Azeites de Oliva

Serrata e Gallo são os piores?

Eu achei o Serrata muito bom. Já o Gallo achei simples(e é o mais vendido e o mais barato)

Como tudo na vida, depende do gosto de cada um. Por exemplo, eu não sou grande apreciador de vinhos, e se calhar para mim é tão bom um vinho de 1,99€ como um Xpto de reserva a 50 Euros a garrafa. Quanto ao azeite, passa-se o mesmo. Para mim, o azeite Serrata não vale nada, o que não invalida que outras pessoas gostem [;)]

Caro amigo adenilson,

infelizmente o melhor azeite não se compra nos supermercados. Quem tiver a oportunidade de comprar directamente ao produtor, sem passar por processos industriais, sabe que a diferença é enorme e para quem está habituado ao sabor do azeite tradicional, esses comprados nos supermercados sabem todos à óleo de girassol [:D]
Mas também não é qualquer produtor que oferece bom produto. Aqui pelo norte há uma série deles, em especial na região de trás-os-montes. Ainda há cerca de 6 meses estive em Vila Flor e comprei 40 litros de azeite de excelente qualidade, por 4,50€ o litro. Mas foi uma recomendação de um conhecido e nem sempre tive esta sorte nas compras anteriores.
Quanto aos comprados em garrafa, e apesar de não ser apreciador de nenhum deles, reconheço que há uns melhores que outros, sendo que normalmente quanto mais conhecida a marca, mais fraco é o azeite (por estranho que pareça). Ou seja, para mim o azeite Gallo, o Oliveira da Serra e o Serrata são das três piores marcas que se pode encontrar no mercado, com excepção de alguns lotes de reserva, cujo qualidade adicional também se paga.
Apenas como nota, uma boa parte desse azeite dessas marcas que produzem em larga escala não é português, sendo que o Norte de África é a principal fonte, segundo ouvi dizer [;)]

Eish que grande abuso [8b]

Azeite é de azeitona.
Chamar "azeite" ao óleo de outra coisa é desvirtuar a etimologia das
palavras.

Óleo é que pode ser de várias coisas, tal como azeite é "óleo de azeitona".

Azeite (PT) - Óleo de Azeitona (em PT também se pode chamar oliva à azeitona,
fruto da oliveira)

Olive Oil (EN) - Óleo (Oil) de Azeitona (Olive)
Aceite de Oliva (ES) - Óleo (Aceite) de Azeitona (Oliva)
Olio di Oliva (IT) - Óleo (Olio) de Azeitona (Oliva)
Huile d'Olive (FR) - Óleo (Huile) de Azeitona (Olive)

No Brasil é que se tem a mania de ir buscar termos aos vizinhos, quando
na língua portuguesa já existiam termos para essas importações.
Um exemplo é precisamente chamar Azeite de Oliva, traduzindo directamente
Aceite de Oliva do espanhol, quando Aceite em espanhol significa Óleo, e não
Azeite. Ou seja, é como dizer Azeite de Azeitona (tautologia), quando os
espanhóis na realidade estão a dizer Óleo de Azeitona.

http://www.rastreator.com/seguros-de-coche/guias/como-cambiar-el-aceite-del-coche-en-8-pasos.aspx
Não, os espanhóis não usam azeite no motor do carro...
[;)]

Outro exemplo é o Óleo de Palma (Aceite de Palma -> Azeite de Palma)...
Aceite de palma - Wikipedia, la enciclopedia libre
Azeite de dendê

(...)
É da região do Douro. Acidez de 0,2%, mais baixo do que vende com frequência aqui, de 0,5%
(...)

O nível de acidez, só por si, não faz um azeite melhor que outro.
Até porque depende muito de como se pretende usar, e dos gostos
individuais de cada consumidor.

Azeite é de azeitona.
Chamar "azeite" ao óleo de outra coisa é desvirtuar a etimologia das
palavras.

Óleo é que pode ser de várias coisas, tal como azeite é "óleo de azeitona".

Azeite (PT) - Óleo de Azeitona (em PT também se pode chamar oliva à azeitona,
fruto da oliveira)

Olive Oil (EN) - Óleo (Oil) de Azeitona (Olive)
Aceite de Oliva (ES) - Óleo (Aceite) de Azeitona (Oliva)
Olio di Oliva (IT) - Óleo (Olio) de Azeitona (Oliva)
Huile d'Olive (FR) - Óleo (Huile) de Azeitona (Olive)

No Brasil é que se tem a mania de ir buscar termos aos vizinhos, quando
na língua portuguesa já existiam termos para essas importações.
Um exemplo é precisamente chamar Azeite de Oliva, traduzindo directamente
Aceite de Oliva do espanhol, quando Aceite em espanhol significa Óleo, e não
Azeite. Ou seja, é como dizer Azeite de Azeitona (tautologia), quando os
espanhóis na realidade estão a dizer Óleo de Azeitona.

