Aspiradores Robot

Greetings!

Já tenho aspirador robot há mais de um ano.

O chão da casa é em mosaico e soalho flutuante.

Na minha casa resulta muito bem.

Actualmente tenho um aspirador comprado no Aldi. Custo 129€. Ainda o vi numa loja no outro dia. Marca Medion.
99275cff1754fa8e7bba3759d9afef36.png

Aspira bem e a bateria dura mesmo os 100 minutos. É potente na aspiração.
Não é muito esperto nas passagens pela casa mas como aspira todos os dias automaticamente, a casa está bastante limpa.

Antigamente aspirava a casa a cada duas semanas com um aspirador clássico zanussi. Não tinha muito a ver com a limpeza que tenho agora.

Eu recomendo um aspirador robot.

A grande diferença para aspiradores de 100 e muitos para os de mais de 250€ é não fazerem um mapa da casa, para serem mais eficazes nas passagens. Comprar algo que diga navegação melhorada mesmo que não faça mapas. Esses já fazem rectas em vez de andarem aos choques conta as paredes e etc.

O meu não gosta de galgar tapetes, por ser algo leve. Limpo o depósito do lixo/pó a cada 3 semanas. Se tiveres gatos podes ter de limpar a cada semana. É algo que se faz rapidamente.

Se tiveres alcatifas e muitos tapetes compra um xiaomi com radar (lidar?) por uns 220€ para cima.
Os aspiradores mais baratos ficam mais entalados a tentar subir tapetes e etc.

https://rumex.pt/pt/produtos/xiaomi-aspirador-mi-robot-vacuum-skv4022gl-6970244529862

Dar mais de 250€ é para gente rica. Os mesmos que têm telemóveis de 600€ em diante e acham normal telemóvel ou aspirador custar mais que a tv da sala onde se tenta ver 'cinema'.

Cumprimentos

Eu se calhar sou um gajo meio conservador e desconfiado com certas coisas.

Na verdade estou em vias de comprar um novo aspirador para casa e a ideia de um robot já me fui sugerida, mas a ideia que tenho e por um amigo que tem um é que é dinheiro e show off a mais e limpeza e eficacia a menos[:blush:]

o dele tem uma autonomia curta, tem uma eficacia reduzida, anda ali no meio a aspirar mas encalha em tudo, encalha nos pés dos moveis, nos tapetes, nas portas em tudo, e não aspira cantos nem debaixo dos moveis, os locais onde se enchem de cotão [:D] alem disso passa uma eternidade a configurar aquilo , os acessório são carotes e todo o sistema custou umas largas centenas de euros , uns 600-700euros acho eu.

Eu não tenho metade da paciência dele, acho que eu vim de 15minutos estaria a atirar o aspirador contra a parede [:)]mas o grande problema que vejo é a FALTA NO GERAL DE EFICACIA , limpar a casa ali no meio não é bem o que se pretende.

Estarei enganado?

Last edited:
Eu se calhar sou um gajo meio conservador e desconfiado com certas coisas.

Na verdade estou em vias de comprar um novo aspirador para casa e a ideia de um robot já me fui sugerida, mas a ideia que tenho e por um amigo que tem um é que é dinheiro e show off a mais e limpeza e eficacia a menos[:blush:]

o dele tem uma autonomia curta, tem uma eficacia reduzida, anda ali no meio a aspirar mas encalha em tudo, encalha nos pés dos moveis, nos tapetes, nas portas em tudo, e não aspira cantos nem debaixo dos moveis, os locais onde se enchem de cotão [:D] alem disso passa uma eternidade a configurar aquilo , os acessório são carotes e todo o sistema custou umas largas centenas de euros , uns 600-700euros acho eu.

Eu não tenho metade da paciência dele, acho que eu vim de 15minutos estaria a atirar o aspirador contra a parede [:)]mas o grande problema que vejo é a FALTA NO GERAL DE EFICACIA , limpar a casa ali no meio não é bem o que se pretende.

Estarei enganado?

Aspirador com mapeamento. Aspira sempre tudo, podes dizer para aspirar só determinadas zonas (só cozinha, só sala, só uma parte da cozinha, etc). A casa tem de estar preparada para o aspirador, como é óbvio, nada de tapetes altos e fios espalhados pela casa. Com os aspiradores com mapeamento podes dizer para não aspirar em certas zonas (para o caso de não conseguires preparar certas zonas para o aspirador, por exemplo).

Aspiradores Robot

Ou seja, para quem tem gatos, dá para ir limpando os cantos e carpetes? [:D]

Acho uma óptima solução para quem tem gatos em casa. Quanto às carpetes nunca tive problema com as minhas. Tenho carpetes normais. Só se dão mal com os tapetes de 2 quartos porque são farfalhudos nas pontas. É preciso deixá-los enrolados. Quanto ao resto é o normal: fios elétricos fora do chão e pronto.

Anda dia sim dia não a meio da tarde e a julgar pela quantidade de lixo que fica no depósito funciona e funciona bem. E o meu nem é nada de especial. Custou 199 euros penso.

