Aquecimento a Pellets

Podem pensar que sim, mas eu não ando aqui a dizer estas coisas só para chatear quem comprou e está contente com a compra do recuperador a pelletes [:D]
Só que eu tenho muito a tendência de ver as coisas pela perspectiva do preço, e sinceramente acho que é um aparelho um bocado inflacionado para as alternativas existentes no mercado.
Ainda agora aquela treta não está a funcionar bem depois de ter andando a inverno todo com montes de problemas com aquilo e para não ficar mais transtornado com a maquina já só lhe mexo no próximo inverno, porque mesmo que quisesse ter a assistência, não encontro em lado nenhum uma loja que a arranje (a loja da assistência fechou ou mudou de sitio e não encontro em lado nenhum).
Tendo eu esta experiência, e havendo outras alternativas com mais assistência por um preço equivalente eu só posso aconselhar a tentar evitar esta solução.
Em relação ao aspirado de cinzas já vi isso no AKI, mas como é um aspirador velho só para aquilo não estou muito inclinado para comprar.

Fica o desabafo [:D]

Eu tambem não estou aqui a tentar vender o meu peixe, até porque como já disse tambem não estou 100% satisfeito, só que no meu caso foi para instalar numa casa que já estava concluida e comigo a morar lá dentro e as opções de lareira com recuperador de calor não me saíam mais baratas e tinha o inconveniente de ter que fazer obras em casa, paldures, repinturas, etc... e como conhecia pessoas satisfeitas com este sistema pus e em termos de relação custos/benficios estou muito satisfeito, se o meu modelo fosse mais silencioso, como já vi noutros modelos até diria que estava 100% satisfeito.

Tenho um recuperador de lenha na lareira. Mas não tenho usado, não me dá jeito utilizar com lenha. Posso usar pellets a ver se resulta? Vou colocando como se fosse lenha, mas em menos quantidade. Como é para ligar esporadicamente. Ou há perigo de se usar isso?

Tenho um recuperador de lenha na lareira. Mas não tenho usado, não me dá jeito utilizar com lenha. Posso usar pellets a ver se resulta? Vou colocando como se fosse lenha, mas em menos quantidade. Como é para ligar esporadicamente. Ou há perigo de se usar isso?

Tens de usar um PELLETERO!!!!!!!

encontras no OLX à venda, ou até podes fazer um...

No youtube tb existe uns videos a mostrar o uso do "Pelletero"...gostava de experimentar um dia.

Tenho um recuperador de marca nordica, custou uma pipa de massa mas gasta pouca lenha e aquece bem...n podia por pellets porque não tinha espaço senão tinha posto uma salamandra de pellets...só por causa da cede de andar com a lenha para frente e para trás a lixeirada que deixa e mais bichos etc...

Vais gastar um combustível mais caro sem qualquer proveito. Se é uma questão de higiene e limpeza, experimenta os briquetes que queimas numa lareira convencional sem mais acessórios.

Ouvi dizer que o recuperador a lenha aquece mais que a pellets, confirmam?

Cumps

Depende da quantidade de lenha com que carregares o recuperador de calor. No limite sim, podes fazer labaredas gigantescas. Como não há qualquer regulação da chama (excepto a que o utilizador faz carregando mais ou menos lenha ou dando mais ou menos ar manualmente, claro) pode aquecer tanto que até estragas (empenas o recuperador).

Quanto ao rendimento (isto é, a parte de calor aproveitado a partir de todo o calor produzido) o aquecimento a pellets tem vantagem (cerca de 90% de rendimento) face à lenha (cerca de 70%, números por grosso).

Ou seja, lá por produzires muito calor com lenha não quer dizer que o aproveites bem...

Vais gastar um combustível mais caro sem qualquer proveito. Se é uma questão de higiene e limpeza, experimenta os briquetes que queimas numa lareira convencional sem mais acessórios.
Estou a experimentar isso agora... Estou a usar sem mais lenha e para já não estou desagradado. Comprei um saco de 12 por 3€.

