Aquariofilia!

Também tenho um pequeno aquário comunitário de 80l, nele vivem

8 neons
4 neons chineses
Guppys e mollys machos e fêmeas para dar e vender, estão sempre grávidas
Plattys e espadas
2 camarões
1 plecostomus, que me está a dar dores de cabeça devido ao seu tamanho gigante, era pequenino quando o comprei
1 limpa fundos

Para tratamento da àgua utilizo o Biotopol, comem NovoBel e utilizo outro produto que agora não sei o nome para controlar o nivel de amónia na água.

Continuo com estes ou recomendam-me outros?
Para filtragem da àgua utilizo 2 JetFlow 100

Em relaçao aos filtros penso que estas bem servido. Penso que nem necessitavas dos 2. Mas nao perdes nada em os ter.

Quanto aos produtos, tambem nao se te sei dizer ao certo. Sou muito fresco nestas coisas.

Eu por enquanto apenas uso Aquatatan da Sera quando faço as TPA's e de vez em quando junto uma pequena quantidade de bacterias vivas quando faço uma limpeza mais profunda dos filtros.

Comprei agora Ph minus e um outro produto anti algas que ainda nem usei.

Para as plantas, como nao tenho bomba de CO2, meto 1 pastilha de CO2 e utilizo Ferropol como fertilizante.

Comida, tenho de 2 marcas, mas ambas para ciclideos e umas pastilhas para as Cory's.

Todos os peixes que tenho estao a crescer a olhos visto e de dia para dia se nota diferença no crescimento.

Ate agora nao me tenho dado mal, pode se dizer que com tanta asneirada que tenho feito, tenho tido muita sorte mesmo. [;)] Apenas tive umas baixas de Neons que ficaram doentes, o Betta ajudou a dar conta de mais uns quantos e perdi na semana passada um Escalar no espaço de 1 a 2 horas. [8b]

O Escalar foi o que me custou mais ter perdido, visto que a minha perdiçao é mesmo os Escalares. Tenho pena de nao ter espaço para um aquario maior e metia mesmo era um casal de Altum. [br:)]

Comprei hoje um aquário maior, cálcio, vitaminas para por na água, comida e uma tartaruga.

nxbl.jpg

kyc8.jpg

Agora vou arranjar mais pedras para decorar o fundo e fazer uma plataforma mais alta para poder conseguir meter mais água.

Obrigado [:cool:]

Embora gostasse de arranjar umas plantas altas para a parte de trás, mas ando com preguiça :sh)

Aprox. 90L e desconfio que o layout faz o aqua parecer muito pequeno [:D]

Venho 'desenterrar' este tópico.

Arranjei recentemente um aquário de 60L.

Está agora a terminar o tempo necessário para o ciclo da água estar completo, vinha em busca de ajuda na escolha e quantidade de peixes.

Como ainda estou muito 'verde' no assunto não queria estar a sobre povoar o aquário nem a por espécies que não se vão dar bem.

Há uma que gosto em particular, os escalares, mas já me aconselharam a evitar devido ao aquário ser pequeno. Eu a olhómetro acho que dá bem [:D]

Fora isso, há alguns cuidados especiais que deva ter ? Ou algo a que deva estar atento ?

Venho 'desenterrar' este tópico.

Arranjei recentemente um aquário de 60L.

Está agora a terminar o tempo necessário para o ciclo da água estar completo, vinha em busca de ajuda na escolha e quantidade de peixes.

Como ainda estou muito 'verde' no assunto não queria estar a sobre povoar o aquário nem a por espécies que não se vão dar bem.

Há uma que gosto em particular, os escalares, mas já me aconselharam a evitar devido ao aquário ser pequeno. Eu a olhómetro acho que dá bem [:D]

Fora isso, há alguns cuidados especiais que deva ter ? Ou algo a que deva estar atento ?

Boas vamos por partes

Em relação ao tempo para o ciclo de azoto, não vá pelos dias mas sim quando haja produção nitratos e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero, por isso compre testes para ph, nitratos, nitritos e amónia.

Realmente para escalares os para o aquario é pequeno, a quantidade de peixes a regra que devemos seguir é 1cm de peixe em adulto 1 litros de água, está regra pode ser quebrada, dependendo da qualidade de filtração do aquário e da experiência do aquarofilista .
Deves ter atenção ao escolheres os peixes, porque nem os parâmetros da agua são todos iguais, e alguns podem ser um petisco. aconselho a ver o que gosta e depois ver se são compatíveis.

Deves ter sempre em atenção qualquer alteração nos peixes, ou nos parâmetros da agua, podem ser mortais para os peixes. o aquario é para olhar todos os dias com atenção.

