Aquecimento Central

esta época ainda não liguei o aquecimento central e o AC foram 3 ou 4 dias no Verão.

não baixou dos 18º durante a noite e de dia ronda os 20/21, mas deve estar para breve

Eu não tenho termómetro em casa, mas parece-me notável que a tua não baixe dos 18º apr:)

Excelente exposição solar

Deve ser tipo a minha. Boa parte das divisões têm bastante exposição solar comportando-se muito bem no inverno.
Se forem dias frios mas com sol aguenta muito bem devido aos ganhos solares durante o dia. Só se ressente mais se vierem alguns dias consecutivos sem sol.
Hoje está a marcar entre os 20,5 e os 21ºc. Mas ainda irá baixar mais um pouco com o chegar do fim de ano e o mês de Janeiro, mas não me lembro de ver por exemplo na sala nunca menos de 19ºc!
Claro, depois no verão terá um pouco o reverso da medalha, torna-se um pouco quente no pino do verão e nos dias mais abrasadores.

Boas pessoal, tenho aqui uma dúvida caso alguém consiga ajudar.

Tenho aquecimento central a gás natural, caldeira, termo-acumulador Roca. Tenho um termostato regulado para 22ºC, e acontece que por vezes (não sempre) a temperatura ambiente no local onde está o termostato é 21ºC no entanto ele não dispara.

Se o desligar e ligar, nada acontece. Já experimentei desligar o termostato, fazer o rearm da caldeira e voltar a ligar o termostato. Umas vezes dispara, outras não.

Já alguém teve esta experiência?

Já experimentei mudar as pilhas ao termostato mas não fez qualquer diferença.
A caldeira não marca qualquer erro (não sei se terá acontecido e ela ao fim de X tempo remove-o e volta a trabalhar).

O termostato não deveria estar a ligar/desligar até a temperatura atingir a que está configurada?

O termostato arranca a uma temperatura inferior à que tens programado ( não sei a diferença em graus) e volta a fazer parar a caldeira quando a temperatura sobe, creio que 0.5 a 1 grau a mais do que tens programado.

Podes testar o termostato...na situação que descreves, aumnta a temperatura do termostato ( temperatura de conforto) em 0.5 a 1 grau e vê lá se a caldeira arranca...[;)]

Deve ser tipo a minha. Boa parte das divisões têm bastante exposição solar comportando-se muito bem no inverno.
Se forem dias frios mas com sol aguenta muito bem devido aos ganhos solares durante o dia. Só se ressente mais se vierem alguns dias consecutivos sem sol.
Hoje está a marcar entre os 20,5 e os 21ºc. Mas ainda irá baixar mais um pouco com o chegar do fim de ano e o mês de Janeiro, mas não me lembro de ver por exemplo na sala nunca menos de 19ºc!
Claro, depois no verão terá um pouco o reverso da medalha, torna-se um pouco quente no pino do verão e nos dias mais abrasadores.
a minha é um forno no Verão, mas o AC resolve isso.
este ano foi dos Verões que liguei menos, no ano passado quase trabalhava 24/7 [;)]

curiosamente tenho a opção de usar AC ou aquecimento central no Inverno, mas uso sempre o aquecimento central (que até gasta mais), mas acho mais confortável.

este ano foi dos Verões que liguei menos, no ano passado quase trabalhava 24/7 [;)]

curiosamente tenho a opção de usar AC ou aquecimento central no Inverno, mas uso sempre o aquecimento central (que até gasta mais), mas acho mais confortável.

Eu diria muito mais mesmo !

Não aprecio muito ACs embora dêm muito jeito, mas para casa não.

Ali onde Moras se tiveres as janelas viradas pro lado do Tejo/Cascais no verão é sol o dia todo a bater em casa.

Ali onde Moras se tiveres as janelas viradas pro lado do Tejo/Cascais no verão é sol o dia todo a bater em casa.
é verdade

tenho sala e suite virada a poente e 2 quartos e cozinha a nascente.
O A/C só está na sala e suite e chega bem. Se bem que o da sala podia ser um bocadinho mais potente, mesmo assim faz o trabalho.

