Aumento do consumo com gasóleo simples?

Não há qualquer problema em usar gasóleo simples. TODOS os motores diesel foram concebidos para funcionar bem com gasóleo simples.
Até aqui, tudo bem e que é lógico!

Vou aproveitar o teu post para esclarecer uma coisa, qualquer combustível que não "simples" neste país tem especificações acima do mínimo exigido por lei.
Por isso por favor parem com a treta do "aditivado" não vai "olear". O "aditiva do" é o simples com mais aditivos.
Cada um está livre de escolher o que quiser, tal como uns compram agua do luso e outros da marca branca. E para quem disse se o aditiva do perde propriedades quando está em desconto, eu diria que perde tantas como o S6 quando está em promoção.
Mas aqui prós e contras de usar é que não se consegue sim ou não nem sequer em outros sites estrangeiros, parece ser como a "galinha ou ovo"

Edit: Não vou atrás de promoções e se sobe ou desce o combustível, não sou rico, mas não é por ter uma diferença de 1,00€ ou 2,00€ que vou para a fila e atestar, é como meter simples ou activado, não é pelos 5,00€ a mais num depósito que vai fazer 700 ou 800 km.

Os 3 modelos de carro apenas o XC60 é mais correcto (digital) na leitura de depósito combustível, os outros já o ponteiro está encostado ao vermelho e quando se vai testar ainda tem 12 ou 13 Lt no interior do depósito.

Last edited:
Meus caros,qualquer combustivel vendido em Portugal cumpre a diretiva europeia EN 590,e supera esta mesma.

Cada um mete o que gosta.

Por exemplo no meu carro meter gasoleo do normal ou aditivado é igual,não há grande diferença(depois de ter metido4/5 depositos de premiun ganhei 30/40 km de autonomia em relação ao normal).

Portugal o carro anda sempre com gasoleo pingo doce e não noto diferença nenhuma.

Único pais que notei diferença na qualidade do gasóleo foi na Bulgária,falta de folego do motor,maior consumo,relanti menos estavel. Isto num motor pesado.

Mesmo na marca onde trabalho,na europa ocidental nunca foi reportado nenhum problema devido a combustivel de má qualidade ou falta de aditivação dos mesmos(falta de aditivos de limpeza pode se traduzir por cabeças de pistões mais sujos,sistemas de injeção que podem começar de cansaço mais cedo por falta de lubrificação,pois o diesel também possui propriedades lubrificantes etc,etc podiamos ficar aqui a falar infinitamente sobre detalhes tecnicos a noite toda...

Certos paises de leste a qualidade já deixa a desejar um pouco,certos casos para fazer valer certas garantias é quase obrigatório analisar o combustivel,pois o ponto de inflamação é muito baixo.

Ou seja o que eu quero dizer é que diesel normal a nivel mecânico não vai estragar nada,os requirimentos de formulação de desempenho e proteção estão lá.

Diesel premium é idem,mas é mais aditivado em certos aspetos.

Perguntem a um engenheiro mecânico ou a um petroquimico sobre o que faz o gasoleo estragar um sistema de injecção e a resposta vai ser a mesma: ponto de inflamação baixo e presença de impurezas e h2o no combustivel seja gasoleo ou gasolina.

Quanto à escolha de premium ou normal isso é ao critério de cada um,em Portugal e na europa ocidental e central não existem combustiveis de fraca qualidade,fora dos requisitos da norma EN 590.

Poderão haver casos de combustiveis contaminados por razão x ou y,mas é muito raro.

Houveram analises feitas em varios pontos da europa,pelos suiços TCS e pelos alemães da ADAC,sobretudo ao gasóleo e os paises que deixam a desejar justamente foram os e leste,mas norte de Itália e sul de França deixaram a desejar ponto de inflamação muito baixo,gasóleo contaminado com gasolina.

Cumprimentos a todos

tenho o meu carro há 16 anos e nos meses de frio consome sempre mais perto de 0,5l aos 100kms.

tenho o meu carro há 16 anos e nos meses de frio consome sempre mais perto de 0,5l aos 100kms.
Sabem qual é uma das razões, senão a principal?

Ar mais frio igual a ar mais denso, ou seja, maior atrito aerodinâmico.

Com o motor frio também, os carros têm dispositivos para aquecer o combustível.
Se calhar é também muito importante nos países mais frios o óleo que metem no motor, a temperatura a que o termostato abre, pneus para neve/gelo...
Não me parece que em Portugal, tirando casos muito raros, se justifique comprar combustível, óleo, pneus, etc por causa da variação da temperatura...

