Audi A2 - Opiniões

Eu conduzia um a 190... nunca capotei.
andavas num a 190kmh , desculpa mas nao estaras a fazer confusao?
é que até a velocidade anunciada é de 185 salvo erro. eu sei que ate pode dar mais mas obrigatoriamente em esforço.

ps: o que mais gosto do carro é mesmo da estetica, tipo bala pena é nao ter polvora.

Last edited:
Como deves saber, o comprimento do carro não é um dos critérios de definição de segmentos.

Para o efeito, a norma passa por usar 3 critérios: motorizações, distância entre eixos, e preço. O Audi A2 só poderia passar por segmento C no capítulo do preço, já que nos restantes parâmetros é claramente B.

O Mercedes Classe A apresenta nos 3 aspectos padrões de segmento C (maior distância entre eixos e motores com maior capacidade do que o A2).

Distância entre-eixos

• Classe A W168 - 2423 mm
  • A2 - 2405 mm
Uns enormes 2cm de diferença!

Claramente o (único) concorrente do A2 era o Classe A. Se a gama de motorizações do A2 era limitada, isso não interfere.

Se consideras um B, o outro também o será. Se consideras C, idem.

classe A e A2 até eram bastante semelhantes na abordagem ao layout.
Ambos usavam uma plataforma do tipo "sandwich".

E ambos partilhavam caracteristicas semelhantes no que toca a disponibilizar espaço.

A vantagem do A2, é que era mais confortável e à volta de 150kg mais leve, sendo mais económico, e não tinha os problemas com alces como o A teve[:D]

É certo que foi um flop pelas razões já apontadas, mas não deixa de ser um marco positivo na história do automóvel, sendo ainda hoje, bastante actual no que toca a soluções tecnológicas empregues.
Era um pequeno portento de packaging e tecnologia, mas os custos, e alguns erros estratégicos, como a limitada escolha de motorizações, condenaram-no.

O A2 se fosse lançado actualmente tal e qual como era, excepto com uma revisão de interiores para aproximar à gama actual da Audi e adicionando os motores TFSI, seria um sucesso.

andavas num a 190kmh , desculpa mas nao estaras a fazer confusao?
é que até a velocidade anunciada é de 185 salvo erro. eu sei que ate pode dar mais mas obrigatoriamente em esforço.

ps: o que mais gosto do carro é mesmo da estetica, tipo bala pena é nao ter polvora.

Velocidade anunciada aonde? estás a falar da velocidade que eles anunciam que o carro atinge ou do valor máximo do velocímetro? Posso-te garantir que aquele a 190 andou de certeza [:D]

Se estava em esforço, se calhar estava. Eu só estava a contrapôr o argumento de alguém que defendia que o carro é um perigo (risco de capotar) a velocidades bem mais baixas que essa. Posso garantir que não é.

Last edited:
Velocidade anunciada aonde? estás a falar da velocidade que eles anunciam que o carro atinge ou do valor máximo do velocímetro? Posso-te garantir que aquele a 190 andou de certeza [:D]

Se estava em esforço, se calhar estava. Eu só estava a contrapôr o argumento de alguém que defendia que o carro é um perigo (risco de capotar) a velocidades bem mais baixas que essa. Posso garantir que não é.

E 185 devia ser para o 1.4, porque o 1.6 tinha uma velocidade máxima declarada superior a 200Km/h...

O A2 se fosse lançado actualmente tal e qual como era, excepto com uma revisão de interiores para aproximar à gama actual da Audi e adicionando os motores TFSI, seria um sucesso.

Tenho a mesma senação.
Li algures algo escrito em 2007, que se o carro fosse lançado nesse ano, ainda tinha muitos pormenores que estavam à frente do seu tempo...

Errado. Quem escreveu isso foi o Paul Horrell, que não faz parte dos três estarolas...

