Barulho em andar - Ameaça GNR

REGULAMENTO GERAL DO RUÍDO

Capítulo III Actividades ruidosas em geral

Artigo 9.º ACTIVIDADES RUIDOSAS TEMPORÁRIAS
(…)
8 - AS OBRAS DE RECUPERAÇÃO, REMODELAÇÃO OU CONSERVAÇÃO REALIZADAS NO INTERIOR DE HABITAÇÕES, de escritórios ou de estabelecimentos comerciais APENAS PODEM ESTAR NA ORIGEM DA PRODUÇÃO DE RUÍDO EM DIAS ÚTEIS E DURANTE O PERÍODO DIURNO, ENTRE AS 8 E AS 18 HORAS.

9 - Exceptuam-se do disposto no número anterior os trabalhos urgentes executados com vista a evitar ou a minorar perigos ou danos relativos a pessoas e bens.

10 - O responsável pela execução das obras previstas no n.º 8 deve afixar, em local acessível aos utilizadores do edifício, a duração prevista das obras, bem como o período horário em que ocorra a maior intensidade de ruído.

11 - Sem prejuízo do procedimento contra-ordenacional aplicável, pode ser determinada a suspensão do exercício de actividades ruidosas temporárias que se encontre em violação do disposto neste artigo.

12 - A suspensão prevista no número anterior é determinada por decisão do presidente da câmara, depois de lavrado, e devidamente comunicado, auto da ocorrência pela autoridade policial, oficiosamente ou a pedido de qualquer interessado ou reclamante. (*)

(*) Redacção introduzida pelo Decreto-Lei n.º 259/2002, de 23 de Novembro.

O desenvolvimento de actividades ruidosas temporárias sem licença ou em desconformidade com as prescrições desta ou das regras definidas no n.º 8 do artigo 9.º, do Regulamento Geral do Ruído, constitui contra-ordenação punível com coima de € 499 a € 2494, quando praticada por pessoas singulares, e de € 1247 a € 24 940, quando praticada por pessoa colectiva. (cfr. art.º 22.º do Regulamento Geral do Ruído).

Artigo 10.º
Ruído de vizinhança
1 - Quando uma situação seja susceptível de constituir ruído de vizinhança, os interessados têm a faculdade de apresentar queixas às autoridades policiais da área.

2 - Sempre que o ruído for produzido no período nocturno (das 22 às 7 horas), as autoridades policiais ordenam à pessoa ou pessoas que estiverem na sua origem a adopção das medidas adequadas para fazer cessar, de imediato, a incomodidade do ruído produzido.

3 - Se o ruído de vizinhança ocorrer no período diurno (das 7 às 22 horas), as autoridades policiais notificam a pessoa ou pessoas que estiverem na sua origem para, em prazo determinado, cessar as acções que estão na sua origem ou tomar as medidas necessárias para que cesse a incomodidade do ruído produzido.

- O RUÍDO DE VIZINHANÇA É ILEGAL, A QUALQUER HORA DO DIA.

- Se as autoridades forem solicitadas depois das 22:00, são obrigadas perante a Lei a tomarem as deligências necessárias para que a actividade ruídosa termine imediatamente.

- Se as autoridades forem solicitadas durante o dia, são obrigadas perante a Lei a notificar o prevaricador para terminar as actividades ruídosas até uma determinada data (por exemplo, 2 ou 3 dias). O desrespeito pelo "ultimato" ou a reincidência são considerados desobediência civil e puníveis com coima
Com uma breve intromissão no Código de Processo Civil (CPC), podemos verificar que, nos termos do n.º 1, do artigo 1474.º do Código de Processo Civil:

O pedido de providências destinadas a evitar a consumação de qualquer ameaça à personalidade física ou moral ou a atenuar os efeitos de ofensa já cometida será dirigido contra o autor da ameaça ou ofensa.

citação:Originalmente colocada por Bruxa

Mas isso não engloba as actividades inerentes á habitação de um andar, como:
* Secador
* Autoclismo
* Despertador
* Chuveiro

Claro. Por isso não ligues ao teu vizinho. O homem deve ter é pancada.

