Assim já é uma barbaridade!!!!!!!!!!!

Desculpas?Tu realmente gostas de poucas na "boca" dos outros...as conclusões que te dão jeito.
Eu pus em aspas frases que encontras em vários posts atrás e concluí que se tu fazes bem aos animais(e acredito que sim) já eu, mesmo sabendo exactamente a minha vida, comportamento para com eles, etc...já não posso ser o filho da madre Teresa que tu metaforicamente fizeste referência.
O tom de moralismo e superioridade está-te sempre implicito, a a outros mal educados, explicito.
Superior eu?

Bem longe disso meu caro. [;)]

Bastante longe mesmo.

O facto de fazer o melhor que sei não me torna superior em nada.

Torna-me apenas, e parafraseando alguêm que já não me lembro, uma melhor versão de mim mesmo.

Eu não me comparo a ninguêm, não necessito disso para nada, vivo em harmonia comigo mesmo, não há superioridades nenhumas.

E não é a te continuares a fazer de vitima, acusando-me de ser arrogante, que chegas onde quer que seja que queres chegar.

Fica bem. [;)]

Nesse aspecto, sou tão radical como tu. Já tive também conversas bem interessantes acerca desse tema. Não ignoro que, em termos de evolução, já demos um salto grande em relação à maioria das outras espécies (em vários factores) - mas mesmo neste ponto é fácil encontrar espécies em que determinadas evoluções estão num patamar muito superior ao nosso. No entanto, não deixamos de ser animais, feitos da mesma "substancia" de todos os outros.

E, se por um lado é verdade que já fomos capazes de criar coisas extremamente complexas com o nosso muito desenvolvido cérebro, por outro ainda somos capazes das maiores atrocidades, motivados por instintos que pouco ou nada têm de intelectuais.

Em termos abstractos e filosóficos....

Mas em termos reais e práticos?

Para ti o que vale mais? A vida de uma mulher ou a vida de uma Vaca?

Para ti o que vale mais? A vida de alguém querido para ti ou a vida de um desconhecido?

Tens Filhos?

Tens Pais?
Não.
Tens Irmãos?
Sim.
Tens Mulher?
Namorada (vai dar ao mesmo).
Sinceramente achas que as vidas deles valem para ti o mesmo que a vida de desconhecidos?
Não. Sabes que todos nos habituamos às coisas e quem nos está proximo tem mais implicações na nossa vida do que quem não entra nela. Quse como se não existisse.
estou farto perguntar isto mas ainda ninguém se dignou a responder....

Para ti, a vida de uma mulher vale o mesmo que a vida de uma vaca?

Infelizmente, como disse em cima, sofro do mal que quem não conheço é quase como se não existisse. (por ex ouvimos nas noticias da fome em africa, das guerras no medio-oriente) e são coisas que entrsteçe durante uns minutos (ou segundos) mas depois desapareceu, como essas pessoas que morreram nunca tivessem existido.
Poderia ser ter afecto a uma vaca (tipo animal de estimação numa quinta) e não conhecesse a mulher de lado nenhum, daria mais importancia à vida da vaca, pelo aquilo que respondi a cima. O mesmo no inverso (conhecer a mulher e não a vaca, preferia a mulher).
Infelizmente o cerebro ainda esta programado com coisas dos antepassados, até por uma questão de sobrevivencia.
Se calhar o mecanismo de sobrevivencia da especie esta mais vincado em umas pessoas do que outras (nos animais parece estar mais pronunciado).

Tens Filhos?

Tens Pais?

Tens Irmãos?

Tens Mulher?

Sinceramente achas que as vidas deles valem para ti o mesmo que a vida de desconhecidos?

Desculpa responder por ele, mas acho que não estás a falar da mesma coisa. É óbvio que todos nós temos afinidades, laços afectivos com certas pessoas. No entanto, isso não quer dizer que a vida de alguém (ou algum animal, ou planta, ou o que seja, já agora) que eu goste tenha mais ou menos "valor" de que qualquer outra.

