Aumento de rendas

Pois não é o caso.
A tua é de VP 140.000.
Essa gente toda que cobiça essa casa, já lhes viste mesmo o dinheiro na mão?
É o quê a casa? T3? T4?

Não lhes vi o dinheiro na mão, mas conheço o seu poderio financeiro. Pelo menos 2 interessados que sei que têm capacidade para pagar a pronto.

Vivenda T4.

Não lhes vi o dinheiro na mão, mas conheço o seu poderio financeiro. Pelo menos 2 interessados que sei que têm capacidade para pagar a pronto.

Vivenda T4.

Podias ter dito que era uma Vivenda.
Faz toda a diferença.
Assim claro que ainda há muito quem dê o VP de 140.000 € ou até mais, desde que a zona seja razoável claro.

Podias ter dito que era uma Vivenda.
Faz toda a diferença.
Assim claro que ainda há muito quem dê o VP de 140.000 € ou até mais, desde que a zona seja razoável claro.

Pensei que tinhas percebido. [;)]
Zona mais que razoável. Só vivendas e o caminho para cá é único, ou seja torna esta zona quase como um condomínio fechado.
Foi ganha em bom tempo é verdade. Felizmente os meus pais foram amigos. [:D]

Mas o valor que essa pessoa deu pelo terreno foi o valor que efectivamente consta no contrato de compra e venda?
É que o pessoal gosta muito das simulações relativas ao preço nesse tipo de negócios, para fugir a tributação por mais valias.
Se não for esse o caso, então enquadra-se no tal 1% que falei. Que faça o pedido de 2ª avaliação.

Sim é o valor que consta no contrato,a pessoa em causa ate ficou parvo,e ate pensou deve ser mais uma medida para ajudar a sair da crise se esta avaliado neste valor deve ser apenas e so para eu pagar mais. Mas sim ja esta a tratar de nova avaliação,vamos ver o que se vai passar depois disso.

estamos aqui para ajudar, mas nao vamos ser hipócritas, a lei protege demasiado os inquilinos.

Eu sou senhorio. Sei muito bem que a lei tende a proteger os inquilinos. Mas se não concordar com a lei não vou a correr ofender o inquilino. Que culpa tem ele? Então não há-de zelar pelos seus interesses? Eu não sou amigo ou familiar dele para que tenha pena de mim.
E a menos que ele não faça nada ilegal ou imoral, a minha obrigação é respeitar o contrato e o meu inquilino.

Last edited:
Sim é o valor que consta no contrato,a pessoa em causa ate ficou parvo,e ate pensou deve ser mais uma medida para ajudar a sair da crise se esta avaliado neste valor deve ser apenas e so para eu pagar mais. Mas sim ja esta a tratar de nova avaliação,vamos ver o que se vai passar depois disso.

Um dos graves defeitos que aponto precisamente às novas regras do IMI é que o pedido de 2ª avaliação é caríssimo. :sh)

o contrato tem mais de 30 anos, nem sei como eram feitas as coisas na altura. Concordo que é uma obrigação do inquilino e nos contratos com os meus inquilinos exijo essas clausulas. Mas o que procurei demonstrar é que o inquilino nunca se desleixou com a casa e que o mau estado actual da casa se deve a falta de obras de parte do senhorio.

O senhorio está a agir de má fé, a meu, isto porque depois da proposta de 800€ a minha avó, ingenuamente contrapropôs 450€ ao que o senhorio respondeu que apenas aceita, unica e exclusivamente o valor de 800€ ou avança para tribunal. Entretanto pegou-se na legislação e o valor máximo que pode pedir pela casa (assumindo um valor patrimonial de 144k€) é de 500€ pelo que a posição do senhorio é completamente ridicula.

Mas isso ficou estipulado no contrato certamente, o inquilino deve lesar pela limpeza e conservação do imóvel. Há-que ler todas as cláusulas que se assina. Não é favor nenhum que está a fazer ao senhorio, é antes uma obrigação que resulta do contrato.

Quanto às obras vejam o regime das benfeitorias, é para esses casos que existe. Compreendo a justiça da vossa questão, mas o senhorio está a ter uma actuação dentro da legalidade no que concerne ao aumento da renda.
O mesmo caminho devem seguir no que respeita às obras de conservação. Fazer "justiça pelas próprias mãos", ou seja, neste caso seria não pagar o valor que o senhorio quer porque ele nunca fez obras, é andar ao arrepio da lei.

Pensei que tinhas percebido. [;)]
Zona mais que razoável. Só vivendas e o caminho para cá é único, ou seja torna esta zona quase como um condomínio fechado.
Foi ganha em bom tempo é verdade. Felizmente os meus pais foram amigos. [:D]

É que apartamentos tens milhares, mesmo em Porto Porto e Lisboa Lisboa que têm VP de 140.000-150.000 e não se vendem.

Vendem-se os de 500.000 ou mais.
Os de VP 140.000-150.000 estão parados e ou baixam bastante ou vão envelhecendo sem ninguém lhes pegar.

