Tu que és gestor, não estarias já a pensar na Eslováquia ou na Estónia?
Ou melhor... não estarias já a pensar há vários meses como justificar a tua decisão de ainda manter esta fábrica em Portugal?
com base no que sei, que pode ser pouco, pensava num plano B para os próximos anos.
não entrando em detalhes, vou te dar um exemplo.
numa determinada empresa que geria, negociei um contrato que implicava penalidades financeiras aos por incumprimentos de regras de segurança tais como não estar devidamente uniformizado, acusar álcool no sangue e o não respeito pelas regras básicas de higiene e segurança.
antes de fechar esse contrato reuni com os trabalhadores e sindicatos e todos concordaram.
um mês antes de assinar o tal negócio, enviamos a todos os trabalhadores o termo de compromisso e das regras/penalidades para que cada um tivesse conhecimento e assinasse o tal documento.
o sindicato apareceu e fez uma confusão junto de todos e pediu para ninguém assinar nada que considerava chantagem da empresa e não era nada uma imposição do cliente.
mais uma vez reuni com todos e expliquei que caso não o fizessem eu também não tinha qualquer condição de dar seguimento ao negócio e iria preferir abdicar desse aumento de produção e sem isso pelo menos 100 pessoas iriam ser dispensadas.
ainda assim o sindicato bateu o pé e o tom de voz subiu.
eu agradeci e disse que depois de sair dali já não iria voltar atrás com a minha decisão que era romper com o novo acordo.
assim o fiz e só no momento em que cada um recebia a carta de término de contrato é que se lembraram que tinham família e filhos.
no caso da VW Palmela, seria algo semelhante que iria fazer.
não se pode aceitar um acordo e depois de ganharem o contrato virarem a palavra.
acredito que a VW venha a ceder porque muito já foi investido, mas acredito irão rever a continuidade dessa unidade em Portugal.
tal como outras tantas fábricas o fizeram no passado.
um dia as pessoas vão perceber que ir apanhar laranjas ou varrer estradas no estrangeiro é bem pior que trabalhar mais um dia ou mais algumas horas a troco de dinheiro.
gostamos muito da bola e cafés, baixas médicas da treta, só pode ser uma das razões.
tenho pena dos que realmente querem e precisam de trabalhar, mas a vida nunca foi justa.