Audes, Bê-émes e Marçedes!

É preciso ir ao limite de aderencia para tirar proveito do RWD? Fazer uma curva, com mais velocidade, em que na saida, o carro mantem a trajectoria em vez de, como é comum num FWD, alargar a trajectoria, ja acho tirar proveito do RWD e nao é preciso chegar ao limite.

Ate porque um 320d nao é um carro que va fazer powerslides enormes, mas o equilibrio e a agilidade de um carro RWD com distribuiçao de peso 50/50 é bem mais notaria sem chegar aos limites do carro, do que um FWD com mais peso à frente.
Depende de muita coisa.
Pessoalmente acho que quanto maior é a distância entre eixos (ou o carro por assim dizer) menos eficaz se torna o FWD.

Um FWD com uma wheelbase mais curta sofre menos desse mal do alargar trajectória, se tiver LSD, bons pneus e for afinado por uma equipa de gauleses ainda menos.
A distribuição de peso 50/50 não é o santo graal para um carro bem comportado, é apenas um meio de atingir um fim mas não é o único meio para tal. No fim de contas o importante é um carro bem afinado e tanto já conduzi carros que parecem desligados entre o eixo frontal e traseiro sejam eles de tracção à frente ou traseira com distribuição de peso mais próxima entre os dois eixos ou não.

Depois é engraçado ler os relatos dos fantásticos BMW RWD (mesmo sendo um 320d) que são assim e assado mas depois na prática quando eu os vou conduzir têm tendência para sair primeiro de frente.

É preciso ir ao limite de aderencia para tirar proveito do RWD? Fazer uma curva, com mais velocidade, em que na saida, o carro mantem a trajectoria em vez de, como é comum num FWD, alargar a trajectoria, ja acho tirar proveito do RWD e nao é preciso chegar ao limite.

Ate porque um 320d nao é um carro que va fazer powerslides enormes, mas o equilibrio e a agilidade de um carro RWD com distribuiçao de peso 50/50 é bem mais notaria sem chegar aos limites do carro, do que um FWD com mais peso à frente.

Esses carros tinham controlos de suspensao, farois diurnos led ou ecras TFT?

Nao faz sentido comparar base com base? :confused: Entao vamos compaar base com versoes quase full-extras? Sim... deve ter isso mais sentido. Se é base, compara-se com base, para estarem os 2 em pé de igual, ai podemos dizer que um Serie 3 comparado com um C5 ou 508, é ou nao despido. Agora, comparar um Serie 3 sem nada, com um C5 Seduction é que nao faz qualquer sentido, as vendas sao irrelevantes.

Estou a comparar um premium segmento D actual com generalistas C com quase 10 anos.
Se fores ao stand virtual encontras com enorme facilidade os modelos que digo com o equipamento referido, alias, para encontrares sem es capaz de ter que procurar. Já nos premium é o contrario.

Sobre o que dizes, controlo de suspensão so me interessa se tiver o resto que digo. As outras coisas que dizes sao de serie até no segmento c actualmente

Esses carros tinham controlos de suspensao, farois diurnos led ou ecras TFT?

Nao faz sentido comparar base com base? :confused: Entao vamos compaar base com versoes quase full-extras? Sim... deve ter isso mais sentido. Se é base, compara-se com base, para estarem os 2 em pé de igual, ai podemos dizer que um Serie 3 comparado com um C5 ou 508, é ou nao despido. Agora, comparar um Serie 3 sem nada, com um C5 Seduction é que nao faz qualquer sentido, as vendas sao irrelevantes.

A questão não é essa, mas sim quando comparáramos um modelo base da bmw por exemplo: série 3 com um modelo generalista da mesma categoria, é que pelo mesmo dinheiro que custam os dois carros, um vem quase vazio e o outro tem os extras todos, essa é a questão.

Estou a comparar um premium segmento D actual com generalistas C com quase 10 anos.
Se fores ao stand virtual encontras com enorme facilidade os modelos que digo com o equipamento referido, alias, para encontrares sem es capaz de ter que procurar. Já nos premium é o contrario.

Sobre o que dizes, controlo de suspensão so me interessa se tiver o resto que digo. As outras coisas que dizes sao de serie até no segmento c actualmente

Afirmaste que o equipamento do Serie 3 actual, ja faz parte de um Segmento C com 10 anos, e mais de metade do equipamento do S3, nem um segmento D com 10 anos tinha, quanto mais um C.

