Audes, Bê-émes e Marçedes!

Falando por mim, não era capaz de comprar um Mercedes abaixo do segmento D, mas tenho de concordar que um A (imo) é superior a um Megane equivalente a nível de interiores! E contra mim falo, porque já desde o Megane II (que convivi durante 2 anos, e foi pau para toda a obra) que sou fã. Acho um carro equilibrado, e que tem uma boa relação qualidade/preço. Mas o A está uns furos acima... se vale o dinheiro que pedem por ele, isso já é outra conversa! Eu não dava...

Falando por mim, não era capaz de comprar um Mercedes abaixo do segmento D, mas tenho de concordar que um A (imo) é superior a um Megane equivalente a nível de interiores! E contra mim falo, porque já desde o Megane II (que convivi durante 2 anos, e foi pau para toda a obra) que sou fã. Acho um carro equilibrado, e que tem uma boa relação qualidade/preço. Mas o A está uns furos acima... se vale o dinheiro que pedem por ele, isso já é outra conversa! Eu não dava...

Exctamente, e foi isso que quis dizer no meu post. O Megano é um produto com uma excelente relação preço/qualidade já o A não acho. No entanto o A é melhor embora julgo que sejam segmentos diferentes.
E depois disto tudo eu até compraria um Megane.

Exctamente, e foi isso que quis dizer no meu post. O Megano é um produto com uma excelente relação preço/qualidade já o A não acho. No entanto o A é melhor embora julgo que sejam segmentos diferentes.
E depois disto tudo eu até compraria um Megane.

São ambos segmento C.

Curiosamente nunca entrei num dos novos, Mégane ou A.

Isto só prova que grande parte dos portugueses escolhem o carro pelo factor "status". [:D]

Querem lá saber da potência, qualidade, fiabilidade, espaço, ou equipamento.

Isso já é uma doença que nasce com 80 por cento dos portuguêses seja aí seja aqui, eu vejo aqui a quantidade de portugueses que compram BMW, e Mercedes, agora é o festival ocasião, enchem os stands para comprarem em segunda mão, é incrível, preferem um carro usado, que nem sabem quem o conduzia, que comprar um carro mais modesto e novo.

Mas será que o tema tem de ser sempre status. Não posso eu ter 30k para gastar e gostar mais do mercedes:confused:. Ou até saber que daqui a 4 anos o vendo melhor:confused:

Ou quero lá saber se é mais ou menos carro, mas só porque tem aquela estética arrebatadora que eu adoro (por acaso não, mas pronto...[:D]).

Acho errado que se parta sempre da mesma premissa. Há mais cores além do branco e do preto...

E se a mentalidade de alguns em ter que ter um carro da moda para impressionar o vizinho enjoa, a de "velhos do restelo" sempre a ir buscar a mesma conversa como verdade universal, também.[;)]

Cump.

Last edited:
Isso já é uma doença que nasce com 80 por cento dos portuguêses seja aí seja aqui, eu vejo aqui a quantidade de portugueses que compram BMW, e Mercedes, agora é o festival ocasião, enchem os stands para comprarem em segunda mão, é incrível, preferem um carro usado, que nem sabem quem o conduzia, que comprar um carro mais modesto e novo.

Eu acho que a questão do fator "estatuto" e a discussão "novo vs usado" são separadas neste caso.

Veículos com 1-3 anos provavelmente já desvalorizaram imenso face ao valor original e continuam a ser bons carros e atuais. Não vejo mal em ir buscar carro de segmento acima usado se as mais valias justificarem, tendo sempre em conta os encargos adicionais.

Se ha quem compre pelo factor status? Sim... mas também existe quem os compre, porque na maior parte dos casos são carros superiores aos generalistas! E depois? Vou ser crucificado porque comprei um A em vez de um Megane? (no meu caso comprava o Megane e não o A)

Sou o primeiro a admitir não gostar da maior parte da gama que a Mercedes actualmente tem á venda (porque sou um gajo esquisito nisto dos carros, e um pedaço velho do restelo no que toca á Mercedes de antigamente e á mercedes actual), mas caramba, já tive a oportunidade de sentar o traseiro no novo C, e desculpem lá, mas generalista nenhum (segmento D) se chega ao interior daquele carro! O mesmo se passa na Audi, marca que nunca me disse absolutamente nada, mas á qual tiro o chapéu por ter produtos de elevada qualidade. Serei um gajo que só liga ao status por pensar assim?

A P#rra da conversa do status já deu o que tinha a dar, troquem de k7 sff...

Epa essas cabecinhas que estão constantemente com a conversa do status conseguem ser mais tristes do que as cabecinhas (poucas) que realmente compram pelo status. Tenho dito.

O clichê da "compra pelo status" é criado por aqueles que não têm, não querem ou não podem.
Porque ao perguntar o porquê de se ter comprado determinado modelo, há inúmeras razões, mas não me acredito que alguém diga: pelo status.
Pode ser pela imagem de robustez, pelo design, pelo maior valor de revenda, o que não significa "status" (afinal o que é isso do status?)...

O clichê da "compra pelo status" é criado por aqueles que não têm, não querem ou não podem.
Porque ao perguntar o porquê de se ter comprado determinado modelo, há inúmeras razões, mas não me acredito que alguém diga: pelo status.
Pode ser pela imagem de robustez, pelo design, pelo maior valor de revenda, o que não significa "status" (afinal o que é isso do status?)...

E ter um carro que faça parte de um dos 3 deste tópico!

O "status" é a condição ou situação em que a pessoa se encontra. Vivemos numa sociedade de impressões e aparências, o aparentar ter ou ser é normalmente mais importante do que realmente ter ou ser. O que interessa é ser Dr. ou Eng.; é chegar ao restaurante num belo Audi A8; é ter roupa da moda da Armani; chegas mais longe na vida dando lábia ao chefe do que a mostrar bom trabalho; isto só para exemplificar.

