Aumento de rendas

Ela vive sozinha?
Quais os rendimentos mensais do agregado familiar que vive naquela casa?

Amanhã faz-se as contas, hoje já é tarde. Até amanhã senhores inquilinos e senhorios. [:D]

Casa barata durante anos? Até 1990 o valor da renda era mais que justo. Houve anos em que os senhorios não aumentaram a renda por sua livre vontade pelo que agora tem de viver com essa decisão.

Em 1991 o meu avô falou com os proprietários a dizer que a casa precisava de obras e que ele estaria disposto a adquirir a casa ou a suportar parte das obras tendo como cotrapartida o não pagamento de renda durante uns tempos. Foi-lhe dito pelos proprietários que não vendiam e que não iriam fazer obras pois a casa "assim está boa". Já tinha bicho da madeira e já começava a apresentar algumas infiltrações no telhado e nas varandas.

Mas eu sei o inferno que é ter uma renda baixa, tenho uma de 20€ de uma besta que deixou de viver na casa, deixou de fazer a manutenção da mesma e neste momento o telhado teve de ser semi-reparado porque já metia agua por todo o lado e algumas zonas estavam em risco de ruir. Foi-lhe oferecida uma indemnização para sair que ele rejeitou (em 1999) e até hoje lá continua a casa abandonada à mais de 20 anos.

Fantastico, nao so teve casa barata durante anos, como agora receberia de prémio o valor de um apartamento em algumas localidades...[:D]

raisparta a minha família que nunca se dedicou ao inquilinismo...:sh)

Estás a desconversar.
Se achas que ele não ofendeu estás no teu direito. Eu acho que ofendeu. Esta nossa discussão é estéril.
Fica bem.

Parece que existe uma certa ou chamemos-lhe diferente interpretação das palavras dele. Eu assumi que ele chamou cambada a todos os que pagam uma renda ridícula pela casa onde habitam e eu expliquei por extenso usando o exemplo do tópico. Estas é a levar para o lado do ataque pessoal, como se ele estivesse a dirigir a uma única pessoa, o que nao me parece.

Conheço perfeitamente. Aliás elaborei um contrato de arrendamento à alguns meses para um apartamento perto dessa zona.
Mas eu apartamentos nem considero, simplesmente não gosto. Prefiro viver mais afastado do centro do que viver enjaulado.

Eu sei que conheces, mau era. Falava para o fórum.

Isso de apartamento = jaula é relativo, muito relativo.

A segurança por exemplo não tem nada a ver.
Quando as pessoas são idosas então, até no sossego interfere, especialmente elevadas em altura, sentem-se mais confortáveis.

Na verdade ele apenas usou as palavras erradas, mas eu percebi o que quis dizer.

E sem querer ofender ou julgar ninguém, a informação que está no tópico justifica a afirmação dele. Uma casa com um valor patrimonial como esta só teria uma renda justa acima dos 200€. 50€ dá prejuízo ao senhorio e 88€ vai continuar a dar. Quem é que aqui se está a aproveitar de quem? Deixo a resposta ao vosso juízo...

estamos aqui para ajudar, mas nao vamos ser hipócritas, a lei protege demasiado os inquilinos.

Se se está a referir ao valor patrimonial de 38.400€, repito que este é o valor patrimonial do prédio e não do apartamento.

Nem vou começar a comentar essa situação, não tenho nenhum familiar na mesma, compreendo o lado dos senhorios e o problema que daí advém, agora tem lá calma, qual é a solução, mandar as pessoas para a rua?

Uma senhora idosa, sozinha, vive a dezenas de km dos familiares mais próximos, é a única situação que conhece há 30 anos, chuto no rabo e desenrasca-te?

Sou 100% a favor de criar os meios, um período de transição mais ou menos prolongado, e legislar justamente de forma a compensar os senhorios pelos ganhos de algo que é deles, agora não me venhas com conversas a defender que uma senhora de quase 80 anos vai para a rua com uma mão atrás outra à frente porque a renda de um momento para o outro é superior à reforma. E neste caso especial claro existe familia que teria de tratar da situação, fosse como fosse, e quantos pelo país inteiro não têm quem os ajude?
As situações de carencia social devem ser suportadas pelo estado, não pelos proprietários.

Esta é sempre uma situação complicada. Se por um lado é critico haver pessoas sem rendimentos capazes de pagar uma renda justa, também é bastante injusto alguém ter uma casa alugada e esta dar-lhe prejuízo.

