Bicicletas: como transportá-las num carro?

Eu, este Versão tenciono ir para a Torreira, e levar uma bicicleta no carro (para dar lá uns passeios). Como não tenho suportes nem nada para a montar no tejadilho, estou a pensar em leva-la dentro da mala, uma vez que é comercial e tem espaço.

Há alguma coisa que impeça isto?

É a bela lei portuguesa feita por individos com mto know how!
Os carros com as bicicletas em cima, ficam a travar menos, curvar menos, andar menos e gastar mais.
Atrás com acessorios proprios para levar bikes o carro n perde tanto como em cima, logo é um veiculo com + segurança nas estradas!

Mas isso tb acontece com uma preparação tuning bem feita, e no entanto tb é ilegal.

Tuga land e as suas belas leis do seculo passado!!!

na generalidade dos veiculos, será proibido transportar biciletas atrás porque irá certamente ultrapassar a área envolvente do veiculo, que no seu limite será eventualmente o para-choques.

Artigo 56.º
Transporte de carga

1 - A carga e a descarga devem ser feitas pela retaguarda ou pelo lado da faixa de rodagem junto de cujo limite o veículo esteja parado ou estacionado.

2 - É proibido o trânsito de veículos ou animais carregados por tal forma que possam constituir perigo ou embaraço para os outros utentes da via ou danificar os pavimentos, instalações, obras de arte e imóveis marginais.

3 - Na disposição da carga deve prover-se a que:
a) Fique devidamente assegurado o equilíbrio do veículo, parado ou em marcha;
b) Não possa vir a cair sobre a via ou a oscilar por forma que torne perigoso ou incómodo o seu transporte ou provoque a projecção de detritos na via pública;
c) Não reduza a visibilidade do condutor;</u>
d) Não arraste pelo pavimento;
e) Não seja excedida a capacidade dos animais;
f) Não seja excedida a altura de 4 m a contar do solo;</u>
g) Tratando-se de veículos destinados ao transporte de passageiros ou mistos, aquela não ultrapasse os contornos envolventes do veículo, salvaguardando a correcta identificação dos dispositivos de sinalização e de iluminação e da matrícula;</u>
h) Tratando-se de veículos destinados ao transporte de mercadorias, aquela se contenha em comprimento e largura nos limites da caixa, salvo em condições excepcionais fixadas em regulamento;
i) Tratando-se de transporte de mercadorias a granel, aquela não exceda a altura definida pelo bordo superior dos taipais ou dispositivos análogos.

4 - Consideram-se contornos envolventes do veículo os planos verticais que passam pelos seus pontos extremos.</u>

5 - Quem infringir o disposto nos n.os 1 a 3 é sancionado com coima de € 60 a € 300.

citação:Originalmente colocada por Gugul

É a bela lei portuguesa feita por individos com mto know how!
Os carros com as bicicletas em cima, ficam a travar menos, curvar menos, andar menos e gastar mais.
Atrás com acessorios proprios para levar bikes o carro n perde tanto como em cima, logo é um veiculo com + segurança nas estradas!

Mas isso tb acontece com uma preparação tuning bem feita, e no entanto tb é ilegal.

Tuga land e as suas belas leis do seculo passado!!!
Boas,
Pois, em relação ao consumo upa upa, é capaz de beber mais 1.5l, em relação à segurança, não deixas de ter razão, mas quando ando com a bike em cima não pratico as velocidades a q ando normalmente.
Em relação aos suportes, comprem um bom suporte, é q já tive a má experiência de se soltar uma bike em andamento, não foi a minha no meu suporte, mas foi a de um amigo meu com o seu belo suporte de supermercado, e o resultado não foi mesmo assim mt mau porque a bike ficou pendurada pela roda da frente e caída sob a lateral do carro.
Em cima ou atrás, o que interessa é q andem bem presas e em segurança.
cumps.

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Eu, este Versão tenciono ir para a Torreira, e levar uma bicicleta no carro (para dar lá uns passeios). Como não tenho suportes nem nada para a montar no tejadilho, estou a pensar em leva-la dentro da mala, uma vez que é comercial e tem espaço.

