Aquecimento Central

Metia AC em toda a casa, o problema é algumas pessoas não gostarem
De preferência daikin ou mitsubishi tenho ideia de serem os mais eficientes e silenciosos
Tenho inverter da Panasonic e é sofrível apenas

A Panasonic tem uma óptima imagem no mercado, pelo menos a nível das máquinas maiores.
Aliás o preço reflecte essa imagem.

Eu como tenho referido, o sistema mais barato para aquecimento central será caldeira a pellets. Para do mais é prático de utilizar e facilmente programável.

Eu considero um aquecimento "mais saudável", dado não haver ar em movimento e muitas pessoas não gostarem do efeito do AC.

E eu tenho 4 AC em minha casa (apartamento).

E Mitsubishi tenho como igual ao Daikin.

A Panasonic tem uma óptima imagem no mercado, pelo menos a nível das máquinas maiores.
Aliás o preço reflecte essa imagem.
pois, a minha unidade exterior tem 2 spliters associados no interior
o silÊncio não é referencial como na Daikin, por exemplo, tal como a velocidade de arrefecimento (na sala)

se fosse hoje tinha escolhido Daikin sem dúvida, mas como em tudo depende da gama que se escolhe, na altura fui na conversa da empresa de AC's...

É verdade que se gasta o mesmo mantendo o AC ligado durante 24 horas do que se for ligado e desligado durante algumas horas? Isto para os inverter.

Na realidade gasta menos ter o AC ligado 24h/dia do que ligar apenas algumas horas por dia.

Para aquecimento central existem duas alternativas:

1) radiadores de alta temperatura (os mais comuns, como os da Vulcano ou da Baxiroca): a água entra nestes radiadores a 75ºC pelas suas tubagens. Aqui o melhor em termos económicos é utilizar uma caldeira ou recuperador de calor a pellets ligados aos radiadores como fonte de calor;

2) radiadores de baixa temperatura (dificeis de encontrar no mercado, pessoalmente gosto dos da Quinn): a água entra nestes radiadores a 55ºC pelas suas tubagens. Aqui o melhor em termos económicos é utilizar uma bomba de calor de baixa temperatura da Daikin ou da Mitsubishi ligada aos radiadores como fonte de calor;

A opção 1 tem um custo inicial mais baixo mas uma mensalidade superior. A qualidade do calor da opção 2 é muito superior, pois a baixa temperatura faz com que o calor seja distribuido de forma mais uniforme e o ar não fica tão seco e sufocante.
Basicamente, havendo possibilidade económica, deve-se ir para a opção 2.

Menos? Porque razão isso acontece?

Se for inverter e programares para os 21ºC por exemplo, ligas e ele fica a funcionar no máximo até atingir 22ºC. Depois desliga e deixa arrefecer até atingir 20ºC. Depois liga até chegar aos 22ºC novamente. Depois desliga até arrefecer no 20ºC e por aí fora.

Ou seja, está sempre a funcionar na potência miníma. Se desligares e ligares passado umas horas, ele vai ter de começar a "bombar" no máximo até atingir aquela temperatura (gastar muitoooooo mais energia passar dos 10ºC para os 21ºC do que passar dos 20ºC para os 21ºC). Depois desligas e no dia seguinte repetes o processo, voltando a gastar imensa energia.

A partir do momento em que ele atinge 21ºC, deixa-lo a oscilar entre os 20ºC e os 22ºC, o que praticamente não gasta energia, daí ser mais económico estar a funcionar 24h/dia (para não falar que assim não há choque térmico nem vento forte a sair do AC).

Lógico que ter um aquecimento xpto e isolamento ineficiente da casa é deitar dinheiro ao lixo. Se a casa não tem isolante com pelo menos 5cm nas paredes e tectos e vidros duplos com pelo menos 6mm e espaçamento de 14mm, gastar dinheiro em qualquer sistema de aquecimento (AC ou outro) é o mesmo que deitar dinheiro na sarjeta.

Última edição:
Esta está a um preço porreiro mas é a gás propano...

O Termostato novo custa 186€ (RX200), existe outro mais simples que apenas permite ligar/desligar e regular a temperatura que custa 148€ (RD200).

Os termostatos em Portugal são estupidamente caros. Mandei vir um da Salus (UK) e após 4 anos, o único problema foi ter que mudar uma vez as pilhas. A minha caldeira é da Vulcano, e antes de comprar, o dito termostato (pois não percebia nada sobre caldeiras-ligaçoes-termostato), enviei um email à Salus perguntando sobre a compatibilidade. Não só responderam rápido a confirmar que sim, como ajudaram, através das fotos do interior da minha caldeira, a instalar o termostato (tipo o fio X na ligação Y; ponte entre as ligações Y e Z)...

