BMW e Aquaplanning

citação:Originalmente colocada por AF147

citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

citação:Originalmente colocada por DITADOR

Mas alguém referiu bloquear as rodas com o travão de mão ?
Onde é que você leu isso ?

Mas ainda continua a achar a travagem diferente de uma desaceleração ?
Das duas uma, ou considera (erradamente) que uma travagem não é uma desaceleração ou então, para si, travar é única e exclusivamente o acto de utilizar o sistema de travagem do veiculo.:(
Uma travagem é uma desaceleração. Uma desaceleração não corresponde necessáriamente a uma travagem. O que está aqui em causa é a progressividade. Ainda não vi ninguém aplicar travão de maõ num carro em andamento sem bloquear as rodas</u>, o que até é natural, uma vez que é projectado para manter o carro estacionado.[|)] Todas as outras conclusões não são mais que produtos da tua imaginação...[|)]

só se o accionares na totalidade.

Ou accionas ou não accionas. Quando trava, bloqueia as rodas.[:p]

Ainda não vi ninguém aplicar travão de maõ num carro em andamento sem bloquear as rodas, o que até é natural, uma vez que é projectado para manter o carro estacionado.

Então vem ter comigo que eu mostro-te... naturalmente não vou ser um animal e puxar o travão ao máximo... se for a baixa velocidade basta o travão de mão para imobilizar o carro e não bloqueio as rodas.

Das duas uma, ou considera (erradamente) que uma travagem não é uma desaceleração ou então, para si, travar é única e exclusivamente o acto de utilizar o sistema de travagem do veiculo.:(
Uma travagem é uma desaceleração. Uma desaceleração não corresponde necessáriamente a uma travagem. O que está aqui em causa é a progressividade. Ainda não vi ninguém aplicar travão de maõ num carro em andamento sem bloquear as rodas</u>, o que até é natural, uma vez que é projectado para manter o carro estacionado.[|)] Todas as outras conclusões não são mais que produtos da tua imaginação...[|)]

desculpa?! [}:)]

no travão de pé qunado travas também carregas sempre até ao fundo?! [|)]

citação:Originalmente colocada por ppais

Ainda não vi ninguém aplicar travão de maõ num carro em andamento sem bloquear as rodas, o que até é natural, uma vez que é projectado para manter o carro estacionado.

Então vem ter comigo que eu mostro-te... naturalmente não vou ser um animal e puxar o travão ao máximo... se for a baixa velocidade basta o travão de mão para imobilizar o carro e não bloqueio as rodas.
Se for a "baixa velocidade" a discussão nem tem razão de ser... [:p]

citação:Originalmente colocada por ppais

Se for a "baixa velocidade" a discussão nem tem razão de ser... [:p]

tem lá juizo!
o travão só bloqueia as rodas se for accionado na totalidade.

Não tem nada a ver. Os travões de mão não têm nem de perto nem de longe a progressividade dos travões "de pé". Será tão dificil entender isso?![8)]

Não tem nada a ver. Os travões de mão não têm nem de perto nem de longe a progressividade dos travões "de pé". Será tão dificil entender isso?![8)]

mas também não são on/off. pode-se perfeitamente accionar o travão de mão sem bloquear as rodas.

mas também não são on/off. pode-se perfeitamente accionar o travão de mão sem bloquear as rodas.
E voltamos ao: para quê? Para ter uma "boa" desculpa para desestabilizar um carro?[8)]

é assim, nem sei que discussão estavas a ter com o Ditador, só quis esclarecer essa parte de "o travão de mão bloqueia sempre as rodas", agora se é util ou não...

o jolly jumper não tem travão de mão por isso vou dar o benefício da dúvida... lol

agora a sério, tal como o AF147, não sei a origem da conversa mas o que é certo é que não há nenhuma razão obrigatória para que o travão de mão bloqueie as rodas.

achas que é só na neve? eu acho que é em qualquer piso escorregadio.
naturalmente que os RWD acabam eventualmente também por ganhar tracção nos pisos escorregadios (nunca disse o contrário), agora um FWD devido a ter maior peso sobre o eixo de tracção vai ganahr essa tracção mais rápidamente, e essa diferença de tempo, nem que seja 1 ou 2 segundos, pode ser a diferença entre ficar atravessado e/ou espetar-se contra qualquer objecto ou consiguir seguir caminho apenas com um pequeno susto.

