Como?
Eu trabalho na mercedes e nunca ouvi tamanha coisa!!!!
A única maneira de ver se o gasóleo não é de qualidade é fazer um teste do ponto de inflamação,e para fazê-lo tens que mandar para um laboratório e quem paga as custas da reparação é o transportador dos combustiveis,pois em geral as cisternas são divididas para cada tipo de combustivel(gasolina/gasóleo),infelizmente alguns têm preguiça ou seja lá o que for de fazer o trabalho como deve ser.
Pessoalmente já fiz o teste de meter uns 9 depósitos seguidos de BP Ultimate (gasóleo), e em relação ao normal,tudo igual,ruido,consumos etc.
Quanto aos mecânicos ao minimo problema dizerem que o problema é do combustivel...eu trocava logo de mecanico.
As únicas coisas que podem dar cabo dos injetores relacionadas diretamente com o combustivel e sobretudo num sistema de injeção diesel,são a presença de humidade,e o ponto de inflamação do combustivel ser baixo.
A presença de humidade é normal em qualquer tipo de combustivel,devido à condensação,ou,uma cisterna mal isolada,neste caso é flagrante pois uns quantos depositos depois o motor em questão dá logo sinal,ou,acende a luz de aviso de presença do filtro,ou tem um trabalhar fora do habitual e de seguida vai abaixo,podendo incapacitar o pôr a trabalhar do motor de novo.
Solução,é ir controlando o filtro de combustivél,recorrendo a purgar este mesmo elemento mais vezes.
Quanto ao gasóleo ter um ponto de inflamação mais baixo,nada a fazer,pois é o que eu considero uma morte lenta...
Este tipo de contaminação destrói a capacidade lubrificante do gasóleo,e com o tempo gripa os componentes internos de um injetor,ou da parte da bomba de injeção.
Não digo que o gasóleo A é melhor que o B,mas o que eu vejo por aqui escrito,não critico ninguém,toda a gente pode opinar,mas o que eu venho de vos escrever acima é a pura realidade e verdade do gasóleo.
Quem quiser ter menos problemas que invista numas mudas anticipadas do filtro de gasóleo,ou os purgue mais frequentemente,um aditivo eficaz de vez em quando não faz mal nenhum.
Agora lembrem-se já o referi na página 3,todo o gasóleo fabricado em Portugal cumpre a normativa EN590,que excede os requisitos minimos de TODOS OS FABRICANTES.