Se for inverter e programares para os 21ºC por exemplo, ligas e ele fica a funcionar no máximo até atingir 22ºC. Depois desliga e deixa arrefecer até atingir 20ºC. Depois liga até chegar aos 22ºC novamente. Depois desliga até arrefecer no 20ºC e por aí fora.

Ou seja, está sempre a funcionar na potência miníma. Se desligares e ligares passado umas horas, ele vai ter de começar a "bombar" no máximo até atingir aquela temperatura (gastar muitoooooo mais energia passar dos 10ºC para os 21ºC do que passar dos 20ºC para os 21ºC). Depois desligas e no dia seguinte repetes o processo, voltando a gastar imensa energia.

A partir do momento em que ele atinge 21ºC, deixa-lo a oscilar entre os 20ºC e os 22ºC, o que praticamente não gasta energia, daí ser mais económico estar a funcionar 24h/dia (para não falar que assim não há choque térmico nem vento forte a sair do AC).

Lógico que ter um aquecimento xpto e isolamento ineficiente da casa é deitar dinheiro ao lixo. Se a casa não tem isolante com pelo menos 5cm nas paredes e tectos e vidros duplos com pelo menos 6mm e espaçamento de 14mm, gastar dinheiro em qualquer sistema de aquecimento (AC ou outro) é o mesmo que deitar dinheiro na sarjeta.

Os inverter não desligam. Ficam é a funcionar no mínimo.

Quanto a consumos, já tive três aparelhos de AC a funcionar 24 horas por dia durante 30 dias e no final paguei 100eur de electricidade.

Última edição:
Por vezes há a ilusão de que quanto menos tempo se utilizarem os equipamentos de aquecimento menos gastam, e nem sempre é verdade. No caso concreto do aquecimento gasta menos sempre ligado do que ligar só quando está frio durante umas 2/3 horas. Se estiver sempre "on", vai ligando e desligando de vez em quando só para manter a temperatura, se o ligarmos de vez em quando vai estar sempre a "bombar" até atingir aquela temperatura. O ano passado houve 1 mês que o tive sempre ligado paguei salvo erro a volta de 70€ de gás natural, e em meses que ia ligando pagava a volta disso.

Neste momento regulei a caldeira para 50 graus em vez de 75 graus.

Nao tenho termostato, anda-me a consumir 3,5m3 de gas por 10h de funcionamento. Ao reduzir para 50graus noto que tenho o conforto que preciso, mas irei reduzir o consumo?

Provavelmente sim.

Hoje de manhã verifiquei que reduziu o consumo, tinha 3,1 m3 com 2 banhos.

Valerá a pena instalar um cronotermostato?
Ou então apenas um termostato.

Hoje acordei com a parte dos quartos e sala a 26,5º, se algo fizesse parar a caldeira para uma temperatura ambiente de 20º talvez pudesse ter isto ligado 24/24h sem ter necessariamente que gastar mais que nestas 10 horas.

Eu comprei um termóstato o ano passado e foi a melhor coisa que fiz. Notei que o consumo diminuiu e consigo programar o aquecimento para as horas que quero e para a temperatura desejada.

Na tua situação acho que faz todo o sentido um termostato.
Se o tiveres num dos quartos programado com temperatura de conforto 20º (por exemplo), a caldeira só se liga de vez em quando até atingir essa temperatura.
Poupas energia e tens uma temperatura agradavel em casa.

Hoje acordei com a parte dos quartos e sala a 26,5º, se algo fizesse parar a caldeira para uma temperatura ambiente de 20º talvez pudesse ter isto ligado 24/24h sem ter necessariamente que gastar mais que nestas 10 horas.

Existem termostátos portáteis já aqui referidos que se ligam nas caldeiras e leva-se para uma divisão que se pretende controlar com maior precisão a temperatura. E chegando aos 22ºC definidos (por ex.), a caldeira desliga. Descendo os 16-17ºC, volta a ligar.

Instala um cronotermosato...rapidamente recuperas o investimento.

Obrigado a todos.

Andei a pedir precos, e os cronotermostatos sao bem mais caros.

Acho que um termostato sem programacao semanal, no meu caso, é suficiente.

A esposa esta quase sempre por casa, quando saimos mais tempo acabamos por desligar.

Ou invisto mais e fico ja com algo programavel?

Voltar
Superior