Aquecimento Central

eu tenho um sistema de aquecimento central desses; alias é misto, pode funcionar a gas, ou a lenha, porque ele proprio comuta-se automaticamente.
basicamente o sistema é composto por uma lareira com um recuperador, ao qual é colOcado superiormente uma caldeira de agua e uma serpentina, uma bomba electrica, e uma valvula de pressão, com um cilindro de contençao.
quando a agua aquece a serpentina faz circular a agua para o cilindro de contençao, e daí a bomba electrica "empurra-a" pelos radiadores da casa, num sistema de circuito fechado.
simples e eficaz, fez-me poupar + - 200euros de gas nos meses de Inverno (!!!)[;)] [:D]
se quizeres envio-te o nome do instalador por pm.

Também estou decidido, pois tenho aquecimento central e lareira aberta, gasto + - 150 Euros de Gás para acender o aquecimento todos os dias 4/5 horas.

Já tenho um orçamento no valor de 2.500 Euros.
Podes enviar-me por PM o nome do instalador.

Obrigado

Já fizeste contas á lenha e ao trabalho de a colocar a arder??? :(

Já, 1 tonelada de Lenha Azinho 100 Euros.
Penso que para todo o Inverno 2 Toneladas chegam.
Se estivesse num apartamento não colocava esta hipótese, carregar 2 toneladas seria obra, mas tenho uma vivenda e é só chegar e descarregar e tb tenho um telheiro onde a posso guardar da chuva.

Já, 1 tonelada de Lenha Azinho 100 Euros.
Penso que para todo o Inverno 2 Toneladas chegam.
Se estivesse num apartamento não colocava esta hipótese, carregar 2 toneladas seria obra, mas tenho uma vivenda e é só chegar e descarregar e tb tenho um telheiro onde a posso guardar da chuva.

Pede para te cortarem a lenha não muito grossa .
O que faz aquecer a água é a labareda do fogo e não o «aturar» da lenha. [;)]

Arghhhhhhhh!!!!!

Recebi hoje a minha primeira factura de gás que contempla 2 meses inteirinhos... De frisar que não tive qualquer preocupação com os gastos de gás e enquanto estávamos em casa esta estava quase sempre numa temperatura média de 20º.

A factura totaliza uns belos 530€.... Ouch!!!

Acho que vou ter que regrar um bocadinho mais o consumo e passar a usar mais a lareira!

Eu também achei um bocado exagerado, mas pronto... como é a primeira vez que tenho aquecimento central com gás canalizado não faço ideia de quanto se costuma gastar.

A quem está na mesma situação que eu pergunto... qual a média de consumo mensal em m3?

Então pelas vossas contas € 1.000,00 de gás num ano é muito ou não ?!?

Para mim é muito, ligando todos os dias na minha vivenda gasto 200 € mês só em Gás. para além de ser demasiado guloso, o gás não é natural , mas sim de bilha 45 kgs.
já fiz as contas e arromba por completo o meu orçamento familiar mensal.
Já procurei alternativas e encontrei soluções mais baratas:

Recuperador Calor a água >>> Caldeira Central >>>> Radiadores.
Ficaria assim :

100 euros de lenha é uma Tonelada, portanto é só fazer contas

Última edição:
No caso de uma casa já feita, com paredes em pedra e outras em tijolo, qual melhor sistema para aquecimento? Custos de instalação? Já tenho água quente através de uma salamandra na lareira. Obrigado.

No caso de uma casa já feita, com paredes em pedra e outras em tijolo, qual melhor sistema para aquecimento? Custos de instalação? Já tenho água quente através de uma salamandra na lareira. Obrigado.

Consulta uma casa especializada para saber preços, mas tendo já uma caldeira ligada à salamandra, só deve faltar os radiadores.

O orçamento que deram para a situação acima descrita anda à volta dos 2.500 euros.

