Auschwitz...nunca mais

Sansoni7

Piloto de Karts
Eram quase crianças, sobreviveram a Auschwitz, e ainda estão vivos

«Maior lição de vida não pode haver - para nós, para ninguém: estas mulheres e homens eram quase crianças quando, há 70 anos, foram libertadas de Auschwitz, no final da Segunda Guerra Mundial. Hoje, que se celebra o 70º aniversário da libertação do campo de concentração mais infame do mundo, gostava que conhecesse a Susan, a Edith, o Alexander, o Sam e o Josef, que estão de boa saúde, mas com ainda e sempre com as marcas do que passaram na pele e na memória.»

O meu silêncio de profundo respeito por quem passou por estes horrores....
127765d1422353329-auschwitz-nunca-mais-coroa-de-flores-em-tons-encarnados-e-brancos.jpeg

Attachments

• coroa-de-flores-em-tons-encarnados-e-brancos.jpeg
    coroa-de-flores-em-tons-encarnados-e-brancos.jpeg
    68 KB · Views: 0
Last edited:
Estive em Auschwitz I e II em 2002 e basta... [s)]

Já agora o local chama-se Oświęcim (Auschwitz) e Brzezinka (Treblinka) sendo os outros nomes de "ocupação" dados aos campos de concentração Nazi na Polónia.

Ainda há mais espalhados pelo país mas menos conhecidos.

]

Já agora o local chama-se Oświęcim (Auschwitz) e Brzezinka (Treblinka) sendo os outros nomes de "ocupação" dados aos campos de concentração Nazi na Polónia.

Ainda há mais espalhados pelo país mas menos conhecidos.

Pelas razões que sabes, ainda há pouco tempo vi fotos do local....arrepiantes.
127766d1422354249-auschwitz-nunca-mais-a1.jpg

127767d1422354288-auschwitz-nunca-mais-a2.jpg

Attachments

• a1.jpg
    a1.jpg
    86.2 KB · Views: 0
  • a2.jpg
    a2.jpg
    94.5 KB · Views: 0
Last edited:
O meu profundo respeito por estas pessoas, e por todos os Portugueses "esquecidos" pela pátria, que perderam a vida ou que ficaram eternamente incapacitados, porque foram obrigados a combater na guerra colonial.

Eu também gostava de acreditar nesse "nunca mais", mas parece-me que o homem não aprende com a história...

De facto o Homem é um bicho capaz do melhor e do pior ... que mentes retorcidas foram (e são) capazes de cometer essas atrocidades ...

Só uma correcção: Auschwitz II chama-se Birkenau, pelo menos da última vez que lá estive.[;)]

Treblinka fica no Este do país, bem longe de Oswiecim.

Não sei porquê, mas ao ler a frase em baixo num artigo do Expresso :

A partir de 1942, ano em que Hitler tomou a decisão de "solucionar de forma definitiva a questão judia"

lembrei-me que os alemães podem tomar a decisão de :

"solucionar de forma definitiva a questão das dívidas dos países do sul"

"A URAP associou-se à iniciativa da FIR (Federação Internacional de Resistentes), na qual é federada, que neste ano de 2015, com o pretexto de assinalar e comemorar o 70º Aniversário do fim da II Guerra mundial e da derrota do Nazi-Fascismo, fará percorrer a sua tocha, a Tocha da Liberdade e da Paz, por vários países da Europa num percurso que terminará em Berlim no mês de Maio."

..."
a tocha da FIR permanecerá e percorrerá o nosso país de 29 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2015."

http://www.urap.pt/index.php/actividade-mainmenu-29/notcias-mainmenu-35/568-tocha-da-fir-ja-tem-programa-em-portugal

Não sei porquê, mas ao ler a frase em baixo num artigo do Expresso :

A partir de 1942, ano em que Hitler tomou a decisão de "solucionar de forma definitiva a questão judia"

lembrei-me que os alemães podem tomar a decisão de :

"solucionar de forma definitiva a questão das dívidas dos países do sul"

Não digas disparates, isso é absolutamente ridículo. Ir buscar um assunto desses é de um desrespeito sem limites.

