Audes, Bê-émes e Marçedes!

Neste tópico prefere-se destacar a importância da inveja, ao peso financeiro que 20 e tal por cento dos veículos vendidos em Portugal serem para veículos mais caros que a média dos segmentos.

Assim se vê a importância que o Português dá às coisas e no marasmo que este País se tornou... Sintomático... :sh)

O que é que o título do tópico e o assunto/conteúdo em discussão aqui têm a ver com a % de vendas destas marcas, referida na notícia?

Participas ou costumas ler muitos forúns/blogs/etc internacionais? Não vês tópicos do atum e do status com dezenas e dezenas de posts.

Não noutros países também se comenta o carro do vizinho com duas diferenças. A primeira é menos expressibilidade na inveja (não saudável) a segunda e principal é que não costumam andar a ver se foi a crédito, a pronto, com ou sem refeições de atum....por ventura podem questionar o income » outcome numa perspectiva fiscal e de protecção do contribuinte.

Sem stress, só fico sempre sugestionado para tanta "preocupação" com a propriedade alheia e privada, em vez de andarem preocupados com a vossa vida e do país. Prioridades que o resto dos Europeus também têm invertidas em relação aos Portugueses....

Ainda bem que conheces os outros fóruns todos europeus. Eu não. Só frequento este e mais 3 ou 4 todos portugueses.[;)]
O resto que disseste passa-me completamente ao lado se foi para me atingir, até porque o meu dia a dia não me permite ter esse tipo de preocupações. Fosse tudo especular quem fez crédito ou come atum. Eu até sou dos que como atum e tenho um não-premium.[;)]

As vezes que já fui molestado por ter um 3008... " com o preço disso compravas um BMW, Mercedes ou um Audi xpto"

E como me senti incomodado por ouvir estes comentários comprei um Audi! perdão seat!

e depois como comprei um Audi já não sou criticado, mas a gasolina...:sh)

é assim as pessoas encontram sempre um defeito qualquer faz parte[:D]

Acho que o factor essencial na compra de um carro (e neste contexto, é mesmo ser um premuim) para algumas pessoas, é a imagem que vai passar para a sociedade! Muitas das vezes as pessoas experimentam um generalista e gostam... mas a "imagem" de o colega de trabalho, ou o vizinho, olhar de lado, pesa na decisão de algumas pessoas. Cada um é como é... eu felizmente nao sou assim... eu gosto mesmo é de experienciar esta bela criação do homem![;)]

Dou-vos o meu exemplo: No tempo em que estava a acabar de tirar carta, aqui em casa tinhamos um Vitara e uma L200 cabine dupla simples. Quando me apanhei com a carta, o que me dava mesmo gozo era conduzir! Cheguei a andar muitas vezes nas voltinhas da cidade, de Mitsubishi Canter de 94 todo sujo de terra [:cool:], e sei que algumas pessoas olhavam de lado, mas era mesmo conduzir o que queria[:D]. Cheguei a ir só no carro(L200) ao cinema, porque os amigos que iam comigo tinham vergonha de entrar num parque de estacionamento de um shopping, e ter de sair de uma furgoneta. Podem pensar que é mentira... mas é a mais pura das verdades! Já me fez mais confusao este tipo de pensamento... agora nao me diz nada.
Isto tudo para quê... para vos dizer que hoje em dia tenho um chamado premium (termo que a mim nao me diz nada), um furgao peugeot, e o meu mais que tudo Vitara. Durante a semana ando sempre de furgao... e nunca me importei com o que os outros pensam.
Num forum como o autohoje, sempre pensei que a genese dos users fosse apaixonados por carros... pelos visto tenho andado enganado.

