Atropelamento do Martim

Qtas vacinas já compraste tu para enviares para Africa? e pk pa africa e pk não para cá para portugal?

Os 700 euros dava para vacinas como davam para beber na noite umas 300 imperiais[:blush:] ou gastar com os devaneios de cada um...[:blush:]

Eu tenho um gato persa...e já gastei com ele em alimentação /areia e o preço do gato em si...mais do triplo de 700euros... se calhar dava para alimentar mtas crianças...mas pronto..

Pois é meu amigo! Cada um faz do dinheiro o que entende que deve fazer. O que eu não subscrevo é a ideia de um profissional de saúde (veterinária) ter um caso nas mãos e dar esperanças às pessoas, fazendo o que já foi chamado pelo nome correcto, carniceirismo! Eu posso dizer a um doente com cancro terminal que se for para uma clínica privada no estrangeiro até poderia ter uma pequeníssima possibilidade, mas o correcto seria dar a melhor qualidade de vida ao doente nos seus últimos dias! Isto são questões filosóficas difíceis, porque por um lado todo o carinho que se tem por algo/alguém só diz respeito ao próprio. Por outro, aparecem razões e prioridades que afectam a sociedade em geral. Assim temos competências: um profissional lida com a gestão do problema e um cidadão faz escolhas, decidindo o que fazer áquilo que lhe pertence. Um gato vale o que vale uma pessoa? Legalmente não! Cada um é livre para fazer o que quiser. Já deu para perceber que eu, como cidadão, trato os animais irracionais como tal e creio que eles vivem mais felizes assim...

O ponto da questão que me pôs foi o de aplicar "o dinheiro" em vacinas. Mas claro que eu não estou a condenar quem o deu! Quem o deu, fê-lo porque decidiu que era o melhor para si! Estou totalmente solidário com o dono do bicho. Agora repare quanto dinheiro se ganha à custa dos sentimentos das pessoas. Para onde vai esse dinheiro? Para pagar salários, projectos de vida e investimentos? Quantos anos de vida esse dinheiro vai dar? Qual a qualidade de vida (dos donos que tratam do gato e do animal)... Estava aqui a noite toda a questionar.

Agora, vacinas, e porque não para Portugal? Já reparou que muitos problemas de saúde, como o SIDA apareceram porque a sociedade "desenvolvida" pensou assim? Até acho que devíamos apostar mais no nosso país, como viajar e passar férias cá dentro, comprar produtos nacionais, mas repare, isto são problemas GLOBAIS! Temos um conjunto de reservatórios potenciais que a qualquer momento podem estar prontos a rebentar bombas biológicas. (desculpem lá estar a fugir ao assunto)

Quanto à parte de quantas vacinas eu paguei, posso-lhe dizer que contribuo anualmente para a cruz vermelha portuguesa.[;)]

Ponto 1: Animais domésticos são precisamente isso, domésticos. Devem ficar dentro de casa. A esperança média de vida de um gato que anda na rua é infinitamente inferior à de um gato de casa. Se gostavam assim tanto do gato, nunca o deveriam deixar por aí à solta, principalmente se há uma estrada (ainda que rural) à beira.

Ponto 2: Desconheço a legislação específica desta situação, mas duvido que tenhas fundamento no teu caso.

Ponto 3: O valor de algo é sempre atribuido por alguém, em termos relativos. Logo, uma pedra da calçada pode valer mais, para mim, do que toda a população da China. Muitas pessoas dão mais valor aos animais do que a seres humanos...com toda a legitimidade.

Ponto 4: Sou membro da Sociedade Protectora dos Animais, e os movimentos de protecção dos animais são a única coisa à qual eu doei dinheiro em toda a minha vida. Tenho vários animais em casa, alguns deles recolhidos na rua. E já recolhi vários gatos abandonados e procurei um lar para eles pela internet. Felizmente ainda existem pessoas boas e consegui arranjar casas para todos eles. Os animais são seres extraordinários, cuja lealdade, afecto e dedicação são infinitamente superiores a qualquer ser humano que eu tenha conhecido até hoje (eu incluído).

Ponto 5: O homem foi uma besta, e se tivesse atropelado um gato meu e não tivesse parado para aferir do estado do animal...certamente que lhe partia a cara toda. Sempre é menos drástico que atropela-lo e deixa-lo à morte...

