Atropelamento do Martim

http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101116&m=7&sid=1810111611

Dava para um posto de saúde ambulatório para uma aldeia
e ainda
dava para uma tenda resistente para abrigo de uma família em situação de emergência.

Com isto não pretendo dar lições de moral sobre como cada um gasta o SEU dinheiro.
Logo eu.
Acho apenas que se perde um pouco a noção de que uma coisa são animais e até onde devemos ir e outra coisa são Seres Humanos.

Se os humanos tb são animais, porque têm de ser dada mais importância aos humanos. Existem animais que habitam a Terra à mais tempo que os humanos.

Mas tens razão naquilo que postaste e 700€ dão para muita alimentação e cuidados médicos para aquelas crianças que são vitímas de problemas politicos e de falta de organização dos paises onde ninguem quer trabalhar e todos querem o poder. Mas isso leva-nos a outra questão: Para quê ajudar Africa se em Portugal morre-se de fome e se vive em questões precárias. E tu já deste o teu contributo? Eu já, ainda hoje ajudei a associação SOL, mas tb ajudo associações de animais. Claro que não sou um marado dos animais nem sou um santo protector, apenas faço o que posso e o que posso é muito pouco.

Eu sonho com um Portugal sem animais abandonados e com um Portugal onde as crianças não passam fome. Infelizmente a realidade é outra.

Eu sonho com um Portugal sem animais abandonados e com um Portugal onde as crianças não passam fome. Infelizmente a realidade é outra.

A ordem dos factores não é arbitrária nem sequer comparável. Crianças a pssar fome é intolerável, animais abandonados é um caso de saúde pública.

Ah, e já agora, fezes de cão abandonadas pelas ruas também são um caso de saúde pública cujas principais vítimas são, justamente, as crianças.

A ordem dos factores não é arbitrária nem sequer comparável. Crianças a pssar fome é intolerável, animais abandonados é um caso de saúde pública.

Animais abandonados também é intolerável e não tanto pela saúde publica.

Quem lida com animais abandonados sabe os cuidados que deve ter.

Ah, e já agora, fezes de cão abandonadas pelas ruas também são um caso de saúde pública cujas principais vítimas são, justamente, as crianças.

E já agora de quem é a culpa das fezes abandonadas na rua?:confused: É do cão que se esqueceu do saco do lixo em casa, né?:sh)

Tolerância para mim, please.

Tolerância para mim, please.

Não há mal nenhum termos opiniões diferentes.

Não coloco um animal no mesmo plano que um ser humano.
E não acho que se deva proceder a tratamentos dispendiosos em animais para uma situação tão desesperada como a descrita.

Uma injecção letal e deixava acabar o sofrimento do animal.

Não pensem com isto que não gosto de animais.
Gosto é cada vez menos de humanos que têm animais.

Motora, amiga, (e restantes possuidores de animais no fórum) não é um ataque pessoal mas tenho três filhos, dois dos quais de tenra idade e tenho dificuldade de os deixar brincar à solta sem pisar "minas".

Mas em relação ao assunto, e sem conhecer todos os contronos clinicos do caso, parece-me que se está a ir longe de mais.

Desculpem a opinião.

E despeço-me com amizade.

Não há mal nenhum termos opiniões diferentes.

Motora, amiga, (e restantes possuidores de animais no fórum) não é um ataque pessoal mas tenho três filhos, dois dos quais de tenra idade e tenho dificuldade de os deixar brincar à solta sem pisar "minas".

Claro que não há mal nenhum em termos opiniões diferentes, o importante é sabermos respeitar todas as opiniões.:)

Concordo contigo (voltámos ao antigamente[:D] [;)] ) que as ruas estão cheias de dejectos de animais, mas aí a culpa é da falta de civismo dos donos e não culpa dos animais.

