes.

Dos peixes que ele tinha lembro-me de um Plecostomus já com uns 20 cm e outro limpa fundos mais pequeno, um escalar grande, um trichogaster com uns 12 ou 13 cm, 2 peixes vermelhos pequenos de lago e outros que não me recordo, mas quase tudo com dimensão razoavel.

A introdução do oscar correu bem, não havia nenhum peixe muito agressivo ou territorial e apesar de ser dos mais pequenos, como têm aquele feitio de "puto reguila" aguentou-se bem.

Já em Agosto voltei a ver o aquário, o Oscar já estava consideravelmente maior (9/10 cm) e já dominava o aquário, apesar de não ser o maior peixe, chateava quem lhe apetecia e principalmente os peixes vermelhos (que devem ser uma especie de ovelhas para os peixes [:cool:]).

Mais tarde soube que o Oscar aparentemente tinha morto os peixes vermelhos e chateava bastante os restantes.

Hoje (mais de 7 meses depois de ter dado o peixe) voltei a ver o aquário. Está reduzido ao Oscar (+/- 17 cm) aos 2 limpa fundos, sendo que o pequeno está sempre escondido e o Plecostomus, agora com uns 25 cm está tranquilo e um novo habitante, um ciclideo Africano com uns 8 ou 9 cm.

A última perca foi o trichogaster que o Oscar se encarregou massacrar até sucumbir.

Isto era tudo razoavelmente previsível, embora haja casos de oscars que se conseguem integrar em aquários comunitários com peixes grandinhos.

O que me surpreendeu foi o quão grande já estava o Oscar em 7 meses e picos (aumentou a sua massa corporal em cerca de 40 vezes) e como directa ou indirectamente acabou com os outros.

Penso que com a população actual do aquária estará estável, talvez o limpa fundos pequeno ainda venha a sucumbir, mas o Ciclideo Africano e o Plecostomus (o 1º pelo feitiozinho e o 2º pelo tamanho) aguentam-se perfeitamente.

O aquário tem uns 100 litros, pelo que também creio que o Oscar não crescerá muito mais, talvez atinja 20 cm ou muito pouco mais.

P.S.: O dono do aquário está bastante satisfeito com o novo "formato" do aquário e apesar do Oscar ter acabado com boa parte dos peixes gosta imenso dele, o peixe já está com uns tons avermelhados está muito bonito e cheio de personalidade, como é habitual nestes peixes.

Já dizias que raça é o peixe... Assim não tem piada.

Não me digas que foste oferecer um betta.... Ou vá, um tubaralhozinho.

Deixa lá desenterrar isto! :)

Tinha um peixinho num daqueles aquários de vidro tipo globo e hoje comprei-lhe um aqua novo!

Não é nada de especial e não foi muito caro, 70€. Amanhã vou ver se lhe compro mais 1 ou 2 amigos.

644128_424662284261488_515132640_n.jpg

Já agora se alguém me souber elucidar, a bomba faz um bocado de barulho, posso desliga-la sem correr o risco do o peixe morrer por falta de O2?

É melhor abrir a tampa neste caso ou não é necessário?

Já agora se alguém me souber elucidar, a bomba faz um bocado de barulho, posso desliga-la sem correr o risco do o peixe morrer por falta de O2?

É melhor abrir a tampa neste caso ou não é necessário?

Podes, muita gente tem desses aquários sem bomba de ar, eu ando a ver se ganho coragem para voltar a montar os meus, tenho dois, um de 70 litros e outro de 160 litros, já á um ano que estão encostados á espera de mão de obra...[8b]

Voltar
Superior