FernandoAc
New member
Depende de muita coisa.É preciso ir ao limite de aderencia para tirar proveito do RWD? Fazer uma curva, com mais velocidade, em que na saida, o carro mantem a trajectoria em vez de, como é comum num FWD, alargar a trajectoria, ja acho tirar proveito do RWD e nao é preciso chegar ao limite.
Ate porque um 320d nao é um carro que va fazer powerslides enormes, mas o equilibrio e a agilidade de um carro RWD com distribuiçao de peso 50/50 é bem mais notaria sem chegar aos limites do carro, do que um FWD com mais peso à frente.
Pessoalmente acho que quanto maior é a distância entre eixos (ou o carro por assim dizer) menos eficaz se torna o FWD.
Um FWD com uma wheelbase mais curta sofre menos desse mal do alargar trajectória, se tiver LSD, bons pneus e for afinado por uma equipa de gauleses ainda menos.
A distribuição de peso 50/50 não é o santo graal para um carro bem comportado, é apenas um meio de atingir um fim mas não é o único meio para tal. No fim de contas o importante é um carro bem afinado e tanto já conduzi carros que parecem desligados entre o eixo frontal e traseiro sejam eles de tracção à frente ou traseira com distribuição de peso mais próxima entre os dois eixos ou não.
Depois é engraçado ler os relatos dos fantásticos BMW RWD (mesmo sendo um 320d) que são assim e assado mas depois na prática quando eu os vou conduzir têm tendência para sair primeiro de frente.