Relativamente à situação da Educação vou deixar aqui o meu testemunho pessoal. Depois retirem daí as conclusões que pretenderem.
(a) O Pedro Abrunhosa refere-se ao exemplo do seu avô nos anos 40 em Portugal. Ora, tanto quanto eu sei, o mundo mudou muito desde essa altura e as soluções têm que mudar concomitantemente.
Antes do 25 de Abril apenas 13% dos alunos continuavam os estudos após a 4ª classe. A profissão de Prof. Primário era dificil de obter e respeitada. Vejamos este estudo feito o ano passado pela Univ. de Lisboa - o mesmo conclui que os alunos com mais recursos são a maioria nos cursos com média mais alta e com maior empregabilidade, ao passo que os alunos mais pobres vão para as áreas com menos empregabilidade. Democratização do ensino? Têm a certeza? Link para o estudo: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367196&idCanal=58
(b) O sistema de ensino encontra-se dominado por interesses: o interesse dos professores que querem progredir na carreira sem avaliações e o interesse das editoras que querem obrigar os pais a gastar rodos de dinheiro em manuais escolares. Antigamente um livro dava para gerações: actualmente dá para um ano lectivo. Aliás acho engraçado uma coisa no meio deste debate todo: ainda ninguém falou no interesse dos alunos! Apenas falam no estatuto remuneratório dos professores e dos critérios de acesso e progressão na carreira! Mas alguém se interessa pelos alunos? Isso é o que menos interessa num sistema de ensino onde 90% dos professores lá estão com o objectivo de fugir ao desemprego!
(c) Mas deixemos de generalidades e vamos dar exemplos concretos desta fabulosa missão democratizadora do ensino português. Por exemplo sabiam que:
(c.1) Existem duas escolas privadas no Porto (que são escolas de elite) cuja cooperativa de ensino foi composta por professores do ensino público de dois liceus elitistas do Porto e que servem para reencaminhar alunos dos liceus públicos para os privados? Eu, quando era aluno, ouvi professores a sugerirem que fossem para esses colégios se quisessem entrar em Medicina.
(c.2) No caso concreto daquela rapariga do "Dá-me o telemóvel JÁ" sabem quem é que foi punido no meio daquela palhaçada toda? O aluno que tirou as imagens e as divulgou na internet!!!!!!!!!!! Ou seja, o tipo que fez um serviço público de divulgar uma cena vergonhosa das escolas nacionais foi punido em vez do prevaricador. O conselho directivo não queria era que se soubesse da sua inutilidade e da sua incapacidade de realizar uma tarefa básica que era impôr ordem e disciplina na escola! Se nem para isso serve então que respeitabilidade têm estes professores?
(c.3) A avaliação dos professores e o ranking das escolas servem unicamente o interesse dos alunos. Servem para os alunos identificarem as escolas melhores e irem para essas escolas e obrigar os professores a melhorar a qualidade do ensino se quiserem alunos e manter o emprego! O Pedro Abrunhosa apenas fala do interesse dele como neto de professor!
Eu não vejo nada de mal na privatização dos sistemas de ensino desde que os mesmos sirvam o interesse da população e a grande maioria da população possa ter acesso a esses bens de qualidade - sejam eles públicos ou privados. Mas no sistema actual temos dois regimes: o público para a populaça e o privado para os ricaços!
Já aqui falei muitas vezes que os mais prejudicados com esta ministra são mesmos os alunos. Crianças!
Quanto à facilidade em que falas de dar aulas, fico já a saber que não és professor. Obviamente!