Sou originário de uma freguesia rural, só fui à junta de freguesia uma vez para fazer o recenseamento eleitoral, que pode perfeitamente ser feito na sede de concelho. É feito uma vez na vida, não me custaria nada ir à sede de concelho. Aliás no meu caso até ficava mais fora de mão ir à sede de freguesia do que à sede de concelho. E para piorar, o horário era tipo duas horas por semana num dia qualquer especifico, se Deus quissesse... enfim, o degredo... o terceiro mundo...
Agora moro numa freguesia urbana, nunca pus os pés na junta de freguesia.
Pois, se as freguesias tivessem mais competências e mais dinheiro seriam mais importantes. Mas a verdade é que praticamente não têm dinheiro nem competências, tendo que andar a pedinchar à câmara municipal. E o que acontece regularmente é que se forem de outra cor politica estão lixados...
Além disso não é o normal haver 2 níveis de poder local. Em Espanha só há os municipios (Ayuntamiento). Só que os Ayuntamientos em Espanha em geral são mais pequenos que os nossos. Nós andámos a juntar municipios algures no passado, e criaram-se as freguesias. Mais valia ser como Espanha, apenas um nível de poder local, mas mais autarquias.