As ordens são obrigatórias?

Para os cursos superiores pós bolonha os pré não são obrigatórios as ordens da maioria dos cursos

Para os cursos superiores pós bolonha os pré não são obrigatórios as ordens da maioria dos cursos

Mas esta é outra questão, segundo me disseram na Ordem dos Psicólogos, os pré-bolonha são considerados provisórios enquanto não fizerem um estágio reconhecido por eles, apesar de já terem trabalhado como psicólogos antes da criação da Ordem (2008).

O facto de ter determinada profissão, não me devia obrigar a pertencer a Ordem nenhuma, fazia asneira, era responsabilizado por tal.

O facto de pertencer a uma Ordem não é garante de nada em relação ao desempenho da profissão.

Parece aquela situação dos professores, quem tinha mais de 5 anos não fazia prova de avaliação, quem tinha menos tinha de fazer.

Para trabalhar no público, porque para o privado não tinham de fazer prova nenhuma.

Estamos a brincar ao Absolutismo.

Há muitos profissionais de saúde que podem matar uma pessoa. Até um fisioterapeuta, um cardiopneumologista, um enfermeiro, um dietista. E então?

A responsabilidade de um psicólogo, vai muito além de estar num consultório, a segurar a mão a alguém histérico a desabafar. Podem ser responsáveis por avaliações clínicas e/ou diagnósticas, de extrema responsabilidade.

Além que lhes é incumbido o diagnóstico e o tratamento de doenças, onde se aplicarem a terapia errada, pode ser catastrófico.

Edit: A responsabilidade de uma profissão, bem como a necessidade de a regulamentar, não se mede, apenas, sobre a capacidade de poder matar alguém.

Tu se calhar aceitas bem que uma vizinha te dê uns conselhos e te ajude a clarificar ideias, mas talvez já não aches tão tranquilo que ela te opere com a faca do peixe na banca da cozinha....[:D]

Tu se calhar aceitas bem que uma vizinha te dê uns conselhos e te ajude a clarificar ideias, mas talvez já não aches tão tranquilo que ela te opere com a faca do peixe na banca da cozinha....[:D]

[:D]

Obviamente.

Mas a mim, tanto me assusta um médico que não é regulamentado, como um psicólogo. Só aí que quero chegar. [;)]

Queixa de?

[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="class: txt_base_b_l, bgcolor: #fcfacf"] Artigo 7.º
Crime de procuradoria ilícita
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, bgcolor: #fcfacf, colspan: 4"]1 - Quem em violação do disposto no artigo 1.º:
a) Praticar actos próprios dos advogados e dos solicitadores;
b) Auxiliar ou colaborar na prática de actos próprios dos advogados e dos solicitadores;
é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias.
2 - O procedimento criminal depende de queixa.
3 - Além do lesado, são titulares do direito de queixa a Ordem dos Advogados e a Câmara dos Solicitadores.
4 - A Ordem dos Advogados e a Câmara dos Solicitadores têm legitimidade para se constituírem assistentes no procedimento criminal.

[/TD]
[/TR]
[TR]
[/TR]
[/TABLE]

[TR]
[TD="class: txt_base_b_l, bgcolor: #fcfacf"][/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Lei n.º 49/2004, de 24 de Agosto

Disto.

... Quintino Aires fez? Ele é psicólogo, exerce mas não pertence á ordem...
Membro efectivo nº 9042 basta consultar a lista da ordem.

Como já disseram aí, conheço dezenas de engenheiros informáticos e não conheço um que pertença a ordem...
É prática comum e é legal, especialmente em grandes empresas. Tem nomes diferentes que não engenheiro, são eles que fazem os projectos propriamente ditos, e os engenheiros com tal título só se preocupam com a física e com a matemática da obra, depois há o engenheiro titular que o que faz é só assinar, em muitos casos o engenheiro titular tem que ser um engenheiro senior.

Acredito que as Ordens possam ter um papel importante, de credibilização e formação contínua na profissão, ou até de alerta para algumas problemáticas do sector respectivo mas em Portugal, há coisas extraordinárias.

Dou o exemplo da Ordem dos Psicólogos, que conheço mais ou menos. Sou licenciado em Psicologia, mas não me inscrevi na Ordem. A minha mulher está inscrita, porque necessita para exercer as suas actividades.

Contudo, a Ordem sempre se revelou mais um empecilho do que uma alavanca da actividade.

Só para ilustrar. No processo de criação da dita, foi criado um prazo para que todos os que estivessem no mercado se inscrevessem, sob pena de ficarem impedidos de exercer. o valor da inscrição rondava os €120/130 (se a memória não me atraiçoa) e isto num período em que:

- não havia estrutura formal da Ordem
- não se sabiam quais os serviços que iriam ser prestados pela mesma aos seus "associados"
- não se sabiam quais as vantagens em pertencer à mesma, para além do acesso à profissão.

Ou seja... Como havia cerca de 15000 licenciados no mercado, multiplicando pelo valor da inscrição, estaremos a falar em mais de 1 milhão de euros (assumindo que nem toda a gente se inscreveu, como eu) nos bolsos de uma entidade que formalmente nem existia, nem se sabia o que iria fazer de forma concreta.