O gasóleo antes de entrar no motor é aquecido, sempre, não deve haver diferença se estão -5ºC ou 40.ºC.

Sim.
Eu estava mais a referir-me ao extremo oposto, em que o gasóleo já está a ser injectado com temperaturas altas demais (mesmo no nosso clima, mas depois de alguns km a fundo), e onde as centralinas até são chamadas para intervir reduzindo o débito de combustível.

Eu aceito que as pessoas coloquem as suas dúvidas quanto aos benefícios dos combustíveis com aditivo. Eu também as tenho e posso dizer que desde que acabaram com o Diesel normal que tenho colocado aditivado por descargo de consciência para depois não dizer "e se" e porque a diferença de preço resume-se a meia dúzia de tostões.

O que não aceito é que as pessoas duvidem que os combustíveis aditivados contenham realmente aditivos dada a facilidade que é ser apanhado numa auditoria externa. Seria uma burla/falcatrua ao nível do que a VW fez com as emissões, daí o meu exemplo.

Comparar isto à baba de caracol e banha de cobra é completamente descabido e ridículo. Há uma razão para o combustível ser controlado por normas e esses produtos milagrosos apenas serem vendidos por telefone.
Não misturemos as coisas nem emitiremos opiniões ridículas baseadas em premissas e presunções pessoais.

Concordo contigo quando dizes que os combustíveis aditivados terão mesmo de ter alguns aditivos extra, e não concebo facilmente a ideia oposta.

No entanto, é necessário ter em atenção que nas mais diversas áreas existem produtos com características adicionais acima do normal (com um preço naturalmente mais elevado), onde é perfeitamente possível demonstrar a sua superioridade com instrumentos de teste de elevadíssima precisão, mas cujos efeitos no mundo real são totalmente negligenciáveis e/ou facilmente anulados por factores bem mais comuns e incontroláveis. [;)]

Eu vou alternando entre os aditivados e os simples (incluindo os dos hipers), muito pela ideia de "e se?"...:)

Eu vou alternando entre os aditivados e os simples (incluindo os dos hipers), muito pela ideia de "e se?"...:)

Isto é que não me entra na cabeça...
Se meto simples pelo preço, ao meter aditivado lá se vai a poupança.
Se meto aditivado pelos benefícios, ao meter simples lá se vão os benefícios.

Sempre tentei o mais barato, neste momento o mais barato na zona onde resido é o aditivado... [:D]

Isto é que não me entra na cabeça...
Se meto simples pelo preço, ao meter aditivado lá se vai a poupança.
Se meto aditivado pelos benefícios, ao meter simples lá se vão os benefícios.

Sempre tentei o mais barato, neste momento o mais barato na zona onde resido é o aditivado... [:D]

Vou responder com uma brincadeira que ilustra um bocado o pensamento:

- Se eu beber todos os dias e durante anos a mesma bebida, chega a uma altura em que estou farto! [:D]

E no caso de algumas bebidas (mesmo sem entrar nas alcoólicas), existe mesmo um risco dessa repetição fazer mal à saúde.

Os meus carros vão bebendo um pouco de (quase) tudo...[:cool:]

Vou responder com uma brincadeira que ilustra um bocado o pensamento:

- Se eu beber todos os dias e durante anos a mesma bebida, chega a uma altura em que estou farto! [:D]

E no caso de algumas bebidas (mesmo sem entrar nas alcoólicas), existe mesmo um risco dessa repetição fazer mal à saúde.

Os meus carros vão bebendo um pouco de (quase) tudo...[:cool:]

Sim, estou a perceber, és tipo aqueles obesos que 3 vezes por semana dizem "um dia não são dias" e enfardam tudo o que lhes aparece à frente, os outros dias fazem dieta... [:D][:D][:D]

(brincadeira)

Século XXI e ainda não meteram na cabeça que há gostos diferentes em tudo [:D]

Eu tenho alguma dificuldade em meter na cabeça que alguém tenha o "gosto" de pagar mais quando pode pagar menos. Confesso! [:D]

Quanto a comparar "aditivos" com as emissões da VW, continuo sem perceber as vossas dúvidas.

Imaginem que tenho 1 litro de combustível.

Encho 2 recipientes com meio litro cada.