Também já tive oportunidade de visitar os dois campos e de facto ainda hoje se nota o ambiente que lá se viveu. Por mais que uma pessoa queira, acaba sempre por se emocionar ao imaginar pelo que aquelas pessoas passaram.
Tenho muito respeito e admiração por quem conseguiu sobreviver e nem consigo imaginar o quanto ainda hoje devem sofrer por tudo o que viram e sentiram.

Tenho o maior respeito pelos que sobreviveram e pereceram às mãos dos nazis, mas, não aceito, que muitos deles tenham tentado fazer algo semelhante aos Palestinianos.

Mas isso sou eu...

Não digas disparates, isso é absolutamente ridículo. Ir buscar um assunto desses é de um desrespeito sem limites.

Falar em desrespeito ao mesmo tempo que se diz que outra pessoa diz algo de ridículo, também não é muito respeitoso.
Cabe a cada um ter a sua opinião.

Penso que não é "sem limites" que o user Altar disse o que disse. No dia 2 de Maio do ano passado, em Odessa, na Ucrânia, se o que aconteceu não pode ser equiparado com actos cometidos na II Guerra Mundial, então não sei onde pode chegar o limite. 39 pessoas foram queimadas vivas naquele local e os assassinos, foram julgados ?

Como criminosos Néo-Nazis apoiados pelo regime em Quieve mataram habitantes de Odessa. Evidência Fotográfica | Global Research

Auschwitz foi libertado, por quem ? Na noticia do tópico não há uma única referência ! Como se tivesse acontecido por obra do acaso.

"Há 70 anos, em 27 de janeiro de 1945, o Exército Vermelho libertou Auschwitz, o maior e mais terrível campo de extermínio dos nazistas. Em suas câmaras de gás e crematórios foram mortas pelo menos um milhão de pessoas."

1945: Libertação de Auschwitz-Birkenau | Calendário Histórico | DW.DE | 27.01.2015

Só uma correcção: Auschwitz II chama-se Birkenau, pelo menos da última vez que lá estive.[;)]

Treblinka fica no Este do país, bem longe de Oswiecim.

Obrigado pela correcção ou dziękuję! :)

DE: Auschwitz / Birkenau = PL: Oświęcim / Brzezinka - Fica relativamente perto de Cracóvia.

DE: Treblinka = PL: Treblinka - A Leste, a cerca de 100 km da fronteira com a Bielorrússia.

Nunca tive num campo desses, mas tenho a ideia de que visitá-los muda um bocado a forma como vemos o holocausto... até vermos acho que a maioria das pessoas tem um certo distanciamento (ainda para mais porque essa guerra mal nos afectou, por isso são pouquissimos os portugueses que terão familiares ou conhecidos que passaram por isso), mas quando chegam ali é que veem que aquelas pessoas realmente existiram, que os horrores deviam ser para lá de imagináveis, que foi... real.

O meu pai, anti-semita convicto, visitou Dachau e saiu de lá com o estômago às voltas. Eu gostava de visitar um campo um dia, mas se já a visita à casa da Anne Frank me deixou impressionada...

Nunca tive num campo desses, mas tenho a ideia de que visitá-los muda um bocado a forma como vemos o holocausto... a

Podes crer. Até porque eles têm alguns objetos em exposição que dão que pensar. Não sei como está atualmente porque já lá fui há uns anitos, mas tinham uma vitrine com cabelo humano que era cortado à chegada ao campo e era impressionante.
Como a maioria das visitas ao campo é realizada de forma organizada em grupo não era raro olhar para o lado e ver alguém a chorar. Não era bem chorar, era mais ver umas lágrimas a cair pela emoção de toda a envolvência.

Tambem já estive no Birkenau por 2'x ... recomendo vivamente a visita , principalmente por quem é apaixonado por este triste momento da historia mundial como eu sou.

É impossivel nao nos arrepiarmos do principio ao fim da visita. Aquelas camaras de gás ... ainda têm cheiro.

Back