BMW E87 vs E90/91

Como não se justifica se faço em média mais de 25k KM's ano? Oo

Se apanhasse um E91 ou E60 20i 170cv e a GPL aí sim não teria dúvidas.

Acredita que preferia um Otto mas infelizmente há pouca oferta dentro daquilo que procuro.

O diesel para se manter fiável tem de fazer kms e juntando o facto de se restringir cada vez mais o diesel faz com que as médias anuais de kms tende cada vez mais a aumentar para conseguirem justificar a opção. O paradigma mudou e hoje as vendas a gasolina sobem bastante e do diesel deixa de ser opção.

10kms por dia é uma receita fácil para o motor se ressentir para além que nem sequer consegue aquecer devidamente.

O diesel para se manter fiável tem de fazer kms e juntando o facto de se restringir cada vez mais o diesel faz com que as médias anuais de kms tende cada vez mais a aumentar para conseguirem justificar a opção. O paradigma mudou e hoje as vendas a gasolina sobem bastante e do diesel deixa de ser opção.

10kms por dia é uma receita fácil para o motor se ressentir para além que nem sequer consegue aquecer devidamente.

Isso faria todo o sentido se estive comprador de uma viatura nova ou semi-nova, o que não é, de todo, o caso.

10 a 15KM's aquece normalmente como todos os outros, ao fds faço imensos KM's.

Para já nem existe nenhum E91 ou E90 20i, 23i, 25i, etc, à venda nos sites do costume.

E60 existem alguns mas ao mesmo preço dos motores Diesel...

Excluindo esta lei de mercado (não há oferta) e utilizando o spritmonitor para comparar as médias de um possível e90 20i vs 20d verifica-se que:

20i: 8,5L/100
20d m47: 6,5L
20d N47: 6,2L

Arredondando para os 2L de diferença (1,57e/L x2) dá 3,14e a mais por cada 100KM's

Ora, eu faço num mês normal 1700KM's, o que dará uma diferença de Otto vs Diesel de 53,38e.

A diferença é enorme? nem por isso!

Contudo, um M47 ou N47 muito dificilmente passa dos 8 mesmo que tenhas o pé pesado, já um 20i estica-se até aos 12 ou 13, facilmente faz 10L com um misto de cidade e AE a 130/140.

Isso faria todo o sentido se estive comprador de uma viatura nova ou semi-nova, o que não é, de todo, o caso.

10 a 15KM's aquece normalmente como todos os outros, ao fds faço imensos KM's.

Para já nem existe nenhum E91 ou E90 20i, 23i, 25i, etc, à venda nos sites do costume.

E60 existem alguns mas ao mesmo preço dos motores Diesel...

Excluindo esta lei de mercado (não há oferta) e utilizando o spritmonitor para comparar as médias de um possível e90 20i vs 20d verifica-se que:

20i: 8,5L/100
20d m47: 6,5L
20d N47: 6,2L

Arredondando para os 2L de diferença (1,57e/L x2) dá 3,14e a mais por cada 100KM's

Ora, eu faço num mês normal 1700KM's, o que dará uma diferença de Otto vs Diesel de 53,38e.

A diferença é enorme? nem por isso!

Contudo, um M47 ou N47 muito dificilmente passa dos 8 mesmo que tenhas o pé pesado, já um 20i estica-se até aos 12 ou 13, facilmente faz 10L com um misto de cidade e AE a 130/140.
O motor N43 não é nenhum posso de fiabilidade, para além de também darem problemas nomeadamente nos injectores, bobines de ignição, bomba de água, bomba de vácuo, consumo de óleo, problemas na corrente de distribuição, entre outros como encontrar mecânicos em Portugal que saibam mexer nestes motores raros.

E como se trata de um motor de injeção direta é melhor esquecer a ideia de colocar a GPL.

A nível de performance e consumos ficas bem mais servido com a versão a diesel.

Dessa época a gasolina é preferível o 6 canecos.

Procura um M47 de preferência de 2007 e sem filtro de partículas de origem. Tirando o turbo "frágil" o motor nunca mais acaba...

O motor N43 não é nenhum posso de fiabilidade, para além de também darem problemas nomeadamente nos injectores, bobines de ignição, bomba de água, bomba de vácuo, consumo de óleo, problemas na corrente de distribuição, entre outros como encontrar mecânicos em Portugal que saibam mexer nestes motores raros.

E como se trata de um motor de injeção direta é melhor esquecer a ideia de colocar a GPL.

A nível de performance e consumos ficas bem mais servido com a versão a diesel.

Dessa época a gasolina é preferível o 6 canecos.

Procura um M47 de preferência de 2007 e sem filtro de partículas de origem. Tirando o turbo "frágil" o motor nunca mais acaba...

Seria mesmo o ideal!