Também é por haver muitas situações destas que eu pago 500€ por um T1 simpático, mas minúsculo. Falando do mercado de habitação em Lisboa, está completamente fora de controle. Há pessoas a pagar a menos e os imóveis que sobram estão super valorizados, porque a procura é imensa.

Não tenho uma sugestão para resolver estas situações, mas alguma coisa tem de ser feita.
Eu tenho o inquilino que na numa "zona fina" de Lisboa paga €30. Quando tentei aumentar a renda o gajo pôs-me em tribunal e agora até esse valor é depositado à ordem do tribunal. Portanto o gajo continua a pagar €30 e eu a não receber nada, e estamos nisto há anos. São as pequenas maravilhas do mercado de arrendamento. [:D]

Última edição:
Eu sei que conheces, mau era. Falava para o fórum.

Isso de apartamento = jaula é relativo, muito relativo.

A segurança por exemplo não tem nada a ver.
Quando as pessoas são idosas então, até no sossego interfere, especialmente elevadas em altura, sentem-se mais confortáveis.

Para isso é que servem as câmaras, os cães e as caçadeiras. [:D]

Eu disse durante vários anos. É melhor do que não haver aumento, ou aumentos brutais como está a acontecer. Ok, talvez 10% seja pouco. Mas aumentos de 500% é insustentável.

O conceito de propriedade privada é que se encontra completamente usurpado em Portugal...fossem 100.000% e continuava a ser de direito[:p]

O problema foi criado por um estado irresponsável, os privados têm suportado durante largos anos, esperemos que depois de mais outros tantos 5 anos de "carência" reponham o conceito de propriedade do mundo civilizado.

Eu tenho o inquilino que na numa "zona fina" de Lisboa paga €30. Quando tentei aumentar a renda o gajo pôs-me em tribunal e agora até esse valor é depositado à ordem do tribunal. Portanto o gajo continua a pagar €30 e eu a não receber nada, e estamos nisto há anos. São as pequenas maravilhas do mercado de arrendamento. [:D]

Sem dúvida que há muitas injustiças, tanto para o inquilino como para o senhorio.
Tenho um amigo que é proprietário e que até já me disse que lhe compensava dar o imóvel aos inquilinos... O que recebe não paga o IMI e as dores de cabeça que daí advêm.

Para isso é que servem as câmaras, os cães e as caçadeiras. [:D]
As moradias (as que tenham mais de um piso) para os idosos têm pelo menos o inconveniente das escadas.

Do que tenho observado na minha própria família concordo com o gtabarth, com a idade das pessoas o apartamento no centro da cidade ganha imensas vantagens e quase nenhuma desvantagem. Passei por isso com os meus avós, depois com os meus pais e agora com o meu tio.

As moradias (as que tenham mais de um piso) para os idosos têm pelo menos o inconveniente das escadas.

Do que tenho observado na minha própria família concordo com o gtabarth, com a idade das pessoas o apartamento no centro da cidade ganha imensas vantagens e quase nenhuma desvantagem. Passei por isso com os meus avós, depois com os meus pais e agora com o meu tio.

Sim os elevadores facilitam essa tarefa.
Mas quando eu chegar a essa idade faço um quarto na garagem. [:D]

A solução disto não é aumentar as rendas escalonadamente, porque a maioria dos inquilinos não pode. Há aqui com cada baboseira....
Factos:
- vivemos num país onde rendimentos e reformas desses inquilinos são, por norma, baixas;
- a comparticipação do estado em medicação para reformados e nas suas despesas é baixo;
- apoios sociais a estas classes são baixas;
- segurança social não faz bem o seu trabalho no apoio a seniors;
- o estado não tem dinheiro para mandar cantar um cego, e por essa razão deixa que os proprietários se substituam à sua função social de apoio a idosos (ridículo), para mim este facto é comparável ao confisco, basicamente fazem das casas dos senhorios, lares de acolhimento de idosos.

Falam de aumentos de rendas, e de rendas de 50 ou 60 euros. Mas o que é isto?
Imaginem que têm uma inquilina de 75 anos que paga 50 euros porque o estado não permite nem comparticipa aumentos, este valor de rendas mal dá para as despesas do próprio imóvel. Mas imagine-se que a casa até não tem muitos custos, e com todas as despesas fiscais, sobram 20 euros de lucro ao senhorio por mês (estou a ser optimista demais). É necessário mudar o telhado. A mudança do telhado custa uns 6000 euros. Ora, fazendo contas breves:
6000/20 = 300 meses de renda, o que equivale a 25 anos de lucros, repito, vinte cinco anos de lucros.

Olhando para estes números só me resta dizer: país de m#rda, com leis de m#rda. Ponto.

Voltar
Superior