BMW 318 tds compact

O VP90 (ALH) é superior em tudo, mesmo em top speed. [;)]
O ALH é mais recente e já tinha geometria variável.
Mesmo assim a diferença a nível de andamento não me parece grande coisa, são os dois lentos.

O 18 TDS tinha umas performances bastante boas tendo em conta a idade e a cilindrada.

Pois, que lado? [;)] E que ate aos 120 km/h um mero 205 XAD o acompanhava. Dai para cima claro que o TDS fugia.

Se for colocado ao lado de um TDi de 110, o TDS apenas consegue ficar do lado de tras [:p]

Eu falei num tdi de 90 e tu vens falar de um 110? Claro que ao lado de um de 110 nao tem nada a ver. Gostei da forma como desviaste a conversa.
Comparar com o XAD é o segundo tiro no pé..

Lembro me é que em arranque nao conseguia ultrapassar o famoso corsa b 1.5 td
SPV mete aí os valores para confirmar, sff

Última edição:
O ALH é mais recente e já tinha geometria variável.
Mesmo assim a diferença a nível de andamento não me parece grande coisa, são os dois lentos.

O 18 TDS tinha umas performances bastante boas tendo em conta a idade e a cilindrada.

Golf 3 TDI (94)

Performance

Top speed: 178 km/h

Acceleration 0-100 km/h: 12,8 s

Urban consumption: 6,4 l/100km

Urban consumption kms: 1 op 15,6

Extra-urban consumption: 4,2 l/100km

Extra-urban consumption kms: 1 op 23,8

Average consumption: 5,0 l/100km

Average consumption kms: 1 op 20,0

CO2 Emission: 137 g/km

318tds:

Acceleration 0-100 km/h: 13,9 s

Urban consumption: 8,6 l/100km

Urban consumption kms: 1 op 11,6

Extra-urban consumption: 5,0 l/100km

Extra-urban consumption kms: 1 op 20,0

Average consumption: 6,4 l/100km

Average consumption kms: 1 op 15,6

CO2 Emission: 168 g/km

[;)]

Do que o marcador conta ... até a velocidade real ... vai uma grande diferença :) Nem um nem outro dão 180 reais. Mas o 318 é mais rapido 2s e quase mais 20 kmh de velocidade maxima ... nao há que enganar ... as diferenças sao enormes.

Posso-te mostrar a multa do radar na (antiga designação) IP5 em frente ao estádio de Aveiro: controlado a 187km/h!
Mas oh sr. agente isto diz no manual 183km/h [:D]

Golf 3 TDI (94)

Performance

318tds:

Maximum speed 182 km/h

[;)]

Não devias ter apagado a única linha em que o tds é melhor!

Posso-te mostrar a multa do radar na (antiga designação) IP5 em frente ao estádio de Aveiro: controlado a 187km/h!
Mas oh sr. agente isto diz no manual 183km/h [:D]

As velocidades maximas sao feitas em condições especiais ... depois existem varios factores que as influenciam. Como as descidas :)

Já agora ficam os consumos reais ... do 318 ...

[TABLE="class: searchsummary"]
[TR]
[TH="class: counth, align: right"]Count[/TH]
[TH="class: nameh"]Fuel type[/TH]
[TH="align: center"]min[/TH]
[TH="align: center"]Ø[/TH]
[TH="align: center"]max[/TH]
[/TR]
[TR]
[TD="class: count, bgcolor: #F9E5A9, align: right"]21[/TD]
[TD="class: name, bgcolor: #F9E5A9"]Diesel[/TD]
[TD="bgcolor: #F9E5A9, align: center"]5,73[/TD]
[TD="class: consumption, bgcolor: #F9E5A9, align: center"]6,74[/TD]
[TD="bgcolor: #F9E5A9, align: center"]8,58
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Aquilo é plano mas obviamente que tens razão! Mas não pude de me rir, no meio da multa, que fui apanhado a uma vel. superior ao declarado no manual!

PS. O tdi 90 durou muito pouco tempo para estes lados.. foi quase do audi 80 1.6 75 para o a4 1.9 tdi 90 e logo a seguir o 110.
Esse (110) obviamente que deixava tudo e todos para trás. Mas eu costumo ter cuidado no que escrevo (tem dias). Deixei claro que estava a falar do tdi90.

Lembro também do tddi de 90 ia-se embora com uma rapidez impressionante (mais rapido que o tdi90) perdendo (novamente) em top speed.
Mas nunca compraria AGORA um 18tds compact.. um ti talvez!

Última edição:
Golf 3 TDI (94)
Performance

318tds:
[;)]

Nos consumos nota-se muita diferença. O TDI era imbatível quando a economia entra ao barulho. :)

O Golf 3 era mais leve, o Compact é uma base do segmento D e isso custa-lhe mais 100kg na balança face ao Golf.
Se comparares com um Passat dos antiguinhos, 30kg mais pesado que o Compact, o VW até perde nos 0-100 kmh. [;)]

Acceleration 0-100 km/h: 14,1 s
in
Volkswagen Passat 1.9 TDI 90hp CL, Manual, 1994, 90 Hp, 4 doors Technical Specifications, CO2

Há algumas diferenças do tdi 90 para o 18tds no que toca a performance ... com vantagem por norma para o TDI ... Mas nada de extremamente significativo.