O que pode estar a acontecer é voçes terem a casa relativamente vazia. Dai o barunho ser mais incomodativo. Mas se o homem tem assim tantos problemas ele que vá refilar com o construtor do predio e que se queixe do isolamento acustico dos andares.

citação:Originalmente colocada por Innuendo

E que tal não estar a armar mais chatice e oferecer lhe uns tampões para os ouvidos... Simples e Barato e ficam todos felizes! Tcharaan

Por acaso é o que eu uso. Como trabalho de noite, tenho de dormir de dia... [^]

Basta por um daqueles aparelhos q se liga a uma tomada para ligar um aparelho qualquer a X horas!
Liga isso a um candeeiro, ass qd isso ligar faz-se luz!

Claro isso só resulta se ele dormi num quarto às escuras, mas 6.30 am ainda esta escuro...

citação:Originalmente colocada por colin

Enfim. Esse senhor devia morar em minha casa, onde desde as 7.30 da manhã ouço os gajos de cima a correr pela casa a bater com os pés que ate os candeeiros tremem...

Das duas uma só podes ser meu vizinho..:)

Há quase 10 anos que acordo com os gajos de cima, ela é o casal com 3 filhos.

Aos fim de semana começa os putos a correr as 7:30h da manha de um lado para o outro ao berros, a mãe as 7:30 da manha anda a correr de salto alto pela casa (chao de pedra... devem imaginar..).

Já estou farto de falar com eles, mas nao dá em nada.. ahh e tal.. nao somos nos.. [8]

citação:Originalmente colocada por Bskyb

O que pode estar a acontecer é voçes terem a casa relativamente vazia. Dai o barunho ser mais incomodativo. Mas se o homem tem assim tantos problemas ele que vá refilar com o construtor do predio e que se queixe do isolamento acustico dos andares.

Pois, também é um factor que poderá estar a contribuir para o "desconforto" do gajo... Realmente apenas tenho 2 sofás em casa, uma estante toda em vidro (não ajuda) Chão em mosaico, um movel no Hall com um aquário em cima e tenho suíte toda equipada (também não é muito: 2 mesinhas cabeceira, cama e um móvel para a tv - os roupeiros são embutidos na parede)...

Eu punha-lhe um papelinho com a descrição e os preços de material isolante no aki ou mestre maco, juntamente com um pequeno mapa (viamichelin) de como lá chegar.

Se eu estivesse inspirado escrevia um testamento, mas como não é o caso, fica só um aparte...

Tenho uns vizinhos de cima aos quais chamo de neurótica e obikwelo. neurótica pq a mulher não existe. toca piano (tudo bem, por vezes até toca umas coisas softs e dá para me embalar enquanto adormeço), bate os bifes como quem salta de trampolim, conversa na varanda até às 2 da manhã, etc...O filho dela é o obikwelo, se não é, devia treinar num qq campo de atletismo, que não é o caso...corre dia e noite, por vezes mais de noite e de preferência a partir das 22h...mas efim. esses nem me chateiam muito.

Os meus vizinhos de baixo (os animais) são a ugre e a sua filha urgulina: A ugre, batia na filha tendo eu ameaçado por diversas vezes batendo no chão tendo ouvido a seguinte resposta: -"quem bate na minha filha sou EU!!!". Neste momento suspeito do contrário, penso ser a filha a bater na mãe.A mulher vê tv a altos berros e deita-se perto das 3 da manhã. por vezes tenho de acordar as 6! o que me deixa um pouco stressado. Mas não faz mal, eu e o meu pai fazemos pequenas vinganças que nos ajudam, mais a superar o sucedido e a aliviar o stress, pois das vezes que tentamos chamar as autoridades normalmente a linha está ocupada durante décadas e eles demoram séculos a chegar ao local. Por vezes a resposta é apenas isto: -" sabe que a policia tem poucos efectivos e bla bla...".
Quando me levanto e vou direito ao andar de baixo tb não tenho tido muitas respostas. normalmente fingem não estar ng em casa e baixam temporariamente os aparelhos sonoros.
Falta falar de vingança.

