Aquecimento a Pellets

Mistolin tira gorduras

Verdade, no vidro do meu recuperador experimentei varias marcas e o único que limpa sem grande dificuldade é mesmo o tira gorduras Mistolin.

Ja agora fica o que ando a experimentar, um queimador de pellets caseiro feito de uma forma de bolos de alumínio, que basicamente é encher o metal de furos. [:D]
IMG_20150233_095206.jpg
IMG_20150233_095224.jpg
IMG_20150233_095305.jpg
IMG_20150202_090222.jpg

Uma boa opção para quem precise de ligar a lareira por pouco tempo.

Atenção quando vao carregar o queimador com os pellets em brasa, quando volta a chama com o registo todo aberto pode ser violento, ao ponto de o alumínio ficar destruído, isso recomendo uma forma de ferro. Abc

Last edited:
Depois de 2 AC um na sala e outro na cozinha, um recuperador de calor a lenha e aquecimento central a gas, vem um a pellets (aquecimento central), acho que assim fico bem servido, quando estiver instalado pode vir o frio.

Cumps

Depois de 2 AC um na sala e outro na cozinha, um recuperador de calor a lenha e aquecimento central a gas, vem um a pellets (aquecimento central), acho que assim fico bem servido, quando estiver instalado pode vir o frio.

Cumps

Com o aquecimento global, não sei se te compensa tanto investimento![:cool:]

Este ano não tem estado muito frio para a epoca que estamos mas ainda pode vir, e com as pellets conto poupar metade dos gastos em relação ao gas, agora falta saber quais são as melhores pellets e ao melhor preço, alguem que possa ajudar na escolha.

Cumps

Mais uma pergunta alguem conhece uma caldeira a pellets da marca Ofa modelo Prestige, o que acham do aparelho para aquecimento central.

Cumps

Este ano não tem estado muito frio para a epoca que estamos mas ainda pode vir, e com as pellets conto poupar metade dos gastos em relação ao gas, agora falta saber quais são as melhores pellets e ao melhor preço, alguem que possa ajudar na escolha.

Cumps

Eu tenho comprado no intermarché ou no bricomarche a 2.99 o saco de 15 kilos e não são más. Já comprei noutros lugares mas ardem mais depressa. Normalmente vejo pelo volume que ocupam, se 15k me encher o deposito da caldeira à vontade é por que pesam mais e são melhores, se 15k encher e ainda sobrar, as pellets ardem mais rápido.

Gosto muito da caldeira a pellets mas por vezes ela faz um barulho incomodativo, parece que a combustão não é tão boa talvez por falta de ar. Alguém nota isso nas vossas caldeiras? A minha sei que dá para regular alguns parâmetros mas não estou muito à vontade com isso...

Eu tenho comprado no intermarché ou no bricomarche a 2.99 o saco de 15 kilos e não são más. Já comprei noutros lugares mas ardem mais depressa. Normalmente vejo pelo volume que ocupam, se 15k me encher o deposito da caldeira à vontade é por que pesam mais e são melhores, se 15k encher e ainda sobrar, as pellets ardem mais rápido.

Gosto muito da caldeira a pellets mas por vezes ela faz um barulho incomodativo, parece que a combustão não é tão boa talvez por falta de ar. Alguém nota isso nas vossas caldeiras? A minha sei que dá para regular alguns parâmetros mas não estou muito à vontade com isso...

Um dia destes desmontei tudo para limpar, senti uma corrente de ar enorme a entrar pela casa dentro que vinha de dentro dos tubos de exaustão. Fiz um upgrade de 1 metro para cima e pronto, problema resolvido.

Uma dúvida relativamente a caldeiras de aquecimento central a pellets.

Aquilo faz algum barulho que possa ser escutado de um rés do chão para um 1º andar ou mesmo 2º andar de uma moradia?

Eu tenho ideia que estas caldeiras fazem pouco barulho, mesmo com um depósito extra acoplado, mas alguém que conheça melhor e se puder informar agradecia.

Uma dúvida relativamente a caldeiras de aquecimento central a pellets.

Aquilo faz algum barulho que possa ser escutado de um rés do chão para um 1º andar ou mesmo 2º andar de uma moradia?

Eu tenho ideia que estas caldeiras fazem pouco barulho, mesmo com um depósito extra acoplado, mas alguém que conheça melhor e se puder informar agradecia.