Não há mal nenhum termos opiniões diferentes.

Não coloco um animal no mesmo plano que um ser humano.
E não acho que se deva proceder a tratamentos dispendiosos em animais para uma situação tão desesperada como a descrita.

Uma injecção letal e deixava acabar o sofrimento do animal.

Não pensem com isto que não gosto de animais.
Gosto é cada vez menos de humanos que têm animais.

Motora, amiga, (e restantes possuidores de animais no fórum) não é um ataque pessoal mas tenho três filhos, dois dos quais de tenra idade e tenho dificuldade de os deixar brincar à solta sem pisar "minas".

Mas em relação ao assunto, e sem conhecer todos os contronos clinicos do caso, parece-me que se está a ir longe de mais.

Desculpem a opinião.

E despeço-me com amizade.

Subscrevo.[;)]

E já agora, considerando 700€ o esforço de um mês de trabalho e que pela continuidade dos tratamentos os custos possam chegar aos 2 meses de salário (1.400€).

Quantos de vós estaria disposto a disponibilizar 2 salários (vossos, do que ganham realmente) para tratamento de um animal de estimação (muito querido, é certo) mas que com certeza terá sempre problemas de saúde/mobilidade e que sofre com os tratamentos?

Eu não.

Subscrevo.[;)]

E já agora, considerando 700€ o esforço de um mês de trabalho e que pela continuidade dos tratamentos os custos possam chegar aos 2 meses de salário (1.400€).

Quantos de vós estaria disposto a disponibilizar 2 salários (vossos, do que ganham realmente) para tratamento de um animal de estimação (muito querido, é certo) mas que com certeza terá sempre problemas de saúde/mobilidade e que sofre com os tratamentos?

Eu não.

Eu apesar de ter animais a gastar dinheiro com eles... podia gastar 700euros mas no caso de um deles estar mto mal talvez optasse pela "eutanásia" animal...teria um desgosto mas pronto vejo isso com uma certa frieza. E arranjava outro animal identico.

Mas os meus animais não vão para a rua, tão sempre em casa, o meu gato por exemplo até tem uma cadeira(uma cadeira almofadada de escritório velha)para estar ao meu lado quando eu estou ao computador[:cool:] que ele sabe que é a cadeira dele e só vai para essa e já a esgatalhou toda e tudo[:D] mas só estraga essa[;)]

Ponto 1: Animais domésticos são precisamente isso, domésticos. Devem ficar dentro de casa. A esperança média de vida de um gato que anda na rua é infinitamente inferior à de um gato de casa. Se gostavam assim tanto do gato, nunca o deveriam deixar por aí à solta, principalmente se há uma estrada (ainda que rural) à beira.

Ponto 2: Desconheço a legislação específica desta situação, mas duvido que tenhas fundamento no teu caso.

Ponto 3: O valor de algo é sempre atribuido por alguém, em termos relativos. Logo, uma pedra da calçada pode valer mais, para mim, do que toda a população da China. Muitas pessoas dão mais valor aos animais do que a seres humanos...com toda a legitimidade.

Ponto 4: Sou membro da Sociedade Protectora dos Animais, e os movimentos de protecção dos animais são a única coisa à qual eu doei dinheiro em toda a minha vida. Tenho vários animais em casa, alguns deles recolhidos na rua. E já recolhi vários gatos abandonados e procurei um lar para eles pela internet. Felizmente ainda existem pessoas boas e consegui arranjar casas para todos eles. Os animais são seres extraordinários, cuja lealdade, afecto e dedicação são infinitamente superiores a qualquer ser humano que eu tenha conhecido até hoje (eu incluído).

Ponto 5: O homem foi uma besta, e se tivesse atropelado um gato meu e não tivesse parado para aferir do estado do animal...certamente que lhe partia a cara toda. Sempre é menos drástico que atropela-lo e deixa-lo à morte...

1. Como já disse, o ideal era ter ficado dentro de casa, mas tendo sido um gato abandonado e por isso de rua, gostava de dar umas voltas durante o dia! Não era possível prendê-lo em casa, mesmo sabendo da existência de algum perigo. Não deixa de ser um gato! [:D]

2. Eu também duvido que tenha fundamento, por isso questionei a posição da companhia de seguros.

5. A parte do partir a cara toda, ainda não está fora de questão! [;)][:D]

Eu não.

