Biodiesel - Video pag. 1

{BA77E6E2-C988-4CA9-BD1F-2173760DF78E}_biodiesel.jpg

Ingredientes:

Óleo vegetal - usado ou novo, se quiseres

Soda caustica - encontras à venda no AKI, é barato.

Metanol - à venda no AKI, também, cerca de €1,40 litro.

Proporções da mistura:

1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol

(Para 10 litros - 10 litros de óleo + 25 gramas de soda + 1 litro de metanol)

Método:

Aqueces o óleo a cerca de 45ºC, eu uso uma resistência de imersão, á venda em qualquer Hiper. (não aqueças o óleo para além de 50ºC, o metanol evapora a esta temperatura)

Misturas a soda com o metanol. CUIDADO, o metanol é altamente inflamavel e esta mistura liberta gases para além de aquecer muito. Usar óculos e roupa de proteccção, SEMPRE. Convém ter à mão uma garrafa de vinagre, pois a mistura da soda com o metanol forma uma base muito forte, em caso de necessidade, convém anular a mesma com um ácido, daí o vinagre. NUNCA tapar o recipiente onde se efectua a mistura, tem de ter um orifício para "respirar". NÃO inalar os gazes que a mistura liberta. De preferência fazer esta operação em local aberto ou bastante arejado.

Quando o metanol e a soda estiverem misturados, deitar no óleo (temp +/- 45ºC).

Mexer durante uma hora. Nesta parte e ainda no inicio, eu utilizava um berbequim com uma hélice de misturar tinta na ponta, o qual estava acoplado ao caldeiro e deixava-o a trabalhar durante uma hora. Agora, que faço cerca de 220 litros de cada vez, utilizo uma bomba de rega electrica, a qual puxa a mistura do bidon e torna a deitá-la para dentro, novamente.

No final de uma hora a misturar, desligar e deixar repousar no mínimo durante 8 horas. Após este tempo, a glicerina que resultou do processo quimico estará no fundo, tipo pasta acastanhada e gelatinosa, e deverá representar cerca de 10% do volume total. O que está por cima, tem a viscosidade do gasóleo e é: BIODIESEL.

Muito cuidado a manusear estes ingredientes. Desaconselho a produção se não tiveres garagem ou terreno livre. Se fores menor, fala com os teus pais e pergunta-lhes se concordam.

USA SEMPRE ÓCULOS DE PROTECÇÃO.

Top Gear - Jeremy a fazer e testar biodiesel :
http://rapidshare.de/files/2574494/Biodiesel.wmv.html

"A Câmara de Coimbra tem um projecto para converter os óleos alimentares
usados – cujo destino não é controlado - em biodiesel, para a frota
municipal de autocarros, disse o director do Departamento do Ambiente.
«Se pensarmos nos hospitais, nas cantinas da Universidade e nos
restaurantes, são milhares de litros de óleo que diariamente vão para a
Estação de Tratamento de Águas Residuais ou para o aterro sanitário»,
declarou Veiga Simão."

no Brasil :

"...Peres adiantou que o governo está estudando a isenção de impostos na fase de processamento do óleo para tornar o combustível mais competitivo no mercado..."

citação:Originalmente colocada por paulo_lanca

no Brasil :

"...Peres adiantou que o governo está estudando a isenção de impostos na fase de processamento do óleo para tornar o combustível mais competitivo no mercado..."

sim, sim... cá também vai ser assim...

Mas acho que a isenção de impostos será um acto de coragem política.
Mas demonstra uma consicência ambiental que não sei se existe em Portugal...

citação:Originalmente colocada por LelodasTshirts

citação:Originalmente colocada por paulo_lanca

não me digas q já trocaste de motor no Samuca?
isso deita é um pivete a batata frita q não se pode...

ele tá a falar do video :)

bioclip.jpg

ah bom...
como ele disse q se pisgou para o Mac, pensei...;)

Fui buscar para o Corsa!!! [}:)] Se o Samuka foce a gasoile... ainda mais com o que ele gasta! [:p]

pois mas com óleo do Mac, o Corsa fica com problemas de colestrol... cuidado...

Pois!! nao pode ser só do mac tenho que misturar com oleo becel!!! [}:)]
Se juntarem mais 1/4 da dose de metanol tem o G-Force!!

@braços

citação:Originalmente colocada por Sonojet

Qualquer dia anda ai o pessoal à porta do McDonalds para traficar o óleo das batatas....

Ao preço que o gasoil anda...

É verdade! Ainda ontem á tarde fui pôr no meu Seat e puf, 0.964 na Galp.

Até me deu uma coisa ruim![8][8]

olhem este testemunho :

Convém que alguém tenha um veículo a diesel para esperimentar. Eu, neste momento tenho um veículo novo, comprado Setembro passado e não estou a usar biodiesel nele por causa da garantia. Se surgir algum problema e a marca descobrir que eu uso biodiesel, nem que esse problema seja nas escovas do pára brisas, vão dizer que eu fui o culpado... Andei cerca de quatro anos a utilizar biodiesel puro num Fiat Punto TD70 de 1996, comercial, sem qualquer problema. Outros veículos também usaram, VW Golf, Ford Mondeo, Mercedes 300D e Seat Ibiza TD, sem problemas</u>.

Alguém me perguntou por e-mail como se poderia confiar no resultado final (biodiesel). Como não faço análises ao que produzo, fio-me na viscosidade do biodiesel e na glicerina que resulta do processo químico, +- 10%. Nunca tive o menor problema.

De início também falhei algumas vezes, pois quando se lida com óleo usado, muitas vezes os resultados não são os melhores. O cuidado principal a ter é saber a qualidade do óleo e se não existe águas e detergentes misturados. Ao fim de algum tempo consegui fornecedores regulares (restaurantes) que sabem o destino do óleo e não misturam mais nada para o recipiente de recolha de óleo.

hummmm, axo k tb vou experimentar!! Lada Niva a Biodiesel [}:)][}:)]
Já agora, ´sabem se existe redução de potência?? É k o Lada já ñ tem muita, se lhe tiro pouca k seja, o bixo ñ anda! [8)]

Voltar
Superior