Aumento do consumo com gasóleo simples?

Uma pergunta: antes de existirem combustíveis low cost, as bombas injectoras e os injectores nunca avariavam ?

Não, isso é uma coisa recente de há menos de meia dúzia de anos para cá e só em Portugal.

Os mecânicos mandam as bocas do gasóleo low-cost e a malta a acredita-se. Nem uns nem outros sabem como o gasóleo é feito...

Claro qualquer coisa serve de desculpa. O gasoleo vem todo do mesmo lado não é? Já nao?

O cuidado posto na produção e rede de distribuição conta muito mais do que todos os aditivos que lhe queira juntar, não é à toa que em muitos países os carros a diesel são equipados com pré-filtros e outras artimanhas do género para combater a fraca qualidade do combustível. Em Portugal, como é todo produzido no mesmo sitio, o problema da qualidade não se coloca, ou pelo menos não deveria, e, no caso dessa pouca qualidade existir, é transversal a todos os distribuidores

Hiace1, são opções, cada um sabe de si, mas pessoalmente sinto mais necessidade (no que toca à diferença perceptível no que à condução diz respeito) de o fazer no corsa, do que no meu outro carro que é recente e tem 3 vezes mais potência.
Claro que a possível falta de qualidade do combustível que entra no Corsa, dificilmente provoca danos irreparáveis, ele queima tudo o que lá meter, já o outro carro com injecção directa, ao ser afectado pelo combustível marado, leva um tombo daqueles.
Quem estima tem, e a diferença no combustível ao fim do mês equivale a dois cafés.
Não tenho qualquer problema em manter o carro o melhor possível, mesmo sabendo que ele em termos monetários não valha que nele gasto.
Já foi todo desmontado, despolido, polido, pintado e envernizado, tem jantes 1000Miglia e pneus Bridgestone, entre muitas outras coisas e sim, pode-se dizer que anda todos os dias de fato Boss, pois não tem um risco, nem sequer nas jantes, mas mais uma vez, são opções.

São opções que só fazem sentido existir porque há pessoas que compram esse combustível e a opção é válida como qualquer outra. Já as justificações de cada um para o fazer é deixa muito a desejar.
Admitia muito mais depressa se tivesses dito, meto porque me sinto mais seguro, sinto-me melhor... agora, vir com diferenças de rendimento, consumo e etc nesse tipo de carro é que deixa margem para que depois te digam que é tudo da tua cabeça.

Não, isso é uma coisa recente de há menos de meia dúzia de anos para cá e só em Portugal.

Os mecânicos mandam as bocas do gasóleo low-cost e a malta a acredita-se. Nem uns nem outros sabem como o gasóleo é feito...

Os common-rail surgiram há poucos anos, e as avarias com km elevada, é normal que comecem a aparecer agora. Também se explica a fraca qualidade de construção.

O cuidado posto na produção e rede de distribuição conta muito mais do que todos os aditivos que lhe queira juntar, não é à toa que em muitos países os carros a diesel são equipados com pré-filtros e outras artimanhas do género para combater a fraca qualidade do combustível. Em Portugal, como é todo produzido no mesmo sitio, o problema da qualidade não se coloca, ou pelo menos não deveria, e, no caso dessa pouca qualidade existir, é transversal a todos os distribuidores

Coloca-se a nível de bombas velhas.

Não é que eu concorde com o facto de ter sido o gasóleo a provocar a avaria, mas consegues comprovar o contrário? Porquê pedir provas a uma pessoa quando não consegues provar também o contrário. E digo já aqui uma coisa, o fiesta a gasolina que tinha antes do opel bastava meter gasolina no intermarché ou no pingo doce para acender a luz do motor, se era coisa da marca ou não (visto que tem um simbolo da bp bem visivel na tampa) não faço a mínima ideia mas consegui replicar este comportamento várias vezes a pessoas que não acreditavam nisso.

Nem tenho de provar o contrário. Se ele (ou o mecânico) afirma que o problema foi devido ao combustível, está a fazer uma acusação e é a ele que cabe o ónus de provar o que quer que seja.

Ainda não há muito tempo se provou que numa bomba da Galp, que era na altura a única no país (da Galp), que vendia diesel lowcost e diesel normal "aditivado", que os combustíveis eram iguais, não havia qualquer diferença, não se sabia era se se tratava do lowcost ou do aditivado... Foi um caso rapidamente abafado.

Dúvida

95 aditivada ou 98 do Jumbo? Na tampa do depósito o meu carro fala em 95/98 - Peugeot 207 1.4 vti.