Prefiro mesmo a limpeza feita por humanos que aspiram, passam a pano, limpam o pó, vidros, wc, etc. O único problema é mesmo o custo :sh)

Como se dão esses aparelhos com o cabelo?
Tenho 3 mulheres cá em casa e ao que parece estão sempre na mudança do pelo!
Não estou a ver esses robôs a vencer a força dos cabelos.
Já tive um Roomba 615 (180 € em 2018) e, como tinha escovas de pelo, os cabelos ficavam lá enrolados e com alguma frequência era necessário andar lá com uma tesoura a cortar os cabelos para aquilo sair.

Estava satisfeito com o mesmo, mas o facto de ser daqueles com percurso aleatório, deixava-me sempre a sensação de haver zonas que ficavam por aspirar (talvez apenas psicológico). Depois oferecemo-lo aos meus sogros e comprámos um Roomba 980 (500 € em 2019).

O Roomba 980 tem escovas de silicone, por isso os cabelos não se agarram e vão para o depósito. Podem alguns enrolar-se nos eixos da escova, mas tiram-se muito facilmente e basta verificar quando nos lembramos (3 em 3 meses? 6 em 6? Sei lá, já não me lembro da última vez que fui verificar)

Tanto num como noutro, tive de desativar os sensores de queda em escadas pois eles interpretavam os tapetes IKEA Adum como "buracos" e não os subia. Agora sobe tudo sem medo, mas pode cair em escadas. Desativar não é o mais simples, mas é fazível para quem tiver paciência e alguma destreza (YouTube...).

Não sei como se portam os aspiradores de outras marcas, mas estou bastante satisfeito nestes dois anos desde que o tenho. É daqueles eletrodomésticos que considero agora essencial numa casa, apanha sempre bastante pó, mas não substitui uma limpeza manual mais cuidada de quando em quando.

Last edited:
Já tive um Vileda, daqueles sem base e que anda aleatoriamente e tenho há uns 3 ou 4 anos um Xiaomi V1 com mapeamento a Laser (lidar Creio eu), e não tem nada a ver.

O Xiaomi é um mundo à parte, aspira todos os dias de segunda a sexta desde que foi comprado, e cumpre muito bem.

Costumo dizer isto muitas vezes a amigos, este aspirador foi de longe uma das melhores se não a melhor compra dos últimos anos, é uma ajuda imensa, pois o chão está sempre muito mais limpo do que se não tivesse o aspirador, e os móveis não ganham tanto pó.

Já aí falaram nos cabelos das mulheres, e é verdade, mas acrescento também o cotão, sem o aspirador era vê-los a acumular, assim, só se não usarmos o outro aspirador "normal" durante muito tempo.

Boas.

Na casa nova comprei um roidmi eve plus. É da Xiaomi.

É uma maravilha. E com a grande vantagem de ter uma base que esvazia o o depósito para um saco.

xiaomi_roidmi_eve_plus_con_base_inteligente_aspirador_robot_01_l.jpg

Tem radar e uma aplicação para tlm razoavelmente bem estruturada. Permite criar vários niveis de planta, importantissimo para uma moradia de 2 ou mais pisos.

E consegue aspirar muito bem. Cabelos de mulheres, migalhas, cotão.

Eu tenho tido o cuidado ao fim de 1 ou 2 aspiradelas, fazer uma limpeza do bicho, dado o alguns cabelos ficarem enrolados nos mecanismos de limpeza.
Obrigado

Parece-me muito interessante.
Do que li, tem mapeamento, dá para áreas grandes e ainda tem "esfregona".

Vou ver se arranjo bom preço (no kuantokusta anda pelos 400€)

Obrigado

Parece-me muito interessante.
Do que li, tem mapeamento, dá para áreas grandes e ainda tem "esfregona".

Vou ver se arranjo bom preço (no kuantokusta anda pelos 400€)

Atenção que isso de mopa/esfregona em aspiradores robot é só mesmo por dizer que tem, porque na verdade não faz um grande trabalho e é pouco prático.

Atenção que isso de mopa/esfregona em aspiradores robot é só mesmo por dizer que tem, porque na verdade não faz um grande trabalho e é pouco prático.

Para além que está sempre a enviar humidade para dentro do aspirador, mais cedo ou mais tarde vai dar problemas.

Bom dia, quero comprar uma geringonça destas, tenho uma moradia térrea com cerca de 240m² e queria um aspirador bom, com boa autonomia e se possivel que ja descarregue sozinho o saco e que tenha um bom poder de sucção e autonomia. Poderei gastar ai a volta de 400€ mais coisa menos coisa

Roborock S6 Pure ou S5 Max são boas opções, mas não têm a dock de limpeza, para isso teria que ser um S7, e só a dock, sem o robot, não deve andar assim tão longe do valor que pretendes pagar no total.

Alguém aí atrás comprou um roidmi eve plus, que está +- dentro do teu orçamento, tem a dock e as peças de substituição parecem ser as mesmas dos da roborock, mas desconheço se é ou não de qualidade.

Last edited:
Boa tarde, andei a procura do roborock na amazon e aparece dois s7 com quase 100€ de diferença entre eles e não detetei qual a diferença. Alguem me pode ajudar?

É uma maravilha. E com a grande vantagem de ter uma base que esvazia o o depósito para um saco.

eu acho que ter uma base para esvaziar o depósito é essencial na escolha de um aparelho

ficam totalmente independentes

não é isso que um gajo quer ?

sem essa base temos que andar atrás deles a esvaziar o depósito, pior ainda se for uma casa grande onde há muito para limpar

Back