Essas pequenas vinganças consistem no seguinte: jogar basket no quarto do meu pai a partir das 9 da manhã. é desporto e faz bem!
O jogo do berlinde : ou melhor, o jogo de deixar cair o berlinde que rola de um lado para o outro eheheheheheheheheheheheehheheheh!
Há ainda a bola saltitona que tanto faz barulho em baixo como em cima.
Quando quero vingança, mas não tenho tempo, deixo um cd de Tom Waits a tocar no máximo e vou às compras.
Há ainda a minha guitarra e o amp de 75w que é mais que suficiente, de preferência voltado para o chão quando as coisas azedam.
Pelos horários das pessoas (neste caso animais) que se levantam ao almoço e se deitam às 3 da manhã. como não trabalham, ou se trabalham, será numa profissão legalizada apenas na Holanda...creio ser uma vingança limpinha.
Tenho ainda um trompete, que apesar de não limpar o ralo da banheira, serve para fazer vibrar a canalização de todo o prédio tornando-se num óptimo instrumento de tortura.
Tb já deixei alguns cartoons no elevador, que sem mencionar o visado, informam de um modo grotesco o que se passou num certo dia de agonia (a minha por não dormir).
Certa vez funcionou com uma situação idêntica, se bem que ao contrario. o meu vizinho de cima, o marido da neurótica, ausentou-se de fds e deixou o seu despertador ligado para as 8h da manhã. como se ausentou, ninguem o desligava e ele tocou durante 1h. isso aconteceu durante 3, 4 fds`s, até que deixei um pequeno esboço com um despertador ligado todo o fim de semana e uma criatura que sofria e agonizava eternamente. fiz apenas menção ao andar em causa (são 5 inquilinos por andar em 13 andares, logo, mais de 150 pessoas no mínimo)
Resultado, nunca mais aconteceu.

Basta a vergonha pública, que é uma coisa chata como se sabe, senão fosse assim todos andavam em carros com 10 anos e não se preocupavam em dar nas vistas. tentem sempre ter testemunhas numa discussão e de preferência mantenham a psotura.
eu vingo-me pq ninguem faz nada e preciso de um escape. não vou partir os carros, furar pneus ou untar de ***** o tapete da vizinha (sim, tb tenho um cão, e bem cagão por sinal!)

cumprimentos, larguras e boas vinganças.

citação:Originalmente colocada por Quatrelle

Se eu estivesse inspirado escrevia um testamento, mas como não é o caso, fica só um aparte...

Tenho uns vizinhos de cima aos quais chamo de neurótica e obikwelo. neurótica pq a mulher não existe. toca piano (tudo bem, por vezes até toca umas coisas softs e dá para me embalar enquanto adormeço), bate os bifes como quem salta de trampolim, conversa na varanda até às 2 da manhã, etc...O filho dela é o obikwelo, se não é, devia treinar num qq campo de atletismo, que não é o caso...corre dia e noite, por vezes mais de noite e de preferência a partir das 22h...mas efim. esses nem me chateiam muito.

Os meus vizinhos de baixo (os animais) são a ugre e a sua filha urgulina: A ugre, batia na filha tendo eu ameaçado por diversas vezes batendo no chão tendo ouvido a seguinte resposta: -"quem bate na minha filha sou EU!!!". Neste momento suspeito do contrário, penso ser a filha a bater na mãe.A mulher vê tv a altos berros e deita-se perto das 3 da manhã. por vezes tenho de acordar as 6! o que me deixa um pouco stressado. Mas não faz mal, eu e o meu pai fazemos pequenas vinganças que nos ajudam, mais a superar o sucedido e a aliviar o stress, pois das vezes que tentamos chamar as autoridades normalmente a linha está ocupada durante décadas e eles demoram séculos a chegar ao local. Por vezes a resposta é apenas isto: -" sabe que a policia tem poucos efectivos e bla bla...".
Quando me levanto e vou direito ao andar de baixo tb não tenho tido muitas respostas. normalmente fingem não estar ng em casa e baixam temporariamente os aparelhos sonoros.
Falta falar de vingança.

