Audes, Bê-émes e Marçedes!

O aumento das vendas da BMW , Mercedes e Audi deve-se ao facto de estas marcas terem entrado em segmentos onde nunca tinham entrado anteriormente apenas isso, não tem a ver com status nem com fiabilidade . Depois o grande erro das marcas generalistas foi fabricarem carros para competir com estas 3 marcas e apresentam carros com preços pouco inferiores aos BMW , Mercedes e Audi . Exemplo : BMW 116d - 29000 eur , Audi A3 1.6TDI - 28000 eur

308 HDI - 26000 eur , Golf 1.6 TDI - 26000 eur , Megane 1.6dci - 28000 eur .
Olhando a estes valores é normal muitos clientes comprarem os possiveis " premium "

Esse preços não estaram mto influenciados que me lembre um gold 1.6tdi começa nos 23000 e qualquer coisa... ou já esta estas a falar preço final? é k um audi a3 1.6 tdi preço chave na mao versão base são quase 32000...

Os Portugueses têm a qualidade de gostar de boas máquinas.

Faz parte da nossa forma de apreciar a vida, boa mesa, bons vinhos, mulheres quentes e boas máquinas.

Um carro alemão é tão bom como qualquer outro de segmento equivalente. Tudo depende é daquilo que mais se aprecia num carro. É esse o ponto chave.

Mas por acaso o user que criou o tópico até tem alguma razão.

As pessoas dão um valor social ao carro que há muitos anos não me para de surpreender, as conclusão que se tiram ao se ver uma pessoa a conduzir um carro A, B ou C é um fenómeno que muito gostaria de estudar. Sinceramente. :)

É.

O problema aqui não é os carros. O problema aqui é as pessoas daram demasiado valor a bens e pouco aos valores morais.

Lá está, quem diz carros diz viagens, telemoveis, etc. Mesmo que tenham que passar " por cima " dos outros.

Eu vejo a questão assim:
( e cada um vê como quer!)

Tenho dinheiro ( só assim compro carro)

Analiso a minha necessidade ( modelo, segmento etc)

Neste leque vou procurar os modelos em questão e testo, se gostar não olho a marcas

Posso pagar?
Não? Então vou novamente analisar os modelos!

Sim? Tá feito

Curiosamente conheço algumas pessoas assim. Compraram por status.

O primeiro tem um BMW e numa ocasião em que o levou à revisão e não tinham carro de substituição foi de taxi para o trabalho. Disse-me taxativamente que não podia levar o VW Polo para o trabalho por motivos de prestigio.

Outro caso é um familiar meu que comprou um 320d mas que se sente muito desconfortável. O sr já é um pouco velho, reformado, e custa-lhe entrar e sair do carro. Acha-o acanhado e desconfortável mas... tem de ser. Aconselhei-o a trocar de jantes para umas mais pequenas por causa da coluna. [:D]

Um terceiro comprou um Audi para se divorciar. Ou seja, comprou um Audi, engatou uma miuda com metade da idade e divorciou-se. A sério [:D]

Portanto há casos de pessoas que compram por status.

Mas isso não tem mal nenhum... o importante é ser feliz e cada um tem a sua forma de o ser. Cada um tem os seus sonhos e objectivos.

Quem sou eu para criticar, já fiz coisas bem mais reprováveis na minha vida. E então?

Desde que não prejudique ninguém, cada um faz o que quer. Mas sinceramente, muita gente não sabe o que é ser feliz.

Ninguém é 100% assim.

Se tivesses que andar por exemplo com um Renault Kangoo durante uns dias ías ver que às vezes acharias graça Às reacções das pessoas e às vezes se calhar algum constrangimento. [;)]

Já fiz muitos KM de Kangoo, e nunca dei conta de tal coisa.

Mas sim, ninguém é 100 % blindado.

Confesso que se alguem me emprestasse um carro todo tunningado, eu me ia sentir com vergonha de andar com ele e constrangimento pelas reacções.