Cómo cambiar el aceite del coche en 8 pasos
Não, os espanhóis não usam azeite no motor do carro...
[;)]

Outro exemplo é o Óleo de Palma (Aceite de Palma -> Azeite de Palma)...
Aceite de palma - Wikipedia, la enciclopedia libre
Azeite de dendê

Não se pode criticar os brasileiros quando o próprio dicionário da língua portuguesa (de Portugal) reconhece outros significados para azeite que não sejam apenas o óleo da azeitona:

azeite
s. m.
1. Líquido oleoso que se extrai da azeitona.
2. Óleo extraído de outros frutos e de certos animais.
azeite de palma: substância gorda extraída de várias palmeiras.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - Significado de azeite

Portugal consome anualmente 78 mil toneladas de azeite e exporta 58 mil, ou seja necessita por ano de 136 mil. No entanto, só produz 63 mil, sendo obrigado a importar 73 mil toneladas...

Há por aí muito azeite Turco, Tunisino, Marroquino, etc com etiqueta portuguesa [;)]

É muito complicado escolher um bom azeite só pelo sabor, porque há qualidades que são praticamente imperceptíveis ao gosto. A acidez, por exemplo, é uma delas. Ninguém distingue uma acidez de 0,2% de uma acidez de 2% provando. Mas a acidez é muito importante porque é um indicador indirecto, quer da qualidade da azeitona, sobretudo ao nível da saúde do fruto (e da árvore), quer do processo de extracção.
Como é muito complicado avaliar as coisas só olhando e provando eu recomendo que se dê muita atenção à rotulagem, que na UE obedece a critérios muito rígidos. Idealmente deve preferir-se um azeite extra-virgem (ou seja, acidez inferior a 0,8%), engarrafado em vidro escuro (sabe-se que a atrasa o processo de oxidação), e que tenha a menção "produzido em...". Se estiver lá escrito "engarrafado por" ou "engarrafado em" isto significa que foi produzido num sítio e engarrafado noutro. Ora isto comporta riscos de perda de qualidades significativos, porque quanto mais tempo estiver o mosto em contacto com o ar, maior será a peroxidação e pior ficará o azeite. Outra coisa importante a saber é como foi feito o processo de extracção. Deve estar sempre referida a expressão "extracção a frio". A extracção pode ser feita por prensagem ou centrifugação, não importa. É preciso é que seja a frio.
Em última análise, é preferível ter um azeito com grau de acidez de 1,5% mas produzido e engarrafado no mesmo sítio por extracção a frio, do que ter um extra-virgem de 0,2% extraído a altas temperaturas.
E cuidado com azeites com acidez muito baixa (menos de 0,4%). Pode ser sinal de azeite de excelente qualidade, e geralmente é, mas também pode ser sinal de azeite neutralizado por refinação. Um azeite extra-virgem não pode ser refinado, mas anda por aí muita coisa no mercado. Em caso de dúvida deve confiar-se nas marcas mais conhecidas.
Nisto das marcas mais reconhecidas pelo mercado, a qualidade do azeite não se distingue propriamente pelos nomes, mas sim pelos lotes. Dizer que o azeite Gallo é mau e que o Serrata é que é bom não significa muito. Uma e outra marcas possuem azeite de excelente qualidade, bem como azeite de qualidade média. Cada um a seu preço, claro.
Outra coisa importante é o armazenamento. O azeite é muito sensível à temperatura e ao ar. Deve ser guardado em lugar fresco e com pouca luz. A partir do momento em que se abre e entra em contacto com o ar começa logo a oxidar. Por isso não é aconselhável comprar azeite em garrafões de 3 ou 5 litros se o consumo for pequeno.
Nota: tenho familiares ligados a este assunto.

Não gosto de óleos e margarinas, só gosto de azeite. Também é comprado a um pequeno produtor. As coisas sabem melhor [;)]

Não se pode criticar os brasileiros quando o próprio dicionário da língua portuguesa (de Portugal) reconhece outros significados para azeite que não sejam apenas o óleo da azeitona:

azeite
s. m.
1. Líquido oleoso que se extrai da azeitona.
2. Óleo extraído de outros frutos e de certos animais.
azeite de palma: substância gorda extraída de várias palmeiras.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa - Significado de azeite

Deves ter lido o que eu escrevi na diagonal...
Eu refiro precisamente o Óleo de Palma.
E fui à Priberam ver isso ANTES de escrever o que escrevi.