Tanto quanto sei não há nenhum impedimento legal. Aliás, nem fazia sentido, porque para todos os efeitos a bicicleta é uma carga, e a lei que impede o transporte de bicicletas no exterior não tem directamente a ver com o facto de ser uma bicicleta, mas sim de esta passar para além dos limites do veículo. A não ser que para transportares a bicicleta tenhas que ir com a porta da bagageira aberta :), não vais ter problemas legais com isso.

Existem alguns suportes para bicicletas que o mesmo é fixado na bola de reboque e pode transportar até no max.4 Bici.,tem matricula c/luzes e afins só que não tem rodas,como um atrelado.A marca é da "THULE.

citação:Originalmente colocada por nfh

Tanto quanto sei não há nenhum impedimento legal. Aliás, nem fazia sentido, porque para todos os efeitos a bicicleta é uma carga, e a lei que impede o transporte de bicicletas no exterior não tem directamente a ver com o facto de ser uma bicicleta, mas sim de esta passar para além dos limites do veículo. A não ser que para transportares a bicicleta tenhas que ir com a porta da bagageira aberta :), não vais ter problemas legais com isso.

Óptimo, então fico mais descansado. Ela cabe mesmo com a mala fechada :)

Obrigado! ;) É que isto, com as leis portuguesas, nunca se sabe… [8]

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Só se te pedirem uma guia de transporte:D
Eu faço o mesmo. E no Corolla rebato os bancos.
Andei para comprar barras mas detesto ver os carros com a bicicleta em cima, já para não falar do preço das barras e do suporte e do grande aumento do consumo e provavel falta de estabilidade.

Exacto, eu fui ver à net, acessórios para o Astra, e quando vi o preço dos suportes. [:O]

Pois, a guia de transporte, já nem me lembrava disso. Mas não deverá haver azar. ;)

citação:Originalmente colocada por Dinis

Existem alguns suportes para bicicletas que o mesmo é fixado na bola de reboque e pode transportar até no max.4 Bici.,tem matricula c/luzes e afins só que não tem rodas,como um atrelado.A marca é da "THULE.

Pois é mas THULE é THULE e paga-se muito bem! Mas támbèm qualidade diferente.

Tubular, em relação ao preço para o Astra, a Opel vende o conjunto completo mais barato do que se fores comprar THULE. a Qualidade não fica nada atras. Julgo mesmo que a fábrica é a mesma, mudando a etiqueta:)

Eu uso Thule, quer na Astra, quer na 307. Graças a versatilidade nao preciso de 2 jogos de barras, mas apenas 2 jogos de fixadores, já que as barras podem ser utilizadas nos fixadores.

Aconselho támbèm caso transportem a bicla no tejadilho a porem sempre a roda da frente da bicla virada para tras.
Com os suportes actuais muitos como o esforço tendem a abrir, libertando a bicla.

Levanto aqui uma questão:

- Já foi aqui dito, que um membro presenciou umas bicicletas a soltarem-se em plena AE. Caso haja acidente, o seguro do carro cobre?.

Por isso antes de comprarem marcas mais baratas pensem se o material que compram está Homolegado pela marca, pois até nesse aspecto se um azar acontecer as companhias de seguro vão pegar.

Boas!

A maior parte dos equipamentos para transporte de objectos no exterior dos veículos estão homologados. Tanto faz ser atrás como em cima, o importante é estarem bem seguros e terem boa sinalização!
Informem-se na loja onde adquirirem o equipamento!

Fiquem bem!

citação:Originalmente colocada por Gamboa

Só se te pedirem uma guia de transporte:D
Eu faço o mesmo. E no Corolla rebato os bancos.
Andei para comprar barras mas detesto ver os carros com a bicicleta em cima, já para não falar do preço das barras e do suporte e do grande aumento do consumo e provavel falta de estabilidade.