Agora, se eu andasse de Ferrari, é claro que não esticava o pescoço para olharem para mim mas iria com certeza gostar de ver os olhares de tanta gente. Mas uma coisa é um ferrari, agora um Classe C ? LOL

Também concordo e digo mais ...
O problema desta po**a é do Afonso Henriques [:D]
Ah e tal ...sacana quis bater na mãe e começou logo com cenas de ter o país dele e o camandro [:D]
Ele pode ter o país dele e a malta não pode ter uns "Marcedes" powered by Renault querem ver ?

Por acaso queria ver as reacções das pessoas ao ver um A180 CDI com kit estético desprtivo e depois na traseira a dizer " powered by renault "
LOL

Isso não é uma verdade absoluta. Se uma dessas marcas lançar um carro com qualidade inferior não está na mesma na categoria dos premium?

O antigo classe A não era um exemplo de qualidade.

O Mercedes Citan tem mais qualidade que um Kangoo?

Estamos a falar de marcas, não de modelos específicos. Se a fiat lançar um topo de gama xpto com mais qualidade que os premium alemães não transforma a fiat numa marca premium. Além de que o conceito premium é construído ao longo de várias décadas... Não chega um produto e uma geração de produtos de excelência para transformar uma marca generalista numa marca premium. E isto encaixa em qualquer tipo de negócio.
Além do mais o conceito premium é um longo caminho que tem que ser construído e desenvolvido pela própria marca, não só ao nível da qualidade da produto, mas também em factores inerentes ao negócio como o posicionamento da marca, rede de distribuição, marketing etc. A citroen por exemplo está a tentar criar uma marca premium com os modelos/submarca DS. E a nível de produto até tem conseguido, falta é o resto...

No caso do classe A a mercedes entrou no segmento dos monovolumes compactos. Em 1997 quantos carros havia neste segmento? Sinceramente só me lembro da Scenic. Era um carro "fraco" para os padrões da Mercedes? É verdade que era, mas não sei se face ao mercado e ao segmento em que se inseria se estaria assim tão mal posicionado. Além do mais o mercedes classe A foi o primeiro mercedes com motor e tracção dianteira e formato monovolume compacto, sendo que tudo isto tem os seus custos para a marca. De qualquer forma, como disse anteriormente, não chega um produto para colocar a marca no topo do mercado ou na base do mesmo.
Quanto aos carros comerciais, não comento porque não os conheço.

O aumento das vendas da BMW , Mercedes e Audi deve-se ao facto de estas marcas terem entrado em segmentos onde nunca tinham entrado anteriormente apenas isso, não tem a ver com status nem com fiabilidade . Depois o grande erro das marcas generalistas foi fabricarem carros para competir com estas 3 marcas e apresentam carros com preços pouco inferiores aos BMW , Mercedes e Audi . Exemplo : BMW 116d - 29000 eur , Audi A3 1.6TDI - 28000 eur

308 HDI - 26000 eur , Golf 1.6 TDI - 26000 eur , Megane 1.6dci - 28000 eur .
Olhando a estes valores é normal muitos clientes comprarem os possiveis " premium "

Só que os chamados premium muitas vezes trazem é pouco equipamento por esse preço.

Lembro-me que há uns anitos o user " Momentos " comprou um Golf VI 1.6 TDI 105cv DSG e carregadinho de extras, bancos em pele, etc. Na verdade o interior ficou fantástico e nada tinha a ver com um vulgar golf confortline. No entanto largou 37 mil euros !!!!

Quem cria a fantasia do status são pessoas com tu que valorizam e comentam esta situação. És tu que olhas, és tu que demonstras um pouco de dor de coto. No fundo, são pessoas como tu que fazem felizes alguns proprietários de carro destes.

Nunca vi nenhum proprietário de BMW dizer que comprou por status... Admito que alguns o façam mas não generalizao.

Compram porque gostam do carro.

Seria o meu caso, se eu comprasse um BMW. Sempre gostei da marca, desde pequeno - altura em que, como devem imaginar, nem a palavra status conhecia, quanto mais saber o seu significado...

Hoje quase tenho medo de um dia comprar um BMW, pois fico logo com a imagem de "pato bravo" colada! :sh) [:D]

Os Portugueses têm a qualidade de gostar de boas máquinas.

Faz parte da nossa forma de apreciar a vida, boa mesa, bons vinhos, mulheres quentes e boas máquinas.