Pela primeira vez abasteci com combustível de um hiper ao fim de 80.000kms. SC98 a 1.30/lt, que é mais ou menos o preço das bombas "conhecidas" aqui perto na 95 aditivada.

Qual colocariam, pelo mesmo preço?
Experiência actual com um carro e motor iguais :

Com Repsol 95 simples andam mais e gasta menos que com "Jumbo98".

Com a "Jumbo98" as subidas ligeiras de AE com 4 pessoas tenho de descer da 5ª para a 4ª ( 100-120 ), com a Repsol 95 simples nunca saio de 5ª .

Notei uma diferença no combustível do Jumbo de ha uns 6 meses para cá tanto no gasóleo simples como na 98, para pior, foi o meu combustível de eleição durante alguns anos, mas algo lhe fizeram que notei diferença e bem!!

Eu tenho 7cent de desconto em galp...

Astra GTC 1.3, carro desligou-se, não andou mais. Diagnóstico:injetor danificado, 100% gasóleo intermarche. Agora expliquem ao rapaz, que é meu amigo, que os 650€ (+mão de obra) que ele gastou não foram causados pelo gasóleo que ele usava.
Uma coisa é certa, nunca mais abasteceu com gasóleo de supermercado.
650€ + mão de obra por um injector avariado ?!?!?!? :sh)

Experiência actual com um carro e motor iguais :

Com Repsol 95 simples andam mais e gasta menos que com "Jumbo98".

Com a "Jumbo98" as subidas ligeiras de AE com 4 pessoas tenho de descer da 5ª para a 4ª ( 100-120 ), com a Repsol 95 simples nunca saio de 5ª .

Notei uma diferença no combustível do Jumbo de ha uns 6 meses para cá tanto no gasóleo simples como na 98, para pior, foi o meu combustível de eleição durante alguns anos, mas algo lhe fizeram que notei diferença e bem!!

Não sei se já está em vigor, mas a Galp ganhou o contrato de fornecimento para o Jumbo.

http://www.dinheirovivo.pt/empresas/galp-vai-fornecer-postos-do-jumbo/

São opções que só fazem sentido existir porque há pessoas que compram esse combustível e a opção é válida como qualquer outra. Já as justificações de cada um para o fazer é deixa muito a desejar.
Admitia muito mais depressa se tivesses dito, meto porque me sinto mais seguro, sinto-me melhor... agora, vir com diferenças de rendimento, consumo e etc nesse tipo de carro é que deixa margem para que depois te digam que é tudo da tua cabeça.

Fará muito mais sentido sentir-se alguma diferença nas prestações neste tipo de carro, do que num 335D em que tens potência e binário de sobra para as encomendas.
Com o corsa quase todos os dias tenho de o espremer, seja para um ultrapassagem, seja para entrar na AE sem empatar o transito, logo sei exactamente o que o carro me pode render ou não, como referi não ando com o carro à dois dias, posso afirmar com toda a convicção que ao fim de quase 370mil kms, que conheço o carro que conduzo.
Mas não é difícil de justificar que o carro me gasta mais com o combustível não aditivado, como referi, sinto que tenho de puxar um pouco mais pelo carro em certas situações para obter o mesmo rendimento, logo terá de gastar mais. São diferenças mínimas que apenas se fazem notar em recuperações, mas que ao fim de um depósito se fazem notar na distância percorrida.

Repara que à uns posts atrás, tens um membro que afirma que em certas situações com o carro carregado, sente necessidade de reduzir de 4ª para 5ª, quando normalmente faz a subida em 5ª, não vou partir do principio que é da cabeça dele e que reduz de velocidade só porque sim.

Não justifico a minha escolha pelo melhor rendimento ou maior autonomia, a primeira (rendimento) porque é uma coisa marginal e que provavelmente só será sentida em carros de fraco rendimento em que todas as migalhas contam, e a segunda porque provavelmente a diferença de preço por litro, não justifica a diferença nos kms percorridos, tendo por base um depósito de combustível (logo que este deposito termine, verei as diferenças).
Opto por pagar mais, porque acredito que mantém o motor e sistema de injecção mais limpo (os sinais assim mo indicam) e sendo este um carro que já tem uns kms e espero que faça muitos mais, não me importo de gastar mais 1 ou 2 € por mês.

