Aquecimento Central

citação:Originalmente colocada por engjaimecosta

Já na minha casa à beira da universidade tenho aquecimento com radiadores usando uma caldeira a gás. Visto ser um apartamento novo, suponho que eles tenham optado pela solução mais eficaz.

quanto é que paga por mês? mais ou menos.
As facturas do gás só vêm de 2 em 2 meses...e só para fins de Novembro é que comecei a usar o aquecimento, por isso ainda não posso precisar.

Mas digo-te o seguinte. O mais caro num sistema de aquecimento com caldeira a gás e radiadores é o custo da instalação. Visto já teres o sistema instalado, seria um erro estares a mudar agora.

O gás natural é o combustível mais barato que há. O sistema a gás é utilizado praticamente em todos os apartamentos novos.

É tudo uma questão de saber regular o termóstato para as tuas necessidades. Como eu te disse, depois da casa estar quente o sistema mantém a temperatura com poucos gastos.

Boas,

Mete contador bi-horário e monta uns tadiadores que tem um bloco de pedra no interior que gastam pouco e mantem o calor por horas mesmo desligados.
A EDP enviava folhetos destes junto ás facturas e não eram caros. Só era necessário calcular a área das divisões onde iriam ser montandos e davam orçamento.

citação:Originalmente colocada por lmanuel

Boas,

Mete contador bi-horário e monta uns tadiadores que tem um bloco de pedra no interior que gastam pouco e mantem o calor por horas mesmo desligados.
A EDP enviava folhetos destes junto ás facturas e não eram caros. Só era necessário calcular a área das divisões onde iriam ser montandos e davam orçamento.

Esta é a melhor solução para quem não pode montar aquecimento a gasóleo.

citação:Originalmente colocada por lmanuel

Boas,

São os acumuladores de calôr!

eu tenho aquecimento central a gás
mas fica muito caro utilizar porque ou no inverno deixas sempre ligado ou ligas umas horas á noite
a primeira consome muito gás aumentando a conta
a segunda consome gás e qd está atingir um bom rendimento desligamos a caldeira, o sistema necessita de 4 horas para estabilizar as temperaturas

se fosse agora utilizava arcondi****do central(segundo a deco) para aquecimento central
e cilindro para águas sanitárias, deixava o sistema preparado para painel solar

Qual o melhor sistema de aquecimento central?

Qual o melhor sistema de aquecimento central?

Andam para aí uns tópicos sobre o assunto, mas nenhum é muito conclusivo.
Tenho que começar a pensar nestas coisas pois vou construir uma casa nova, ainda está só a começar o projecto.

De momento na casa onde estou tenho aquecimento por irradiadores na parede e um recuperador de calor numa lareira; bastante económico e eficaz, mas é uma chatisse ter que andar a carregar a lenha e obviamente não se pode temporizar.

O que parece estar na berra agora é o piso radiante; no entanto tenho algumas dúvidas; quer pelos gastos quer pelo tipo de pavimento a usar.

Algumas opiniões dos entendidos na matéria?

Última edição:
Isso deve gastar pouco deve....

Depende da temperatura que programas a caldeira. Eu tenho uma num apartamento e estou contente.

Um vizinho do meu pai(em Viseu) vende gasóleo para caldeiras e ele tem caldeira a gáz em casa. E o meu pai tem uma de recuperador de calor.

Boas.

Piso radiante é a melhor coisa que existe neste momento. A minah casa tem e é uma maravilha. Fica ligado o inverno todo e uma parte do Outono. Claro que como a familia é grna de e a casa é proporcional é mesma, gasta proporcionalmente também. Consome gasóleo.

Para além da fonte de energia, interessam-me opiniões sobre a forma de aquecimento dos compartimentos: AC, irradiadores, piso radiante, parece que agora também há uma espécie de "paredes radiantes"...

Por exemplo o piso radiante pode ser eléctrico ou com tubagem de água quente, esta podendo ser aquecida por recuperador de calor, caldeira a gasóleo, a gás...

Gostava que alguém dentro do assunto me explicasse isto do piso radiante, custos, etc...

Boas.

Piso radiante é a melhor coisa que existe neste momento. A minah casa tem e é uma maravilha. Fica ligado o inverno todo e uma parte do Outono. Claro que como a familia é grna de e a casa é proporcional é mesma, gasta proporcionalmente também. Consome gasóleo.

E em comparação com o sistema eléctrico, o que achas? Mais barato, caro, a mesma coisa? Obviamente que esse implica investimento e instalações para uma caldeira. Qual o tipo de piso que tens? Por exemplo, empiricamente cerâmica parece-me uma boa solução para ter calor radiante de baixo, agora madeira até parece que isola mais o calor do que outra coisa...

Em casa tenho irradiadores na parede com caldeira a gasóleo na garagem, acho que é ainda do que fica mais económico, a gás gasta muito, pelo menos a que tinha antes de pôr a gasóleo "bebia" gás que era uma coisa doida...[:D]

E em comparação com o sistema eléctrico, o que achas? Mais barato, caro, a mesma coisa? Obviamente que esse implica investimento e instalações para uma caldeira. Qual o tipo de piso que tens? Por exemplo, empiricamente cerâmica parece-me uma boa solução para ter calor radiante de baixo, agora madeira até parece que isola mais o calor do que outra coisa...

É assim, em comparação com a energia eléctrica, penso que gasta menos o gasóleo. O piso aqui de casa é mármore e piso flutuante (um tipo de madeira).

E o ar condicionado? nao é hipotese?
Na função de aquecimento gastam pouco[:blush:]

e no verão tb já tens solução para o calor

Voltar
Superior