citação:
Originalmente colocada por Arturval
citação:
Originalmente colocada por Artur Costa
Peço desculpa pela arrogancia... n faz parte de mim... mas o que é um facto é que as pessoas estao a falar cheias de razao levando outros ao erro.
A confusao que muita gente faz é que chip podia ser comprado e instalado na ECU e a repro normalmente é feita por alguem... mas maior parte das vezes é a mesma coisa, compra o ficheiro e faz "upload" do mesmo.
A informaçao contida nos dois é rigorosamente igual.
Cumps e mais um vez sorry
Artur Costa,
Sei que tens um carro com repro e que até hoje estás satisfeito.
Mas tenho uma pergunta para ti:
Se estes automóveis com repros pequenas apresentaram aqueles danos todos (e não me parece que a Volkswagen minta neste caso), o que dizer dos possiveis danos causados por algumas repros monstruosas que se ouve falar.
O artigo é explicito: ganho na ordem dos 10% causaram danos severos no motor, assim como um aumento de quase 100% dos gases de escape libertados. O que dizes sobre isto?
Isto, como podes reparar, não é uma provocação, é apenas um pedido de esclarecimento a alguém que, indiscutivelmente, percebe mais do assunto do que eu. Dando a minha opinião pessoal, eu não faria repro num automóvel, mas isso não justifica que não queira tentar compreender quem o faz.
Cumps
Boas artur
Tenho muito gosto em tentar explicar cm o pouco que sei
Vou te falar no meu caso:
Motor TDI110 tem um VNT15 que faz 0.95bars de pressao estavel
Bomba injectora faz 41mg de gasoleo no maximo cm 950bars de pressao.
O motor tem o ponto de injecçao atrasado de origem 4% para fazer menos emissoes de NOX
Tem muitas limitaçoes para os tipicos condutores "smp afundo".
Stock o motor esta bem preparado...agora o que faz uma repro neste motor por exemplo?
O habtiual é aumentarem a pressao do turbo e tiram logo mais qualquer coisa do motor... mas picos de 1.5 e pressoes constantes de 1.3 o turbo dura 3 vezes menos(por aquilo que tenho visto) que stock.
Depois aumentam a quantidade de gasoleo , das 41mg podem ir ate as 51mg onde a bomba n consegue fazer mais que isso... mas esse aumento de 10mg por rotaçao do motor ... isto vai aumentar o tempo de injecçao e ao mesmo tempo alongar a "janela de injecçao".
Para contornar esta situaçao tera de ser feito um avanço da injecçao , injectando mais cedo melhorando a mistura e a "janela" no tempo certo e aumentando a pressao de gasoleo para valores acima das 950bars

O aumento de gasoleo sem avanço aumenta a pressao sobre os cilindros em 15bars...
Bem cmo os gazes de escape que aumenta 150graus...
Bem cmo as temperaturas de intake(admissao) que aumentam cerca de 20graus...
Assim voltando a tua pergunta , quando a repro é mal feita todo o material pode sofrer e n é pouco.
É preciso tambem n esquecer q os mapas de origem n sao o mais fiavel e eficiente que ha... pois tem de cumprir normas de poluiçao cada vez mais complicadas.
Maior parte das coisas feitas para poluir menos so diminuem a vida util o motor.
Se me perguntarem qual o melhor em relaçao poluiçao/fiabilidade/potencia sem duvida que n vale a pena mecher.
Este artigo tem milhentas gafes bem cmo valores ridiculos!
Mas foca uma coisa mto importante , os FAP mto dificilmente aguentam uns bons kms cm repro
Cumps