Entretanto, e do que tenho percebido, existem algumas iniciativas interessantes relacionadas com as áreas de intervenção. De resto, os serviços funcionam francamente mal, de forma incompetente e ausente, e nada justifica que o bastonário tenha um vencimento de quase €6000 pela seu cargo. Mas têm de justificar os €12 mensais de quota que cobram a todos.

As Ordens fazem sentido. As Ordens à Portuguesa... talvez não.

É um licenciado ou mestre.
Mas não pode fazer quase nada.
Se praticar actos próprios dos advogados... crime.
Conheço licenciados em direito a trabalhar no privado e no público e não estão inscritos na ordem, mas também nunca tratam de processos em tribunal. Possivelmente só servirá para isso, representação legal nas várias entidades?

^^ Falei das taxas e taxinhas. Agora como dizes são 150€ quando derem conta é 1000\1500 e por ai vai :)
E 50€ mes.
É esperar.
Estamos em PT.

[;)]

Errado esse princípio. A mim preocupa-me consultar psicólogos que não estejam aptos para exercício da profissão.
Preocupa-me sociólogo que exerça actividades com crianças ou idosos e que não tenha qq forma de regulamentação naquilo que faz.

Um sociedade evoluída deve preocupar-se com essa coisas ( sem exagerar obviamente).
O problema , em meu entender é que somos um país bastante pobre e as cotas são muito altas face aos salários dos profissionais. Esse é que é o problema maior e, claro, as pessoas têm vergonha de dizer que não podem pagar ou que o dinheiro lhes faz falta e optam por criticar.
É triste ma sé o país que temos. Penso que as inscrições nas Ordens deveriam ter cotas diferenciadas conforme os rendimentos e conforme o tipo de actividade exercida.
Isso significa que dás mais valor a um qualquer exame de uma ordem do que uma avaliação de vários anos feito por uma universidade?

A mim preocupa-me mais a qualidade da universidade do que a qualidade da ordem.

...
...
- não havia estrutura formal da Ordem
- não se sabiam quais os serviços que iriam ser prestados pela mesma aos seus "associados"
- não se sabiam quais as vantagens em pertencer à mesma, para além do acesso à profissão.
..
Uma ordem só pode regular o acesso à profissão, não pode exercer qualquer outra actividade, pode no máximo estabelecer protocolos de âmbito limitado, como por exemplo vender seguros de responsabilidade civil de uma companhia de seguros aos seus membros, ou gerir um montepio.

Conheço licenciados em direito a trabalhar no privado e no público e não estão inscritos na ordem, mas também nunca tratam de processos em tribunal. Possivelmente só servirá para isso, representação legal nas várias entidades?

Consultas, contratos, mandato forense, etc.
Pode-se fazer outras coisas... nem sei bem ao certo. Tipo instruir COs ().
Actos específicos de advogados não...
Uma consulta... uma coisa simples, não se pode.

Eu tenho um nome muito adequado para essas organizações, especialmente a dos engenheiros: mafia dos engenheiros🤑

Então eu para exercer a minha profissão, tenho de pagar a uma data de gandulos que nada fazem para me defenderem e tornar o tipo de trabalho que eu faço digno?

Que me desculpem, mas o feudalismo já acabou....

Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

Sim. Não tive a intenção de diminuir nenhuma profissão. So coloquei em perspectiva. Tanto que essa ordem existe há pouco tempo ( julgo ).
Se querem ordens é bem...não se queixem depois ( das taxas e taxinhas, dos estágios, exames, contribuições, restrições e que mais).

Sim, eu não disse que estavas a diminuir profissões. Apenas quis mostrar que, independentemente de responsabilidades, é importante que um Psicólogo, assim como qualquer profissional, seja regulamentado.

E digo isto, porque é também para o bem da população. Ao menos, as Ordens delimitam os atos que podem apenas ser praticados pelos seus profissionais, sendo vedado a outros.

Consultas, contratos, mandato forense, etc.
Pode-se fazer outras coisas... nem sei bem ao certo. Tipo instruir COs ().
Actos específicos de advogados não...
Uma consulta... uma coisa simples, não se pode.
Consultas? Isso é o mais comum. Ir ao departamento jurídico pedir opiniões a licenciados em direito que nem todos estarão inscritos na ordem.

Pagar quotas da ordem para exercer profissão ou novos estágios depois de tantos anos ao serviço , não acho justo ainda para mais em cursos pré bolonha anteriores à lei em vigor.O aumento das quotas pode ser progressivo anualmente o que é insustentável para quem trabalha com dignidade

Sim, eu não disse que estavas a diminuir profissões. Apenas quis mostrar que, independentemente de responsabilidades, é importante que um Psicólogo, assim como qualquer profissional, seja regulamentado.

E digo isto, porque é também para o bem da população. Ao menos, as Ordens delimitam os atos que podem apenas ser praticados pelos seus profissionais, sendo vedado a outros.
E para o bem dos passageiros, a que ordens profissinais devem estar submetidas as tripulações da aviação?

Para bem da população geral e saúde pública, a que ordem profissional deve pertencer quem faz manutenção a piscinas públicas?

Back