Bmw M3/M4 2014

Acrescento a questao da fiabilidade.

Basicamente, para ser um carro de estrada legal tem de cumprir varios requesitos, como a segurança, fiabilidade, estabilidade etc. Existem carros que ate dao mais que 400km/h, mas sera que vao com a mesma segurança e fiabilidade do Veyron? Dou o exemplo do Koenigsegg Agera R com os seus 1250cv e 442km/h, mas sera que a sua velocidade maxima ira com a mesma estabilidade do Veyron? Nao me parece.

O potento da VW sera sempre um marco da historia: o primeiro carro de produçao a passar a barreira dos 400km/h.

1250cv?
Já foi feito algum teste que prove essa velocidade ou é apenas teoria?

Last edited:
O potento da VW sera sempre um marco da historia: o primeiro carro de produçao a passar a barreira dos 400km/h.

Não foi também o primeiro a passar a barreira de 1 milhão de euros[:D]?

Acho tri-turbo um exagero, sinceramente. É que, como já referiram aí atrás, passar de um atmosférico para um tri-turbo.... No máximo, bi-turbo, mas... Devem saber o que estão a fazer.

Então não percebi a citação que meteste em cima...

Para mim, o motor N63 do série 5, com umas modificações, seria o ideal.

O que quis dizer é que isso não importa. São ambos carros de topo do serie 3, não foi nenhum motor especial feito para reduzir peso. Daqui a pouco estas a perguntar se não há peças a mais que o M3 E46 tem que não são necessárias. Seguindo a mesma linha, e se o próximo for V6 penso que será um motor mais eficiente (e a eficiência não se mede só em peças e peso, há outros tipos de pedidas, várias até). Não sou expert em motores V6 ou em linha para dizer exactamente quais são as vantagens e desvantagens, mas assim que puder vou ver se encontro algo que explique melhor.

O que quis dizer é que isso não importa. São ambos carros de topo do serie 3, não foi nenhum motor especial feito para reduzir peso. Daqui a pouco estas a perguntar se não há peças a mais que o M3 E46 tem que não são necessárias. Seguindo a mesma linha, e se o próximo for V6 penso que será um motor mais eficiente (e a eficiência não se mede só em peças e peso, há outros tipos de pedidas, várias até). Não sou expert em motores V6 ou em linha para dizer exactamente quais são as vantagens e desvantagens, mas assim que puder vou ver se encontro algo que explique melhor.

Então também não percebeste o que eu quis dizer, pois não me estava a referir ao caso específico do M3.

Apenas comentei que, genericamente, para motores semelhantes em termos de capacidade, materiais, etc., o inline deverá ser mais leve.

Mas porque é que dizem que 3 turbos são um exagero e 2 é que fica no ponto??

Passando de um V8 para um I6 turbo, a ideia não é reduzir o lag ao máximo neste tipo de carro?... [8b] É só engenheiros este fórum!

Passando de um V8 para um I6 turbo, a ideia não é reduzir o lag ao máximo neste tipo de carro?... [8b] É só engenheiros este fórum!
Não sei se te estás ou não a referir a mim, mas caso estejas, eu não disse isso... Caso não estejas peço desculpa. [;)]

o que eu sei é que essa imagem é muito muito boa, ou seja se sair assim queria ter tempo para 1 e pouco me importa que tenha 3 ou 10 turbos

Para motores em V convém que o número seja par, para ser simétrico. Quanto a motores em linha, o único entrave que vejo é mesmo o custo/manutenção. Os novos turbos para os carros a gasolina já são TGV ? Penso que existe melhores maneiras de reduzir o lag do que só acrescentar turbos.

Pelo contrário, um bloco em V com a mesma cilindrada de um bloco em linha deverá pesar sempre mais. Só se ganha no tamanho, e talvez numa maior ausência de vibrações transmitidas.

Pensei que sim visto a combota e outros componentes serem metade do tamanho, mas obrigaod pela tua correcção, gosto de arrecadar tanto conhecimento quanto possível.

Eu não sei se reparam mas a coisa de ser um 3.3 tri (3)Turbo enquadra-se-ia no facto de ser um série 3, tudo o resto ainda me faz laguma confusão pois uma motorização assim parece-me improvável

Não sei de onde veio a ideia dos 3 turbos.

Sinceramente parece-me mais óbvia a escolha de um número de turbos par para um motor em V...possivelmente V6-biturbo ou V8-biturbo.

A ter um número ímpar de turbos vejo isso mais montado num 6L com turbos sequenciais...

