Aquariofilia!

Andei a procura deste topico e nao o encontrei a semana passada [:D]

Iniciei me nestas coisas dos aquarios a 3 semanas [:p]

No aquario moram 16 Neons, 2 Corridoras e 1 Combatente de Siao Azul [:p]

O raio dos pexitos sao mesmo castiços [:D]

Entretanto e a conversa com o meu cunhado, acho que 2 Neons estao de "barriga" cheia. Pelo que ja pesquisei esta especie nao é de facil reproduçao em aquario [8b]

Alguem teve experiencias destas com os ditos e conseguiu que eles conseguissem se reproduzir?

Arranjas neons para trocas? [:D]

Tenho um aquário de 200 litros com barbos, tubarões, neons, chineses, escalares e kribensis.

Ca fica umas fotos do aquario. Ainda esta muito "despido" por dentro, mas 1 coisa de cada vez [:p] So para o aquario e peixes ja la vai uma pipa de massa este mes [:D]

O Azulinho

E uns quantos Neons

Podes, muita gente tem desses aquários sem bomba de ar, eu ando a ver se ganho coragem para voltar a montar os meus, tenho dois, um de 70 litros e outro de 160 litros, já á um ano que estão encostados á espera de mão de obra...[8b]

E eu, passado quase um ano, ainda não pus mãos á obra:sh)! Ando cheio de vontade de voltar a montar pelo menos um aquario, mas por outro lado tinha vontade de fazer um up-grade para um de 300/400 litros, e assim não me valia a pena estar a montar um destes pois o espaço não abunda...

Mete maos à obra [:p]

Este meu é pequeno. Tem apenas 60 lts. Se tiver sorte com os bixarocos talvez daqui a uns tempo mude para um maior. [;)]

Tenho ali um outro mais pequeno com uma tartaruga, mas ja tem a sentença escrita...... Quando a tartaruga bater a bota, vai lever 1 ou 2 peixes de agua fria [:p]

Mete maos à obra [:p]

Só quando tiver certeza absoluta do layout que quero implementar! Existem poucas coisas mais frustrantes do que, depois de ter um aquario montado e completamente operacional, olhar para ele e pensar "não era bem isto"!
Neste momento estou dividido entre duas layouts que já tive e gosta de voltar a ter. Um aquario "Holandês" que é o termo que se usa para os aquarios densamente plantados:

E um aquario com uma comunidade de ciclidios:

Prós e contras de cada um:

Aquario Holandês

Prós
-Lindissimos de morrer
-Tecnicamente desafiantes
-Excelentes para comunidades de pequenos Tetras e Caracideos

Contras
-Dão uma trabalheira para manter em condições que só Deus sabe
-Não são nada apropriados para ter ciclidios (salvos os mais pequenos e pacificos como os Kribensis e os ramirezi por exemplo

Aquario comunitario de ciclidios

Prós
-São, para mim, os peixes mais fantásticos e cheios de personalidade que existem
-Simplissimos de manter e cuidar

Contra
-Não são tão apelativos visualmente
-Não dá para usar muitas plantas porque os ciclidios, principalmente na altura de criação, dão cabo daquilo tudo

E depois, como referi, gostave mesmo de fazer o up-grade para um maior! Tenho mesmo que ver se me decido...

Só quando tiver certeza absoluta do layout que quero implementar! Existem poucas coisas mais frustrantes do que, depois de ter um aquario montado e completamente operacional, olhar para ele e pensar "não era bem isto"!
Neste momento estou dividido entre duas layouts que já tive e gosta de voltar a ter. Um aquario "Holandês" que é o termo que se usa para os aquarios densamente plantados:

E um aquario com uma comunidade de ciclidios:

Prós e contras de cada um:

Aquario Holandês

Prós
-Lindissimos de morrer
-Tecnicamente desafiantes
-Excelentes para comunidades de pequenos Tetras e Caracideos

Contras
-Dão uma trabalheira para manter em condições que só Deus sabe
-Não são nada apropriados para ter ciclidios (salvos os mais pequenos e pacificos como os Kribensis e os ramirezi por exemplo

Aquario comunitario de ciclidios

Prós
-São, para mim, os peixes mais fantásticos e cheios de personalidade que existem
-Simplissimos de manter e cuidar

Contra
-Não são tão apelativos visualmente
-Não dá para usar muitas plantas porque os ciclidios, principalmente na altura de criação, dão cabo daquilo tudo

E depois, como referi, gostave mesmo de fazer o up-grade para um maior! Tenho mesmo que ver se me decido...

O aquário q mais gostei de ter foi de ciclideos do Malawi (Mbunas). Pela variedades de cores dos gajos, pelo comportamento, acasalamento, e a relativa fácil manutenção do aquário

Já agora, como é que fazem quando ficam sem ir a casa durante alguns dias?
da-se uma dose extra no dia antes?