Eu falei num tdi de 90 e tu vens falar de um 110? Claro que ao lado de um de 110 nao tem nada a ver. Gostei da forma como desviaste a conversa.
Comparar com o XAD é o segundo tiro no pé..

Lembro me é que em arranque nao conseguia ultrapassar o famoso corsa b 1.5 td
SPV mete aí os valores para confirmar, sff

Primeiro nao desviei a conversa. Fui eu que fiz confusao com o 110.. Aqui admito que errei, de qualquer forma com o 90 o TDS nao fazia farinha [;)]

E nao dei nenhum tiro no pé. Nao estou aqui para medir pilinhas com ninguem, nem muito menos contigo.

Se te disse que ate aos 120 o TDS nao foge é porque o testei [;)] Nao é baseado em "carolices" que andam na internet.

E claro que apartir dos 120 para cima o Beéme foge e bem, mas até la nao brincava assim tanto como muitos pensam e/ou querem fazer parecer.

Crash test Auto Motor Und Sport
BMW Serie 3 Compact

Imagem333.jpg

Imagem3332.jpg

Imagem3333.jpg

Imagem3334.jpg

Imagem3335.jpg

O TDI 90cv (ainda de geometria fixa código 1Z) era bastante superior ao 18tds, mais do que em números numa folha essa diferença era muito mais notória na condução, o 18tds a primeira e segunda velocidade era só para arrancar não andava mesmo nada mas assim que entrava a terceira velocidade o motor parecia outro e até se desenrascava, mas estava longe da referencia da época TDI 90cv, que era mais rápido em todas as situações, tinha um excelente arranque e consumia muito menos.

O 1.8tds era um bom motor para a época estado ao nível do "bom" que se fazia, mas comparando com o TDI 90cv (ainda para mais montado no Golf 3) é não saber do que está a falar.

Até montado no Passat dava malha no 318tds berlina.

No arranque o 1.5td era bem melhor que o 1.8tds, mas depois em velocidade não tinha hipótese e isso só acontecia porque o arranque do 1.8tds era o que era...

Última edição:
O TDI 90cv (ainda de geometria fixa código 1Z) era bastante superior ao 18tds mais do que em números na folha essa diferença era muito mais notória na condução, o 18tds a primeira e segunda velocidade era só para arrancar não andava mesmo nada mas assim que entrava a terceira velocidade o motor parecia outro e até se desenrascava, mas estava longe da referencia da época TDI 90cv, que era mais rápido em todas as situações, tinha um excelente arranque e consumia muito menos.
Em suma o 1.8tds era um bom motor para a época estado ao nível do "bom" que se fazia na época, mas comparando com o TDI 90cv (ainda para mais montado no Golf 3) é não saber do que está a falar.
Até montado no Passat dava malha no 318tds berlina.
N arranque o 1.5td era bem melhor que o 1.8tds, mas depois em velocidade não tinha hipótese e isso só acontecia porque o arranque do 1.8tds era o que era...
Não terás conduzido um TDS em que já teve a bomba aberta e mal afinada (muito comum) ou com algum problema?

Em suma, o carro é lento, mas um TDI 90 com peso identico também é lento.

Tenho um ALH em casa que pesa quase o mesmo que o Compact e sei o que está ali.
Nunca o comparei lado a lado mas dúvido que um se possa rir muito do outro.
Agora consumos e fiabilidade isso é outra história.

Não terás conduzido um TDS em que já teve a bomba aberta e mal afinada (muito comum) ou com algum problema?

Em suma, o carro é lento, mas um TDI 90 com peso identico também é lento.

Tenho um ALH em casa que pesa quase o mesmo que o Compact e sei o que está ali.
Nunca o comparei lado a lado mas dúvido que um se possa rir muito do outro.
Agora consumos e fiabilidade isso é outra história.

Por acaso o meu primo teve um 318tds que andei bastantes vezes e meu pai teve um golf mk3 TDI (90cv) e eu tenho actualmente o golf 4 TDI 90cv (ALH) por isso conheço muito bem os carros em questão e garanto te que o TDI ALH é um foguete ao pé do tds, até contra o TDI 1Z montado no mk3 tenho as minhas duvidas qual o mais rápido em aceleração a caixa do mk3 é algo longa e a do mk4 ALH é bastante curta, além disso o ALH é um praticamente um 110cv (AHF/ASV) de 2 geração castrado na electrónica e com injectores de menor pressão (pouco diferença) na pratica o que se nota é o carro a partir das 3800rpm estagna (não puxa mais) mas até ai é praticamente um autentico 110cv.

Numa condução normal o ALH é excelente de se conduzir comparando com os outro 2.

Continuo a dizer o 18tds em primeira e segunda velocidade era uma anedota, qualquer utilitário com pouco mais de 60cv lhe dava corda nestas relações.

Última edição:
O único carro com mais de 400.000 Km´s que andei foi precisamente uma 318 Tds Touring de um antigo vizinho meu.

Ele dava assistência técnica a Consultórios de Medicina Dentária e fazia o país inteiro e segundo ele... foi o melhor carro que teve.

Certamente não será um exemplo de prestações ou mesmo de consumos (comparando com carros mais modernos), mas será certamente um carro robusto e fiável.

Quanto a essa possibilidade de negócio, se o anterior dono for de confiança, mesmo tendo o carro alguns kilomentros, e o pretendido for ter um carrito para durar... acho que o 318 TDS cumpre esses requisitos.

Voltar
Superior