Ou seja, a resposta para a tua pergunta é: a vida de qualquer pessoa deve ter o mesmo valor, ou, por outras palavras, devemos-lhe o mesmo respeito do que a qualquer outra (isto não quer dizer que não "gostes" mais dessas pessoas do que de desconhecidos).

Estamos a falar de conceitos diferentes - por um lado, laços afectivos, relações que se estabelecem e se tornam parte do nosso dia-a-dia, por outro, respeito, humildade, sentido do nosso "lugar" neste "sitio" que todos partilhamos...

Desculpem a divagação...

Tens Filhos?

Tens Pais?

Tens Irmãos?

Tens Mulher?

Vale tanto a vida de um como de outro.

Amo os meus pais, o desconhecido é-me indiferente.

A conjugação destes dois factores é que influenciam em casos extremos de escolha, por ex:

Se me disséssem que ia haver uma catástrofe na terra, e que tinha a oportunidade de salvar 10 pessoas, nem pensava duas vezes, salvava os que me são mais queridos.

Se o meu pai se tornásse num assassino, provavelmente deixáva de lhe falar, e no exemplo anterior ficava de fora e salvava outra pessoa/animal que me fosse mais querido.

"Valor da vida" é diferente de "sentimentos por"

Para ti o que vale mais? A vida de alguém querido para ti ou a vida de um desconhecido?

Já respondi, comenta a outra resposta.

Domingo ás 18h em Alcochete nas festas do Barrete Verde....quem vai? :D
Não percebo o porquê dessa intervenção...:confused::confused:

Há um botãozinho por aí que dá para criar "tópicos". Que eu saiba este não é um cartaz "cultural" (chama-se cultura áquela coisa??).[;)]

Quem destruir ovos de cegonha é punido criminalmente. Quem quiser destruir um embrião, pode fazê-lo, até às 10 semans, sem invocação de qualquer razão, numa intervenção paga pelo Estado.

Eu não gosto de touradas, não as entendo e acho-as primitivas. Esta é a minha visão das touradas!

Se houvesse um referendo votava contra. [;)]

Mas....

O anúncio faz a equivalência do sofrimento de um Touro ao sofrimento de um ser humano. Logo aí toda a sua razão cai por terra. Não posso compactuar ou subscrever com quem defende que a vida de uma vaca vale o mesmo que a vida de uma mulher.

Eu nao levo para esse lado o anuncio.Podia ser um homem,uma mulher etc... no meu entender estao a comparar 2 tradiçoes barbaras e se uns defendem que as touradas deviam existir por ser uma tradiçao este anuncio vem dar a entender que se apedrejar mulheres tambem era uma tradiçao vamos mante-la so por isso mesmo mesmo sendo uma barbaridade.Nada mais.Agora se querem levar a coisa para comparaçoes entre um animal e uma pessoa,pelo menos eu nao vejo as coisas por esse ponto.

Infelizmente, como disse em cima, sofro do mal que quem não conheço é quase como se não existisse. (por ex ouvimos nas noticias da fome em africa, das guerras no medio-oriente) e são coisas que entrsteçe durante uns minutos (ou segundos) mas depois desapareceu, como essas pessoas que morreram nunca tivessem existido.
Poderia ser ter afecto a uma vaca (tipo animal de estimação numa quinta) e não conhecesse a mulher de lado nenhum, daria mais importancia à vida da vaca, pelo aquilo que respondi a cima. O mesmo no inverso (conhecer a mulher e não a vaca, preferia a mulher).
Infelizmente o cerebro ainda esta programado com coisas dos antepassados, até por uma questão de sobrevivencia.
Se calhar o mecanismo de sobrevivencia da especie esta mais vincado em umas pessoas do que outras (nos animais parece estar mais pronunciado).

& @lmrsa

deixa ver se entendo.... para ti a fome em África não te afecta muito pelo simples motivo que não conheces as pessoas... assim como não conheces as mulheres que são apedrejadas até à morte.

Digo-te isto. É legítimo que penses assim e não o critico.