Só na neve;).
Mas estamos a falar de curvas em cotovelo ou curvas rápidas e conduções ao ataque???
Em curvas em cotovelo tens de facto essa vantagem se a potência não for muita nem o peso -> Carros pequenos. Mas ai estamos a falar em condução nos limites e não evitar uma saída.
Fora isso nem pensar.
Qd um carro te foge num piso molhado tu não o controlas com potência no chão.
Controlas com um carro com 25% de peso em cada roda ou perto disso.
Equilibrio.
Tu precisas que o carro deixe de derrapar. Por potência no chão para escapar em molhado..... não é uma boa estratégia;).

citação:
naturalmente, um carro equilibardo favorece o controlo.
exactamente, é essa situação que eu tenho estado a focar. as perdas de tracção (que ocorre entre outas situações, nos pisos escorregadios) é uma das situações em que maior peso sobre o eixo de tracção será benéfico.

Só se tu estás num carro pequeno, leve e a muito baixa velocidade e a querer ir rapidamente para a curva seguinte.
O que é diferente de andar ainda a tentar fazer a curva em questão.
citação:
mas se perdes aderência devido a um piso escorregadio, perdes tracção, se perdes tracção (piso escorregadio) perdes capacidade de andar, logo, eventualmente, acabas por perdes o controlo da condução.
Qd tu perdes aderência perdes direcção.
Esquece a tracção;)[8D].
O carro está a deixar de fazer a curva.
Mas não está parado. Isso queriam todos os que se apanham na aflição:D.
Está a deslizar para fora da curva.
citação:
contrabrecar num RWD é muito bonito, mas quando as rodas traseiras conseguem, apesar de até poderem estar a patinar, dar impulso ao carro (slides controlados), mas num piso esoorregadio, em que a rodas fiquem sem conseguir dar impulso ao carro, a contrabrecagem de pouco ou nada irá servir.
Serve sim senhor.
Para dar direcção, para "colocares" a frente.
Tal como num FWD.
Claro que as rodas da frente de um FWD estão a escorregar à força toda.
Num RWD estão a escorregar a "metade" da força toda.
Consegues influenciar em ambas as situações, FWD e RWD, mas com resultados bem diversos.
Num FWD necessitas de AUMENTAR o que já está a provocar-te o deslize da frente.
Num RWD necessitas de aumentar ou diminuir (pq isto de dizer que os RWD só dão de cú e não fogem de frente tb é tanga) menos.
Como num FWD pouco podes fazer às rodas dianteiras..... é bom saber usar um travão de mão para dar "vida" às rodas traseiras.
Se não consegues colocar a frente num FWD... colocas a traseira;).
Não me digam é que isto é mais fácil e intuitivo numa aflição[:p]:D;).

citação:
mas qunado perde aderência põe potência onde?

atenção, que eu estou a referir-me apenas a pisos escorregadios (neve/água/lama/etc), não estou a falar de forma geral. apesar de que maior peso sobre o eixo de tracção originará sempre maior capacidade de tracção, independentemente do tipo de piso. naturalmente, excluindo (nos piso secos principalmente) as acelerações, que de forma geral são favoráveis aos RWD.

Espero que esteja percebido esta parte;).
Qd perdes aderência tu tens que recuperá-la.
Não por potência no chão.

citação:
penso que de forma geral o que referes está correcto, quando o aque-planning já está a ocorrer não interessa o tipo de tracção, é seja o que deus quiser, mas... voltamos outravez à questão do peso. um maior peso sobre o eixo direccional não evitará ou não será mais resistente ao aqua-planning?
Tens razão sim senhor;).
O aqua-planning acontece qd a água não consegue vencer os canais dos pneus pq é muita. Este "muita" tem a ver com a quantidade e a velocidade.
Qd isso acontece vai exercer uma força de baixo para cima no pneu que... levanta o carro.
Mais peso no eixo da frente obriga a que seja necessário "mais água" para levantar o eixo.
Tens razão:D.
Só que</u> é uma factor MUITO POUCO importante pq o que é determinante é a capacidade do pneu escoar a água e não o peso que está em cima.

Caso não fosse assim tinhas todos os carros leves, FWD ou RWD, inguiáveis na chuva. E isso não acontece. Bem pelo contrário;).
Ou as motas, já agora[:I].

O importante e determinante é a forma do pneu e sua dimensão.
É por isso que em nenhuma literatura o aqua-planning é determinado pela FWD/RWD/AWD.

P.S. O pessoal tem a triste mania de exagerar nas dimensões nos pneus.

resumindo e baralhando, cada caso é um caso.

