Autocolante GPL

Autocolante GPL

• - Eu também não punha - é foleiro

Votos: 110 57,6%
  • - Há que denunciar esses criminosos à policia

Votos: 40 20,9%
  • - Algo no meio destas duas posições

Votos: 41 21,5%

• Total de eleitores
    191
Eu já tive um distico magnético, mas esqueci-me e meti o carro na lavagem com ele colocado, ficou inutilizado. A partir daí uso colado num cartão e colocado do lado de dentro do vidro traseiro.

Eu já tive um distico magnético, mas esqueci-me e meti o carro na lavagem com ele colocado, ficou inutilizado. A partir daí uso colado num cartão e colocado do lado de dentro do vidro traseiro.

Tanto quanto me parece, esses dísticos não podem ser aí colocados, sob pena de multa...

Acho que se disserem alguma coisa, ou multarem, será apenas pela colocação do dístico no vidro traseiro, visto que são proibidos autocolantes.

Mas como também não está colado no vidro, não sei. Do lado de dentro fica encoberto pelo encosto de cabeça, portanto não tira visibilidade nenhuma.

Eu estou preparado para a multa, é só uma questão de esperar.

Esta lei, como todas as leis deixa uma série de questões em branco.
Bastava mais meia dúzia de palavras e ficava tudo preto no branco, ou neste caso branco no azul. Deve ter-se acabado a tinta da caneta.

Última edição:
Artigo 9.º

Identificação dos automóveis que utilizam GPL

Os automóveis que utilizam GPL como combustível
devem exibir de modo visível um dístico identificador,
nos termos de regulamento aprovado por portaria conjunta
dos Ministros da Administração Interna e da Economia
e da Inovação.

Este é o artigo da lei que está em vigor relativo ao autocolante. O regulamento está para sair há 1 ano.

Artigo 9.º

Identificação dos automóveis que utilizam GPL

Os automóveis que utilizam GPL como combustível
devem exibir de modo visível um dístico identificador,
nos termos de regulamento aprovado por portaria conjunta
dos Ministros da Administração Interna e da Economia
e da Inovação.

Este é o artigo da lei que está em vigor relativo ao autocolante. O regulamento está para sair há 1 ano.

Enfim é a rapidez que temos!, particularmente penso como já referi atrás neste tópico que os veiculos que usam GPL deviam usar autoclante nem que seja somente como forma de identificar o tipo de propulsão utilizada pelo veículo como aliás acontece com os ditos combustíveis tradicionais na forma de silgas que estes apresentam na carroçaria.

E existem como já aqui foi mostrado propostas em termos gráficos bastante apelativas, aqui a questão é mesmo algum condicionamento de movimentos a que este veículos estão sujeitos por utilizarem um tipo deiferente de combustível.

As últimas notícias que tive sobre o assunto é que o dístico estava escolhido e é o que já circula por aí, mais pequeno e com outras cores, no entanto se era colocado vidro da frente ou no lugar do antigo estava a ser discutido entre o governo e as gasolineiras.

Era este diferendo que evitava que o regulamento fosse editado. Esta notícia estava num suplemento de um jornal de Economia.

Só não percebo o que é que as gasolineiras têm a ver com o assunto.

As últimas notícias que tive sobre o assunto é que o dístico estava escolhido e é o que já circula por aí, mais pequeno e com outras cores, no entanto se era colocado vidro da frente ou no lugar do antigo estava a ser discutido entre o governo e as gasolineiras.

Era este diferendo que evitava que o regulamento fosse editado. Esta notícia estava num suplemento de um jornal de Economia.

Só não percebo o que é que as gasolineiras têm a ver com o assunto.

As gasolineiras são responsáveis pelo combustível que metem no carro, apesar da maioria ser self-service... Em caso de troca do combustível são os responsáveis pelos danos (no caso do abastecimento pelos funcionários).

As gasolineiras são responsáveis pelo combustível que metem no carro, apesar da maioria ser self-service... Em caso de troca do combustível são os responsáveis pelos danos (no caso do abastecimento pelos funcionários).

não percebeste a pergunta. O que é que as gasolineiras têm a ver com o local futuro do dístico no carro...

Exactamente pelo que disse. Imagino que pretendem num local fácil de verificar, suponho eu. Estou a especular, mas se têm algo a haver com isso não vejo mais nenhuma razão.

Local fácil de verificar já existe hoje, e assusta muita gente! O que todos querem (utilizadores GPL, instaladores GPL e fornecedores de gás) é que esta áurea estúpida de que o GPL é um perigo, e simbolizado claramente pelo dístico horrososo azul seja mudado para uma coisa bem mais discreta, para que o negócio possa florescer.

E, claro, se for abolido ainda melhor para todos!

Pq se calhar, as petroliferas são quem mais percebe de GPL em Portugal.
Visto q o comercializam há 60 anos.
Pq são os unicos capazes de opinar conscientemente, sobre a legislação.
Pq a legislação tbem regula os parques de abastecimento, e n só as transformações.

O distico e o estacionamento são indissociaveis percebem?
A partir do momento q desapareça a proibição de estacionamento acaba o distico.
Q interesse tinham as gasolineiras em haver distico?
Se assim perdem vendas?

Eu não punha não porque é foleiro (bem talvez só um bocadinho) mas porque estou para perceber porque é que se tem que identificar o combustível no carro.
Se o carro está legalmente habilitado a circular na bia publica porque é que tem que ser estigmatizado? Ou o carro não é tão seguro como se apregoa e tem que ter cuidadinhos especiais?
Pessoalmente estou convencido que os carros são seguros, e a função do tocolante é apenas uma esquizofrenia legislativa para sossegar as mentes mais cepticas. Mas posso estar enganado.

Já falei isto neste forum, mas já vi um vídeo de 2 carros a arderem (um a gasolina outro a GPL). O a gasolina explode - o a GPL não pois vai libertando gás à medida que o calor aumenta a pressão do mesmo dentro do depósito.

Outra coisa para os mais cépticos - uma bilha de gás é 100x menos segura que um depósito GPL.... se deixarem cair uma bilha de um 3º andar (que é o equivalente a uma batida a muitos km's/h) acham que ela explode?

Com o GPL não há possibilidade de haver engano no combustível no abastecimento, como há com a gasolina e o gasóleo.

Será que as gasolineiras estão interessadas em vender mais GPL? Colocando o autocolante num local mais discreto tornará mais apelativo a mudança para este combustível?

Ao contrário da gasolina e do gasóleo o GPL aumentou o consumo. Não faço idéia quantos carros há a GPL neste momento. As contas que vi há uns tempos estimavam em 80 000, o que nos colocava em pé de igualdade à República Checa há dez anos.

Dos países mais desenvolvidos da Europa estamos muito longe, devemos ser muito ricos. Eles têm níveis de vida mais elevados e no entanto preferiram dar mais utilização ao GPL.

Só a Espanha é que liberalizou o GPL aos privados há cerca de um ano e não tem expressão visto que o preço do GPL e da gasolina andam próximos.

Eu não punha não porque é foleiro (bem talvez só um bocadinho) mas porque estou para perceber porque é que se tem que identificar o combustível no carro.
Se o carro está legalmente habilitado a circular na bia publica porque é que tem que ser estigmatizado? Ou o carro não é tão seguro como se apregoa e tem que ter cuidadinhos especiais?
Pessoalmente estou convencido que os carros são seguros, e a função do tocolante é apenas uma esquizofrenia legislativa para sossegar as mentes mais cepticas. Mas posso estar enganado.

não, acertaste na mouche.

Voltar
Superior