BIODIESEL?

Essa mezinha caseira com soda caustica... hummm... não sei não...
Há alguém que queira arriscar fazer</u> isso e depois usar mesmo isso?

Acho que isso deve dar uma nova definição à expressão "motor de explosão"!!! :D

O principal problema do biodiesel é o preço, o petróleo apesar de ter subido brutalmente nos últimos tempos é um combustível muito barato, a dependência dele é que é tão grande que alterações no preço têm uma grande influência nas sociedades modernas.
De qualquer modo não me parece que o biodiesel seja o futuro, outros combustíveis mais limpos e ventualmente as viaturas "100%" eléctricas vão na minha opinião ter mais futuro. Até porque se o biodiesel descer de custo significativamente os produtores de petróleo vão reagir.... e eles devem ter uma enorme margem para reagir....
Num futuro próximo o biodiesel pode no entanto desempenhar um papel de estabilização dos preços dos combustíveis se a capacidade de produção aumentar, e lembro que na Europa o Diesel terá que vir com 5% de biodiesel para 2007.

citação:Originalmente colocada por Alex

O principal problema do biodiesel é o preço
Nada disso. O principal problema é que dificilmente dará para mais de 20-30% das necessidades.

O resto resolve-se tudo. A dificuldade em fazer biodiesel que chegue é que é um obstáculo fundamental..

Bom ppl, andem a pesquisar muito sobre o assunto, e posso concluir que o biodiesel caseiro é complicado, moroso e não compensa em pequenas quantidades, no entanto surgiu outra alternativa, esta bem mais barata que é o oleo vegetal.
Pode ser usado no seu estado puro ou usado após filtrado.
Já me informei o suficiente para ter a certeza que não me trará problemas para os injectores bomba nem para o motor, e por isso já hoje vou experimentar no meu carro, depois dou noticias.

bom...contra criticos e cépticos, já vou no 2º deposito com ov e até agora tudo em ordem.
Não senti diferença nenhuma, ou melhor até senti, na carteira.
No entanto, o carro continua com o mesmo consumo, faz menos fumo e menos ruido. Para além disso posso dizer que ajudo o ambiente pois não é tão poluente como os combustiveis fosseis e não pactuo com os Lobbys das petrolificas.
Em suma, quem for descrente sobre esta matéria só fica a perder, acreditem......

citação:Originalmente colocada por pmblourenco

bom...contra criticos e cépticos, já vou no 2º deposito com ov e até agora tudo em ordem.
Não senti diferença nenhuma, ou melhor até senti, na carteira.
No entanto, o carro continua com o mesmo consumo, faz menos fumo e menos ruido. Para além disso posso dizer que ajudo o ambiente pois não é tão poluente como os combustiveis fosseis e não pactuo com os Lobbys das petrolificas.
Em suma, quem for descrente sobre esta matéria só fica a perder, acreditem......

Mas és tu que fazes o teu próprio biodiesel?e tens usado?compensa-te ou nem por isso?Explica lá o que tens usado e feito,agora fique curioso.
Obrigado

citação:Originalmente colocada por pmblourenco

Bom ppl, andem a pesquisar muito sobre o assunto, e posso concluir que o biodiesel caseiro é complicado, moroso e não compensa em pequenas quantidades, no entanto surgiu outra alternativa, esta bem mais barata que é o oleo vegetal.
Pode ser usado no seu estado puro ou usado após filtrado.
Já me informei o suficiente para ter a certeza que não me trará problemas para os injectores bomba nem para o motor, e por isso já hoje vou experimentar no meu carro, depois dou noticias.

Já participas-te neste forum que indico, mas é de outro membro que usa o óleo vegetal

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=80401&SearchTerms=o.v.

É verdade que se vai poder aproveitar os óleos de cozinha vegetais para fazer biodiesel?

Se sim, daqui a pouco vou ao restaurante, peço uma dose de bife em éleo vegetal e o óleo de fritura num recipiente :D:D:D

Agora, mais a sério, será viável economicamente, "fazer" biodiesel em casa?

citação:Originalmente colocada por paulo56

Mas és tu que fazes o teu próprio biodiesel?e tens usado?compensa-te ou nem por isso?Explica lá o que tens usado e feito,agora fique curioso.
Obrigado

Ele não tem produzido Biodiesel apenas tem usado oleo vejetal (OV) directamente no depósito.
Atenção que é muito diferente, além de outras diferenças permito-me salientar a da viscosidade, que pode levar ao gripar da bomba injectora entre outras coisas

Abraço

Como produzir Biodiesel em casa

Como produzir Biodiesel em casa

Andei a fazer uma pesquisa na net e encontrei dois métodos (referidos em vários sites) que ensinam como produzir Biodiesel em casa.