é o normal ,
mas compara com o serviço de uma normal empresa de intalação de AC ,existem muitas online e nas paginas amarelas fazem o orçamento para o teu caso expecifico,
no meu caso expecifico ouve de trazer terra de outras tomadas e outros trabalhos, calha tecnica no interior e no exterior e isolamento a volta dos buracos da tubagem troca dos blocos anti-vibração por uns melhores que os de origem.

Venho resusitar este tópico porque ontem fui á fil ver a feira da construção e houve um sistema de aquecimento que me chamou a atenção pois utiliza a energia térmica dos solos, agora não me lembro do nome...falaram-ne num custo de cerca de 10.000€ para a instalação, apenas para o sistema de aquecer, os radiadores ou piso radiante é o tradicional e não está incluido neste preço, e o custo anual será de 220 euros de electricidade, parece-me também que tem algo a ver com bomba de calor, alguem já ouviu falar disto?
Estes preços são para uma vivenda com cerca de 160m2.

O problema da bomba de calor é o investimento inicial. 10,000 euros para a bomba (que se avaria é um GRANDE probl€ma) + uns 7000 para o piso radiante.

Ora, tu por 5000 euros instalas ACs que são igualmente económicos.

Eu inicialmente estava a pensar em piso radiante, mas já desisti. A solução AC, embora tenha alguns inconvenientes, é de longe o melhor em termos de custos/benefícios.

Aquecimento Central....ajuda.

Aquecimento Central....ajuda.

Pois é, o termostato da minha instalação de Auecimento Central deixou de comunicar com o receptor.
Já fiz todos os testes indicados no manual de utilizador para os «sintonizar» e nada.
Só comunicam entre si se situados a uma distância inferior a três metros.
De acordo com o técnico, a reparação é.....substituir por um novo...emissor e receptor.
Ora estes não são aparelhos baratos , pelo que se me coloca a seguinte questão:
Então este material não tem reparação?

Aguardo ajuda.[;)]

Pois é, o termostato da minha instalação de Auecimento Central deixou de comunicar com o receptor.
Já fiz todos os testes indicados no manual de utilizador para os «sintonizar» e nada.
Só comunicam entre si se situados a uma distância inferior a três metros.
De acordo com o técnico, a reparação é.....substituir por um novo...emissor e receptor.
Ora estes não são aparelhos baratos , pelo que se me coloca a seguinte questão:
Então este material não tem reparação?

Aguardo ajuda.[;)]

Viste as pilhas?

Isso vai doer um bocado.
Eu tenho uma caldeira Roca de aquecimento e aguas, e tenho desde há 4 anos o contracto de assistencia com peças que me poem a cobro dessas surpresas.
Chama o tecnico e fala-lhe da hipotese de fazeres o contracto e ele incluir esta reparação já no contracto, assim só pagas o contracto por um ano e as peças que ele meter já eram abrangidos pelo contracto.

È uma ideia.

Isso vai doer um bocado.
Eu tenho uma caldeira Roca de aquecimento e aguas, e tenho desde há 4 anos o contracto de assistencia com peças que me poem a cobro dessas surpresas.
Chama o tecnico e fala-lhe da hipotese de fazeres o contracto e ele incluir esta reparação já no contracto, assim só pagas o contracto por um ano e as peças que ele meter já eram abrangidos pelo contracto.

È uma ideia.

A caldeira já tem 5 anos...ainda vai a tempo esse contrato de assistência?
Não creio....
E quanto á «avaria» é mesmo assim...só substituindo?

Percebes alguma coisa de electrónica?
Dentro do emissor esta um potenciómetro, pode estar com humidade, se for isso da-lhe um cheiro de WD40 e roda-o uma volta para a frente e outra volta para traz (de maneira a ficar no ponto em que estava no inicio)
A humidade faz alterar os valores do potenciómetro, assim o emissor passa a operar numa frequência diferente, daí ter de estar muito próximo do receptor para poder funcionar.
Verifica tb as antenas dos dois!
cumps

Voltar
Superior