E o calor de uma lareira depende e muito do tipo de lenha utilizado. Lenha de castanho ou carvalho dá muito mais calor que freixo ou eucalipto.

E a labareda não é sinónimo de calor. É preferivel brazas.

Do que tenho observado:

Uma lareira (aberta ou fechada) queima praticamente tudo o que lá colocarem; lenha, pellets, briquetes... e é fácil de limpar (o vidro é que nem tanto);

Uma salamandra implica um investimento menor, consome menos lenha e até há as com um recuperador associado.

O sistema de pellets exige um investimento inicial avultado, mas é cómodo e seguro. A manutenção e o ruído podem ser um problema;

O aquecimento a gás funciona bem, aquece rapidamente, mas pode ficar carote e há o receio do gás. Pode sempre adquirir-se um simples calorífero que vai para todo o lado na casa e com um investimento irrisório, tipo 100 euros ou menos;

Temos ainda o aquecimento através da parafina em substituição do gás, mas a única vantagem que vejo é no risco de explosão;

Há também o aquecimento por caldeira, geralmente a gasóleo, que implica um elevado investimento e está muito sujeita às flutuações de preço do gasóleo de aquecimento;

O ac é uma opção interessante, mas com consumos energéticos elevados (um pouco menos se for inverter), mas para situações extremas de frio ou calor deixa de ser uma opção tão interessante, mas consegue "fazer" frio e calor, coisa que os anteriores não;

Depois há outros sistemas como o piso ou as paredes radiantes, mas são caros e devem ser aplicados logo na construção, como é óbvio. Em caso de avaria é um sério problema

Moral da história: todos os sistemas têm os seus prós e os seus contras. Nenhum é perfeito! Cabe a cada um, dentro das suas disponibilidades, interesses, receios... usar aqueles que mais lhe interessam!

(...)
O ac é uma opção interessante, mas com consumos energéticos elevados (um pouco menos se for inverter), mas para situações extremas de frio ou calor deixa de ser uma opção tão interessante, mas consegue "fazer" frio e calor, coisa que os anteriores não;

(...)

Petrus, em relação a este ponto deixa-me fazer uma correcção.

Os AC e todos os aparelhos de climatização baseados em "Bombas de Calor" são na realidade dos aparelhos mais eficientes em termos energéticos para climatizar uma casa.

Em termos simples, podemos dizer que um radiador, convector, acumulador, etc que consuma 2000 Wh de electricidaade irá produzir a mesma quantidade de calor, ou seja 2000 Wh. Já um aparelho (por exemplo, ar condicionado) baseado em bomba de calor poderá ter uma eficiência de 4x ou mais aquilo que consome em energia electrica. Ou seja, um AC que consuma por exemplo 1500 Wh poderá produzir cerca de 6000 Wh de calor ou frio.
E já agora e ao contrário do que por vezes se afirma, os sistemas inverter não são por si só mais económicos, são antes de tudo mais confortáveis.

Mesmo essas situações de extremo frio/calor são muito raras de acontecer, principalmente no nosso país.

Última edição:
O risco de explosão de um aqecedor a parafina é minimo.

O inconveniente é não ter a divisão fechada para circulação de ar e o cheiro ao ligar/desligar produzido (mais ao desligar).

Parece-me que não há conforto como aquele que é proporcionado pelo calor emitido pelos irradiadores a água quente distribuidos pela casa...

Vou comprar uma salamandra a pellets. Alguém sabe qual a melhor altura do ano para comprar e onde será melhor comprar em termos de qualidade/preço?

Vou comprar uma salamandra a pellets. Alguém sabe qual a melhor altura do ano para comprar e onde será melhor comprar em termos de qualidade/preço?

É esperar pelo fim do Inverno. Agora a coisa só se aparecer uma grande promoção, mas julgo não ser a melhor altura.

Os briquetes deixam o vidro do recuperador todo negro. Já experimentei cinza molhada com jornal, sonazol, e comprei o próprio para isto no Pingo Doce. Aquilo é difícil de sair. Qual é o melhor spray que anda aí para isto?

Voltar
Superior