Os turbos vêm aumentar a "utilidade" da potência e a eficiência do motor...sou todo a favor. Para além de que o uso que 99% dos futuros clientes dá ao carro, beneficia muitíssimo mais de turbos do que de cilindrada ou rotações mais elevadas.

Em termos de potência, vai ser o marketing a ditar uma subida para os ~450cv...por mim não precisava de mais do que o que tem...preferia uma aposta no grip mecânico do carro, que embora tenha fama de ágil, acaba por perder em termos de eficiência (aqui também podem aprender com o Ferrari 458 e jogar com os sistemas electrónicos).

Claro que não, a BMW e os seus engenheiros pagos a preço de ouro estão a gastar tempo e dinheiro numa coisa que não faz sentido. Se calhar deveriam convidar-te para fazeres uma palestra para que eles abrissem os olhos, são otários só pode.

Bem aviada! [:D]

Bem aviada! [:D]

Eu até nem ia responder mas não gostei muito da tua atitude. Vocês devem achar que os engenheiros são Deuses na desenvolvimento de carros. Eu pessoalmente acho que há muitos carros que foram mal projectados, isto com a participação de engenheiros muito bem pagos e que de otários não tinham nada, simplesmente não fizeram bem o seu trabalho.

Estás a ser um bocado optimista. Afinal do século XXI ainda nos faltam uns bons 90 anos! [:D]

Como não sou vidente, falo do que se passou até agora, mas não tenho dúvidas que nos próximos tempos irei mudar de opinião.

Vocês devem achar que os engenheiros são Deuses na desenvolvimento de carros. Eu pessoalmente acho que há muitos carros que foram mal projectados

Os engenheiros não projectam os automóveis, quem os projecta são os projectistas/designers.

Os engenheiros tratam da parte mecânica, estrutural e aerodinâmica, dando corpo ao projecto idealizado. Projectam sim os componentes que constituem um automóvel.

Por isso é que muitas vezes quando se vêem aqueles flops da industria automóvel se atiram as culpas para os engenheiros, mas ninguém se lembra que muitas vezes estes têm que seguir os caprichos dos designers e de quem aprova os projectos.

Como não sou vidente, falo do que se passou até agora, mas não tenho dúvidas que nos próximos tempos irei mudar de opinião.

Os engenheiros não projectam os automóveis, quem os projecta são os projectistas/designers.

Os engenheiros tratam da parte mecânica, estrutural e aerodinâmica, dando corpo ao projecto idealizado. Projectam sim os componentes que constituem um automóvel.

Por isso é que muitas vezes quando se vêem aqueles flops da industria automóvel se atiram as culpas para os engenheiros, mas ninguém se lembra que muitas vezes estes têm que seguir os caprichos dos designers e de quem aprova os projectos.

Concordo.

Porém os engenheiros projectam sim, podem não projectar todo o automóvel, ninguém o faz, mas projectam partes essenciais deste tal como tu o disseste.

Então também não percebeste o que eu quis dizer, pois não me estava a referir ao caso específico do M3.

Apenas comentei que, genericamente, para motores semelhantes em termos de capacidade, materiais, etc., o inline deverá ser mais leve.

O Bloco do E46 (S54) é em ferro fundido porque por razões de fiabilidade assim tinha que ser. O contra ponto está no maior peso que isso acarreta.

Relativamente ao BMW, um motor de 3.3L tri-turbo parece-me estranho, no entanto como já comentaram antes, o turbo-lag não se nota assim tanto nos carros novos, e caminhamos num sentido em que possivelmente a curva de Potência e Binário fique com um aspecto bastante semelhante ao dos atmosféricos.
Ainda mencionando turbos antigos, regra geral eram de geometria fixa, os actuais regra geral são variáveis. Isso também faz com que seja mais suave a entrada do turbo pois depende da rotação do motor.
Cumprimentos.

Para motores em V convém que o número seja par, para ser simétrico. Quanto a motores em linha, o único entrave que vejo é mesmo o custo/manutenção. Os novos turbos para os carros a gasolina já são TGV ? Penso que existe melhores maneiras de reduzir o lag do que só acrescentar turbos.

TGV em carros a gasolina que eu conheça só o 911 Turbo. Se calhar até existem outros mas são situações marginais.

Eu já defendi em outros tópicos que o próximo M3 poderia ser biturbo, mas usando os turbos de forma sequencial. Acho que seria uma boa forma de diferenciar-se dos restantes motores 6 cilindros turbinados que por aí andam e que ainda irão aparecer.

Back