Azeites de Oliva

adenilson707

New member
Comprei esses dias uma garrafa de azeite de oliva

Esse aqui

azeite-ev-carballo-0,2-500ml-300x300.jpg

É da região do Douro. Acidez de 0,2%, mais baixo do que vende com frequência aqui, de 0,5%

Muito bom.

Já vi inúmeras marcas dai, como Figueira da Foz, Torre de Belém, Ting, Beirão, Serrata, fora os tradicionais Gallo e Andorinha.

Gostei dele. O ruim do Carballo é o preço, R$ 32,00.

Caro amigo adenilson,

infelizmente o melhor azeite não se compra nos supermercados. Quem tiver a oportunidade de comprar directamente ao produtor, sem passar por processos industriais, sabe que a diferença é enorme e para quem está habituado ao sabor do azeite tradicional, esses comprados nos supermercados sabem todos à óleo de girassol [:D]
Mas também não é qualquer produtor que oferece bom produto. Aqui pelo norte há uma série deles, em especial na região de trás-os-montes. Ainda há cerca de 6 meses estive em Vila Flor e comprei 40 litros de azeite de excelente qualidade, por 4,50€ o litro. Mas foi uma recomendação de um conhecido e nem sempre tive esta sorte nas compras anteriores.
Quanto aos comprados em garrafa, e apesar de não ser apreciador de nenhum deles, reconheço que há uns melhores que outros, sendo que normalmente quanto mais conhecida a marca, mais fraco é o azeite (por estranho que pareça). Ou seja, para mim o azeite Gallo, o Oliveira da Serra e o Serrata são das três piores marcas que se pode encontrar no mercado, com excepção de alguns lotes de reserva, cujo qualidade adicional também se paga.
Apenas como nota, uma boa parte desse azeite dessas marcas que produzem em larga escala não é português, sendo que o Norte de África é a principal fonte, segundo ouvi dizer [;)]

Caro amigo adenilson,

infelizmente o melhor azeite não se compra nos supermercados. Quem tiver a oportunidade de comprar directamente ao produtor, sem passar por processos industriais, sabe que a diferença é enorme e para quem está habituado ao sabor do azeite tradicional, esses comprados nos supermercados sabem todos à óleo de girassol [:D]
Mas também não é qualquer produtor que oferece bom produto. Aqui pelo norte há uma série deles, em especial na região de trás-os-montes. Ainda há cerca de 6 meses estive em Vila Flor e comprei 40 litros de azeite de excelente qualidade, por 4,50€ o litro. Mas foi uma recomendação de um conhecido e nem sempre tive esta sorte nas compras anteriores.
Quanto aos comprados em garrafa, e apesar de não ser apreciador de nenhum deles, reconheço que há uns melhores que outros, sendo que normalmente quanto mais conhecida a marca, mais fraco é o azeite (por estranho que pareça). Ou seja, para mim o azeite Gallo, o Oliveira da Serra e o Serrata são das três piores marcas que se pode encontrar no mercado, com excepção de alguns lotes de reserva, cujo qualidade adicional também se paga.
Apenas como nota, uma boa parte desse azeite dessas marcas que produzem em larga escala não é português, sendo que o Norte de África é a principal fonte, segundo ouvi dizer [;)]

Tb não é preciso exagerar...
Há azeites muito bons em Supermercados, claro que o preço não é um mesmo de um azeite simples, mas a qualidade está lá.

Eu compro Azeite da Herdade do Esporão no hipermercado e gosto bastante dele ... mais para temperar ... para cozinhar uso um mais barato que se vende em garrafão de 5l.

Caro amigo adenilson,

Serrata e Gallo são os piores?

Eu achei o Serrata muito bom. Já o Gallo achei simples(e é o mais vendido e o mais barato)

Isso não é azeite, mas óleo.

"Azeite" por si só é o óleo que se obtém da azeitona. Mas a palavra "azeite" surge composta em outros nomes que não designam o óleo da azeitona. Desconhecia o azeite de dendê, mas conheço por exemplo o azeite de purgueira, que não vem da azeitona mas sim de uma planta chamada purgueira.

Cá em casa é de produtor particular... Outras vezes é de lagar "comunitário", mas o ano passado não tive azeitona [8b]

É esse que eu uso para cozinhar ! Bom compromisso entre qualidade e preço

Em casa, eu e minha maria utilizamos apenas azeite de oliva, ao invés do óleo de soja.
Em saladas, no feijão, em frituras, tudo.

É muito mais saudável do que o de soja.

Em casa, eu e minha maria utilizamos apenas azeite de oliva, ao invés do óleo de soja.
Em saladas, no feijão, em frituras, tudo.

É muito mais saudável do que o de soja.

Em Portugal praticamente nao se usa oleo de soja ... Até duvido que se encontre a venda em algum supermercado.

O mais comum é usar Azeite ou Oleo vegetal .

São opções mais saudáveis ... embora em algumas situações o Azeite nao seja o mais indicado ... como o caso da fritura por submersão ... pois o Azeite nao tolera tao bem as altas temperaturas e queime com mais facilidade, nesse caso o melhor é usar oleo vegetal.

Tb não é preciso exagerar...
Há azeites muito bons em Supermercados, claro que o preço não é um mesmo de um azeite simples, mas a qualidade está lá.

Ok vou corrigir, nunca vi azeite à venda em supermercados, abaixo dos 7-8 euros por meio litro, com uma qualidade parecida ao azeite "biológico", digamos assim...

Back