O termostato arranca a uma temperatura inferior à que tens programado ( não sei a diferença em graus) e volta a fazer parar a caldeira quando a temperatura sobe, creio que 0.5 a 1 grau a mais do que tens programado.

Podes testar o termostato...na situação que descreves, aumnta a temperatura do termostato ( temperatura de conforto) em 0.5 a 1 grau e vê lá se a caldeira arranca...[;)]

Acabei de escrever o post e passado nem 5 min. o raio do termostato disparou e ligou a caldeira :sh)

Mas já me aconteceu acordar a meio da noite (deixo o aquecimento ligado) e dar com os quartos frios, o aquecimento não disparar. Vou seguir a tua sugestão quando acontecer e depois dou novidades.

Acabei de escrever o post e passado nem 5 min. o raio do termostato disparou e ligou a caldeira :sh)

Mas já me aconteceu acordar a meio da noite (deixo o aquecimento ligado) e dar com os quartos frios, o aquecimento não disparar. Vou seguir a tua sugestão quando acontecer e depois dou novidades.

Qual a temperatura que tens seleccionada para a noite?
Quando sentires os quartos frios, repara na temperatura que indica o termostato....e se for superior á que «seleccionaste», claro que a caldeira não arranca.

Pessoal, alguém aqui já teve o esquentador a ganhar vica própria após desligar-se o aquecimento.

O modelo é um Vulcano Baby Star Plus.

Isto é, ouve-se um barulho como que algo a "arrancar" e o ponteiro da pressão oscila 2 ou 3 casas durante aqueles centésimos de segundo.

Por vezes a este fenómeno juntam-se ainda arranques do piloto e consequente queima (como tivesse ligado uma torneira de água quente), mas que também só dura décimas de segundo.

A pressão está nos 1.5 e está tudo purgado.

O sinal de "erro" também nunca acendeu.

Qual a temperatura que tens seleccionada para a noite?
Quando sentires os quartos frios, repara na temperatura que indica o termostato....e se for superior á que «seleccionaste», claro que a caldeira não arranca.

Tenho o termostato configurado para 22ºC, e a temperatura ambiente que marca são 21ºC (a temperatura da casa é inferior à configurada).

Aconteceu-me mesmo a pouco, configurado para 22ºC e a temperatura ambiente era 21ºC e não disparava. Aumentei para 23ºC e disparou, mas a instantes estavam os radiadores frios e a temperatura ambiente a 20.5ºC.

Desliguei o termostato e liguei-o de novo e nada.
Desliguei o termostato, desliguei a caldeira e fiz o rearm, liguei novamente a caldeira e depois o termostato a 22ºC e já disparou como deve ser.

É realmente um comportamento estranho, penso que vou ter que chamar cá a Roca. Uma pergunta talvez para o parva mas vai na mesma - o termostato não é bidireccional certo, isto é, é o termostato que manda ligar ou desligar a caldeira? Não pode acontecer a caldeira dar um sinal qq ao termostato para parar certo? Isto só para tentar despistar a origem do problema... suspeito do termostato, mas considerando que ao fazer o rearm da caldeira tudo funciona já nem sei bem o que pensar...

Pessoal, alguém aqui já teve o esquentador a ganhar vica própria após desligar-se o aquecimento.

O modelo é um Vulcano Baby Star Plus.

Isto é, ouve-se um barulho como que algo a "arrancar" e o ponteiro da pressão oscila 2 ou 3 casas durante aqueles centésimos de segundo.

Por vezes a este fenómeno juntam-se ainda arranques do piloto e consequente queima (como tivesse ligado uma torneira de água quente), mas que também só dura décimas de segundo.

A pressão está nos 1.5 e está tudo purgado.

O sinal de "erro" também nunca acendeu.

