LinoMarques
Well-known member
Defendo uma praxe verdadeiramente integrante, de bom gosto, com bom humor e que jamais humilhe o caloiro.
É esse o propósito de existência da praxe.
É esse o propósito de existência da praxe.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Pelo que sei as praxes eram uma tradição essencialmente de Coimbra. Eu e os meus amigos que estudamos em em Lisboa nos anos 80 não passamos por isso, aconteciam umas brincadeiras sem consequências e apenas durante um dia, nada que se pareça com o que passaram por exemplo os meus filhos, ambos em faculdades públicas de Lisboa. Também o meu pai e mãe, que se licenciaram no início da década de 50, nunca me relataram nada de especial.Não sei de que tempo és, mas já Eça de Queirós escreveu sobre as praxes, e também te digo, nesse tempo até os professores eram praxados antes de poderem dar aulas.
É a tua ideia sobre mim, não me conheces, mas podes ter a tua ideia
Não, estava apenas gozar com a situação.
Assim como alguém fez a generalização de que quem participa nas praxes são os medíocres da sociedade estudantil, eu generalizei dizendo que quem não participa são uns anti sociais e coninhas
essa generalização tem muito que se lhe diga, associar a opção por não participar em praxes é ser anti-social, fantástico, cada vez te enterras mais...
Queres picardia mas não a vais ter, já me justifiquei uma vez, ou entendes ou não entendes.
Posso apenas responder com uma pérola de sabedoria popular... se te serviu o barrete...
A praxe é uma opção vai quem quer, às vezes parece que estamos a falar de crianças... quem é praxado são adultos e supostamente minimamente informados, e que já tem idade para saber dizer que não e se imporem contra abusos que existem mas não em todo lado como passa na comunicação social.
De resto a vida é mesmo assim e há sempre por ai quem tente abusar dos outros, isso também deveria ser proibido..
Não sei bem como se proíbe algo desse género, deve ser do género não se podem juntar mais que 20 estudantes ou semelhante.
Em todo o caso se conseguirem proibir também não vem mal ao mundo..
Estamos a falar de (muito) jovens adultos, eu por acaso quando entrei nem tinha feito 18 anos. []
A culpa nao pode estar do lados dos praxados, quem praxa tem sempre mais culpa e deve sempre avaliar se as pessoas estao lá por prazer ou se foram coagidas a isso (se quiseres eu digo como é que isso se faz). Para mim o abuso comeca quando existem hierarquias entre pares.
Eu fui praxado em Coimbra nos anos 80. A praxe em Coimbra sempre foi diferente da porcaria que se vê por aí (já nessa altura em Coimbra o Conselho de Veteranos lutava contra algumas praxes que se faziam nas privadas). Fui praxado essencialmente por amigos e colegas que viviam comigo. Fui à latada...fui julgado. Mas nunca fui praxado contra a minha vontade ou por desconhecidos. Muitos olhavam, mas quando ouviam o sotaque do Porto e viam um tipo que nessa altura andava para competir em campeonatos de Culturismo...deixavam logo de pensar nisso.
As praxes que genericamente se fazem são abjectas, sem sentido e sem regras. Em Coimbra vi muito veterano a levar nas unhas por não cumprir o Código da Praxe. Agora não sei como é...mas na minha altura a Praxe em Coimbra era um exemplo de integração, com muito poucas excepções à regra.
A excepção a esmagadora maioria já tem 18 anos.
Quanto á culpa. A maior parte das vezes não existe culpa porque as praxes não são nada demais.
Quando há culpa estão ai os tribunais para julgar e a policia para receber as queixas.
A maioria esquece - ou não sabe - que um puto de hoje com 18 anos está muito longe da maturidade dos da mesma idade nos anos de 1980 e anteriores. Na época não ficavam em casa dos pais até aos 30 anos e tinham que fazer pela vida!
A maioria das mulheres eram mães até aos 25 anos, raramente depois.
Diria que a maturidade de um puto de 25 anos equivalerá a 16 anos do "antigamente".
Há que avaliar as questões no espaço e no tempo.