Audi A4, boa compra?

Se nao percebes a inutilidade de um Gpl para um carro que ande pouco, honestamente qualquer explicação que venha a seguir não estará ao teu alcance.

Pelos vistos também parece que não sabes explicar, pensei que o motivo da risota tinha algum fundamento e, ao que parece, a falta de argumentação denota-se face aos ataques pessoais.

Bom, se alguém for da mesma opinião e me puder explicar, ficaria agradecido. Caso contrário, parto do pressuposto que foi apenas uma posta sem qualquer sentido.

Pelos vistos também parece que não sabes explicar, pensei que o motivo da risota tinha algum fundamento e, ao que parece, a falta de argumentação denota-se face aos ataques pessoais.

Bom, se alguém for da mesma opinião e me puder explicar, ficaria agradecido. Caso contrário, parto do pressuposto que foi apenas uma posta sem qualquer sentido.

Com a quantidade de trolls que por ca andam ....

Pegas no custo ao km de uma versao e de outra, fazes a diferenca.
Pegas no custo de instalaçao de um Gpl, adicionas a desvalorizacao do carro.
Calculas a partir de quando comeca a render o dispositivo.

Fora que a Gpl o carro consome mais, unicamente o custo ao km é mais baixo.

Mas ja que para o carro em questao ha quem estabelece um consumo acima de 10, ja se sabe a que nivel de gente estamos aqui expostos.

E não irá recuperar o investimento ao fim de cerca de ano e meio? Já nem digo menos, apenas fiz as contas muito por alto com números redondos e acabaria por recuperar o investimento. Ora, desde que o intuito seja manter o carro por esse tempo, acaba por compensar.

Por isso é questionei pois pensei que houvesse algum "problema" quanto a fazer poucos km, nesse caso a questão passa apenas pelo tempo que recupera o investimento.

Quanto aos consumos, eu não sei porque nunca andei num, mas também não acho que seja preciso tanto exagero por falarem em números algo descabidos, toda a gente tem uma experiência diferente e o jeito de andar de X, é diferente do jeito de andar de Y, portanto, e até excluindo já factores mecânicos, é normal que a pessoa X faça 8 enquanto que a Y faça 10.

O consumo do carro anda nos 7-8 litros em condução normal. Nem me lembro desse carro fazer 10 aos 100 e ja andei mais de 100.000km com ele.

Um excelente carro com um excelente motor.

E ainda bem que a plebe anda com esse genero de traumas infundados, sempre ajuda a encontrar argumentos para baixar o preço.

Como quê, a trolada dos 10 aos 100 sempre tem a sua utilidade.

Há sempre alguém que apenas anda nas descidas e faz 7l neste carro mas depois as pessoas normais que andam normalmente com um carro e tiram partido do mesmo, tipo as mais 400 pessoas no sprintmonitor e fazem média de 9.14l ;-)

Não precisam de bater mais no ceguinho, eu só disse que abaixo de 10 é mentira porque sempre ouvi dizer aquilo... Agora não precisam de mandar essas "piçadas" até porque eu só andei no 1.6 [;)]
Aliás eu nem tenho tido tempo para vir mais ao fórum ver o tópico, mas vocês não perdoam uma posta de pescada mal dada... Enfim.

PS: Confesso que nem me ralei em pesquisar mais... Mas...
http://www.spritmonitor.de/en/overv...power_s=140&power_e=155&gearing=1&powerunit=3

PPS: @rsk esse comentário das cebolas também foi bastante instrutivo... Depois sou eu o troll [:D]

Last edited:
Não precisam de bater mais no ceguinho, eu só disse que abaixo de 10 é mentira porque sempre ouvi dizer aquilo... Agora não precisam de mandar essas "piçadas" até porque eu só andei no 1.6 [;)]
Aliás eu nem tenho tido tempo para vir mais ao fórum ver o tópico, mas vocês não perdoam uma posta de pescada mal dada... Enfim.

http://www.spritmonitor.de/en/overv...power_s=140&power_e=155&gearing=1&powerunit=3

PPS: @rsk esse comentário das cebolas também foi bastante instrutivo... Depois sou eu o troll [:D]
Não vou comentar o resto, mas se querias ter razão tinhas feito uma pesquisa como deve ser e não com os dados que te vieram à cabeça.

Há uma coisa de que gosto muito nestes carros, é a suspensão, aguenta muitos km sem chatear, o mesmo já não se pode dizer dos mercedes (nestes convém ter um fundo próprio para componentes da suspensão[:D])

Isso são golfs,
no A4 gasta mais umas décimas.