Se o que te faz falta, esta presente num segmento C com 10 anos? Esta... nao sao em todos os carros, em todas as versoes. O normal de um 307, de 2003-2004, nao levavas AC Auto ou sensores de chuva, ai ja tinhas de ir para modelos mais equipados, que os habituais XS.

Mas boa parte do equipamento que mencionei, novamente, nem num Segmento D, quanto mais um C.

A questão não é essa, mas sim quando comparáramos um modelo base da bmw por exemplo: série 3 com um modelo generalista da mesma categoria, é que pelo mesmo dinheiro que custam os dois carros, um vem quase vazio e o outro tem os extras todos, essa é a questão.

Isso nao é verdade, depende do modelo. Novamente, base com base, um C5 actual é mais despido que um Serie 3.

O Serie 3 depois tem mais extras, e mais caros.

Afirmaste que o equipamento do Serie 3 actual, ja faz parte de um Segmento C com 10 anos, e mais de metade do equipamento do S3, nem um segmento D com 10 anos tinha, quanto mais um C.

Se o que te faz falta, esta presente num segmento C com 10 anos? Esta... nao sao em todos os carros, em todas as versoes. O normal de um 307, de 2003-2004, nao levavas AC Auto ou sensores de chuva, ai ja tinhas de ir para modelos mais equipados, que os habituais XS.

Mas boa parte do equipamento que mencionei, novamente, nem num Segmento D, quanto mais um C.

Isso nao é verdade, depende do modelo. Novamente, base com base, um C5 actual é mais despido que um Serie 3.

O Serie 3 depois tem mais extras, e mais caros.

Eu não disse que o equipamento de um serie 3 já fazia parte se um segmento C com 10 anos, estás a interpretar mal.

Disse que as versões base de Premium não incluem extras que considero fundamentais e que já equipavam a maioria dos segmentos C vendidos +- à 10 anos. Dei como exemplo o classe C, não exemplifiquei com BMW serie 3, porque é carro que por muito bom que seja não me diz nada.

Ha extras que se estiverem lá não estorvam, como os que disseste, mas não me servem de nada se não tiver o que considero minimos...

Por exemplo Xenon é secundário, etc etc.

Bem isso do equipamento ha coisas que considero como mínimos qual quer que seja o carro: Must have
Sensor luzes
Sensores chuva
Ac automatico
Radio MP3
Espelho antiencadeamento auto
Bancos rebativeis 60 40
Cruise control

É um bom exemplo de que cada pessoa tem os seus gostos, sendo o que para uns é um "luxo", para outros é um item "indispensável".

Os únicos equipamentos "extra" sem os quais não passo são: fecho centralizado (não precisa ter comando à distância...) e rádio (não precisa ter outras "mariquices" como mp3 e quejandos...).

É um bom exemplo de que cada pessoa tem os seus gostos, sendo o que para uns é um "luxo", para outros é um item "indispensável".

Os únicos equipamentos "extra" sem os quais não passo são: fecho centralizado (não precisa ter comando à distância...) e rádio (não precisa ter outras "mariquices" como mp3 e quejandos...).

Já ouviste falar do progresso e evolução num carro?
Nos dias de hoje é essencial os carros serem mais seguros, e mais práticos com toda a tecnologia que possa dar mais segurança e conforto, é importante pensarmos se em certas situações tivermos um perigo eminente ou situação de perigo de derrapagem ou obstáculo na estrada, o abs, controle tracção ou esp podem salvar uma vida, para não disser muitas mais ajudas que contribuem para a segurança.

Então optimo, para ti qualquer carro serve, podes ter um carro de finais de 80.

Eu não disse que o equipamento de um serie 3 já fazia parte se um segmento C com 10 anos, estás a interpretar mal.

Disse que as versões base de Premium não incluem extras que considero fundamentais e que já equipavam a maioria dos segmentos C vendidos +- à 10 anos. Dei como exemplo o classe C, não exemplifiquei com BMW serie 3, porque é carro que por muito bom que seja não me diz nada.

Ha extras que se estiverem lá não estorvam, como os que disseste, mas não me servem de nada se não tiver o que considero minimos...

