asjesus
Well-known member
Mais barato que lenha?
Tens lenha de borla? Se sim, então é melhor lenha. Se não, não te metas nisso. O trabalho de guardar lenha em termos de espaço, peso e sujidade não compensa o custo e utilização das pellets.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Mais barato que lenha?
Tens lenha de borla? Se sim, então é melhor lenha. Se não, não te metas nisso. O trabalho de guardar lenha em termos de espaço, peso e sujidade não compensa o custo e utilização das pellets.
De borla só gamada[]
Consumo estimado para os Pellets, há?
Poderemos estar a falar, de..? 50? 100? 150€/mês.
Sei que isto é sempre sujetivo, mas sem um termo de comparação objetivo fico sem saber quanto posso ter de gastar..
Obrigado.
Eu tenho uma coisa dessas a pellets, que só me tem dado problemas. Mas em relação ao consumo, se for moderado, ligando só à noite, gasta à vontade um saco de pellets por semana. Cada saco a 5€, no mínimo 20€ por mês.
O consumo a pellets é um pouco dificil de dizer, depende de muitos factores, nomeadamente a potencia do bixo!
O meu tio tem a pellets e gasta 1 saco por dia, mais pico, menos pico! Mas veio da terra da minha esposa, gosta de ter a casa quase nos 30º! []
Um colega colocou a pellets este ano, anda com um saco a cada 3 dias, para uma área de mais ou menos 100 m2.
No meu caso, tive estimativa de consumo, cerca de 1 saco a cada 4 dias.
Portanto podes contar na ordem dos 25/100€ por mês. Dependendo da eficiência, área a aquecer, e perdas no sistema. []
Apenas não coloquei pelo custo. Tenho recuperador de calor na sala, e á parte disse aquecimento a gás.
A ideia era retirar o recuperador a lenha e colocar um a pellets mas ficava na casa dos 3500/4500€ pois tambem precisa da bomba.
Penso que para quem estiver a equacionar um sistema de aquecimento colocar a pellets é o ideal, mas para quem já tiver algum instalado não justifica. Mesmo que uma pessoa gaste 150€ por mês por exemplo a gás natural, lenha ou gasóleo agrícola, se passar a gastar 100€ por mês a pellets parece-me difícil recuperar o investimento.
Mas repara que é na melhor das hipóteses, com certeza que aquilo num nível alto de potência consegue gastar um saco num dia. Sinceramente, porque não equacionar colocar um ar condicionado? Não tenho contas feitas, mas talvez acabe por não ficar mais caro e é muito melhor.É um valor muito bom. Para ter a casa como um forninho, qualquer valor abaixo dos 100€/mês parece-me razoável.
Que tipo de problemas tens?
O consumo a pellets é um pouco dificil de dizer, depende de muitos factores, nomeadamente a potencia do bixo!
O meu tio tem a pellets e gasta 1 saco por dia, mais pico, menos pico! Mas veio da terra da minha esposa, gosta de ter a casa quase nos 30º! []
Um colega colocou a pellets este ano, anda com um saco a cada 3 dias, para uma área de mais ou menos 100 m2.
No meu caso, tive estimativa de consumo, cerca de 1 saco a cada 4 dias.
Portanto podes contar na ordem dos 25/100€ por mês. Dependendo da eficiência, área a aquecer, e perdas no sistema. []
Apenas não coloquei pelo custo. Tenho recuperador de calor na sala, e á parte disse aquecimento a gás.
A ideia era retirar o recuperador a lenha e colocar um a pellets mas ficava na casa dos 3500/4500€ pois tambem precisa da bomba.
100 Euros por mês dá 1200 por ano.....menos do que gasto em gasóleo....que também aquece a água para os banhos de 4 pessoas.
Também pondero, um dia abandonar o gasóleo e optar pelas pellets, se bem que temo a qualidade das mesmas ( algumas têm muita terra) e a tendência ao seu preço poder aumentar.
100 Euros por mês dá 1200 por ano.....menos do que gasto em gasóleo....que também aquece a água para os banhos de 4 pessoas.
Também pondero, um dia abandonar o gasóleo e optar pelas pellets, se bem que temo a qualidade das mesmas ( algumas têm muita terra) e a tendência ao seu preço poder aumentar.
Mas repara que é na melhor das hipóteses, com certeza que aquilo num nível alto de potência consegue gastar um saco num dia. Sinceramente, porque não equacionar colocar um ar condicionado? Não tenho contas feitas, mas talvez acabe por não ficar mais caro e é muito melhor.
Os problemas que tenho são os que quaisquer aparelhos podem ter, ela desde nova que tinha problemas e continua a ter, pelo que já desisti de a usar.
Normalmente o aquecimento é só no Inverno. []
Vamos dar um exemplo de uma caldeira para aquecimento central a pellets.
Não sendo o melhor local para comprar, apresento um exemplo da leroy.
Leroy Merlin - 16092104_CALDEIRAVESTA30
Esta caldeira tem um consumo estimado de 1Kg de pellets por hora até 6Kg por hora na potência máxima.
Um saco de 15Kg de pellets ronda os 3,50€, o que quer dizer que 1 Kg custa 0.23 centimos.
Portanto esta caldeira gastará entre 0.23 centimos a 1.38€ por hora.
Valor médio de gasto 80 centimos por hora. Se a caldeira estiver ligada 8h por dia dará um gasto diário de aproximandamente 6€.
Se a caldeira estiver no minimo ligada 24h gastará na mesma 6€.