Descupem o OT, mas a consideração que tenho pelo J.R. leva-me a explicar a minha posição.[;)]

Tentando ser isento dos juizos de valor que para aqui se fazem...de acordo com o que tens descrito, estando o gato nos cuidados intensivos e sendo operado à bacia (fundamental para oseu equilibrio e agilidade) e tendo insuf renal, será que não estás, tu e a tua namorada a ser um bocado egoistas, MS?
Não te quero ofender e não sou veterinário mas trabalho numa UCI e vejo o que sofre quem lá está, quanto mais um gato fora do seu ambiente acolhedor...
E de acordo o que tens dito, não me parece que, caso sobreviva, venha a ter um resto de vida feliz (atenção aos veterinários que tentam prolongar a vida do animal a todo o custo...tb há medicos assim...e por vezes as pessoas não a querem/podem prolongar, não sei se me entendes)

Desculpa ser tão frio na analise mas não estará na altura de tu e a tua namorada equacionarem outra hipotese, pensando no bem-estar do bicho, mesmo que tenham que abrir mão de um grande amor como parece ser o vosso?
Abraço

Claro que não há mal nenhum em termos opiniões diferentes, o importante é sabermos respeitar todas as opiniões.:)

Concordo contigo (voltámos ao antigamente[:D] [;)] ) que as ruas estão cheias de dejectos de animais, mas aí a culpa é da falta de civismo dos donos e não culpa dos animais.

Descupem o OT, mas a consideração que tenho pelo J.R. leva-me a explicar a minha posição.[;)]

e com isto voltamos à questao inicial que é que muitos donos sao uns irresponsaveis e nao deviam ter animais.... e depois passa o que passa...

:)

Tentando responder a todos de forma sucinta:

J.R.

Claro que a tua, como qualquer opinião sobre o tema são válidas. Quanto à questão da injecção letal apenas pelos custos, não é de modo algum uma opção a considerar. Contráriamente ao que dizes, não se trata "apenas" de mais um animal. É na nossa percepção mais um membro da família, um verdadeiro amigo. Darias tu uma injecção letal a um grande amigo teu, se te dissessem que ele teria esperança de recuperar, embora isso te custasse algum esforço financeiro???? Para mim não é hipótese válida.

Manucas,

No exacto momento que nos disserem que não há solução e o animal está apenas a sofrer, não vamos ser egoístas. Até agora, NUNCA nos foi dito isso.

Duro,

Não sei se isso da irresponsabilidade é para se aplicar a mim, mas se sim, não entendo o fundamento.

http://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101116&m=7&sid=1810111611

Dava para um posto de saúde ambulatório para uma aldeia
e ainda
dava para uma tenda resistente para abrigo de uma família em situação de emergência.

Com isto não pretendo dar lições de moral sobre como cada um gasta o SEU dinheiro.
Logo eu.
Acho apenas que se perde um pouco a noção de que uma coisa são animais e até onde devemos ir e outra coisa são Seres Humanos.

Dava? Já deste??
Saber respeitar a opinião dos outros para ser respeitado. Eu prefiro deitar para o lixo que dar para a UNICEF, para a CRUZ VERMELHA e tretas afins. Já para a protecção dos animais dou e ajudo, no que eu quiser e bem entender.

Tentando responder a todos de forma sucinta:

J.R.

Claro que a tua, como qualquer opinião sobre o tema são válidas. Quanto à questão da injecção letal apenas pelos custos, não é de modo algum uma opção a considerar. Contráriamente ao que dizes, não se trata "apenas" de mais um animal. É na nossa percepção mais um membro da família, um verdadeiro amigo. Darias tu uma injecção letal a um grande amigo teu, se te dissessem que ele teria esperança de recuperar, embora isso te custasse algum esforço financeiro???? Para mim não é hipótese válida.

Se acham que o animal ainda terá algumas possibilidades de vir a ter uma vida "razoavelmente" normal..... tudo bem.
Cada um sabe de si.
Ao ler este tópico pareceu-me que a situação era de um certo encarniçamento terapeutico - ANEMIA; INSUFICIÊNCIA RENAL; BACIA PARTIDA....

Mas que tudo corra bem.

P.S. AutoFan -
O meu tópico que citaste não era para acirrar animos.
Nem para dar conselhos do que cada um faz ao seu dinheiro como se depreende facilmente do mesmo.
Faça ao seu dinheiro o que bem entender que o objectivo da minha interpelação "calma" e "pacifica" não era dar conselhos sobre isso.
Então pode substituir 700€ para um gato estropiado e transformar em 700€ numa qq associação como a Abrigo Animal. Se eu ajudo a Abrigo Animal, a Unicef ou vou para os copos emborcar cervejas é problema meu e se tivesse a CALMA de tentar analisar o que escrevi perceberia facilmente o meu intuito.
Que me pareça não faltei ao respeito a ninguém.

