Que foi uma tragédia medonha... sem dúvida que foi!
Que o número de sobreviventes é cada vez menor... pela lei da vida é claro que sim!
Que tem sido ampliada nomeadamente pelos judeus (em Israel, nos EUA...) obviamente que sim!
Que ainda que menos badaladas/conhecidas há mais situações do género... infelizmente também é verdade!
Alguns exemplos:
Kublai Kan, após a conquista da China, não fez a coisa por menos de 10 milhões no império mongol;
Cerca de 15 milhões de nativos na América Latina/Norte após a descoberta daquele continente(Portugal deu um contributo modesto que a nossa especialidade era acasalar), ao contrário da vizinha Espanha ou mesmo dos EUA;
Stalin, em especial na década de 30' terá mandado exterminar mais de 10 milhões de pessoas;
Quantos milhões de crianças terão sido mortas na China (não me estou a referir a abortos) para "travar" o crescimento populacional nos últimos 40 anos? E durante o regime de Mao Tse Tung?
Quantos milhões foram e continuam a ser mortos em África como no Ruanda, Uganda e Libéria ou quantos foram mortos na antiga Jugoslávia e países vizinhos? E na Turquia?
Infelizmente, o mundo está cheio de situações de puro genocídio e matanças bárbaras em que se dizimam milhões de pessoas por questões raciais, étnicas,religiosas, culturais, de sexo, de ideologia...
Não aprendemos a lição e duvido que alguma vez tal coisa venha a acontecer!![]()
Em minha opinião, é mais pela forma documentada como ainda podemos assistir ao massacre do que se passou em Auschwitz, e nos outros lugares não. Não quer dizer que tenha sido o maior da história da humanidade.
Portugal foi um pais colaboracionista da Alemanha Nazi. Fala-se de POrtugal e ah e tal o Aristides de Sousa Mendes e eramos os maiores e gostavamos muito dos Judeus. Falso! Portugal fabricava armamento e só não sofreu uma invasão porque acedeu às exigências dos Alemães. Criou a PVDE, não deixava entrar polacos, russos, comunistas e judeus. Vendeu Volframio aos alemães e quando hitler morreu decretou 3 dias de luto nacional. Já para não falar do ouro que encheu os nossos cofres e que vinha das expropriações aos judeus e outros. A memória é uma coisa f....
Portugal foi um pais colaboracionista da Alemanha Nazi. Fala-se de POrtugal e ah e tal o Aristides de Sousa Mendes e eramos os maiores e gostavamos muito dos Judeus. Falso! Portugal fabricava armamento e só não sofreu uma invasão porque acedeu às exigências dos Alemães. Criou a PVDE, não deixava entrar polacos, russos, comunistas e judeus. Vendeu Volframio aos alemães e quando hitler morreu decretou 3 dias de luto nacional. Já para não falar do ouro que encheu os nossos cofres e que vinha das expropriações aos judeus e outros. A memória é uma coisa f....
Os Americanos fizeramum ultimato para usar a base das lajes. Vejam o livro Lisbon: War in the Shadows in the City of Light que relata como o Salazar teve que agradar a todos para mantermos a soberania...Tendo em conta a situação é visto que tipo de governação portugal tinha na altura creio que a posição de Portugal foi normal, é preciso não esquecer que a base das Lages foi utilizada com consentimento do governo portugês pelos aliados por isso eu vejo o comportamento portugês face a situação como absolutamente normal.
temos que relembrar que muita coisa só chegou ao de cima no fim da guerra e que havia muito segredo sobre o que estava a decorrer.
Ontem deu um documentário precisamente sobre Auschwitz, foi do mais ilustrativo que alguma vez vi visto ser sobre uma sobrevivente do campo! Até o meu irmão que não passa cartão a história ficou agarrado ao documentário!
Bem, eu ontem vi o documentário da RTP1 sobre os campos de concentração Nazis, penso que muitos aqui certamente também viram, não sei como podem os humanos serem capazes de fazer tais atrocidades a outros humanos, imagens reais gravadas na altura pelo exercito inglês e pelo soviético mostram as pilhas e pilhas de corpos, pessoas, quase todas mortas mas mesmo assim ainda havia quem sobrevivesse, que não eram mais que ossos e pele, sem roupa, sem comida, é aterrador sequer pensar o que aconteceu naquela altura, foram milhões de judeus mortos, comunistas, ciganos, homossexuais...![]()
![]()
![]()
Ja agora, acho engraçado como ninguem responsabiliza os aliados pelos que morreram a fome nesses campos...Tiveram queser os russos a os salvar
Porque as ofensivas militares de cada lado (Aliados ocidentais e Soviéticos) determinou-se dessa forma. Os Aliados invadiram pela Normandia e Sicilia enquanto os Soviéticos invadiram pela frente Oriental atraves da Polonia, Estados Bálticos e afins. O Auschwitz encontrava-se no caminho dos Sovieticos devido mesmo a isso.Ja agora, acho engraçado como ninguem responsabiliza os aliados pelos que morreram a fome nesses campos...Tiveram queser os russos a os salvar
Possivelmente, não sei.Estão a falar do mesmo documentário?
Os Americanos fizeramum ultimato para usar a base das lajes. Vejam o livro Lisbon: War in the Shadows in the City of Light que relata como o Salazar teve que agradar a todos para mantermos a soberania...
Assustas-te porque no meu ver não compreendes a situação do país a aquela época sinceramente não vejo de que outra forma se defenderia o país! Talvez com super heróis ou heróis do mar que marcham contra canhões ?A frieza com que dizes isso assustame.