Eu desta semana não passa e irei partir para a aquisição, até porque já concluí a venda da Mazda 5 ontem (graças a Deus!).

Espero que não me calhe um limão mas caso aconteça segue para venda.

Bem, ando aqui de volta em 3 negócios.

Uma E91 de 2008, 318d, xénon, cinza, com 251k KM's, correntes mudadas há aos 240k KM's, está tudo em ordem menos o FAP que está a começar a acender, isto negociado faço negócio abaixo dos 7000e.

Tenho um E87, 18d, sport, Idrive, xénon, com 290k, correntes mudadas aos 260k, valores a rondar os 7000e também.

E por último, como outsider, tenho uma 159 1.9 JTD 150cv, de 2006, com 260k KM's, abaixo dos 5500e.

Entre o série 1 e o 3, acho que tens que ver se pretendes um ou outro, do ponto de vista em que são carros diferentes e para targets diferentes. O facto do FAP no 3 estar a dar problemas seria para mim um entrave.

Dessa lista, e tendo em conta que esteja em condições, o Alfa, sem dúvida, com a vantagem do motor (mais fiável) e do IUC (ainda antigo). Já para não falar que é lindíssimo.

Bem, ando aqui de volta em 3 negócios.

Uma E91 de 2008, 318d, xénon, cinza, com 251k KM's, correntes mudadas há aos 240k KM's, está tudo em ordem menos o FAP que está a começar a acender, isto negociado faço negócio abaixo dos 7000e.

Tenho um E87, 18d, sport, Idrive, xénon, com 290k, correntes mudadas aos 260k, valores a rondar os 7000e também.

E por último, como outsider, tenho uma 159 1.9 JTD 150cv, de 2006, com 260k KM's, abaixo dos 5500e.

Os BMW estão óptimos para te roubar a carteira por todos os motivos.

Por isso o alfa seria a minha escolha mas também a gasolina já que 10kms por dia é para dar má saúde ao motor diesel e os seus amigos FAP.

E para concluir o outro tema o motor diesel demora mais a aquecer perante um irmão a gasolina em que este último nem preenchem todos os dedos de uma mao

O objetivo é um um 20d M47, apesar de que um N47 com as correntes mudadas e um trabalhar certinho e sem folgas não me assustaria e em todo o caso também não é assim tão dispendioso a mudança da corrente, obviamente que seria de evitar este problema!

dizes tu... 1500 a 2000€ para mim é BASTANTE dispendioso... a não ser que ponhas de lado esses valores. já agora, eu até 2013 não comprava nenhum, se bem que em 2015 ainda saiu mais uma atualização, mas é já a fase em que deram menos problemas. de 2007, 2009, 2010 foi a fase negra e estar a comprar um para depois "remendar", para mim não, obrigado! é que arranja-se e o problema volta novamente. não é só o ter que arranjar e já está.

O E90/91 nota-se que tem outra qualidade (segmento acima) e a probabilidade de não ter andado na escáfia é menor, e o espaço dá sempre jeito.

a probabilidade DE TER ANDADO NA ESCÁFIA é menor, é isso que queres dizer. tens ali o "não" a mais.

O que me deixa receoso e sendo realista, muito dificilmente vou encontrar um com menos de 300000KM's reais.

encontras com menos kms, mas pagas mais e serão muito poucos os que estão disponíveis. é mais o sentido de oportunidade do que ver o que há. é basicamente o que vai aparecendo.

Também ando a equacionar uma AR 159 150cv pois sempre gostei bastante do modelo e sei que é um bloco fiável, mas tenho o bichinho pelos bimmers.

(também se me arrepender e der problemas graves vende-se e acabou)

excelentes motores também, é só mais andar em cima da suspensão e são bem mais fáceis de arranjar com menos kms e a preços mais simpáticos.
bons exemplares deve haver, mas vais ter de dar umas voltas para encontrar um em bom estado e a preço razoável

conheço alguns desses anos e os interiores são de facto fraquitos...

é isto, é mais o que o mercado na altura mostrar. no entanto são carros já com uns bons anos em cima e provavelmente 2 ou mesmo 3 donos.

Pena mesmo ter sido só o único 320i E92 que encontrei. É muito mais fácil encontrar cabrios 320i, mas estes nunca estiveram em cima da mesa.
Receio que vai ser impossível encontrares um 320i E90 ou E91 por cá, eu nunca vi nenhum!

deve haver por aí meia dúzia deles, a maior parte a pagar imposto de 2007 em diante. no entanto e dado que fazes poucos kms, poderá ser uma opção. eu consideraria, só falta é eles aparecerem por aí à venda. a gasolna ainda vão aparecendo 1 ou 2 alfas, por exemplo. bmw é quase utópico!

Voltar
Superior