Continuo a dizer, comprar um carro destes para fazer condução poupada de 7l/100 não faz muito sentido, para isso há o mesmo carro mas com motores mais pequenos e mais baratos.

Componentes mais evoluídos têm tendência para ser mais onerosos. A suspensão do a4, não sendo tão "sensível" como a de um C da mercedes ou 3 da bmw, também "come" casquilhos...

Mas isso são peças de desgaste, nada demais. Por isso é que comprar um carro destes acarreta alguns riscos, sendo preferível um em bom estado ou então deixar uma almofada para uma revisão mais profunda.

Quanto aos consumos, um 1.6 será porventura mais económico (em algumas situações não o é!) e até pode fazer sentido para quem tem uma condução mais pacata. Contudo a superioridade do 1.8 é evidente todos os dias. Permite uma condução muito mais despreocupada, sem pensar em reduzir 2 abaixo para ultrapassar um pesado, ou simplesmente porque nos apetece sentir algum poder de aceleração. Não deixando de poder ter consumos simpáticos quando se anda a acompanhar o transito.

O 1.8t faz bastante sentido, pena é a nossa fiscalidade...

Cump.

Isso são golfs,
no A4 gasta mais umas décimas.

Continuo a dizer, comprar um carro destes para fazer condução poupada de 7l/100 não faz muito sentido, para isso há o mesmo carro mas com motores mais pequenos e mais baratos.

o comentário é sensato,

mais muito iludem-se com os motores 1.6, na practica estes carros gastam mais que o 1.8 porque obrigam a recorrer frequentemente à caixa para manter o andamento, são sensíveis à carga e aos para-arranque, o 1.8 neste aspecto tem mais binário e oferece uma condução mais descansada.

não faz sentido comprar carros desses para manter um diário intimo sobre consumos, com "hoje eu fiz 6.2356 litros aos 100".
agora vêm cá aconselhar o GPL para 10.000km/ ano, as vezes nem sei se é cegueira ou teimosia em federar as pessoas as suas (más) decisões.

para 10.000km/ano, não usam o carro todos os dias, fins de semana ou feriados, querem poupar?
alugam o carro conforme a necessidade, não só escolhem o carro que querem, será um carro novo, não se chateiam com seguro, IUC, inspecções e afins.
se tiverem incomodados com a disponibilidade, compram um chaço para ter ali à mão, e mesmo assim escolham um carro pequeno e economico.
depois ainda vão gerindo o cash-flow lá de casa.

mas infelizmente, a sensatez esbarra na vaidade saloia.

e é preferível andar num bruto Mercedes a gasolina para regojizo popular, e ainda a GPL, para dizer que é uma escolha inteligente, mesmo se o carro pese 2 toneladas. se olharem as marcas que oferecem de fabrica as instalações GPL, poucas ou senão nenhumas, oferecem a solução para carros acima dos 1.400cm3.
mas pronto .... existem cá umas seitas que teimam em converter a plebe à todo o custo.

a minha opinião é a seguinte,

se gostas do carro em si, e se é para uma utilização aos fins de semana, força, negoceia, vê o que faz falta e estima-o,
se estiveres atento aos consumos, aos custos de utilização, isso quererá dizer que a tua condução está aquém do que o carro tem para oferecer e o proprio carro não irá corresponder aos teus propósitos, estraga-se um carro e estraga-se um condutor ...

se é mesmo uma questão de custos e uma utilização esporádica, amigo, aluga carro e com o dinheiro que fica disponível, leva a familia de férias, toda a gente agradece e aí sim, é um acto sensato e inteligente.

Agradeço os comentários, todos eles úteis à sua maneira.
O carro é para utilizar todos os dias. A questão é que as deslocações que eu faço diariamente são muito curtas, e consistem na deslocação da minha habitação para a estação de metro, cerca de 10km ir e vir.
Obviamente que durante a semana faço sempre mais uns kms, com saídas à noite, etc..., assim como saio aos fins de semana, vou de férias... No conjunto, faço os tais 10.000kms por ano.
Portanto, a utilização do carro será neste sentido.

Entretanto, fui ver hoje uma a4 de 2002, de 1.9tdi 130cv.
Sei que estamos a falar de carros completamente diferentes no que diz respeito a motor.
Facto é que a carrinha puxa nas horas, e segundo dizem gasta muito pouco... Para além de que paga pouco de selo...O problema é que tinha muitos kms, cerca de 210.000...