Depois dou uma cuspidela para 1 dos recipientes e chamo-lhe aditivado.

Ao outro chamo simples.

Efectivamente são os 2 diferentes, porque um tem cuspo e eu dei-lhe um nome diferente. Ninguém me pode processar por vender um mais caro do que o outro. Além do mais existe alguém que diz que o meu cuspo lhe limpa o motor, dá mais potência, menos fumo, blá blá blá...

Claro que se me perguntarem, eu digo que o gajo que compra o meu cuspo a 20c/litro não bate bem, mas se ele é feliz assim não sou eu que me vou queixar.

Agora se o cuspo não for meu, e eu vir um amigo meu a comprar aquilo todo contente, vou tentar meter-lhe juízo na cabeça.

[;)]

O problema da maioria das pessoas, e penso que aqui isso também se passa, é tentarem estabelecer sempre uma relação entre aditivos e potência, quando na verdade a esmagadora maioria dos aditivos não têm esse objectivo. Os aditivos geralmente utilizados servem sobretudo para aumentar a eficiência dos motores e para fazer alguma remoção de resíduos. O seu efeito no rendimento bruto é pouco só que toda a gente sabe que isso é o que as pessoas gostam de ouvir logo toda a publicidade em redor disto fala sempre em potência e velocidade. Que os aditivos são benéficos para os motores, sobretudo para os motores actuais com sistemas de injecção muito avançados e pressões elevadas, não tenho dúvidas.

Eu tenho alguma dificuldade em meter na cabeça que alguém tenha o "gosto" de pagar mais quando pode pagar menos. Confesso! [:D]

Quanto a comparar "aditivos" com as emissões da VW, continuo sem perceber as vossas dúvidas.

Imaginem que tenho 1 litro de combustível.

Encho 2 recipientes com meio litro cada.

Depois dou uma cuspidela para 1 dos recipientes e chamo-lhe aditivado.

Ao outro chamo simples.

Efectivamente são os 2 diferentes, porque um tem cuspo e eu dei-lhe um nome diferente. Ninguém me pode processar por vender um mais caro do que o outro. Além do mais existe alguém que diz que o meu cuspo lhe limpa o motor, dá mais potência, menos fumo, blá blá blá...

Claro que se me perguntarem, eu digo que o gajo que compra o meu cuspo a 20c/litro não bate bem, mas se ele é feliz assim não sou eu que me vou queixar.

Agora se o cuspo não for meu, e eu vir um amigo meu a comprar aquilo todo contente, vou tentar meter-lhe juízo na cabeça.

[;)]

Ainda bem que estamos a falar de aditivos no combustível e não de cuspe.

Gasolina simples e aditivos é conversa para enganar o consumidor!

Não há milagres. Gasolina mais rica dá mais power
Com gasolina menos rica é necessário pisar mais no acelerador para andar o mesmo.

Feitas as contas: Gasolina barata = menos quilómetros = mais caro

Last edited:
Gasolina simples e aditivos é conversa de treta para enganar o consumidor!
Como sabem a água é um dos componentes da gasolina. A percentagem de água tem uma margem de segurança em que pode ser aumentada sem danificar o motor.
As gasolineiras de supermercado usam mais água e por isso um depósito faz menos quilómetros.
Não há milagres. Mais gasolina = mais power - menos gasolina = pisar mais no acelerador para andar o mesmo.

http://farpascurtas.blogspot.pt/2016/01/a-morte-dos-diesel.html

tens que me dizer quais oz combustiveis que têm mais combustivel, pois os que eu coloco sao todos iguais, quer em potencia, quer em consumo.

Anormal seria se fizesses os mesmos consumos com gasóleo simples... Fazer menos é normal, assim como andar menos. Quando mais evoluido o motor, pior.

Gasolina simples e aditivos é conversa de treta para enganar o consumidor!
Como sabem a água é um dos componentes da gasolina. A percentagem de água tem uma margem de segurança em que pode ser aumentada sem danificar o motor.
As gasolineiras de supermercado usam mais água e por isso um depósito faz menos quilómetros.
Não há milagres. Mais gasolina = mais power - menos gasolina = pisar mais no acelerador para andar o mesmo.

http://farpascurtas.blogspot.pt/2016/01/a-morte-dos-diesel.html
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh

Então o segredo é esse!!!!
Vou começar a vigiar os gajos para os apanhar em flagrante com a mangueira da água ligada no tanque das bombas.... [:blush:]

Back