Acontece o mesmo com a minha caldeira a gasóleo quando, para além do aquecimento para águas sanitárias, está também ligado o aquecimento da casa. Na altura da sua montagem, explicaram-me que era para que a temperatura da caldeira estivesse sempre «no ponto» para o caso de ser necessário «aquecer a casa»...

Tenho o termostato configurado para 22ºC, e a temperatura ambiente que marca são 21ºC (a temperatura da casa é inferior à configurada).

Aconteceu-me mesmo a pouco, configurado para 22ºC e a temperatura ambiente era 21ºC e não disparava. Aumentei para 23ºC e disparou, mas a instantes estavam os radiadores frios e a temperatura ambiente a 20.5ºC.

Desliguei o termostato, desliguei a caldeira e fiz o rearm, liguei novamente a caldeira e depois o termostato a 22ºC e já disparou como deve ser.

É realmente um comportamento estranho, penso que vou ter que chamar cá a Roca. Uma pergunta talvez para o parva mas vai na mesma - o termostato não é bidireccional certo, isto é, é o termostato que manda ligar ou desligar a caldeira? Não pode acontecer a caldeira dar um sinal qq ao termostato para parar certo? Isto só para tentar despistar a origem do problema... suspeito do termostato, mas considerando que ao fazer o rearm da caldeira tudo funciona já nem sei bem o que pensar...

Se calhar não há problema nenhum.
O emissor e o receptor do sistema de comando ( provavelmente o que designas por termostato) estão configurados?
Se não estão vê as instruções e configura-os.

Outra coisa, não tens em casa, nada que funcione por emissão rádio e possa estar a interferir com a emissão/recepção do sistema?

Há tempos tive um problema e a «culpa» era do vizinho ( duas moradias acima !!!) que tinha um distribuidor de sinal da TV cabo e que baralhava tudo o que era emissão rádio á sua volta...até comandos de abertura das portas dos carros.

Pessoal, preciso de uma recomendação.
A casa em que moro já tem uns anos (sou o primeiro morador, mas a casa já é de 2002 e eu estou lá hà pouco) e já tinha um sistema de aquecimento a gasóleo.

Está tudo a funcionar porreirinho, mas utilizar a caldeira a gasóleo para aquecimento é uma loucura e um luxo a quem não me posso dar. Como a sala não tem lareira, queria desviar a parte do aquecimento central para uma lareira/caldeira. Pelo menos durante uns anos, até mudar para um sistema diferente, pensado de raiz.

Prós?
Contras?
Conselhos?
Por volta de que valores?

Qualquer ajuda seria bem-vinda.

Pessoal, preciso de uma recomendação.
A casa em que moro já tem uns anos (sou o primeiro morador, mas a casa já é de 2002 e eu estou lá hà pouco) e já tinha um sistema de aquecimento a gasóleo.

Está tudo a funcionar porreirinho, mas utilizar a caldeira a gasóleo para aquecimento é uma loucura e um luxo a quem não me posso dar. Como a sala não tem lareira, queria desviar a parte do aquecimento central para uma lareira/caldeira. Pelo menos durante uns anos, até mudar para um sistema diferente, pensado de raiz.

Prós?
Contras?
Conselhos?
Por volta de que valores?

Qualquer ajuda seria bem-vinda.

Substitui a caldeira a gasóleo por uma a pellets. Fica muito, muito, muito mais barato a utilização diária.

O termostato é que dá sinal à caldeira para ligar ou desligar.

Quando isso acontecer verifica se o receptor junto da caldeira tem o led vermelho ligado.
Se sim é porque o termostato deu sinal à caldeira e ela é que não ligou, possivelmente por avaria.
Se não pode ser estes um destes problemas:
- Termostato demasiado longe da caldeira dificultando a comunicação. Experimenta apróxima-lo da caldeira para ver se esta dispara.
- Interferência com outra frequência de rádio semelhante.
- Pilhas do termostato com pouca carga.

Dado que quando aumentas a temperatura configurada a caldeira dispara, descarto as possibilidades acima.

No meu caso, por vezes isso acontece mas nunca mais de 1/2 grau.

Voltar
Superior