No início eu também transportava a bike dentro da break, e antes disso no Primera. No caso do Primera, como já tinha uns bons anos, não me preocupava muito se ficava um pouco mais sujo ou não, mas com a break novinha, custava-me espetar com a bike lá para dentro depois das provas, às vezes com restos de lama e o óleo inevitável da transmissão, pelo que preferi prescindir de consumos mais baixos para poder ter o conforto de não ter que rebater bancos, tirar roda da frente, andar com cartões ou plásticos para não sujar o interior, etc, e comprei barras e suporte da Thule. Aliás, pouco depois comecei a fazer muitas saídas de BTT com um amigo, pelo que era mesmo inevitável ter umas barras para transportar 2 bicicletas, já que não era aceitável andar a desmontá-las todas (roda da frente e de trás) para poder meter as duas na break, mais bagagens e afins.

Realmente eu também não acho nada pratico tirar as rodas e rebater os bancos mas é a forma que encontro de poupar algum.

Ja vi um caramelo que comprou uma bicla no Feira Nova, em Odivelas, montou a bicla em cima da biatura e foi á sua vida.
O que a besta se esqueceu foi de medir a altura do parque de estacionamento, especialmente nas zonas com tubos.
Conclusão: como podm imaginar, a besta arrancou com o carro e depois arrancou a bicla de cima do carro, juntamente com os suportes.[}:)][}:)]
O pior é que o carro que levou com ela em cima foi a minha Passat que estava estacionada.
[8][8][8]

A minha bicla montada atrás do meu carro não ultrapassa os limites laterais.
obviamente, estou a incluir os retrovisores que também fazem parte do carro.
acho que a parte mais chata é que na maior parte dos casos isto faz com que não se vejam nem as luzes nem a matrícula. Se o problema da matrícula é fácil de solucionar, já o das luzes não é tão simples.
Eu, de qualquer modo prefiro transportar em cima.
Dentro, já me deixei disso. Para além da porcaria e da chatice de desmontar a bicla, ainda me arrisco, num acidente, a morrer com o garfo espetado na nuca. não obrigado.

citação:Originalmente colocada por João Mendes

citação:Originalmente colocada por Gamboa

Realmente eu também não acho nada pratico tirar as rodas e rebater os bancos mas é a forma que encontro de poupar algum.
isso nao é solução![8][}:)]

para mim infelizmente é a unica solução...

em cima não gosto pelas razões que já foram descritas.

Atrás, apesar de haver sistemas à venda na Norauto duvido que sejam legais em Portugal, portanto só me resta rebater os bancos e metê-la no interior, já fazia isso no Punto.

Agora com o Focus como é novo tenho andado a evitar, mas já arranjei umas mantas grossas para forrar o interior todo e um dia destes já vou experimentar, tenho é que tirar a roda da frente, mas isso faz-se rapidamente

Esta é a resposta da DGV à questão colocada por mim quanto ao transporte de bicicletas atrás.

"Em resposta ao seu pedido de esclarecimento, informa-se que, de acordo com o estabelecido nas alíneas c) e g) do n.º 3 do artigo 56.º a carga transportada nos veículos destinados ao transporte de passageiros ou mistos, não pode reduzir a visibilidade do condutor, nem ultrapassar os contornos envolventes do veículo, tendo que ficar salvaguardada a correcta identificação dos dispositivos de sinalização e de iluminação e da matrícula.

Deste modo, as bicicletas devem ser transportadas preferencialmente no tejadilho dos veículos. No entanto, tendo em conta o previsto na b) do n.º 1 do artigo 25.º do Regulamento de Autorizações Especiais de Trânsito, aprovado pela Portaria n.º 387/99, de 26 de Maio, se não excederem a largura do veículo, não taparem a matricula, bem como os dispositivos de identificação dos dispositivos de sinalização e de iluminação do veículo, nem ultrapassarem 450 mm para a retaguarda, além do contorno envolvente do veículo, excepcionalmente, podem ser transportadas à retaguarda desde que respeitem estas condições."

Voltar
Superior