Última edição:
Vejo aqui tanta gente a atacar o autor do tópico de forma tão feroz que até mete impressão.
A notícia existe. Ele pô-la aqui, qual é mesmo o problema? Não se pode comentar a notícia? Não gostam não venham comentar, tão simples quanto isso.
Só em Portugal é que se comentam os carros dos vizinhos do lado, querem ver? Isso é normal do ser humano, não do português.
Vocês andam todos stressados de caraças....relaxem.
Não, não tenho um carro premium, mas gostava de ter um dia. Destes três quero um BMW, mas com o N47 é que não![:cool:]

Infelizmente não sou o gajo que ainda não reclamou o euromilhões, senão amanhã já ia encomendar uma data de premiuns! O primeiro era logo um M4.[;)]

Edit: Adoro atum. Ainda ontem comi uma lata do Ramirez, que já não comia à muito, e soube mesmo bem. Mas secalhar ainda é pouco...nunca mais chega para um Premium![:D]

Basta ler o titulo para perceber que a intençao nao é comentar, foi um flame, se nao quer levar com ataques, nao abrisse um topico de flame deste genero.

E nao é em todo o lado que se fala tanto das coisas que os outros têm, a maioria, esta-se a borrifar para isso, nos ca é que prestamos mais atençao ao vizinho que a nos. Felizmente, ha muita gente que nao ha assim, mas outras...

Os portugueses não se preocupam com o país porque o país tambem não se preocupa com eles.

Bom, agora o que disseste até faz sentido mas....tambem há muita gente no seu BMW que faz logo considerações sobre um condutor que ande de Ibiza, Saxo CUP, Honda civic dos anos 90, etc....portanto deixa lá, é comum ao ser humano.

Considerações sobre modelos específicos (por norma alterados) e respectivos estereótipos derivados dos comportamentos na estrada
VS
considerações sobre todo um conjunto de marcas e respectivos encargos com atum ou preocupação com pseudo aparências.

O primeiro como já disse é discutido lá fora e tem ponta por onde se lhe pegue, o segundo é a típica "conversa" à portuguesa...senão percebeste ainda a diferença, passa a frente »

Última edição:
Ainda bem que conheces os outros fóruns todos europeus. Eu não. Só frequento este e mais 3 ou 4 todos portugueses.[;)]
O resto que disseste passa-me completamente ao lado se foi para me atingir, até porque o meu dia a dia não me permite ter esse tipo de preocupações. Fosse tudo especular quem fez crédito ou come atum. Eu até sou dos que como atum e tenho um não-premium.[;)]

Conheço/leio alguns locais de discussão automóvel fora do rectângulo, mas principalmente já vivi lá fora e sei a diferença pensamentos/comentários se aparecer com um carro porreiro num café ou num pub[;)]

Atingir? Só contra argumentei o que escreveste[;)]

BMW, Mercedes e Audi têm mais de um quinto do mercado automóvel nacional - Expresso.pt

Os carros com maior preço e menor rating de fiabilidade (há muito online por onde procurar) crescem como os mais escolhidos em Portugal. Até suplantam as tradicionais Ford e Citroen.
Pelos vistos a pseudo imagem "premium" alemã funcionou, mesmo com correntes partidas, incêndios e reparações caras, preços de manutenção elevados, pouca garantia e preços de compra enormes.
O mais curioso é que se todos têm premium, então não é raro nem incomum, é mesmo carro banal![:)]
Será que esta escolha não reflecte a mentalidade nacional pequenina?

Se são assim tão comprados, se há assim em tanto número...então claro que há mais avarias, há um universo maior por onde se avariar...gostava de ver proporções entre vendidos e avarias ;)

O problema é que não sabes nem percebes o conceito de premium. Premium não é sinónimo de raro ou incomum, mas sim de um produto que possui qualidade acima da média. E a verdade (dura para alguns) é que a audi, mercedes e bmw tem uma qualidade acima da média e superior às marcas apelidadas de generalistas.
Não se deve confundir qualidade com fiabilidade.
Premium é marketing para incautos que "emprenham de ouvido" pela publicidade. A fiabilidade e segurança num carro de série são o fundamental, o mais básico. Diria que, mesmo nas suas especificidades, tal se aplicaria em quase tudo, até automóveis de corrida.
(Na tua lista não estavam carros japoneses, deverias acrescentar.)