Faz a coisas com calma, não tenhas pressa em introduzir peixes, porque no inicio toda a gente come-te muitos erros, que acabam por matar os peixes, e perdemos o gosto pela aquarófilia.
Tenho um aquario com 400 litros, com mbuna, já montado há mais de dois anos, com alguns nascimentos pelo meio e sem mortos. mas no inicio tive alguns dissabores.

Qualquer duvida pergunte. pode sempre perguntar por pm.

Aquariofilia!

Boas vamos por partes

Em relação ao tempo para o ciclo de azoto, não vá pelos dias mas sim quando haja produção nitratos e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero, por isso compre testes para ph, nitratos, nitritos e amónia.

Realmente para escalares os para o aquario é pequeno, a quantidade de peixes a regra que devemos seguir é 1cm de peixe em adulto 1 litros de água, está regra pode ser quebrada, dependendo da qualidade de filtração do aquário e da experiência do aquarofilista .
Deves ter atenção ao escolheres os peixes, porque nem os parâmetros da agua são todos iguais, e alguns podem ser um petisco. aconselho a ver o que gosta e depois ver se são compatíveis.

Deves ter sempre em atenção qualquer alteração nos peixes, ou nos parâmetros da agua, podem ser mortais para os peixes. o aquario é para olhar todos os dias com atenção.

Faz a coisas com calma, não tenhas pressa em introduzir peixes, porque no inicio toda a gente come-te muitos erros, que acabam por matar os peixes, e perdemos o gosto pela aquarófilia.
Tenho um aquario com 400 litros, com mbuna, já montado há mais de dois anos, com alguns nascimentos pelo meio e sem mortos. mas no inicio tive alguns dissabores.

Qualquer duvida pergunte. pode sempre perguntar por pm.

Sim eu quero fazer as coisa devagar e bem para evitar futuros dissabores . Mas é complicado controlar a ansiedade de ter tudo pronto

Em relação aos testes vou comprar e fazer. Pelo que li pela net o ciclo demora em média cerca de 3 semanas , que é p tempo há que tenho o aquário a funcionar . Por isso creio que mais dia menos dia deve estar pronto e queria planear com alguma antecedência os passos a tomar a seguir.

O meu receio neste momento passa por quais peixes optar . Não tenho bem noção do quanto podem crescer , das combinações que posso fazer , etc . Gostava de ter alguma variedade dentro do possível .

Já passei pelas lojas da minha zona (Aveiro) mas a ajuda que me deram foi pouca ou nenhuma .. Estão muito mais interessados em vender logo do que informar e ajudar o cliente antes .

Última edição:
Esquece informações nas lojas, em 10 vendedores encontra um mais ou menos informado, a grande maioria só quer vender.
Podes ver os espadas, neons sempre em cardume de 5. 6 peixes, platys. são peixes fáceis de manter e com uma reprodução muito boa.

Sim eu quero fazer as coisa devagar e bem para evitar futuros dissabores . Mas é complicado controlar a ansiedade de ter tudo pronto

Em relação aos testes vou comprar e fazer. Pelo que li pela net o ciclo demora em média cerca de 3 semanas , que é p tempo há que tenho o aquário a funcionar . Por isso creio que mais dia menos dia deve estar pronto e queria planear com alguma antecedência os passos a tomar a seguir.

O meu receio neste momento passa por quais peixes optar . Não tenho bem noção do quanto podem crescer , das combinações que posso fazer , etc . Gostava de ter alguma variedade dentro do possível .

Já passei pelas lojas da minha zona (Aveiro) mas a ajuda que me deram foi pouca ou nenhuma .. Estão muito mais interessados em vender logo do que informar e ajudar o cliente antes .

Na minha opinião devias escolher um mini ecosistema e escolher peixes só desse ambiente. Assim todos terão mais ou menos as mesmas exigencias a nivel de por ex qualidade da agua e teras algo mais aproximado á realidade (dentro das possibilidades claro)

Já fiz os testes e os parâmetros da água estão todos ok .

Entre hoje e amanhã devo ir buscar os primeiros inquilinos :D

Uma outra questão que tenho prende-se com as plantas . Não gosto do aspeto das artificias , mas do que já li as naturais precisam de vários cuidados, substrato, co2 etc.

Há algum tipo que de para por sem mais atenções ?

Eu desisti desse fórum pouco depois de me inscrever... Alguma dúvida, mais depressa google e fóruns estrangeiros do que uma resposta daí :/

Cumps, jA

Ora depois da vossa ajuda e alguma pesquisa tenho o aquário pronto , para já .

6 Guppys e 8 Neons.

Em princípio no final da semana devo acrescentar 2 Coridora .

709465cc42ca5a10968d747ef417cd16.jpg

Voltar
Superior