BMW e Aquaplanning

citação:Originalmente colocada por AF147

citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

citação:Originalmente colocada por Leonardo Sinisgalli

Percebo pouco disto mas acompanho a discussão com interesse porque ainda se vai conseguindo aprender alguma coisa.
Mas há umas coisas que li que não são compatíveis com a minha experiência pessoal.
Tenho um FWD e quando brinco com ele nas rotundas molhadas (sempre sem transito, como é óbvio), o carro costuma fugir às 4 rodas, nem de frente, nem de trás... Será bom ou mau?
Recupero o controle facilmente mas a deriva é já de si controlada.
Será que numa situação em que eu não esteja a prever a "fuga" vou conseguir controlá-lo com a mesma facilidade do que controlaria um carro que "fugisse" de frente ou de traseira?

independetemente de tudo, qunado há perdas de tracção efectivas, em qualquer caso (FWD, RWD, AWD) pode ser complicado.
no entanto nos casos de perda de tracção(FWD vs RWD), os FWD recuperam mais facilmente porque têm mais peso sobre a rodas de tracção. Nos RWD cosntumam dizer, "ah e tal, faz-se contra-brecagem e já está" mas a contrabrecagem de nada vale enqunato as rodas de tracção (traseiras) não ganharem aderência.
Pelo contrário. A contra-brecagem depende apenas das rodas direccionais.;)

acho qque fui explicito.
enquanto as rodas de trás não ganharem aderência, a cotrabrecagem de nada vale.

Nao é bem assim... nunca viste carros a fumar das rodas e a fazer curvas?

Há sempre algum atrito... e por pouco que seja, ele ganha sempre movimento.

citação:Originalmente colocada por Taveirada

citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

Percebo pouco disto mas acompanho a discussão com interesse porque ainda se vai conseguindo aprender alguma coisa.
Mas há umas coisas que li que não são compatíveis com a minha experiência pessoal.
Tenho um FWD e quando brinco com ele nas rotundas molhadas (sempre sem transito, como é óbvio), o carro costuma fugir às 4 rodas, nem de frente, nem de trás... Será bom ou mau?
Recupero o controle facilmente mas a deriva é já de si controlada.
Será que numa situação em que eu não esteja a prever a "fuga" vou conseguir controlá-lo com a mesma facilidade do que controlaria um carro que "fugisse" de frente ou de traseira?

independetemente de tudo, qunado há perdas de tracção efectivas, em qualquer caso (FWD, RWD, AWD) pode ser complicado.
no entanto nos casos de perda de tracção(FWD vs RWD), os FWD recuperam mais facilmente porque têm mais peso sobre a rodas de tracção. Nos RWD cosntumam dizer, "ah e tal, faz-se contra-brecagem e já está" mas a contrabrecagem de nada vale enqunato as rodas de tracção (traseiras) não ganharem aderência.
Pelo contrário. A contra-brecagem depende apenas das rodas direccionais.;)

acho qque fui explicito.
enquanto as rodas de trás não ganharem aderência, a cotrabrecagem de nada vale.

Nao é bem assim... nunca viste carros a fumar das rodas e a fazer curvas?

Há sempre algum atrito... e por pouco que seja, ele ganha sempre movimento.

mas isso é totalmente diferente. isso não são perdas de tracção, é tracção em demasia. :D
penso que a discussão é sobre perdas de tracção devido a perda de aderência (piso escorregadio).

citação:Originalmente colocada por Taveirada

AF147,

E o mercado nem sempre tem razão! ;) Te garanto que não mudou por minha causa! eheheh...

Leonardo,

é isso que se quer... aprender! ;)

Da minha experiencia... o que te está a parecer é que o carro sai às 4... mas efectivamente o que está a fugir é a frente... e depois a frente segue o caminho que a frente dita. Mas efectivamente é possivel o carro fugir com as 4... mas aí implica uma entrada rapida na rotunda... em que todas as rodas perdem aderencia ao mesmo tempo... tanto pode acontecer com RWD FWD AWD...
Quanto a controlar... para mim uma saida de frente seja FWD ou RWD (sim porque todos os carros saiem de frente!) é mais dificil de controlar... parece que tens controlo, mas efectivamente o que controla é a velocidade... e por muito que esperneies só podes rezar para que o carro ganhe aderencia novamente. Isto porque a unica coisa que te faz mudar direcção, que é a frente... nao tem tracção!