Vale o que vale, eis o ranking por marca (creio que o Bioshock o pediu): http://www.reliabilityindex.com/manufacturer

Este tópico serviu a sua função: já se confundiu "há" com "à" em letras do Quim Barreiros enquanto se falava de atum de lata, gajas e carros premium. Um poster de uma mamalhuda em topless com cabeleira à 80's, cheiro a óleo e a RFM/Renascença em altos berros de um rádio portátil e estamos no local onde terminam grande parte dos carros deste país ao fim de uns anitos (talvez com uma incidência maior para certas marcas gourmet). :D

Última edição:
Premium é uma treta de marketing para incautos que "emprenham de ouvido" pela publicidade. A fiabilidade e segurança num carro de série são o fundamental, o mais básico. Diria que, mesmo nas suas especificidades, tal se aplicaria em quase tudo, até automóveis de corrida.
(Na tua lista não estavam carros japoneses, deverias acrescentar)

Este tópico serviu a sua função: já se confundiu "há" com "à" em letras do Quim Barreiros enquanto se falava de atum de lata, gajas e carros premium. Um poster de uma mamalhuda em topless com cabeleira à 80's, cheiro a óleo e a RFM/Renascença em altos berros de um rádio portátil e estamos no local onde terminam grande parte dos carros deste país ao fim de uns anitos (talvez com uma incidência maior para certas marcas gourmet). :D

Claro que sim... para que nunca meteu o rabo num Mercedes ou BMW, é isso... ou para quem nao tem os € para um.

http://odivelas-odivelas.olx.pt/mercedes-classe-e-200-kompressor-163cv-gpl-iid-465886677

Premium e fiavel. Tem de haver agora o lidar com a cena [:cool:]

Nem que fosse num taxi, todos já metemos o rabo num Mercedes. Esse anúncio é o primeiro que quereria encontrar a procurar carro usado. [:D]

Entao confirma-se que premium ser treta é falta de € para ter um. Ate porque Premium nao é so Audi, BMW ou Mercedes, Jaguar é premium... quem é que se importava de ter um XF? Ou um XJ? Pois... o facto é que o pessoal la vai criticando as 3 Alemãs, mas elas la vao vendendo cada vez mais.

O Taxi com 1.000.000km prova que dizeres que as marcas premium nao sao fiaveis, é um disparate. Tem problemas agora? Têm, quais as marcas que nao têm? Ate a Toyota tem vindo cada vez mais a ter problemas, nao faz dela pouco fiável.

Fomos um País habituados durante um bom tempo a não ter nada ou quase nada. Daí que, quando nos vemos com um pouco mais de dinheiro no bolso, temos tendência a alavancar e a comprar tudo do caro porque é bom. mas o mais caro não é necessariamente melhor.
É verdade, mas também é verdade que o melhor raramente é barato.

Já fiz muitos KM de Kangoo, e nunca dei conta de tal coisa.
Aqui há uns anos ainda cá tinha em casa um AX branco da primeiras série, esse carro por uma razão ou outra nunca foi vendido e, como funcionava muito bem, ainda era usado como carro de serviço doméstico. Um belo dia resolvi adotar essa carro durante umas semanas... Foi um espetáculo! Posso-vos garantir que sociologicamente é uma excelente experiência.

Outra vez sai da empresa para ir dar um mergulho à Caparica e fiz uma coisa que nesse tempo fazia com alguma frequência, levei uma Transit. A desgraçada acabou por "atascar" no estacionamento da praia e foi um simpático senhor com um 4x4 que me desenrascou. A parte gira foi quando eu agradeci e ele com um simpático sorrido me disse "Tenha cuidado, se o seu patrão descobre o que anda a fazer com a carrinha..."

Outra gira era a daquele casal jovem que nos anos 1990 ia em Agosto passar umas semanas num belíssimo hotel de 5 estrelas no Algarve... O seu carro era uma luxuosa carrinha volvo... No fim do período de férias lá apareciam os pais para pagar a conta... Fazendo-se transportar num daqueles renaults meio carro, meio carrinha.

As coisas que eu já vivi...