A tal "imagem" de robustez que mencionas é a chave disso. Há muitos produtos por aí que têm boa imagem e por conseguinte são percebidos como sendo de melhor qualidade. A qualidade percebida é muito importante para o português, e isso favorece imenso as marcas que já estabeleceram uma determinada imagem por cá, como é o caso da Audi, BMW e Mercedes, mais especialmente as duas últimas que têm conseguido apresentar produtos muito aliciantes para o comum comprador português.

Acho que ninguém que compre um Mercedes pelo estatuto vá dizer que o está a comprar pelo estatuto. Vai falar na "qualidade" associada à marca e noutros pontos semelhantes. O que não invalida que possam ser boas compras, mas da minha experiência não conheço quem goste de carros ditos "premium" pelos verdadeiros diferenciadores.

Agora se o desenho e estilo for tudo para uma pessoa, por exemplo, e só um BMW S1 lhe encher as medidas... porque não? Conheço quem tenha comprado um porque uma noite sonhou com ele (percebe tanto de carros como eu da colheita do marmelo). É um motivo que a mim não diz nada, mas é perfeitamente válido.

O "status" é a condição ou situação em que a pessoa se encontra. Vivemos numa sociedade de impressões e aparências, o aparentar ter ou ser é normalmente mais importante do que realmente ter ou ser. O que interessa é ser Dr. ou Eng.; é chegar ao restaurante num belo Audi A8; é ter roupa da moda da Armani; chegas mais longe na vida dando lábia ao chefe do que a mostrar bom trabalho; isto só para exemplificar.

A tal "imagem" de robustez que mencionas é a chave disso. Há muitos produtos por aí que têm boa imagem e por conseguinte são percebidos como sendo de melhor qualidade. A qualidade percebida é muito importante para o português, e isso favorece imenso as marcas que já estabeleceram uma determinada imagem por cá, como é o caso da Audi, BMW e Mercedes, mais especialmente as duas últimas que têm conseguido apresentar produtos muito aliciantes para o comum comprador português.

Acho que ninguém que compre um Mercedes pelo estatuto vá dizer que o está a comprar pelo estatuto. Vai falar na "qualidade" associada à marca e noutros pontos semelhantes. O que não invalida que possam ser boas compras, mas da minha experiência não conheço quem goste de carros ditos "premium" pelos verdadeiros diferenciadores.

Agora se o desenho e estilo for tudo para uma pessoa, por exemplo, e só um BMW S1 lhe encher as medidas... porque não? Conheço quem tenha comprado um porque uma noite sonhou com ele (percebe tanto de carros como eu da colheita do marmelo). É um motivo que a mim não diz nada, mas é perfeitamente válido.

E que diferenciadores são esses?

Confesso que não concordo nem entendo esta argumentação!

Há quantos anos o Série 3 da BMW é líder do seu segmento (mesmo incluindo generalistas) em diversas partes da Europa? Como é que explicas o sucesso do trio alemão nos EUA?

Serão os Portugueses alguma "raça rara" que aprecia as marcas deste tópico, ou elas fazem algo que gera um apelo enorme a nível global? :confused:

Eu (que nem sou o maior fã da BMW como marca) pergunto onde está nos generalistas a concorrência para um M5, uma versão AMG ou mesmo uma RS6?
Qual é a marca generalista que tem uma gama tão vasta e ao mesmo tempo com extremos tão elevados como uma Mercedes?

Esses carros mais "especiais" podem representar uma fatia pequena de mercado, mas fazem parte da imagem do produto e da capacidade técnica da marca. Uma Audi A6 2.0 TDI não tem o motor, a suspensão, ou os pormenores de uma RS6.
Mas partilha muita da base de qualidade em materiais e acabamentos.

Qual foi o Renault, Citroen, Ford ou Opel que alguma vez fez frente em qualidade real a um Mercedes w211 (podemos ir para os mais recentes ou mais antigos)?

Qual foi o carro generalista que alguma vez tentou sequer chegar ao nível de um Mercedes S?
E isso foi há quanto tempo atrás???
E os que tentaram, conseguiram-no realmente?

Nós não podemos olhar todos para os automóveis da mesma forma, e não podemos valorizar todos as mesmas coisas num automóvel. Nós nem sequer podemos valorizar as mesmas coisas num automóvel à medida que a nossa vida, gostos e prioridades vão avançando!

Não nos vamos enganar e pensar que alguns carros premium não sejam comprados também pelo lado do prestígio pessoal. A partir do momento em que alguém "aponta" esse dedo a quem compra um premium, está a ser o primeiro a fazer esse reconhecimento.

Mas os produtos premium (seja nos automóveis ou noutra coisa qualquer) têm de ter algumas qualidades que os diferenciem, ou não gozarão dessa imagem por muito tempo.
É verdade que alguns metem a "pata na poça" em grande com alguns produtos, mas conseguem não sofrer muito na imagem porque depois vão tentando gerir os problemas pontualmente de um modo mais "atento" e individual do que muitos generalistas.

Mas não vamos rebaixar a inteligência do nosso povo, especialmente com coisas em que estamos longe de ser únicos. :)

Melhor construção, melhor tratamento / atendimento ao cliente, maior atenção ao detalhe nas pinturas e acabamentos, qualidade de insonorização, longevidade das peças, extras exclusivos...

O que quer dizer, longevidade no teu modo de ver?
O que quer dizer extras exclusivos no teu modo de ver?
O que quer dizer melhor atendimento ao cliente no teu modo de ver?
De resto estou de acordo contigo!

Back