Depende, se for durante poucos dias não deito nada, pois não só os peixes aguentam bem como é até importante que de tempos a tempos se submetam os mesmos a 3/4 dias de jejum. Se forem muitos dias geralmente peço a algum familiar que me trate deles, em alternativa podes sempre comprar um dispensador automático que é relativamente barato.
Agora nunca, mas nunca, dês é uma quantidade exagerada de comida, pois os peixes vão só comer uma parte e o resto vai-te lá ficar a contaminar a agua...

O aquário q mais gostei de ter foi de ciclideos do Malawi (Mbunas). Pela variedades de cores dos gajos, pelo comportamento, acasalamento, e a relativa fácil manutenção do aquário

Os ciclideos são peixes absolutamente fascinantes! Já tive e criei varias especies, africanas e americanas, e adorei todas elas, no entanto tenho 2 especies em particular das quais sou um fã assumidissimo:

O Ciclideo Zebra (cichlasoma nigrofasciatum)

E o Kribensis (Pelvicachromis pulcher)

Absolutamente fantásticos...:)

Já agora, como é que fazem quando ficam sem ir a casa durante alguns dias?
da-se uma dose extra no dia antes?

Depende, se for durante poucos dias não deito nada, pois não só os peixes aguentam bem como é até importante que de tempos a tempos se submetam os mesmos a 3/4 dias de jejum. Se forem muitos dias geralmente peço a algum familiar que me trate deles, em alternativa podes sempre comprar um dispensador automático que é relativamente barato.
Agora nunca, mas nunca, dês é uma quantidade exagerada de comida, pois os peixes vão só comer uma parte e o resto vai-te lá ficar a contaminar a agua...

Realmente num fim‑de‑semana nem vale a pena a preocupação, mas para mais de dois dias existem umas barras que eles podem ir comendo pois aguentam dentro de agua bastante tempo.

outra alternativa é um alimentador automático. Eu tenho um que uso com comida granulada e aquilo funciona quase três semanas seguidas sem qualquer intervenção. Uso mais nas ferias quando estou muito tempo fora de casa.

Realmente num fim‑de‑semana nem vale a pena a preocupação, mas para mais de dois dias existem umas barras que eles podem ir comendo pois aguentam dentro de agua bastante tempo.

outra alternativa é um alimentador automático. Eu tenho um que uso com comida granulada e aquilo funciona quase três semanas seguidas sem qualquer intervenção. Uso mais nas ferias quando estou muito tempo fora de casa.

Boa podes-ma dar a referencia/marca dessas barras? Sera que os peixes não vão querer comer isso até morrerem?

Outra pergunta, hoje ao sair de casa a agua estava limpa, mas agora ao chegar a noite ficou totalmente turva! não sei porqué! não dei de comer em excesso e os peixes são minúsculos! poderá ser mesmo do aquário ser novo?
Os produtos para tornar a agua cristalina serão bons para isto?

Ca fica umas fotos do aquario. Ainda esta muito "despido" por dentro, mas 1 coisa de cada vez [:p] So para o aquario e peixes ja la vai uma pipa de massa este mes [:D]

O Azulinho

E uns quantos Neons

Não querendo ser desmanchas prazeres mas já tive um beta num aquário com neons que ficou sem barbatanas. Pelo que vi o neons comeram as barbatanas do beta e este ficou quase despido. Não sou profissional na matéria e posso ter feito alguma coisa errada mas ...

Outra pergunta, hoje ao sair de casa a agua estava limpa, mas agora ao chegar a noite ficou totalmente turva! não sei porqué! não dei de comer em excesso e os peixes são minúsculos! poderá ser mesmo do aquário ser novo?
Os produtos para tornar a agua cristalina serão bons para isto?

Se o aquário é novo é normal. Se é sujidade podes juntar um floculador, se é apenas esbranquiçado o aquário ainda nao deve estar ciclado. Existem bactérias em frasco que ajudam isso, ou entao basta esperar.

no meu caso para iniciar aquário usei peixes resistentes para que maturassem o ciclo biológico.

Se o aquário é novo é normal. Se é sujidade podes juntar um floculador, se é apenas esbranquiçado o aquário ainda nao deve estar ciclado. Existem bactérias em frasco que ajudam isso, ou entao basta esperar.

no meu caso para iniciar aquário usei peixes resistentes para que maturassem o ciclo biológico.

Pois, o ciclo não deve estar completo! pois o que interessou foi vender o aquário! agora é que estou a aprender.
Sendo assim é conveniente não trocar a agua, certo?
Os peixes poderão sofrer com o meu erro? amanhã vou comprar o Nutrafin clareador para ajudar.

Voltar
Superior