JRodrigues perguntou se eram citações do programa de televisão, e eu disse-lhe que sim. Fizeste uma citação do Top gear Magazine, e eu fiz do Top Gear o programa de televisão. Nada está "errado" nos meus comentários.

cheers

Foram falados preços entre 4mil e 15mil€, ora por menos de 7/8 mil não compras um em condições e só isto para um carro com quase 10 anos e que custava 25mil€ novo, parece-me que não desvaloriza assim tanto como já aqui foi dito [;)]

O A2 foi de facto pioneiro em muita tecnologia e soluções, chassis em aluminio num automóvel do segmento em que se insere, o capot que só é aberto nas revisões, o nível de oleo, controlado a partir da grelha dianteira... De facto não consigo perceber como não teve sucesso mas enfim :sh)

Conheço quem tenha adquirido um novo e ainda hoje o tem e não teve nenhum problema nem nenhum defeito a apontar [;)]

Eu nao conheco muito bem o carro, mas tinha uma excelente aerodinamica, muito baixo peso, e plos vistos era espacoso, tinha os 1.4tdi o de 90cv andava muito bem devido ao baixo e excelente binário para um 1.4 3 cil.

See stiver barato pode ser uma boa compra, pouco mais sei dizer porqe nunca andei num, o que disse foi baseado em testes da altura mas espero ter ajudado qualquer coisa.

A estética é subjectiva, eu nao gosto, mas se gostas força [;)]

Gosto do desenho do carro por acaso .

Já agora li aqui, ele não abre o capot?

Não, o capot só é aberto na revisão pelos técnicos [;)]

O controlo dos níveis de óleo, agua etc, e feito através da grelha frontal.

Vou tentar encontrar uma foto ilustrativa [:cool:]

EDIT:

audi a2.jpg

Last edited:
Muito Bom

Muito Bom

Li integralmente o tópico e estou abismado com algumas opiniões distorcidas da realidade.
Tenho um A2 1.4 TDI 75cv Ambiente (2002), faço bastantes quilómetros e nunca tive um problema.
Confesso que quando surgiu não foi amor à primeira vista, achei-o aliás bastante feio, mas após conhecer melhor o carro a treinar um pouco a mente e o olhar acho-o hoje em dia um carro elegante e muito actual. O problema foram as linhas demasiado arrojadas que hoje em dia são a linguagem da maioria dos compactos. O carro tem prestações muito aliciantes, o consumo é 0,7 litros superior ao anunciado, estando num patamar entre os 4,5L e os 5L/100km, velocidade máxima atingida em recta 205 km/h, chega aos 190 km/h com muita facilidade e sem problemas de estabilidade. A altura do carro pode parecer um problema para alguns mas o ganho está o espaço que se respira no interior, quando falam de problemas em curva, existem duas ferramentas que nos ajudam, uma delas é o controlo de tracção de série que corrige excessos (podendo ser desligado) e a outra é o bom senso pois estamos a falar de um carro relativamente pequeno, muito leve e com o centro de gravidade um pouco alto. Nunca tive nenhum susto de maior e mesmo em excessos em curva portou-se muito bem. O conforto é qb para um carro do género, tem bastante espaço interior e a versão de 4 lugares é bem mais confortável atrás devido ao tamanho dos bancos. Os materiais eram bastante bons na época embora não os considere ainda hoje desvalorizados mas claro que a linha de concepção interna está desactualizada mas é apelativo ainda hoje. A bagageira tem uma capacidade fantástica muito acima da média embora não aparente.
A suspensão é um pouco dura mas como seria de esperar para um carro de cidade.
Os únicos problemas que eu encontro no carro são o valor da manutenção, nomeadamente o tempo para as operações mecânicas, gasta-se muito tempo a desmontar forras para chegar aos locais onde estão os componentes consumíveis. Em termos de avarias nada de anormal, um ou outro problema eléctrico nos sensores dos fechos de portas.

Erros de concepção: pouco ângulo de abertura das portas traseiras o que torna por vezes incomodo para quem tem filhos colocar o ovo ou mesmo a criança na cadeira, devia ter mais um bocadinho de abertura. Depois de tirar o capo não sabemos bem onde e como o pousar. O auto rádio sofre do problema dos auto rádios da Audi, o botões ficam lascados e o botão do volume avaria (solução um auto rádio normal). O óculo traseiro não tem escova para limpar o que faz com que nos dias de chuva se suje bastante.

Em suma, um carro com muito boa qualidade no seu segmento, que tem uma desvalorização reduzida, muito original, divertido de conduzir, despachado no transito e para gente com mente aberta.

Last edited:
Boas estou para comprar um carrito destes para as voltinhas aqui pela vila... o carro é questão é um A2 1.6 fsi de 2003 com 103 000km em bom estado e bom preço gostaria de tetr mais opiniões sobre a maquina... [;)]

Back