Essa 1ª afirmação é pura e simplesmente falsa.
Basta ver as motorizações que mais vendem por cá e a cultura automóvel do "average Joe" Tuga. :sh)

Estamos a falar de marcas, não de modelos específicos. Se a fiat lançar um topo de gama xpto com mais qualidade que os premium alemães não transforma a fiat numa marca premium. Além de que o conceito premium é construído ao longo de várias décadas... Não chega um produto e uma geração de produtos de excelência para transformar uma marca generalista numa marca premium. E isto encaixa em qualquer tipo de negócio.
Além do mais o conceito premium é um longo caminho que tem que ser construído e desenvolvido pela própria marca, não só ao nível da qualidade da produto, mas também em factores inerentes ao negócio como o posicionamento da marca, rede de distribuição, marketing etc. A citroen por exemplo está a tentar criar uma marca premium com os modelos/submarca DS. E a nível de produto até tem conseguido, falta é o resto...

No caso do classe A a mercedes entrou no segmento dos monovolumes compactos. Em 1997 quantos carros havia neste segmento? Sinceramente só me lembro da Scenic. Era um carro "fraco" para os padrões da Mercedes? É verdade que era, mas não sei se face ao mercado e ao segmento em que se inseria se estaria assim tão mal posicionado. Além do mais o mercedes classe A foi o primeiro mercedes com motor e tracção dianteira e formato monovolume compacto, sendo que tudo isto tem os seus custos para a marca. De qualquer forma, como disse anteriormente, não chega um produto para colocar a marca no topo do mercado ou na base do mesmo.
Quanto aos carros comerciais, não comento porque não os conheço.

Concordo com tudo o que dizes e era precisamente ai que queria chegar.

A mercedes bmw e audi são premium porque atingiram esse estatuto ao longo do tempo.
Outras marcas lançam divisões premium como lexus infinity acura.

Pessoalmente admiro premiuns bem equipados, até porque muitas vezes sao essas marcas que vão á frente em algumas coisas, mas para isso é preciso abrir os cordões a bolsa

o que eu penso que exista e ha e muito sao pessoas comuns como todos nos que precisam de um carro para a familia e depois compram um serie 3 com jante de 18 e suspensao desportiva e queixam-se de que o carro é duro e rijo e etc quando podem ter o mesmo carro com uma jante de 16 com muito mais borracha e conforto !!atençao que a parte do bmw aplica-se a todas as marcas!nao me venham aqui os bmw lovers pegar-me o fogo!isso de o meu é maior que o teu sempre ira existir mas que existem abusos absurdos existem

A citroen acabou com o C6, a peugeot com o 607.. não é de um dia para o outro que se constrói uma marca mas é de um dia para o outro que se consegue destruir.
Nao estou aqui a defender A ou B so quero dizer que isto é apenas o resultado do facto das ditas marcas premium comerem as margens das marcas generalistas. Ha 2 anos escrevi aqui neste forum que julgava que os generalistas tinham que atacar em força segmentos onde normalmente perdiam dinheiro (segmento E e para cima) caso contrario veriam as marcas estabelecidas nesses segmentos a fazer downsizing..

E repare-se: um serie 1 ao preço de um megane. portanto se o S1 é premium ou não é outra discussão, agora que marcas que antes nao olhavam para segmentos mais baixos e mais baratos estão a atacar com força o que outrora era terreno de marcas generalistas.

portanto é normal audes beémes e marcedes ocuparem a posição que ocupam. obviamente que em muito contribui o audi/seat/vw/skoda tudo igual muda o simbolo, os bmw com motor bm/psa e afins e os marcedes com motor renô p.ex.

Last edited:
Esse é um caso normalíssimo. Refiro-me mesmo a quem ganhe 3-5.000€ ou mais e que ande com clios 1, puntos mk1, ax...ou mesmo nem tenha automóvel!
São opções de vida, de pessoas a quem o automóvel passa ao lado, mas que curiosamente têm uma vida fantástica.
E posso dizer que nos casos que conheço têm uma actividade mental de elite.
o que é uma actividade mental de elite?

Back