Por tudo isso reconheço que as pessoas têm uma relação com os carros estranha, fazem sacrifícios que eu não compreendo para acederem a uma imagem social que muitas das vezes é equivoca.

Outra coisa interessante e irónica. É que muitas vezes quem mais tem é quem menos gasta em carros, desde logo porque boa parte das vezes o poder financeiro pessoal anda a par com a compra do carro pela empresas. Já ouvi amigos meus afirmarem orgulhosamente nunca na vida terem tido de comprado um carro. Cá está um conceito diferente de "status". :)

Última edição:
Por tudo isso reconheço que as pessoas têm uma relação com os carros estranha, fazem sacrifícios que eu não compreendo para acederem a uma imagem social que muitas das vezes é equivoca.

Eu concordo com o que escreveste.

Mas pegando neste bocadinho, também podemos ver isto de outra forma, as pessoas trabalham, esforçam-se, dedicam-se para aceder a uma vida melhor e isso também se expressa nos pequenos sinais, como andar bem vestido e limpo (em oposição a quem tem trabalho de operário), em ter um carrinho composto, o seu telefone, frequentar sitios bonzinhos, etc.

Vejo isso com alguma naturalidade.

Considerações sobre modelos específicos (por norma alterados) e respectivos estereótipos derivados dos comportamentos na estrada
VS
considerações sobre todo um conjunto de marcas e respectivos encargos com atum ou preocupação com pseudo aparências.

O primeiro como já disse é discutido lá fora e tem ponta por onde se lhe pegue, o segundo é a típica "conversa" à portuguesa...senão percebeste ainda a diferença, passa a frente »

Sim eu percebi, e há muitos que compram um 318 TDS com 300 mil KM de 1995 porque dá mais " paleta " do que um Punto Evo de 2010.

Ora bem, há sempre quem goste de ostentar carros, roupa, telemoveis, férias no facebook, etc. Nada de novo.

Entao confirma-se que premium ser treta é falta de € para ter um. Ate porque Premium nao é so Audi, BMW ou Mercedes, Jaguar é premium... quem é que se importava de ter um XF? Ou um XJ? Pois... o facto é que o pessoal la vai criticando as 3 Alemãs, mas elas la vao vendendo cada vez mais.

O Taxi com 1.000.000km prova que dizeres que as marcas premium nao sao fiaveis, é um disparate. Tem problemas agora? Têm, quais as marcas que nao têm? Ate a Toyota tem vindo cada vez mais a ter problemas, nao faz dela pouco fiável.

Vocês têm um trauma qualquer.

O pessoal tanto critica a BMW ou Audi como critica a Fiat ou a Citroen. E olha que em muitos casos nunca meteram o rabo num dos exemplos que referi.

Então, o que tu constatas e bem, é válido para todas as marcas. Dor de corno? Não me parece. Ter dor de corno de um 320D é tão surreal como o dono do 320D ter dor de corno do meu C5 ter mais espaço e ser mais confortável. Duvido que tal aconteça.

Eu concordo com o que escreveste.

Mas pegando neste bocadinho, também podemos ver isto de outra forma, as pessoas trabalham, esforçam-se, dedicam-se para aceder a uma vida melhor e isso também se expressa nos pequenos sinais, como andar bem vestido e limpo (em oposição a quem tem trabalho de operário), em ter um carrinho composto, o seu telefone, frequentar sitios bonzinhos, etc.

Vejo isso com alguma naturalidade.
Absolutamente de acordo! Por isso também me parece abusivo generalizar afirmando que todas as pessoas que investem num bom carro o fazem pelo status.

Como antes escrevi, o melhor raramente é barato. Um bom hotel, um bom barco, uma boa casa, uma boa refeição, um bom charuto, etc... Geralmente são caros e por isso é natural que um apreciador acabe por gastar bastante dinheiro nessas boas coisas da vida que dificilmente são de borla. Portanto esses gastos são frequentemente efetuados pelo prazer de gozar as coisas boas da vida, mas por não entendidos podem ser vistas como simples manifestações de poder financeiro.

Voltar
Superior