Essas pequenas vinganças consistem no seguinte: jogar basket no quarto do meu pai a partir das 9 da manhã. é desporto e faz bem!
O jogo do berlinde : ou melhor, o jogo de deixar cair o berlinde que rola de um lado para o outro eheheheheheheheheheheheehheheheh!
Há ainda a bola saltitona que tanto faz barulho em baixo como em cima.
Quando quero vingança, mas não tenho tempo, deixo um cd de Tom Waits a tocar no máximo e vou às compras.
Há ainda a minha guitarra e o amp de 75w que é mais que suficiente, de preferência voltado para o chão quando as coisas azedam.
Pelos horários das pessoas (neste caso animais) que se levantam ao almoço e se deitam às 3 da manhã. como não trabalham, ou se trabalham, será numa profissão legalizada apenas na Holanda...creio ser uma vingança limpinha.
Tenho ainda um trompete, que apesar de não limpar o ralo da banheira, serve para fazer vibrar a canalização de todo o prédio tornando-se num óptimo instrumento de tortura.
Tb já deixei alguns cartoons no elevador, que sem mencionar o visado, informam de um modo grotesco o que se passou num certo dia de agonia (a minha por não dormir).
Certa vez funcionou com uma situação idêntica, se bem que ao contrario. o meu vizinho de cima, o marido da neurótica, ausentou-se de fds e deixou o seu despertador ligado para as 8h da manhã. como se ausentou, ninguem o desligava e ele tocou durante 1h. isso aconteceu durante 3, 4 fds`s, até que deixei um pequeno esboço com um despertador ligado todo o fim de semana e uma criatura que sofria e agonizava eternamente. fiz apenas menção ao andar em causa (são 5 inquilinos por andar em 13 andares, logo, mais de 150 pessoas no mínimo)
Resultado, nunca mais aconteceu.

Basta a vergonha pública, que é uma coisa chata como se sabe, senão fosse assim todos andavam em carros com 10 anos e não se preocupavam em dar nas vistas. tentem sempre ter testemunhas numa discussão e de preferência mantenham a psotura.
eu vingo-me pq ninguem faz nada e preciso de um escape. não vou partir os carros, furar pneus ou untar de ***** o tapete da vizinha (sim, tb tenho um cão, e bem cagão por sinal!)

cumprimentos, larguras e boas vinganças.

Tanta ideia boa! :)

Este é um tema bastante sensível!

E é um problema que afecta grande parte da pop. Portuguesa e ninguém pensa nisso...

- Péssima cosntrução e falta de civismo e educação das pessoassão a razão disso.

Bruxa,já tive vários problemas com ruído em prédios.E tive um parecido como teu caso.
Só que o bicho em causa era um labrego sem educação e respeito(o que fazia barulho)...,o anormal todos os dias por voltas das 7 da manha ligava o rádio nas alturas na tsf[8][8][8],eu ouvia aquela MERD* como se tivesse ao lado dos ouvidos....,depois tinha um filho anormal que ao acordar e antes de deitar divertia-se a mandar tudo e mais alguma coisa ao chão e partir coisas sem fim...sem falar nos tacões da mulher desde as 6:30....etc

Era horrível,mas acima de tudo porque não havia educaçao e respeito!(o que não parece que seja o vosso caso).
Depois de falar com o anormal,ainda fez pior ....

Resultado:COmprou uma guerra,acertei-lhe o passo,f*di-*** a carrinha laguna com ele na janela a ver!foi um caos....[xx(]

Actualmente tenho um anormal que volta e meia pega no martelo e no berbequim e toca a partir parede....
Chegou a fazê-lo a um domingo de manha...a uma segunda feira as 8 da manha,as 22h da noite de um dia....

chateei-me uma vez mas esperei que imperasse bom-senso,é algo que acontece ocasionalmente...já vi que quem faz obras tem de afixar o período de obras e as horas de maior barulho,próxima vez...POLÍCIA..

o problema é que isto acaba sempre por dar em guerrilhas...que acabam sempre mal...eu fiquei em estados nunca imagináveis com o anormal primeiro que enunciei...um terrorismo incrível aquela cena do barulho....[xx(]

Age com bom-senso,se vocês fazem barulho mesmo exagerado então arranjem outra solução....ou tentem.