Por exemplo Xenon é secundário, etc etc.

Mas aí estás a referir aquele equipamento gordo que se vê nas tabelas. Há muitos outros pormenores que não visíveis na especificação e nos opcionais: abertura remota de vidros, piscas de um só toque, 4 vidros com avertura automática, etc, que muitos segmentos C ainda não possuem.
É nestes pormenores, pouco visíveis, que por vezes alguns modelos fazem diferença.
O auris ST que volta e meia ando, só tem o vidro do condutor automático...

Mas aí estás a referir aquele equipamento gordo que se vê nas tabelas. Há muitos outros pormenores que não visíveis na especificação e nos opcionais: abertura remota de vidros, piscas de um só toque, 4 vidros com avertura automática, etc, que muitos segmentos C ainda não possuem.
É nestes pormenores, pouco visíveis, que por vezes alguns modelos fazem diferença.
O auris ST que volta e meia ando, só tem o vidro do condutor automático...

O que vou dizer é um pouco off-topic, mas como resposta acho que faz sentido.
Verdade. Mas acredites ou não, incomoda me mais a falta dos sensores de chuva, luz, etc etc que referi do que os 4 vidros com Auto, abertura remota de vidros, piscas num so toque..

O meu Auris ST por acaso tem vidros All Auto e tem Piscas num Toque (Dou mais valor à situação dos piscas). A versão do Auris ST a que te referes, tambem não serve para mim, falta-lhe muita coisa e tambem mostra uma coisa.. que as pessoas dão mais valor ao aspecto do que ao equipamento. Por acaso 90% das Auris ST que se ve na rua são versão confort pack sport, passa de jante de 15'' para 17 + vidros fumados (Dando o aspecto quase igual ao da versão mais equipada, só com um ao lado do outro se nota diferenças) e pouco passa disso, por uma diferença de preço ainda bem alta.

Acho inadmissivel que esse nivel de equipamento não traga já os extras que refiro, mas lá está. Um bom exemplo de como encarecer um carro sem subir o preço. E sim é no minimo ridiculo todas as versões não terem o ALL Auto, porque não era isso que encarecia o carro, até mesmo sensores de chuva e de luz..

Mas deste um bom exemplo, eu nunca compraria a Auris ST se não tivesse os meus padroes minimos de equipamento, refiro-me a minimos, porque ha coisas que gostava que tivesse e não tem (Ex: Bancos com regulação eletrica, bancos em couro, etc etc), virava as costas ao carro sem pensar duas vezes e partia para outra marca ou modelo, que correspondesse às minhas exigencias.

Tambem tenho um auris de geração anterior, em que o caso era o oposto, 95% ou mais das vendas eram da versão mais equipada, isto porque lá está... a versão abaixo notava-se a diferença ao longe. Ate que saiu mais um nivel de equipamento intermedio, com o mesmo aspecto da versão equipada, sem controlo de tração nem de estabilidade e sem sensores luz e chuva.

O meu antigo carro, a caminho dos 9 anos, tinha vidros All Auto, abertura remota de vidros (Nunca usei, máximo 2 vezes para fechar), sensores de chuva e de luz e não era a versão full extras (Alias havia 2 niveis acima ainda).

Eu tenho ac bizona e a maior parte do tempo tenho aquilo em manual. Detesto que controlem por mim opções de conforto.
Eu tenho ac bichona nos 2 carros e nunca usei o "Bi-zona", para mim não faz sentido.

Mas a tua frase sobre o auto não faz sentido. O carro não controla nada por ti, se tu defines a temperatura que desejas, não és tu que estás a controlar?

Usar em manual para mim é pouco confortavel, pois tenho que estar sempre a ajustar a velocidade da ventoinha. Ha carros mais eficientes e outros menos nessa gestão.

Para mim AUTO é menos uma coisa para me preocupar, está sempre ligado estou sempre confortavel.

O auto é que está sempre a mudar a velocidade da ventoinha consoante as necessidades. Só defino uma temperatura e velocidade para verao e outra para o Inverno. Até porque a baixa velocidade abro sempre o vidro.

Só valorizo realmente elementos de segurança.

Piscas so de 1 toque também achava inútil ate usar e aquilo em AE da um jeito do caraças.