O termo AZEITE tem uma etimologia.
Procura-a.
Dica: Vê AZEITONA.

[:p]

Azeite é de Azeitona. Ponto.

Já agora, este artigo é especialmente elucidativo, ainda que tenha sido feito com americanos:

http://www.olivecenter.ucdavis.edu/files/consumer%20liking%20brief%20020711.pdf

A parte mais interessante:

KEY FINDINGS
✦ Consumers indicated that oils with fruity attributes identified as nutty, ripe fruit, green tea, butter, green fruit and
grassy were positive drivers of liking.
✦ Sensory defects such as rancidity and fustiness were positive drivers-of-liking for 44 percent of the consumers in the
study. The authors indicate that this preference for defective olive oil may be related to the prevalence of defective
extra virgin olive oil available to consumers.
✦ A majority of consumers disliked olive oils that were bitter and pungent. The authors indicate that consumers have
learned to accept attributes that they initially dislike such as bitterness, in specialty beers and coffee, and that
consumers might find bitterness and pungency more acceptable when using olive oil with food and in cooking and
by knowing that healthy anti-oxidants in the oil are the causes of bitterness and pungency.
✦ The most common reasons that consumers identified as motivations for using olive oil were health benefits (74
percent), for use in a recipe (66 percent), for dipping bread in restaurants (59 percent), the influence of parents’
consumption of olive oil (46 percent) and olive flavor (44 percent).
Seventy four percent of the consumers did not like what the expert tasters identified as high-quality oil. Expert
tasters tended to rate as high quality those oils that were bitter and pungent and free of defects.
✦ The study identified three distinct clusters among the consumers that differed in demographic characteristics, olive
oil flavor preferences, and buying habits.

Caro amigo adenilson,

infelizmente o melhor azeite não se compra nos supermercados. Quem tiver a oportunidade de comprar directamente ao produtor, sem passar por processos industriais, sabe que a diferença é enorme e para quem está habituado ao sabor do azeite tradicional, esses comprados nos supermercados sabem todos à óleo de girassol [:D]
Mas também não é qualquer produtor que oferece bom produto. Aqui pelo norte há uma série deles, em especial na região de trás-os-montes. Ainda há cerca de 6 meses estive em Vila Flor e comprei 40 litros de azeite de excelente qualidade, por 4,50€ o litro. Mas foi uma recomendação de um conhecido e nem sempre tive esta sorte nas compras anteriores.
Quanto aos comprados em garrafa, e apesar de não ser apreciador de nenhum deles, reconheço que há uns melhores que outros, sendo que normalmente quanto mais conhecida a marca, mais fraco é o azeite (por estranho que pareça). Ou seja, para mim o azeite Gallo, o Oliveira da Serra e o Serrata são das três piores marcas que se pode encontrar no mercado, com excepção de alguns lotes de reserva, cujo qualidade adicional também se paga.
Apenas como nota, uma boa parte desse azeite dessas marcas que produzem em larga escala não é português, sendo que o Norte de África é a principal fonte, segundo ouvi dizer [;)]
Concordo com grande parte.
O meu avô produz alguns litros por ano, dá para ele e para os filhos, e normalmente vou ajudar á apanha e tudo, o trabalhão que dá...
Mas a qualidade é outra coisa, este ano ainda fui a tempo de ir também ao lagar, e com os "contactos" dele a azeitona entra em espremedor limpo(alguns juntam a azeitona de uns e de outros, depois há uma torneira "por trás" que tira uns litros a cada um que lá vai) vi a entrar e a sair, espectacular.
Só na cor nota-se a diferença para os "comerciais", e depois no inverno com o frio "coalha" aí é que se vê a qualidade.
Cá em casa quando esse está a acabar, compra-se para utilizar nos cozinhados, e fica o caseiro para comer "cru", a comida já nem me sabe bem se usar do "comprado" e para quem gosta de p.e. um bom bacalhau com batatas cozido, o azeite faz a diferença[br:)]

Caro amigo adenilson,

Exactamente, os meus avós têm uma mini produção de Azeite, apenas para a família e amigos, e a qualidade do mesmo é bem superior aos que se vendem nos supermercados. [;)]

Procura-a.