Evitem uma guerrilha,porque isso só traz problemas...se não há porrada,há polícia ou carros estragados ou barulho a dobrar,..enfim....há casos que acabam em morte...[8][8][8][8][8][8][8][8]

BOM-SENSO,se possível,porque sei que não é fácil.

tive mais casos que estes e alguns até piores,sou calejado infelizmente nisso....e isso afecta mesmo uma pessoa que nunca sabe quando vai poder dormir,ja sonha que vai acordar comum martelo,radio nas alturas....muito mau mesmo....

PRÉDIOS PARA MIM NUNCA MAIS!!!!
assim que possa meto-me no lugar mais calmo possível,longe destes pesadelos..[8][8][8][8]

p.s. - uma das piores situaçoes nao mencionada no post passou-se num prédio de luxo....[:o)][:o)][:o)][:o)][:o)]

citação:Originalmente colocada por Quatrelle

Mas olha que se não estavas inspirado, quando estiveres avisa-me por PM, pois não quero perder pitada. :D :D :)

Problemas com vizinhança toda a gente os tem. Há é que saber lidar com eles.

É um pouco como no trânsito. Há um gajo que entra à cão numa fila e um tipo fica com vontalhe de lhe retribuir... Só que depois de muita chatisse se conclui que o gajo estava num dia mau, a mulher não quis ter sexo com ele e ficou atrasado para o emprego.

Agora, usar a veia criativa para lidar com isso, pois concerteza.

Venham elas. :)

Quando vivia com os meus pais havia uma gaja(mais nova que eu[:I]) que bateu á porta uma 3 vezes a dizer que o meu despertador a acordava...[8][8][8]

Onde vivo agora nunca me disseram nada...[:I]

mas há pessoal que não sabe viver em apartamentos e não respeita nada...eu vivi onde onde até gajos tinha baterias em casa e era um estrilho pegado mas pelo menos queixavam-se com razão não é como estes caretas que até um despertador os incomoda.

uma vizinha minha colou-me uma vez um "papelito" na porta .....

"não é de bom tom acordar os restantes vizinhos ao som da música pois revela falta de educação e de boa vizinhança"

porca esta, que ela mais as filhas entram todos os dias às 2/3 da manhã e gostam de fazer barulho ..... ora morando eu no 4º andar .... último por sinal .... incomodava as meninas que moravam no 2º .... pq só se levantavam Às 11h da manhã [8]

Cura para nc mais me trazerem papeis : Foi Die Toten Hosen durante uma semaninha no maximo do que a aparelhagem dava..... :D tinha de selar os moveis da sala antes... senão abria as portas [^]

Vê la no código se podes usar aspirador a essa hora, se puderes liga o aspirador mesmo por cima do quarto do homem [}:)] assim durante uns 20 minutos [^]

Eu não vou às reuniões de condóminos por causa disso, na ultima que a minha mãe foi, tava a sair de casa para ir tirar as medidas a um caramelo que falou de galo para os restantes condóminos... e nem tinha que la estar pois nao era proprietario mas sim inquilino [8]

Qto maiores... maior a queda, se se sentirem ameaçados, PSP com ele... é lá chamado ;)

Se ele é assim tão agressivo, há que arranjar um amigo para as reuniões:
dale_holman_bat.jpg

[}:)][}:)]

Fora de brincadeiras, espero que se resolva rapidamente e da melhor maneira possivel, esse dilema.;)

citação:Originalmente colocada por Rui_Garcia

Cola-lhe um papel na porta a dizer:

Ó meu grande Cabr**, vai ameaçar o cara*** que te fo**.
Vê lá se não queres que te parta a pu** da tromba e te ponha em côma durante 3 semanas, ó meu grande ****.

Ok, eskece os meus devaneios[8)]

:D:D:D

Voltar
Superior