Binóculoos, Monóculos e Telescópios

Moras aí ? [br:)]

Isso queria eu. Foi no parque eolico de Fafe, há uns anos. Ainda fica a uns 40km de minha casa.

Solsticio de verão, acabámos de jantar, meti os sacos com o telescópio no carro, pego no meu filho mais velho e fomos até lá. O mal é que como era o dia mais comprido do ano, só ficou mesmo noite já eram quase 11:00. Mas passei umas horitas eu e ele espetaculares. A minha mulher ficou com o nosso mais novo em casa. O mal, é que como era muito isolado, estava borrado de medo de aparecer alguém menos recomendável. [8b] Ele ainda era pequenito na altura, agora é mais alto que eu. [:D]

Queria ver se repetia a experiencia, mas com mais algum pessoal.

Ha uns valentes anos atras comprei uns para ver a vizinha do predio de enfrente , erans uns minolta 7x50 , e cumpriam seu objetivo [;)]

Também tenho um Skywatcher que também não sai há alguns meses... :sh) Com a melhoria do tempo quero ver se vou até um parque eolico, afastar-me das luzes, para dar mais uso.

155177d1648560791-binoculoos-monoculos-e-telescopios-dscn6285.jpg

O meu sendo dobsoniano é muito pouco prático. A base pesa uns 10kg, e o corpo é um cilindro com 1,2 metros e todo o peso concentrado numa extremidade...

Na altura em que o comprei, ainda estudante, o orçamento era curto (e foi em 2a mão), se fosse hoje tinha ido para algo bem diferente.

Obg a todos pelas dicas.
Comprei uns Praktica 10x50, e estou a adorar [:cool:]

50 paus, e havia na Amazon mais modelos de outras marcas sensivelmente ao mesmo preço e também 10x50.

E siga o topico, tou a ver que temos aqui uns quantos observadores [kiss]

Aproveitando o tópico, um telescópio amador que já permita ver com alguma nitidez os anéis de Saturno, por exemplo. Existem sem ser a preços proibitivos?

Aproveitando o tópico, um telescópio amador que já permita ver com alguma nitidez os anéis de Saturno, por exemplo. Existem sem ser a preços proibitivos?

O que consideras preços proibitivos? Para veres os aneis, até com uns binóculos, conseguirás ver. O meu telescópio, custou na altura (2015) cerca de 270€. É um Skywatcher N130/900 Explorer EQ-2.

O que consideras preços proibitivos? Para veres os aneis, até com uns binóculos, conseguirás ver. O meu telescópio, custou na altura (2015) cerca de 270€. É um Skywatcher N130/900 Explorer EQ-2.

Preços proibitivos seria uns 700 ou 800 euros para cima. Não fazia ideia que dava para ver os anéis de Saturno com uns binóculos! Diga-se que não percebo nada disto. Era só mesmo curiosidade.

Preços proibitivos seria uns 700 ou 800 euros para cima. Não fazia ideia que dava para ver os anéis de Saturno com uns binóculos! Diga-se que não percebo nada disto. Era só mesmo curiosidade.

Os aneis vêem-se com relativa facilidade com os binóculos. [;)] Mas tens de deixar os teus olhos adaptarem-se muito bem a escuridão. Com uns binoculos 10x50, conseguirás ver saturno quase como um disco. Mais estreito nas beiras, e mais oval no centro. Com um telescópio como o meu, vêm-se muito bem.

Os aneis vêem-se com relativa facilidade com os binóculos. [;)] Mas tens de deixar os teus olhos adaptarem-se muito bem a escuridão. Com uns binoculos 10x50, conseguirás ver saturno quase como um disco. Mais estreito nas beiras, e mais oval no centro. Com um telescópio como o meu, vêm-se muito bem.

O que quer dizer 10x50, por exemplo?

Eu tenho um Heritage 130P (europa) ou AWB Onesky (EUA) e consegue-se ver perfeitamente os anéis de Saturno, mancha de Jupiter + luas, Marte e a nossa lua
Comprei-o há uns 4 anos e dentro da gama dos 200€ para mim pareceu-me dos melhores (não sei o preço agora), existe inclusive uma grande comunidade/fórum nos EUA acerca deste telescópio onde é relativamente fácil tirar dúvídas

Vêem-se, quando são visíveis! Depende da época, quando estão alinhados com a terra não são visíveis.
Convém dizer também que fica uma imagem muito pequena.
Com um telescópio de 500x já vê os anéis mais definidos, mas só com tempo frio e limpo.
Eu pessoalmente gosto mais de ver as luas de Júpiter e as crateras da nossa lua. Mas lá está, só no inverno se conseguem uma boa imagem, no verão há muita "ondulação" térmica.
b960851a76dce6b496374fa6510e22df.gif

Last edited:
Back