Muito Bom
Muito Bom
Li integralmente o tópico e estou abismado com algumas opiniões distorcidas da realidade.
Tenho um A2 1.4 TDI 75cv Ambiente (2002), faço bastantes quilómetros e nunca tive um problema.
Confesso que quando surgiu não foi amor à primeira vista, achei-o aliás bastante feio, mas após conhecer melhor o carro a treinar um pouco a mente e o olhar acho-o hoje em dia um carro elegante e muito actual. O problema foram as linhas demasiado arrojadas que hoje em dia são a linguagem da maioria dos compactos. O carro tem prestações muito aliciantes, o consumo é 0,7 litros superior ao anunciado, estando num patamar entre os 4,5L e os 5L/100km, velocidade máxima atingida em recta 205 km/h, chega aos 190 km/h com muita facilidade e sem problemas de estabilidade. A altura do carro pode parecer um problema para alguns mas o ganho está o espaço que se respira no interior, quando falam de problemas em curva, existem duas ferramentas que nos ajudam, uma delas é o controlo de tracção de série que corrige excessos (podendo ser desligado) e a outra é o bom senso pois estamos a falar de um carro relativamente pequeno, muito leve e com o centro de gravidade um pouco alto. Nunca tive nenhum susto de maior e mesmo em excessos em curva portou-se muito bem. O conforto é qb para um carro do género, tem bastante espaço interior e a versão de 4 lugares é bem mais confortável atrás devido ao tamanho dos bancos. Os materiais eram bastante bons na época embora não os considere ainda hoje desvalorizados mas claro que a linha de concepção interna está desactualizada mas é apelativo ainda hoje. A bagageira tem uma capacidade fantástica muito acima da média embora não aparente.
A suspensão é um pouco dura mas como seria de esperar para um carro de cidade.
Os únicos problemas que eu encontro no carro são o valor da manutenção, nomeadamente o tempo para as operações mecânicas, gasta-se muito tempo a desmontar forras para chegar aos locais onde estão os componentes consumíveis. Em termos de avarias nada de anormal, um ou outro problema eléctrico nos sensores dos fechos de portas.
Erros de concepção: pouco ângulo de abertura das portas traseiras o que torna por vezes incomodo para quem tem filhos colocar o ovo ou mesmo a criança na cadeira, devia ter mais um bocadinho de abertura. Depois de tirar o capo não sabemos bem onde e como o pousar. O auto rádio sofre do problema dos auto rádios da Audi, o botões ficam lascados e o botão do volume avaria (solução um auto rádio normal). O óculo traseiro não tem escova para limpar o que faz com que nos dias de chuva se suje bastante.
Em suma, um carro com muito boa qualidade no seu segmento, que tem uma desvalorização reduzida, muito original, divertido de conduzir, despachado no transito e para gente com mente aberta.