Uma saida de traseira implica que perdes tracção atras, mas tens sempre o volante para mexer e fazer algo...
Acho que quando se sai de frente parece que é mais simples de agarrar o carro, mas efectivamente o condutor nao faz nada... e para mim isso é a mesma fobia que andar de avião... há um gajo que vai a conduzir e nao sou eu... gosto de ter o controlo... bom ou mau... mas pelo menos sou eu!
Ou seja, parece-me que queres dizer que é indiferente um carro ser RDW ou FWD, o que interessa é a forma como o carro aborda a curva. Se tiver tendência para sair de frente é menos controlável do que se tiver tendência para sair de traseira...
Se é assim, isso quer dizer que um carro com tendência para sair de frente deve ter FWD e um carro com tendência para sair de traseira deve ter RWD...?

E outra coisa que sempre me suscitou dúvidas.
Nos rallies, actualmente, não existem carros com RDW. Só 4WD e FWD. Quererá isto dizer algo relativamente à eficácia dos RDW em pisos com pouca aderência (gravilha, terra e afins)? (ou a pergunta é mesmo estúpida?)[8)]

citação:Nos rallies, actualmente, não existem carros com RDW. Só 4WD e FWD. Quererá isto dizer algo relativamente à eficácia dos RDW em pisos com pouca aderência (gravilha, terra e afins)? (ou a pergunta é mesmo estúpida?)

Excelente pergunta. Em pisos com pouca aderencia a vantagem para sistemas AWD é maior pois existem mais superficies em contacto com o solo logo a força de atrito será maior. O q significa maior tracção.

A vantagem de FWD para RWD será a maior percentagem de peso logo maior força de atrito, logo maior tracção.

Penso q quem ja conduziu em condições adversas de clima, sabe q RWD é o pior sistema. Em gelo, neve, molhado. Por vezes as reacções para controlar o carro são benignas e não há espaço para sair em "power slide". E o q me interessa a mim é a minha segurança e a dos ocupantes.

Ou seja, parece-me que queres dizer que é indiferente um carro ser RDW ou FWD, o que interessa é a forma como o carro aborda a curva. Se tiver tendência para sair de frente é menos controlável do que se tiver tendência para sair de traseira...
Se é assim, isso quer dizer que um carro com tendência para sair de frente deve ter FWD e um carro com tendência para sair de traseira deve ter RWD...?

isso já depende do tipo de perda de tracção. perda de tracção por excesso de aceleração ou perda de tracção devido a perda aderência momentânea.

isso já depende do tipo de perda de tracção. perda de tracção por excesso de aceleração ou perda de tracção devido a perda aderência momentânea.
Pois. Boa observação.
E considerando as variáveis que agora introduziste, como é?

citação:Originalmente colocada por bizopt

citação:Nos rallies, actualmente, não existem carros com RDW. Só 4WD e FWD. Quererá isto dizer algo relativamente à eficácia dos RDW em pisos com pouca aderência (gravilha, terra e afins)? (ou a pergunta é mesmo estúpida?)

Excelente pergunta. Em pisos com pouca aderencia a vantagem para sistemas AWD é maior pois existem mais superficies em contacto com o solo logo a força de atrito será maior. O q significa maior tracção.

A vantagem de FWD para RWD será a maior percentagem de peso logo maior força de atrito, logo maior tracção.

Penso q quem ja conduziu em condições adversas de clima, sabe q RWD é o pior sistema. Em gelo, neve, molhado. Por vezes as reacções para controlar o carro são benignas e não há espaço para sair em "power slide". E o q me interessa a mim é a minha segurança e a dos ocupantes.

nem mais.
por isso é que a vantagem do RWD é a aceleração, o peso "transfere-se" para a traseira.

Pois. Boa observação.
E considerando as variáveis que agora introduziste, como é?

é asism, estas variáveis não alteram essa tendência. o que queria dizer é que em perdas de aderência momentâneas, qualquer dos eixos pode ceder. mas o FWD têm a vantagem de ter maior peso sobre o eixo de tracção, o que em perdas dela (tracção) leva a que a recupere mais depressa.

A conclusao que tiro deste topico e' que o porsche 911 e' o carro perfeito.