Última edição:
Tentando ser isento dos juizos de valor que para aqui se fazem...de acordo com o que tens descrito, estando o gato nos cuidados intensivos e sendo operado à bacia (fundamental para oseu equilibrio e agilidade) e tendo insuf renal, será que não estás, tu e a tua namorada a ser um bocado egoistas, MS?
Não te quero ofender e não sou veterinário mas trabalho numa UCI e vejo o que sofre quem lá está, quanto mais um gato fora do seu ambiente acolhedor...
E de acordo o que tens dito, não me parece que, caso sobreviva, venha a ter um resto de vida feliz (atenção aos veterinários que tentam prolongar a vida do animal a todo o custo...tb há medicos assim...e por vezes as pessoas não a querem/podem prolongar, não sei se me entendes)

Desculpa ser tão frio na analise mas não estará na altura de tu e a tua namorada equacionarem outra hipotese, pensando no bem-estar do bicho, mesmo que tenham que abrir mão de um grande amor como parece ser o vosso?
Abraço

Eu nao concordo tal como ja disse, entao por essa ordem de ideias quem sofre um acidente que o deixe debilitado, tambem lhe deveria ser administrado um injecção letal certo? Eu falo por mim e penso que por muita gente tambem, há pessoas para quem os animais sao a unica companhia, e que tudo fazem para nao ficar sem eles, eu falo por mim que os meus bichos sao parte integrante da familia, se vou de ferias os bichos tambem vao e nunca tive problemas com isso, e tambem tenho uma filhota pequena que se perde-se um dos bichos seria um grande desgosto, tenho uma raça considerada perigosa (2 Rott) que defendem a minha filha de forma louca, se a menina estiver a brincar no jardim aqui de casa e entrar algum estranho eles pura e simplesmente nao deixam que se aproxime da menina sem que eu o diga, tenho tambem 2 gatos, dentro de casa que adoram a minha filha, posso te dizer que nunca a arranharam e ela farta-se de brincar com eles.

Os meus animais sao como familia para mim, o desgosto de perder algum ira ser para mim uma dor identica ao perder uma pessoa chegada, eu sei que existem pessoas que nao nutrem este tipo de sentimentos pelos animais, talvez por más expriencias ou porque simplesmente nao gostam, mas nunca se esqueçam de uma coisa, os animais sao sempre um espelho dos donos.

Nao vou entrar em guerra ou opinioes pessoais acerca do autor do topico porque nao estava la, nao vi, mas uma coisa garanto, um animal nao mereçe morrer so porque requer cuidados medicos, e hoje em dia é possivel os animais ate amputados terem uma boa qualidade de vida basta para isso que haja boa vontade

Mais uma vez digo quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais, pois esses nao traiem a vossa confiança, e estao incondicionalmente lá

Eu nao concordo tal como ja disse, entao por essa ordem de ideias quem sofre um acidente que o deixe debilitado, tambem lhe deveria ser administrado um injecção letal certo? Eu falo por mim e penso que por muita gente tambem, há pessoas para quem os animais sao a unica companhia, e que tudo fazem para nao ficar sem eles, eu falo por mim que os meus bichos sao parte integrante da familia, se vou de ferias os bichos tambem vao e nunca tive problemas com isso, e tambem tenho uma filhota pequena que se perde-se um dos bichos seria um grande desgosto, tenho uma raça considerada perigosa (2 Rott) que defendem a minha filha de forma louca, se a menina estiver a brincar no jardim aqui de casa e entrar algum estranho eles pura e simplesmente nao deixam que se aproxime da menina sem que eu o diga, tenho tambem 2 gatos, dentro de casa que adoram a minha filha, posso te dizer que nunca a arranharam e ela farta-se de brincar com eles.

Os meus animais sao como familia para mim, o desgosto de perder algum ira ser para mim uma dor identica ao perder uma pessoa chegada, eu sei que existem pessoas que nao nutrem este tipo de sentimentos pelos animais, talvez por más expriencias ou porque simplesmente nao gostam, mas nunca se esqueçam de uma coisa, os animais sao sempre um espelho dos donos.