Por acaso a minha faz "bastante" barulho, não se chega a ouvir no primeiro andar, mas na sala one está colocada o barulho torna-se um pouco incomodativo, mas sinceramente das salamandras que conheço a minha é a que faz mais barulho, inclusivamente perguntei à empresa que me vendeu se não me retonavam que eu comprava outro modelo/marca.
A marca é Bronpi se puderes fugir desta marca se calhar é o melhor.

Por acaso a minha faz "bastante" barulho, não se chega a ouvir no primeiro andar, mas na sala one está colocada o barulho torna-se um pouco incomodativo, mas sinceramente das salamandras que conheço a minha é a que faz mais barulho, inclusivamente perguntei à empresa que me vendeu se não me retonavam que eu comprava outro modelo/marca.

Provavelmente tem algum defeito na sua construção.

O ideal será apostar em marcas Nacionais.
[;)]

Provavelmente tem algum defeito na sua construção.

O ideal será apostar em marcas Nacionais.
[;)]
Em marcas nacionais? Não percebo porquê...até tenho ideia que a melhor marca será a Ecoforest, pelo menos já têm mais de 50 anos de mercado.
Já agora quais as marcas nacionais que existem? Por exemplo um colega meu tem uma caldeira a pellets da Roca para o aquecimento das águas quentes sanitárias e dos radiadores, mas aquilo da Roca só tem o autocolante pois é totalmente fabricado por outra marca estrangeira

A minha é dessa marca e é super silenciosa...

A minha é dessa marca e é super silenciosa...

Pois, estou a ver que tenho mesmo azar, até me trocaram a parte mecânica em garantia, mas ficou na mesma...
A modelo da minha é uma Princess de canto, qual o modelo da tua?

Pois, estou a ver que tenho mesmo azar, até me trocaram a parte mecânica em garantia, mas ficou na mesma...
A modelo da minha é uma Princess de canto, qual o modelo da tua?

Alpes Hydro encastrável (recuperador a pellets e não salamandra)

Ao lado ou por cima?
Por cima não aconselho, de todo.
Ao lado não haverá grande problema.
Entre a parede junto à TV (calculo que venha a ser gesso cartonado) e o recuperador mete um pedaço de lã de rocha.
Ventila bem a hotte por cima e por baixo com grelhas para não a fissurares e aproveitar melhor o calor.
Se te aparecer um instalador que queira pôr lã de rocha em todo o lado foge dele, é um asno.

Ao lado ou por cima?
Por cima não aconselho, de todo.
Ao lado não haverá grande problema.
Entre a parede junto à TV (calculo que venha a ser gesso cartonado) e o recuperador mete um pedaço de lã de rocha.
Ventila bem a hotte por cima e por baixo com grelhas para não a fissurares e aproveitar melhor o calor.
Se te aparecer um instalador que queira pôr lã de rocha em todo o lado foge dele, é um asno.

Não há problema nenhum em colocar por cima. Desde que o interior da parede do recuperador seja revestido com lã-de-rocha de alta densidade e forrado com papel de alúminio na face interior e que a grelha de ventilação superior se situa acima da TV.

Desde que as coisas sejam bem feitas não há limites para aquilo que se queira fazer.

Só é asno se quiser usar lã-de-rocha comum/normal. Tens as lãs proprias para recuperadores e hottes que são muito duras, compactas e revestidas a alúminio. Aliás, todo o interior da lareira deve estar 100% forrado com isto, com excepção da zona das grelhas de admissão/explusão de ar, de modo a evitar desperdicios de energia térmica.

Last edited:
Só é asno se quiser usar lã-de-rocha comum/normal. Tens as lãs proprias para recuperadores e hottes que são muito duras, compactas e revestidas a alúminio. Aliás, todo o interior da lareira deve estar 100% forrado com isto, com excepção da zona das grelhas de admissão/explusão de ar, de modo a evitar desperdicios de energia térmica.

Erro crasso. Pelo contrário, a hotte só deve ter lã de rocha na proximidade ao recuperador de calor, onde se cria maior temperatura, por forma a proteger o gesso de fissuração e amarelecimento.

De resto, quanto menos lã de rocha, melhor. Afinal, queremos que o calor gerado dentro da hotte saia para a divisão aquecida. Confinar o calor na hotte com lâ de rocha para quê? Para que acabe a maior parte a ir-se embora pela chaminé? Isso é deitar dinheiro (em lenha ou pellets) à rua (literalmente).

Back