Estou um bocado indeciso. Também já me disseram que o 1.8t, além de gasolina, gasta um bocado de óleo...é verdade?

Sei que estamos a falar de carros completamente diferentes no que diz respeito a motor.
Facto é que a carrinha puxa nas horas, e segundo dizem gasta muito pouco... Para além de que paga pouco de selo...O problema é que tinha muitos kms, cerca de 210.000...

Estou um bocado indeciso. Também já me disseram que o 1.8t, além de gasolina, gasta um bocado de óleo...é verdade?

210.000km muitos km? Sim, se contares os km reais, acredito que essa carrinha a gasóleo tenha muitos km, mas se apenas olhares para os km indicados, não tem muitos nem pouco mais ou menos.

Não vejo grande utilidade em comprar algo a gasóleo para se ir fazer 10km (5km para cada lado?), é que o carro nem um aquecimento faz.

Se a tua preocupação num carro a gasolina é o preço do combustível, tens a opção de gpl, é um investimento que fazes e que irá ser recuperado. Basta fazeres as contas para teres uma noção. Fora isso, para os km que irás fazer, não vejo grande utilidade em comprares a gasóleo. Ias poupar quanto ao ano em combustível? Uns trocos, talvez, e meia volta e lá iam os trocos para a oficina.

Isto é a minha opinião, a decisão será sempre tua e deves comprar aquilo que realmente queres.

se é mesmo uma questão de custos e uma utilização esporádica, amigo, aluga carro e com o dinheiro que fica disponível, leva a familia de férias, toda a gente agradece e aí sim, é um acto sensato e inteligente.

Eu ate diria que se no dia-a-dia nao precisa do que o A4 oferece a mais que o Polo, que ficasse quieto e alugasse um carro melhor para as ocasiões que precisa.

Isto se o Polo continua a cumprir sem dores de cabeça.

o comentário é sensato,

mais muito iludem-se com os motores 1.6, na practica estes carros gastam mais que o 1.8 porque obrigam a recorrer frequentemente à caixa para manter o andamento, são sensíveis à carga e aos para-arranque, o 1.8 neste aspecto tem mais binário e oferece uma condução mais descansada.

não faz sentido comprar carros desses para manter um diário intimo sobre consumos, com "hoje eu fiz 6.2356 litros aos 100".
agora vêm cá aconselhar o GPL para 10.000km/ ano, as vezes nem sei se é cegueira ou teimosia em federar as pessoas as suas (más) decisões.

para 10.000km/ano, não usam o carro todos os dias, fins de semana ou feriados, querem poupar?
alugam o carro conforme a necessidade, não só escolhem o carro que querem, será um carro novo, não se chateiam com seguro, IUC, inspecções e afins.
se tiverem incomodados com a disponibilidade, compram um chaço para ter ali à mão, e mesmo assim escolham um carro pequeno e economico.
depois ainda vão gerindo o cash-flow lá de casa.

mas infelizmente, a sensatez esbarra na vaidade saloia.

e é preferível andar num bruto Mercedes a gasolina para regojizo popular, e ainda a GPL, para dizer que é uma escolha inteligente, mesmo se o carro pese 2 toneladas. se olharem as marcas que oferecem de fabrica as instalações GPL, poucas ou senão nenhumas, oferecem a solução para carros acima dos 1.400cm3.
mas pronto .... existem cá umas seitas que teimam em converter a plebe à todo o custo.
Então e se em 10 anos fizer 100.000kms, achas que o GPL continua a ser negligenciável?

Mesmo 10 litros de gasolina contra 12 litros de GPL aos 100kms, teríamos uma diferença de cerca de 15.000€ a gasolina para cerca de 7.500€ a GPL. Mesmo amortizando 1500€ para os sistema, o saldo ainda se situa nos 6000€.

Acho interessante as pessoas aqui virem logo dizer, "há e tal, está muito caro, arranjas mais barato e melhor, etc etc" e depois apresenta alternativas como, um polo um astra, etc.

Se dizem que está caro, mostrem onde está um à venda mais barato.
Se dizemos que está caro ou barato, temos que ter uma base de comparação, agora dizer por dizer...

Eu por acaso atá acho que o preço não está mau, claro que por 11.000 era o ideal...[;)]

Last edited:
Então e se em 10 anos fizer 100.000kms, achas que o GPL continua a ser negligenciável?