Tens Apartamentos NOVOS em Ramalde (Boavista para quem não sabe) a menos de 100.000 €.

o contrato tem mais de 30 anos, nem sei como eram feitas as coisas na altura. Concordo que é uma obrigação do inquilino e nos contratos com os meus inquilinos exijo essas clausulas. Mas o que procurei demonstrar é que o inquilino nunca se desleixou com a casa e que o mau estado actual da casa se deve a falta de obras de parte do senhorio.

O senhorio está a agir de má fé, a meu, isto porque depois da proposta de 800€ a minha avó, ingenuamente contrapropôs 450€ ao que o senhorio respondeu que apenas aceita, unica e exclusivamente o valor de 800€ ou avança para tribunal. Entretanto pegou-se na legislação e o valor máximo que pode pedir pela casa (assumindo um valor patrimonial de 144k€) é de 500€ pelo que a posição do senhorio é completamente ridicula.

Se o valor do imóvel são 144 mil€ então o senhorio está correcto, a renda actualizada pode ter o valor máximo de 800€.

Cálculos auxiliares: [:D]

144.000,00€ : 15 (advém da letra da lei que fala em 1/15 do VPT) = 9600€ (valor anual)

9600€ : 12 = 800€ mensais.

Agora é pegar nas cláusulas de salvaguarda e fazer os cálculos a ver se a tua avô se insere em alguma das alíneas para se poder "safar" durante 5 anos.

É que apartamentos tens milhares, mesmo em Porto Porto e Lisboa Lisboa que têm VP de 140.000-150.000 e não se vendem.

Vendem-se os de 500.000 ou mais.
Os de VP 140.000-150.000 estão parados e ou baixam bastante ou vão envelhecendo sem ninguém lhes pegar.

Tens Apartamentos NOVOS em Ramalde (Boavista para quem não sabe) a menos de 100.000 €.

Conheço perfeitamente. Aliás elaborei um contrato de arrendamento à alguns meses para um apartamento perto dessa zona.
Mas eu apartamentos nem considero, simplesmente não gosto. Prefiro viver mais afastado do centro do que viver enjaulado.

Eu sou senhorio. Sei muito bem que a lei tende a proteger os inquilinos. Mas se não concordar com a lei não vou a correr ofender o inquilino. Que culpa tem ele? Então não há-de zelar pelos seus interesses? Eu não sou amigo ou familiar dele para que tenha pena de mim.
E a menos que ele não faça nada ilegal ou imoral, a minha obrigação é respeitar o contrato e o meu inquilino.

Também ha quem chame cambada ao pessoal do rsi e esses também só zelam pelos seus interesses. Um gajo gosta de esplanadas e tem alergia ao trabalho, que culpa tem ele? Nao pode aproveitar o rendimento legal a que tem direito?

Ele apenas o disse de um forma rude, o que não invalida o âmago da questão.

já tinha dito acima que tem 80 e poucos anos, dai o limite serem 500€, isto sem considerar alguma outra alínea.

Por mim a minha avó vinha-se embora com a indemnização de 35.000€ e ficava o assunto resolvido LOL

Se o valor do imóvel são 144 mil€ então o senhorio está correcto, a renda actualizada pode ter o valor máximo de 800€.

Cálculos auxiliares: [:D]

144.000,00€ : 15 (advém da letra da lei que fala em 1/15 do VPT) = 9600€ (valor anual)

9600€ : 12 = 800€ mensais.

Agora é pegar nas cláusulas de salvaguarda e fazer os cálculos a ver se a tua avô se insere em alguma das alíneas para se poder "safar" durante 5 anos.

Um dos graves defeitos que aponto precisamente às novas regras do IMI é que o pedido de 2ª avaliação é caríssimo. :sh)
pois isso ja não sei,não falei em valores com a pessoa em causa,so sei que ele estava arrependido do valor que tinha que pagar se o valor ficasse assim estipulado.

se o valor da casa é exactamente 144k entao o valor máximo que o senhorio pode pedir será mesmo os 800€...

Também ha quem chame cambada ao pessoal do rsi e esses também só zelam pelos seus interesses. Um gajo gosta de esplanadas e tem alergia ao trabalho, que culpa tem ele? Nao pode aproveitar o rendimento legal a que tem direito?

Ele apenas o disse de um forma rude, o que não invalida o âmago da questão.

Estás a desconversar.
Se achas que ele não ofendeu estás no teu direito. Eu acho que ofendeu. Esta nossa discussão é estéril.
Fica bem.

já tinha dito acima que tem 80 e poucos anos, dai o limite serem 500€, isto sem considerar alguma outra alínea.

Por mim a minha avó vinha-se embora com a indemnização de 35.000€ e ficava o assunto resolvido LOL

Estouravas logo o dinheiro num M3. [:D]

já tinha respondido mais acima mas aproveito para acrescentar que colocando os dados no simulador da DECO e colocando que não é uma pessoa com deficiência ou uma pessoa de idade o simulador continua a dar valores perto dos 500€. Talvez seja outra alinea.

se o valor da casa é exactamente 144k entao o valor máximo que o senhorio pode pedir será mesmo os 800€...

Fantastico, nao so teve casa barata durante anos, como agora receberia de prémio o valor de um apartamento em algumas localidades...[:D]

raisparta a minha família que nunca se dedicou ao inquilinismo...:sh)

Back