Ora nem mais! ;)

Já tinha dito... eu no meu ia batendo de frente... se fosse noutro nao batia de frente... batia de traseira... qual o melhor... depende onde está o muro!

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Ora nem mais! ;)

Já tinha dito... eu no meu ia batendo de frente... se fosse noutro nao batia de frente... batia de traseira... qual o melhor... depende onde está o muro!

mas a sério, à medida que ia racicionando (sim eu raciocino :D) começei a "tomar nota" das variaveis que cada situação acarreta. por existirem muitas variaveis é que ainda niguem nem nenhum estudo (que eu tenha conhecimento pelo menos) conseguiu dizer o que é melhor.

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Ora nem mais! ;)

mas a sério, à medida que ia racicionando (sim eu raciocino :D) começei a "tomar nota" das variaveis que cada situação acarreta. por existirem muitas variaveis é que ainda niguem nem nenhum estudo (que eu tenha conhecimento pelo menos) conseguiu dizer o que é melhor.

Diga-se que conheço poucos estudos que diga... este é o melhor.

O melhor é tão ambiguo que torna-se dificil de definir.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Originalmente colocada por c r a s h

No WTCC os RWD têm um peso minimo superior aos do FWD devido ao regulamento. Dizem eles que é pra nivelar as máquinas.

mais uma achega...lol

dessa não sabia. eheheh
a prova em como tu ESCOLHES não ler a direito.

ja aqui tinha sido dito neste topico, e noutros acerca do mesmo assunto....por mim:D
serve de alguma coisa discutir, ou sequer tentar discutir, quando se sabe que a outra pessoa parte SEMPRE do principio que estás errado ou nem sequer lê, seja qual for a discussao e o argumento usado?

é uma atitude de louvar, sem duvida[^][^][^]

Ditador, aj chegou ai a noticia que existe transferencia de massas sem tocares no travao, transferencia essa que existe independentemente do tipo de tracçao?
vê o correio hoje, pode ser que venha.

Oh meu deus.
E continua a inventar coisas que não escrevi.

Provavelmente já é sobejamente conhecido e, os seu colegas de fórum já devem ter reparado que você vai a todas mas não diz nada.
Escreve só por escrever, faz-se de entendido.
Eles dão-lhe alguma credibilidade ? :(
Não sei se sabe, mas inventar afirmações que os outros não disseram, é o recurso dos intrujas.

Mas agora pergunto-lhe, nesse correio onde colocou tal carta, não lhe disseram que ainda há pouco referiu-se à estática quando afinal falamos de dinâmica? :(
citação:explique-me lá entao o que é a transferencia de massas, distribuiçao de pesos estatica

E já que é tão entendido na estática, ups na dinâmica, explique lá aos seus colegas a implicação de um momento resistente no eixo traseiro, longe do eixo vertical de rotação do veiculo que se desloca para a frente durante uma travagem ou desaceleração.

Uma travagem é uma desaceleração. Uma desaceleração não corresponde necessáriamente a uma travagem. O que está aqui em causa é a progressividade. Ainda não vi ninguém aplicar travão de maõ num carro em andamento sem bloquear as rodas, o que até é natural, uma vez que é projectado para manter o carro estacionado.[|)] Todas as outras conclusões não são mais que produtos da tua imaginação...[|)]

Então, em que é que ficamos, num jogo de palavras ?

travar

verbo transitivo

1. suster ou moderar o movimento de (aparelho ou veículo);

2. aplicar travão a;

3. retardar ou impedir o andamento de;

4. pear;

5. entabular (conversa);

6. pelejar; lutar;

7. fazer trava em (serra);

8. figurado refrear uma acção ou processo;

desacelerar

verbo transitivo e intransitivo

reduzir a velocidade; afrouxar; abrandar;

Não se preocupe, a Porto Editora tem a solução.

Você além de imaginação fértil desconhece os requisitos minimos necessário para tirar a carta.
Não são aceites pessoas com elevadas dificuldades motoras ou deficiências do foro psíquico.
Como tal, diga lá quem é que não consegue puxar ligeiramente o travão de mão ?

Também é assim que utiliza aquele pedal entre a embraiagem e o acelerador ?

Você além de imaginação fértil desconhece os requisitos minimos necessário para tirar a carta.
Não são aceites pessoas com elevadas dificuldades motoras ou deficiências do foro psíquico.
Como tal, diga lá quem é que não consegue puxar ligeiramente o travão de mão ?
Nesse caso, o que faz por aqui?[}:)][}:)][}:)]

Voltar
Superior