Gosto da suposição dos 2 salários (=1.400€)! [:D] [:p] Até podem ser 3, ou meio! Felizmente não são dois, mas se fossem, nem que, como já disse a Motora, tivesse que pedir um empréstimo! [;)]

Relativamente ao Martim, está a evoluir devagar. Vai levar nova transfusão de sangue, dado a anterior não ter surtido efeito. [s)]

Podem dizer que, sendo o hospital uma empresa, não estará a defender os interesses do animal, prolongando-lhe a vida, embora saibam que está condenado. Ponho essa hipótese, mas como não é isso que me dizem, resta-nos confiar!

Um abraço

Boas, por acaso sei o que isso é pois apanhei um gato que nem era meu à porta da minha casa de campo acabadinho de ter sido atropelado por um jipe.Estava numa poça de sangue. Toda a gente teve muita peninha, o palhaço que o atropelou nem abrandou e ninguém quis tratar do gato. Se não fosse eu tinha ficado a definhar à berma da estrada num dia quente de verão.
Estive um mês a tratar-lhe da lesão na cabeça e a dar-lhe de comer à boca ( papas cerelac aguadas com anti inflamatórios esmigalhados que eram dados com uma seringa). Partiu quase todos os dentes que tinha. Hoje apesar de ter ficado com o boca um pouco torta é um gato normal e saudável, mas esteve muito mal e chegou a estar um dia em coma.
É um grande amigo que me segue para todo o lado!

Infelizmente não pude salvar todos os que me apareceram, como uma gatinha recem nascida que andei 5 dias a alimentar a biberão...

Esses palermas que fazem essas maldades aos animais deviam era levar com um pau pelas costas abaixo.....

Quem gosta de animais a sério sabe que quando tras um para casa ganhou um membro na familia e não um animal.

Por isso percebo perfeitamente a luta e o dinheiro gasto por muitas pessoas para salvarem os seus amigos....

Conheço muitos veterinários excelentes profissionais e conheço outros que só vêm $$$$ e não se importam nada de ter lá os animais a sofrer mais uns dias para ganharem o seu!
Espero que não seja isso que se esteja a passar com esse gatinho...

Temos de ter em atenção a uma coisa!

Uma coisa é fazer uma maldade a um animal com intenção! Isso é um atitude impensável.

Outra é alguém atropelar um gato sem qq intenção, mas não se preocupar. Se para os que gostam de animais (como eu) tb é uma atitude condenável, para os que não gostam não tem qq problema. E tb temos de aceitar que haja quem não goste de animais! Pelas mais diversas razões! Ataques etcc etc etc

Temos que aceitar que haja pessoas que nao gostem de animais agora magoa-los intencionalmente ou sem intençao e nao fazer nada para ajuda-lo isso é condemnavel.
Eu se atropelasse 1 animal infelizmente nem sabia para onde leva-lo para lhe prestarem ajuda mas tentava sempre ajudar o animal e nao deixa-lo la estendido.

Já atropelei um animal (um cão). Não sobreviveu. Parei, mas não saí do carro (já digo porquê). Verifiquei que já não havia nada a fazer e segui...

Não saí do carro, pois já ouvi várias histórias de pessoas que atropelam animais e têm depois de se haver com a fúria dos donos. Apesar de não ter culpa nenhuma (apareceu a correr para a frente do carro), não quis arriscar.

Já que falamos de gatos. Tenho uma gata que deve ter cerca de 8 ou 9 anos. Quando ouve alguma das minhas filhas a chorar vai a correr para junto dela, muito aflita, estica a pata, como se estivesse a fazer festas, mia para nós, parecendo querer ralhar ou chamar a atenção, tenta com a pata tirar-lhes as mãos da cara..., enfim uma atitude de protecção pouco usual nos felinos.

Tentaria fazer o máximo para lhe salvar a vida se necessário... claro... mas é também claro que não poderia, por um lado pôr em causa a subsistência da familia, nem por outro lado prolongar desnecessáriamente a vida.
Por isso há que haver um equilibrio, que depende de cada um, das suas disponibilidades, do seu bom senso, da sua sensibilidade e do amor que tem ao animal.

Voltar
Superior