Mas agora fiquei sem perceber..... de onde conheces os touros?

deixa ver se entendo.... para ti a fome em África não te afecta muito pelo simples motivo que não conheces as pessoas... assim como não conheces as mulheres que são apedrejadas até à morte.

Digo-te isto. É legítimo que penses assim e não o critico.

Mas agora fiquei sem perceber..... de onde conheces os touros?

Apenas digo que fico tão revoltado com uma coisa como a outra. são 2 coisas que ponho ao mesmo nivel, pois a nivel afectivo também estão ao mesmo nivel (desconhecidos).

Apenas digo que fico tão revoltado com uma coisa como a outra. são 2 coisas que ponho ao mesmo nivel, pois a nivel afectivo também estão ao mesmo nivel (desconhecidos).

pois eu já não sou assim.

Como alegremente costeletas de novilho, novilho esse que nunca conheci pessoalmente.... mas seria incapaz de me tornar canibal e comer criancinhas.... mesmo que nunca as tivesse conhecido.

Calculo também que as tuas objecções sejam as mesmas para quem goste de comer criancinhas (desconhecidas claro) e comer costoletas de novilho....

Já agora, a mim revolta-me MUITO mais saber que há mulheres apedrejadas até à morte do que saber que há touros toureados até à morte....

mas isso sou eu que me considero humano e apesar de detestar discursos humanistas assumo sem qq preconceito a defesa e a cumplicidade com outros homens/mulheres (mesmo desconhecidos) como prioridade da minha condição de humano

Last edited:
pois eu já não sou assim.

Como alegremente costeletas de novilho, novilho esse que nunca conheci pessoalmente.... mas seria incapaz de me tornar canibal e comer criancinhas.... mesmo que nunca as tivesse conhecido.

Calculo também que as tuas objecções sejam as mesmas para quem goste de comer criancinhas (desconhecidas claro) e comer costoletas de novilho....

Já agora, a mim revolta-me MUITO mais saber que há mulheres apedrejadas até à morte do que saber que há touros toureados até à morte....

mas isso sou eu que me considero humano e apesar de detestar discursos humanistas assumo sem qq preconceito a defesa do homem/mulher como prioridade das minhas preocupações humanistas.

Como disse impulso da sobrevivencia da especie é mais pronunciado numas pessoas do que noutras.
Afinal somos todos animais e herdamos muitos impulsos dos nossos antepassados comuns. [;)]

Edit: para responder sobre as costoletas, é o instinto da sobrevivencia. Os animais também matam outros para sobreviver. Nos fomos um pouco mais além...

Eu nao levo para esse lado o anuncio.Podia ser um homem,uma mulher etc... no meu entender estao a comparar 2 tradiçoes barbaras e se uns defendem que as touradas deviam existir por ser uma tradiçao este anuncio vem dar a entender que se apedrejar mulheres tambem era uma tradiçao vamos mante-la so por isso mesmo mesmo sendo uma barbaridade.Nada mais.Agora se querem levar a coisa para comparaçoes entre um animal e uma pessoa,pelo menos eu nao vejo as coisas por esse ponto.

O problema, como podes constatar nos posts dos nossos colegas, é que existe a tentativa real de equiparar directamente o valor da vida de uma vaca e o valor da vida de uma mulher... :sh)

Ou há mais vegetarianos do que pensava ou então mais potenciais canibais sem qq problema de comer criancinhas (desde que seja desconhecida claro).... :confused:

Eu tenho um gato encontrado na rua [kiss] Quem gosta mesmo de animais, não gosta de touradas. Essa é a verdade.

Gostava que a motora viesse a este tópico [;)]

E tu? Tens animais de estimação?

Cães vadios?

Gatos vadios?

Cães raivosos que estão na rua, fazes o quê? Chamas os homens do canil ou tratas deles?

Tens/Alguma ves tiveste um cão sem raça?
Não percebi...

Estás então a dizer que os touros são todos raivosos, e que por isso devem ser massacrados até à morte?

Estas metáforas...:confused::confused:

Back