Mesmo 10 litros de gasolina contra 12 litros de GPL aos 100kms, teríamos uma diferença de cerca de 15.000€ a gasolina para cerca de 7.500€ a GPL. Mesmo amortizando 1500€ para os sistema, o saldo ainda se situa nos 6000€.

a questão é porquê comprar um grande carro para lhe espetar com o GPL?

é um contra-senso,
se gasta 12 litros aos 100km em GPL, a 0,60€ = 7,20 € por 100km,
exactamente o mesmo custo que um carro diesel que gaste 6,26 de média aos 100km (base 1.15 por litro),
exactamente o mesmo custo que um carro a gasolina que gaste 5,33 de média aos 100km (base 1.35 por litro),

se um carro a gasolina que gaste os 5,33 já não terás muitas escolhas,
um diesel que gasta 6,26 em média não será assim tão dificil,

nem falo do custo de instalação do GPL, nem falo da desvalorização do veiculo.

daí meter um GPL afirmando cegamente que compensa é simplesmente teimosia, mas enfim ....

Eu ate diria que se no dia-a-dia nao precisa do que o A4 oferece a mais que o Polo, que ficasse quieto e alugasse um carro melhor para as ocasiões que precisa.

Isto se o Polo continua a cumprir sem dores de cabeça.

exactamente a minha opinião,
5km para um lado e outro, estacionar o carro num sitio durante 8 horas, preocupar-se com riscos ou vandalismos, um bom peugeot 106, a gasolina ou diesel, cumpre e não chateia.

Acho interessante as pessoas aqui virem logo dizer, "há e tal, está muito caro, arranjas mais barato e melhor, etc etc" e depois apresenta alternativas como, um polo um astra, etc.

Se dizem que está caro, mostrem onde está um à venda mais barato.
Se dizemos que está caro ou barato, temos que ter uma base de comparação, agora dizer por dizer...

Eu por acaso atá acho que o preço não está mau, claro que por 11.000 era o ideal...[;)]

parto do principio que seja esse carro,
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Audi/A4/1.8-T-quattro-Exclusive/P8282479/

se olharmos as ofertas à gasoleo, mesmo apesar dos kms serem mais elevados, existem alternativas à preço equivalente,
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Audi/A4/2.0-TDi-S-line/P8563607/
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Audi/A4/P8608443/

11.000€ seria o tipo de oferta a fazer para esse carro.

Last edited:
a questão é porquê comprar um grande carro para lhe espetar com o GPL?
é um contra-senso,
se gasta 12 litros aos 100km em GPL, a 0,60€ = 7,20 € por 100km,
exactamente o mesmo custo que um carro diesel que gaste 6,26 de média aos 100km (base 1.15 por litro),
exactamente o mesmo custo que um carro a gasolina que gaste 5,33 de média aos 100km (base 1.35 por litro),

se um carro a gasolina que gaste os 5,33 já não terá muitas escolhas,
um diesel que gasta 6,26 em média não será assim tão dificil,

nem falo do custo de instalação do GPL, nem falo da desvalorização do veiculo.

daí meter um GPL afirmando cegamente que compensa é simplesmente teimosia, mas enfim ....
Concordo com este esclarecimento e subscrevo na totalidade!

Agradeço os comentários, todos eles úteis à sua maneira.
O carro é para utilizar todos os dias. A questão é que as deslocações que eu faço diariamente são muito curtas, e consistem na deslocação da minha habitação para a estação de metro, cerca de 10km ir e vir.
Obviamente que durante a semana faço sempre mais uns kms, com saídas à noite, etc..., assim como saio aos fins de semana, vou de férias... No conjunto, faço os tais 10.000kms por ano.
Portanto, a utilização do carro será neste sentido.

o 1.9 tdi 130cv é dos melhores motores da VW, 210.000km ainda é um menino.
agora para consumos, irás perceber que enquanto o motor estiver frio, os consumos não serão propriamente interessantes.

quanto ao 1.8t gastar oleo, um motor turbo gasta sempre oleo, até 0,5 litros por 1.000km é algo tolerável,
depois saber se gasta muito ou pouco depende de varios factores,
do oleo que lhe metes, sintetico para 5km por dia é castigar o carro,
da condução que tiveres, um carro solicitado à frio pode ter entre outras essa consequência,
no final para 5+5 km por dia, há uma coisa que irá tambem sofrer é o catalisador,

Last edited:
Back