1) Método Foolproof de Alecks Kac

1ª Fase:

1- Filtrar o óleo
2 - Remover a água do óleo: aquecer até 60ºC durante 15 minutos, depois deixar repousar durante 24H, aproveitar apenas 90% do óleo.
3 - Medir a quantidade de óleo a ser processado
4 - Aquecer o óleo até 35ºC
5 - Medir 0.08 litros de metanol (+99% puro) por cada litro de óleo e adicionar ao óleo previamente aquecido
6 - Mexer durante 5 minutos
7 - Medir 1 mililitro de ácido sulfurico (95% puro) por cada litro de óleo
8 - Manter a temperatura a 35ºC durante 1H e depois deixar de aquecer, nunca parar de mexer
9 - Continuar a mexer durante + 1H depois de arrefecido
10 - Para de mexer e deixar a repousar durante 8H
11 - Preparar a mistura soda-metanol: 0.12 litros de metanol por cada litro de óleo e 3.1g (3.5g se a pureza estiver em causa) de soda-caustica por cada litro de óleo. Misturar bem a soda com o metanol.
12 - Depois de repousado durante 8H, adicionar metade da mistura soda-metanol e mexer durante 5 minutos

2ª Fase:
13 - Aquecer o óleo até 55ºC e manter assim durante todo o processo
14 - Adicionar o resto da mistura soda-metanol e mexer durante aproximadamente entre 1.5H e 2.5H. Nota: Retirar periodicamente pequenas amostras e verificar se fica com cor amarela, quando esta cor for atingida pode-se para de mexer e deixar arrefecer.
15 - deixar repousar durante 1H
16 - remover a glicerina

Lavagem:
17 - adicionar 1/3 de água destilada ao biodiesel e usar o método de lavagem com bolhas de ar durante 24H. Nota: opcionalmente pode-se usar um pouco de Acido phosforico (H3PO4) a 10%, este garante que restos de soda caustica são mais facilmente removidos.
18 - remover a água e medir o ph a qualidade é assegurada pela rápida separação da agua do óleo e pelo ph neutro.

Finalmente:
19 - deixar repousar (3 semanas +/-) e utiliza-lo quando se tornar bastante cristalino. pode-se formar um deposito no topo, não deixar ir para o tanque de combustível o deposito!!!
20 - para obter resultados mais rápidos aquecer até 45ºC e deixar arrefecer

Notas:
- este método é bastante eficaz e a reacção é mais completa, ou seja, maior quantidade de óleo convertido para biodiesel
- é pratico porque não é necessário fazer titulação para a obtenção de um ph neutro
- existem testes (diga-se detectores químicos) k permite detectar a presença de soda e glicerina, nunca é demais ser cuidadoso quando se vai usar biodiesel no carro
- atenção ao filtro de combustivel nas primeiras utilizações de biodisel no carro, o biodisel é altamente solvente e vai limpar as tubagens e o deposito de residuos deixado pelo gasóleo fossil.

É bom que tentes fazer biodiesel em pequenas quantidades, inicialmente.

2) Método Mike Pelly’s

Ingredientes:

Óleo vegetal - usado ou novo, se quiseres

Soda caustica - encontras à venda no AKI, é barato.

Metanol - à venda no AKI, também, cerca de €1,40 litro.

[b9Proporções da mistura:[/b]

1 litro de óleo + 2,5 gramas soda caustica + 1 dl metanol

(Para 10 litros - 10 litros de óleo + 25 gramas de soda + 1 litro de metanol)

Método:

Aqueces o óleo a cerca de 45ºC, eu uso uma resistência de imersão, á venda em qualquer Hiper. (não aqueças o óleo para além de 50ºC, o metanol evapora a esta temperatura).

Misturas a soda com o metanol. CUIDADO, o metanol é altamente inflamável e esta mistura liberta gases para além de aquecer muito. Usar óculos e roupa de protecção, SEMPRE. Adicionar a soda ao metanol e NUNCA AO CONTRÁRIO. Convém ter à mão uma garrafa de vinagre, pois a mistura da soda com o metanol forma uma base muito forte, em caso de necessidade, convém anular a mesma com um ácido, daí o vinagre. NUNCA tapar o recipiente onde se efectua a mistura, tem de ter um orifício para "respirar". NÃO inalar os gazes que a mistura liberta. De preferência fazer esta operação em local aberto ou bastante arejado.

Quando o metanol e a soda estiverem misturados, deitar no óleo (temp +/- 45ºC).

Mexer durante uma hora. Nesta parte e ainda no inicio, eu utilizava um berbequim com uma hélice de misturar tinta na ponta, o qual estava acoplado ao caldeiro e deixava-o a trabalhar durante uma hora. Agora, que faço cerca de 220 litros de cada vez, utilizo uma bomba de rega eléctrica, a qual puxa a mistura do bidon e torna a deitá-la para dentro, novamente.

No final de uma hora a misturar, desligar e deixar repousar no mínimo durante 8 horas. Após este tempo, a glicerina que resultou do processo químico estará no fundo, tipo pasta acastanhada e gelatinosa, e deverá representar cerca de 10% do volume total. O que está por cima, tem a viscosidade do gasóleo e é: BIODIESEL.

Muito cuidado a manusear estes ingredientes. Desaconselho a produção se não tiveres garagem ou terreno livre. Se fores menor, fala com os teus pais e pergunta-lhes se concordam.

USA SEMPRE ÓCULOS DE PROTECÇÃO.

E pronto, agora já se podem entreter nos tempos livres.
:)

Voltar
Superior