Deixa lá de ser picuínhas, o que interessa é a compreensão de ambas as partes. Não percebo o mal que tem chamar azeite a óleos de outras origens, desde que se perceba. Também quando vais andar de avião dizes que vais embarcar, e nem sequer percebes que estás a desvirtuar a etimoligia da palavra. Embarcar vem de barco, portanto a porcaria é a mesma, e nós fazemos precisamente o mesmo que os brasileiros.

Já existe mta variedade de azeite de qualidade nos supermercados. (E sim, tambem coalham com o frio). Mesmo nas marcas de maior produção. Depende é um bocado da altura do ano.Assim de repente gostei muito destes três nos ultimos tempos

Oliveira da Serra Azeitonas Verdes 1a colheita
Gallo Azeite Novo
Gallo Mesa Portuguesa

Obvio que não são tão bons como um bom azeite de azeitonas verdes artesanal (sim, adoro azeite de azeitonas verdes :) ), mas tb há muito azeite artesanal que não é grande coisa, é preciso conhecer e saber onde o ir comprar...

Last edited:
Concordo com grande parte.
O meu avô produz alguns litros por ano, dá para ele e para os filhos, e normalmente vou ajudar á apanha e tudo, o trabalhão que dá...
Mas a qualidade é outra coisa, este ano ainda fui a tempo de ir também ao lagar, e com os "contactos" dele a azeitona entra em espremedor limpo(alguns juntam a azeitona de uns e de outros, depois há uma torneira "por trás" que tira uns litros a cada um que lá vai) vi a entrar e a sair, espectacular.
Só na cor nota-se a diferença para os "comerciais", e depois no inverno com o frio "coalha" aí é que se vê a qualidade.
Cá em casa quando esse está a acabar, compra-se para utilizar nos cozinhados, e fica o caseiro para comer "cru", a comida já nem me sabe bem se usar do "comprado" e para quem gosta de p.e. um bom bacalhau com batatas cozido, o azeite faz a diferença[br:)]

O facto de coalhar com o frio é um indicador da inexistência de misturas com óleos. O azeite tem um ponto de "congelamento" (não sei o termo técnico) superior ao dos óleos e portanto o facto de coalhar aos 10 ou 12 graus é sinal de que não tem óleos misturados.
Sobre a qualidade do azeite propriamente dito, não tenho dúvidas que o processo de extracção quase caseiro por prensagem é um meio caminho andado para obter qualidade. Mas isso só não chega se não houver um correcto controlo da arvore e do fruto desde a flor até à colheita. É preciso andar atento, evitar infecções, fungos, etc.
Não basta fazer extracção artesanal para garantir um azeite de boa qualidade.

"Azeite" por si só é o óleo que se obtém da azeitona. Mas a palavra "azeite" surge composta em outros nomes que não designam o óleo da azeitona. Desconhecia o azeite de dendê, mas conheço por exemplo o azeite de purgueira, que não vem da azeitona mas sim de uma planta chamada purgueira.

Ninguém diria... [:)][:)][:)]

[;)]

Procura-a.

Se formos por aí nunca mais nos calamos. É que, se não me engano, a palavra "azeite" é uma palavra árabe que quer dizer... óleo!

Aliás, acho que o "problema" vem precisamente do facto de "oliveira" ou "oliva" ser uma palavra de origem grega, ao passo que azeite e azeitona é uma palavra de origem árabe. A língua portuguesa acabou por misturar as duas.

O facto de coalhar com o frio é um indicador da inexistência de misturas com óleos. O azeite tem um ponto de "congelamento" (não sei o termo técnico) superior ao dos óleos e portanto o facto de coalhar aos 10 ou 12 graus é sinal de que não tem óleos misturados.
Sobre a qualidade do azeite propriamente dito, não tenho dúvidas que o processo de extracção quase caseiro por prensagem é um meio caminho andado para obter qualidade. Mas isso só não chega se não houver um correcto controlo da arvore e do fruto desde a flor até à colheita. É preciso andar atento, evitar infecções, fungos, etc.
Não basta fazer extracção artesanal para garantir um azeite de boa qualidade.
É isso, mas se forem a ver devem ser poucos os Azeites que mais vendem e que estão nos grandes mercados que não têm oleo misturado, até porque rende mais, e muita gente nem sequer dá conta.
Claro que a qualidade não tem apenas e só a ver com a prensagem, mas o modo como é prensado e onde é ajuda, não só á qualidade como ao rendimento do mesmo.
E quanto ao resto, costumam levar algumas curas, e é apanhado quase "á mão".

Back