AC Auto dispenso e ate digo que prefiro manual por 2 razões: raro o Auto que funciona bem e que não me irrite, ligar o carro no verão e disparar o AC e ventoinhas para o máximo é inútil. Depois a quantidade de botões de um AC Auto, para se ter ideia, a C5 cá de casa tem 14 botões, 2 roldanas e 2 monitores. O Xsara tem 3 roldanas e 1 botão. Controlo o AC do Xsara sem tirar os olhos da estrada, tarefa quase impossível na C5.

Não quero mentir mas acho que o Golf IV há mais de 15 anos já tinha isso, pelo menos na versão higline...
Sim tambem tenho essa ideia. Mas a toyota gosta de insistir no Auto so para condutor e no auris, so no nivel de equipamento superior é que colocou All Auto.

O utilizador Whisperdancer estava a referir que a auris st so tinha auto para condutor, só referi que não é totalmente verdade.

O auto é que está sempre a mudar a velocidade da ventoinha consoante as necessidades. Só defino uma temperatura e velocidade para verao e outra para o Inverno. Até porque a baixa velocidade abro sempre o vidro.

Só valorizo realmente elementos de segurança.

Sim não faz sentido valorizar estas coisas num carro sem ABS, TRC, VSC etc. Isso está sempre em 1º lugar.

Sobre o Auto não te define so a velocidade da ventoinha, tambem controla a saida de ar por exemplo.

Conheço muita gente que faz como tu. Por varias razoes:
Não gostam de AC
Não sabem usar
etc.

Piscas so de 1 toque também achava inútil ate usar e aquilo em AE da um jeito do caraças.
Dá muito jeito mesmo. Eu tenho à pouco tempo e uso bastante mesmo. Mas é como muitas outras coisas. Até se ter o 1º carro com isso não se sente falta, ainda assim se andar num carro sem isso adapto-me rapido.

AC Auto dispenso e ate digo que prefiro manual por 2 razões: raro o Auto que funciona bem e que não me irrite, ligar o carro no verão e disparar o AC e ventoinhas para o máximo é inútil. Depois a quantidade de botões de um AC Auto, para se ter ideia, a C5 cá de casa tem 14 botões, 2 roldanas e 2 monitores. O Xsara tem 3 roldanas e 1 botão. Controlo o AC do Xsara sem tirar os olhos da estrada, tarefa quase impossível na C5.
O que referes não sinto muito no meu carro mais velho (6 anos) pois não sou muito calorento e uso temperaturas amenas, mas nesse carro sim, acontece o que referes se usar temperaturas mais extremas. No meu antigo carro, não acontecia tanto, mas o AC era pouco eficaz.
No meu carro mais recente (3 meses) isso não acontece se tiver no modo soft ou mesmo medium.

Dá muito jeito mesmo. Eu tenho à pouco tempo e uso bastante mesmo. Mas é como muitas outras coisas. Até se ter o 1º carro com isso não se sente falta, ainda assim se andar num carro sem isso adapto-me rapido.

O que referes não sinto muito no meu carro mais velho (6 anos) pois não sou muito calorento e uso temperaturas amenas, mas nesse carro sim, acontece o que referes se usar temperaturas mais extremas. No meu antigo carro, não acontecia tanto, mas o AC era pouco eficaz.
No meu carro mais recente (3 meses) isso não acontece se tiver no modo soft ou mesmo medium.

Se há coisas que dispenso, são as luzes e o limpa para-brisas automáticos:

- As luzes tenho sempre em off. Detesto entrar no carro, ligar a ignição e as luzes acenderem logo, principalmente quando são xénon. Depois é ver as luzes a fraquejar enquanto o motor de arranque roda. Saio da garagem, aquilo apaga. Ou seja, o acendimento é inútil e fútil neste caso.
- O limpa párabrisas tenho sempre em off: uso turtle wax nos vidros, e quando começa a chover raramente é necessário ligar os mesmos. E se o vidro tiver pó, basta uns salpicos de nada no sensor para o vidro ficar uma bela porcaria, tendo que forçosamente os limpar com os esguichos, que por si mancham o resto do carro. Alguns deles danificam, com o tempo, os frisos em alumínio por conterem solventes agressivos.

Piscas automáticos, abertura de vidros automática com o comando (muito útil no verão quando o carro está ao sol), vidros automáticos são items que acho bastante interessantes.

Voltar
Superior