Fará muito mais sentido sentir-se alguma diferença nas prestações neste tipo de carro, do que num 335D em que tens potência e binário de sobra para as encomendas.
Com o corsa quase todos os dias tenho de o espremer, seja para um ultrapassagem, seja para entrar na AE sem empatar o transito, logo sei exactamente o que o carro me pode render ou não, como referi não ando com o carro à dois dias, posso afirmar com toda a convicção que ao fim de quase 370mil kms, que conheço o carro que conduzo.
Mas não é difícil de justificar que o carro me gasta mais com o combustível não aditivado, como referi, sinto que tenho de puxar um pouco mais pelo carro em certas situações para obter o mesmo rendimento, logo terá de gastar mais. São diferenças mínimas que apenas se fazem notar em recuperações, mas que ao fim de um depósito se fazem notar na distância percorrida.

Repara que à uns posts atrás, tens um membro que afirma que em certas situações com o carro carregado, sente necessidade de reduzir de 4ª para 5ª, quando normalmente faz a subida em 5ª, não vou partir do principio que é da cabeça dele e que reduz de velocidade só porque sim.

Não justifico a minha escolha pelo melhor rendimento ou maior autonomia, a primeira (rendimento) porque é uma coisa marginal e que provavelmente só será sentida em carros de fraco rendimento em que todas as migalhas contam, e a segunda porque provavelmente a diferença de preço por litro, não justifica a diferença nos kms percorridos, tendo por base um depósito de combustível (logo que este deposito termine, verei as diferenças).
Opto por pagar mais, porque acredito que mantém o motor e sistema de injecção mais limpo (os sinais assim mo indicam) e sendo este um carro que já tem uns kms e espero que faça muitos mais, não me importo de gastar mais 1 ou 2 € por mês.

Quantos km fazes por ano? Que média fazes? Que combustível colocas?
Assim podemos ter a noção mais certa do 1€ ou 2€ por mês... que deverá provavelmente ter 1 zero à direita.

(...)

(...)
Nota-se e nota-se bem, com a 98 do Jumbo até grila tal é o esforço maior que o motor tem de fazer, e isto com duas bombas diferentes e afastadas por dezenas de kms, ambas do Jumbo.

Gasto uma média de 40 Litros por mês, quantas bem feitas dá 4€ de diferença por mês entre o gasóleo simples e o Ultimate.
Apenas acho que além da vantagem de melhor limpeza no sistema de alimentação do motor, é o menor ruído do motor e nota-se muito mesmo.

Prós e contras do preço? diferença + 0,12 cêntimos o lt, depósito que seja atestado com 50 lt, fica mais caro 6,00 Eur, com desconto da BP vai para o preço do diesel normal.

Mais potência ou redução de consumo? ainda estou na fase de não me ter apercebido, a não ser psicologicamente, digo eu...

Gasto uma média de 40 Litros por mês, quantas bem feitas dá 4€ de diferença por mês entre o gasóleo simples e o Ultimate.

Dados retirados do https://www.maisgasolina.com/

BP diesel premium 1.169 (dizes ter desconto de 0.06€) = 1.109
Diesel Jumbo = 0.889

Diferença em 40 Litros = 8.8€
12 meses = 105€ (em 5 anos esta diferença quase que dava para comprar um carro igual...)
(O carro tem 20 anos...)

40 Litros supondo que o carro faz 6.5l/100 dá +- 600km mês
12 meses dá uns míseros 7200km

Agora façam as contas para quem faz uns normais 20000km ano!!
Eu faço:
Diesel Jumbo 0.889 = 2740€
Diesel BP premium 1.169 = 3590€

850€ de diferença em apenas 1 aninho. (aos preços actuais...)

850€ dava para ir de férias 1 semana (depende das ferias), não reduzir de 5ª para 4ª vale 850€...
Por amor de deus....

Dados retirados do https://www.maisgasolina.com/

BP diesel premium 1.169 (dizes ter desconto de 0.06€) = 1.109
Diesel Jumbo = 0.889

Diferença em 40 Litros = 8.8€
12 meses = 105€ (em 5 anos esta diferença quase que dava para comprar um carro igual...)
(O carro tem 20 anos...)

40 Litros supondo que o carro faz 6.5l/100 dá +- 600km mês
12 meses dá uns míseros 7200km

Agora façam as contas para quem faz uns normais 20000km ano!!
Eu faço:
Diesel Jumbo 0.889 = 2740€
Diesel BP premium 1.169 = 3590€

850€ de diferença em apenas 1 aninho. (aos preços actuais...)

850€ dava para ir de férias 1 semana (depende das ferias), não reduzir de 5ª para 4ª vale 850€...
Por amor de deus....

Isso dá para trocar um injector por ano e ainda sobra para a compensação do ruído ser superior [:)]

Voltar
Superior