Nao vou entrar em guerra ou opinioes pessoais acerca do autor do topico porque nao estava la, nao vi, mas uma coisa garanto, um animal nao mereçe morrer so porque requer cuidados medicos, e hoje em dia é possivel os animais ate amputados terem uma boa qualidade de vida basta para isso que haja boa vontade

Mais uma vez digo quanto mais conheço as pessoas mais gosto dos animais, pois esses nao traiem a vossa confiança, e estao incondicionalmente lá
Subscrevendo na integra as palavras do Lostfan, pois para mim o meu cão é também parte integrante da família e sem dúvida que faria muito mais por ele do que por muitas pessoas.

Já agora, espreitem este video e digam se os donos deveriam ter desistido.
http://www.youtube.com/watch?v=UXPJJeISuXo

Subscrevendo na integra as palavras do Lostfan, pois para mim o meu cão é também parte integrante da família e sem dúvida que faria muito mais por ele do que por muitas pessoas.

Já agora, espreitem este video e digam se os donos deveriam ter desistido.
http://www.youtube.com/watch?v=UXPJJeISuXo

Já vi varios programas de tv com história deste cão. Se todos os humanos tivessem a mesma força de vontade dele. E digam lá se lel é ou não feliz.

MS, eu naõ disse para o fazerem mas sim para considerarem essa hipotese, certo? O gato só não terá dores, nas condições em que dizes estar, se eventualmente estiver bem sedado. Ora se estiver bem sedado, irá fazer depressão respiratoria e terá que ser entubado. E se for entubado...por aí adiante. Mas acredito que voces sejam suficientemente racionais para verem se o bicho está a sofrer ou não.
Lostfan, parece-me que estás confuso. Falas aí do grande amor aos animais mas haverá amor maior que deixar ir alguem que nós gostamos, quando esse alguem não consegue sobreviver? Parece-me que falas do relacionamento com os animais de uma forma um bocado egoista "fazer tudo para não ficar sem eles" só é valido se o "tudo" não lhes provocar ainda maior sacrificio.
E, pelo que o MS conta, parece-me que o gato está um bocadito mais que "debilitado", não achas? Geralmente ficamos debilitados quando se apanha uma gripe, qd temos um desarranjo intestinal,... Bacia fracturada, anemia e insuf renal é mais que debilitado mas tb não disse para lhe darem a injecção e ponto.

Estive a ler o tópico e gostava de partilhar a minha opinião. Como profissional de saúde acho que o bichinho está a sofrer mais do que se o deixassem ir em paz. Mas isso é mais para o veterinário que para o dono do gato.
Sei que existem muitos meios hoje em dia, mas por favor, olhem para as pessoas a morrer todos os dias à fome, doentes.. vejam o que é a qualidade de "ser humano" e questionem-se pelo valor da vossa espécie. Acho que se entrarmos por aí estamos a esquecer muita coisa que nos fez sobreviver até hoje. A pensar assim, em 100 anos a espécie humana acaba!

Pensem que com "700 euros" compraríamos uma data de vacinas para crianças de países subdesenvolvidos (em troco de um gato, que não sabemos se vai sobreviver com qualidade de vida!), o que nos iria deixar bem psicologicamente pela boa acção e também em termos de saúde pública era um passo para diminuirmos a incidencia de doenças infecto-contagiosas, hoje em dia também emergentes nos países desenvolvidos. Acham que estou a ser insensível? Eu não! [;)]

Faço votos para as melhoras do gato e um abraço sem qualquer tipo de rivalidade ou ressentimento para os donos do animal!

ps: acho que o facto de o condutor ter levado os mínimos foi melhor para o gatinho! Eles ficam cegos com a luz!

Pensem que com "700 euros" compraríamos uma data de vacinas para crianças de países subdesenvolvidos (em troco de um gato, que não !

Qtas vacinas já compraste tu para enviares para Africa? e pk pa africa e pk não para cá para portugal?

Os 700 euros dava para vacinas como davam para beber na noite umas 300 imperiais[:blush:] ou gastar com os devaneios de cada um...[:blush:]

Eu tenho um gato persa...e já gastei com ele em alimentação /areia e o preço do gato em si...mais do triplo de 700euros... se calhar dava para alimentar mtas crianças...mas pronto..

Última edição:
Voltar
Superior