Request
New member
Outra pergunta, hoje ao sair de casa a agua estava limpa, mas agora ao chegar a noite ficou totalmente turva! não sei porqué! não dei de comer em excesso e os peixes são minúsculos! poderá ser mesmo do aquário ser novo?
Os produtos para tornar a agua cristalina serão bons para isto?
Se o aquário é novo é normal. Se é sujidade podes juntar um floculador, se é apenas esbranquiçado o aquário ainda nao deve estar ciclado. Existem bactérias em frasco que ajudam isso, ou entao basta esperar.
no meu caso para iniciar aquário usei peixes resistentes para que maturassem o ciclo biológico.
O ideal quando se monta um aquario, não sei se é o caso do Tux, é deixá-lo trabalhar durante pelo menos 3 semanas antes de introduzir os primeiros peixes. Nesse tempo a agua vai estabilizar, as culturas de bacterias, vitais para o correcto funcionamento dos filtros pois são elas que vão decompor a materia orgânica em componentes inocuos, vão crescer nos filtros e as plantas vão criar raiz. Para acelerar o processo de maturação de um tanque podem usar-se pequenos truques como incorporar na montagem areão de um aquario já amadurecido e introduzir culturas de bacterias. Outra boa dica, para quem tenha um ribeiro de aguas limpas na região, é encher o aquario com agua de ribeira que já tem essas bacterias.
Para o caso do Tux, agua turva e/ou esbranquiçada, existe um produto da Tetra que é bastante bom:

Já usei bastantes vezes e recomendo...[