Tem as vantagens de traccao em aceleracao de um rwd normal e por ter mais peso sobre o eixo de traccao tem a vantagem de um fwd.[8D]

Oh AF147... eu tenho estado entretido a ver a tua cruzada anti rwd. O que mais me mete confusao e' nao perceber o porque... Ja nao pode ser por defender a Alfa pois as maiores "glorias" sao rwd. Entao porque e'?:)
(e estou a falar a serio)

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

A conclusao que tiro deste topico e' que o porsche 911 e' o carro perfeito.

Tem as vantagens de traccao em aceleracao de um rwd normal e por ter mais peso sobre o eixo de traccao tem a vantagem de um fwd.[8D]

a questão é que a frente pode não acompanhar a traseira. e voltamos ao mesmo. :D

citação:
Oh AF147... eu tenho estado entretido a ver a tua cruzada anti rwd. O que mais me mete confusao e' nao perceber o porque... Ja nao pode ser por defender a Alfa pois as maiores "glorias" sao rwd. Entao porque e'?:)
(e estou a falar a serio)

pois, o problema é esse. é que eu não estou com cruzada nenhuma contra o RWD! acho que é mais contrário da "vossa" parte. estou é perfeitamente ciente das vantagens e desvantagens de tal sistema. "vocês" é que parecem ter dificuldade em admitir essas desvantagens. vai-se lá saber porquê.

pois, o problema é esse. é que eu não estou com cruzada nenhuma contra o RWD! acho que é mais contrário da "vossa" parte. setou é perfeitamente ciente das vantagens e desvantagens de tal sistema. "vocês" é que parecem ter dificuldade em admitar as desvantagens. vai-se lá saber porquê.

se isto nao e' uma cruzada... o que tera de ser para ser considerado uma cruzada.
Entao o topico de ontem pelo ferrari se ter espetado... a culpa era logo do rwd.:D

E eu estou perfeitamente ciente das vantagens e desvantagens do sistema. E por isso e' que e' o meu sistema favorito e que me da mais prazer de conducao, de longe.[B)]

Ainda no ring andava la com o alfa 147 e e' uma chatice, aceleras um bocado mais e a frente arrasta.

Que seca.

pois, o problema é esse. é que eu não estou com cruzada nenhuma contra o RWD! acho que é mais contrário da "vossa" parte. setou é perfeitamente ciente das vantagens e desvantagens de tal sistema. "vocês" é que parecem ter dificuldade em admitar as desvantagens. vai-se lá saber porquê.

se isto nao e' uma cruzada... o que tera de ser para ser considerado uma cruzada.

se consideras uma cruzada o facto de referir uma situação má no RWD... ;)

nao so mas as milhentas vezes que ja puseste e falaste do teste do el mejor, dizendo que o alfa se superioriza (e sera que superioriza;)) e isso prova que rwd nao e' a melhor solucao.

Eu so digo uma coisa... quem dera que o alfa 159 fosse RWD. Era ainda melhor[8D].

nao so mas as milhentas vezes que ja puseste e falaste do teste do el mejor, dizendo que o alfa se superioriza (e sera que superioriza;)) e isso prova que rwd nao e' a melhor solucao.

superioriza-se sem duvida. ;)
e será que isso significa que estou a deitar abaixo o RWD ou simplesmente significa que o facto de ser RWD por si só não significa que torna o carro melhor?! ;)(a não ser que existr um FWD melhor que um RWD seja automaticamente deitar abaixo o RWD [:p])
por isso é que aqui falei no El Mejor e no ETCC/WTCC.

citação:
Eu so digo uma coisa... quem dera que o alfa 159 fosse RWD. Era ainda melhor[8D].

se calhar, excepto à chuva. :D[:p]

superioriza-se sem duvida. ;)

O meu corsa com pneus 185 tb deixava sem grandes dificuldades um clio com pneus 175 para tras nas curvas;)

citação:e será que isso significa que estou a deitar o RWD ou simplesmente significa que o facto de ser RWD por si só não significa que torna o carro melhor?! ;) por isso é que aqui falei no El Mejor e no ETCC/WTCC.

Isso claro que nao... um carro e' um conjunto de factores e os tempos por volta ou os niveis de aderencia dependem de mta coisa que nao a traccao.
Nao basta a um carro ser rwd para ser bom dinamicamente. Mas e' uma boa base[:p]

citação:
se calhar, excepto à chuva. :D[:p]

A chuva e' rotundas time...[:I]
e olha que os problemas de aderencia nos rwd de que falas acontecem ao arrancar, pois em andamento com a aceleracao e transferencia de massas a coisa inverte-se.

e olha que os problemas de aderencia nos rwd de que falas acontecem ao arrancar, pois em andamento com a aceleracao e transferencia de massas a coisa inverte-se.

ao arrancar?! ao arrancar (juntamente com as acelerações) é onde eles levam vantagem com a tal transferencia de massa para a traseira. o problemas do RWD é na circulação "normal".

ao arrancar?! ao arrancar (juntamente com as acelerações) é onde eles levam vantagem com a tal transferencia de massa para a traseira. o problemas do RWD é na circulação "normal".

nao creio. simplesmente porque se nao tens traccao para arrancar nao ha transferencia de massas para ninguem:D. Ai o que interessa 'e o peso sobre o eixo motriz. Depois de arrancares a transferencia de massas ao acelerar favorece o rwd.
uma coisa que desfavorece e' o facto de muitos rwd terem pneus largos atras, o que e' mau para o aquaplanning.

Tive essa experienca na pratica quando andei por uns caminhos de cabras com o corsa e tinha la uma lomba tramada que ele passou bem, e passado uns tempos fui la com o bmw, e eu a pensar que ele tinha mais traccao por ser RWD, e foi ao contrario. Ele nao conseguia ter traccao para arrancar em terreno mais lixado:).

nao creio. simplesmente porque se nao tens traccao para arrancar nao ha transferencia de massas para ninguem:D. Ai o que interessa 'e o peso sobre o eixo motriz. Depois de arrancares a transferencia de massas ao acelerar favorece o rwd.
uma coisa que desfavorece e' o facto de muitos rwd terem pneus largos atras, o que e' mau para o aquaplanning.

ah ok, lá está. o arranque de parado é a mesma coisa do que em andamento estabilizado.

afinal ha mesmo aqui gente que apregoa alto e bom som que tem uma soluçao REVOLUCIONARIA para os problemas dos FWD, RWD e AWD.....mas na hora de apresentar provas ta tudo bem quietinho:D

citação:o problemas do RWD é na circulação "normal".
contrariando assim toda a gente que fez o Alfa 159, o suposto "el mejor" do mundo de todos os tempos.

ninguem da alfa romeu pensou da mesma forma que tu até hoje! É A TUA OPORTUNIDADE DE LHES ENSINARES QUALQUER COISA. apenas se pede fundamento.

esses gajos dizem que a transferencia de massas aparece SEMPRE que ha alteraçao de velocidade (seja em que sentido for). não impoem nenhuma restriçao ao facto de ser FWD, RWD ou AWD. o que se pede é tão somente algo que fundamente a restricçao que fazes conforme o tipo de tracçao e a situaçao.

uma coisa é certa, as leis da fisica como as conhecemos até ao momento, caso fundamentes, terão que ser alteradas.

citação:ou simplesmente significa que o facto de ser RWD por si só não significa que torna o carro melhor?!
pelo menos neste ponto acertaste!
mas é um comentario engraçado...éque ninguem até hoje neste forum foi capaz de dizer COM SERIEDADE que RWD é sempre melhor em tudo. ja gente a dizer que FWD é bastante superior...bem, fazes parte deles:D

citação:por isso é que aqui falei no El Mejor e no ETCC/WTCC.
se o que se passou no ETCC/WTCC tem a ver com o tipo de tracçao, O DESPORTO AUTOMOVEL ACABOU. todos eles, incluindo os vencedores, vão desistir por terem um conhecimento BEM MENOR sobre o que fazem do que aquilo que imaginavam até ao momento.
ja aqui foram dadas centenas de POSSIVEIS justificaçoes para a diferença, todas elas POSSIVEIS tendo em conta o ambiente de competiçao, mas TODAS ELAS recusadas por quem (se tanto) viu da bancada e substituidas por UMA UNICA RAZAO, COMPROVADA POR QUEM (se tanto) VIU DA BANCADA: tipo de tracçao.

o fundamento da tua teoria vai permitir justificar TODAS essas afirmaçoes. é revolucionario e tu sabes bem disso. cá esperamos...

ah ok, lá está. o arranque de parado é a mesma coisa do que em andamento estabilizado.

andamento estabilizado nao podeser a 40kmh por exemplo?

Back