Bmw M3/M4 2014

Embora entenda as circunstâncias impostas pelo dias que correm e embora goste de motores Turbo (na generalidade), concordo que o M3 é daqueles casos que se devia evitar ao máximo a utilização de Turbos.

Por outro lado choca-me tanto a utilização de Turbos como a utilização de um V8 no e92. Ou seja, não me choca, apenas perde... Essência como tu dizes.

Quer dizer, eu compreendo que resultou num carro fantástico, em todos os aspectos mas sempre que penso em M3 vêm à cabeça aquele barulho estridente e agudo do e30 com o 4 cilindros e depois do e36 e e46 com os 6 cilindros.

Não é por acaso que o meu M3 de eleição de sempre é o e46 CSL e por este andar nunca vai mudar.[:cool:]

Resumindo... Qualquer carro que tenha a sigla ///M será sempre objecto de desejo e até devoção mas só ficaria satisfeito se tivesse 2 ou 3 modelos do passado, esses sim, verdadeiros M. (M1, e30, e46 CSL)

Também gosto de Turbos, tenho uma cá em casa que possivelmente vai levar com um GT3071[;)]
Mas no M3 é uma tradição que se perde do 4, 6, 8 cilindros a gritar como um carro de competição!
Era o que os distinguia dos Audi S/RS por exemplo, e a Audi e AMG foram atrás da ///M para os NA, e agora a ///M vai atrás dos outros para se poder bater de igual
para igual com eles cumprindo com o tal Co2...

Mas como dizes e bem para nos consolarmos existem os velhotes...
CSL, M5 V8, Mcoupé, etc,....

Por acaso ando a fazer contas para ver se chego a um turbo também germânico 964/965[;)]
É desta que me metem fora de casa![:D]

mas a porsche fez questão de manter a oferta do 911 turbo enquanto que a ferrari abandonou por completo o turbo

Assim turbos de referência na Ferrari só me lembro de 2...

A Porsche desde os 70's esteve sempre na linha da frente turbo, estes sim têm tradição!

depende, tens sempre aquele pequeno instante em que não se passa nada, isto em carros antigos, nos modernos esse instante é quase imperceptível.
eu defendo que tal coisa não existe se se adoptar uma certo estilo de condução, outras pessoas dizem que é muito mau e vão buscar o exemplo do evo fq400

Last edited:
Assim turbos de referência na Ferrari só me lembro de 2...

A Porsche desde os 70's esteve sempre na linha da frente turbo, estes sim têm tradição!
Contudo são provavelmente os 2 melhores Ferrari de sempre...

Também gosto de Turbos, tenho uma cá em casa que possivelmente vai levar com um GT3071[;)]

Por acaso ando a fazer contas para ver se chego a um turbo também germânico 964/965[;)]
É desta que me metem fora de casa![:D]

O Garrett é para a Audi? [:cool:]

As contas não dão para um 993 Turbo? É um carro que me preenchia em todos os sentidos (salvo seja), está para os 911 como o CSL para M3 no meu imaginário.[br:)]

(mas também tem uma cotação de mercado a condizer... [:D] :( )

As contas não dão para um 993 Turbo? É um carro que me preenchia em todos os sentidos (salvo seja), está para os 911 como o CSL para M3 no meu imaginário.[br:)]

Um 993 gt2 ainda mais.
Mas o preço esta a condizer com a produção bastante limitada.

Um 993 gt2 ainda mais.
Mas o preço esta a condizer com a produção bastante limitada.

Pois, desse já nem falo. Mas o Turbo chegava para o Cobra, digo eu. [:D]

(existe um 993 GT2 Evo :eek: à venda em Portugal, só não sei se é verdadeiro ou se foi feito a partir de um Gt2 normal)

e isso é uma coisa má ?
Imagina que vais na estrada com um pastel à frente a 60 numa zona onde o limite é 90 e tens mais que fazer. Imagina que em sentido contrário estão sempre a passar carros e portanto não podes ultrapassar. Imagina que vês uma abertura neste "comboio" que vem em sentido contrário, o suficiente para a ultrapassagem. Carregas no acelerador mal tens hipótese, e não acontece nada. Passado algum tempo o carro salta para a frente, mas já perdeste a oportunidade e tens que aguentar os cavalos até aparecer outra, porque o carro não acelerou logo quando tu pediste.

Durante muito tempo era esta a realidade do turbo. Felizmente hoje em dia a resposta já é muito melhor, mas ainda assim quase nunca é imperceptível ao condutor experiente, e em certas situações incomoda.

Quanto a esta questão do M3 turbo, penso que era de se evitar, mas a UE assim manda :sh) Os turbos são basicamente tapar o sol com a peneira, numa utilização normal os motores consomem e emitem o mesmo, mas nos testes a 1/10 de acelerador o motor turbinado passa por um com metade do tamanho (porque o turbo vai desligado) e logo no papel consta um valor de CO2 muito mais baixo.

Yup... Andava com ideias para um projecto mais radical, mas vai ficar low profile...

Pois o 993 turbo está para o 996 turbo como o E30 M3 está para o E46 M3!
A especulação manda...
Mas mesmo assim o 964 turbo ou 965 têm um fascínio especial para mim, último RWD, último single turbo...
Último widow-maker[;)][:D]

Pois, desse já nem falo. Mas o Turbo chegava para o Cobra, digo eu. [:D]

(existe um 993 GT2 Evo :eek: à venda em Portugal, só não sei se é verdadeiro ou se foi feito a partir de um Gt2 normal)

So foram feitos 21 exemplares do EVO, por isso tenho as minhas duvidas que um deles estivesse em PT.

Imagina que vais na estrada com um pastel à frente a 60 numa zona onde o limite é 90 e tens mais que fazer. Imagina que em sentido contrário estão sempre a passar carros e portanto não podes ultrapassar. Imagina que vês uma abertura neste "comboio" que vem em sentido contrário, o suficiente para a ultrapassagem. Carregas no acelerador mal tens hipótese, e não acontece nada. Passado algum tempo o carro salta para a frente, mas já perdeste a oportunidade e tens que aguentar os cavalos até aparecer outra, porque o carro não acelerou logo quando tu pediste.

Durante muito tempo era esta a realidade do turbo. Felizmente hoje em dia a resposta já é muito melhor, mas ainda assim quase nunca é imperceptível ao condutor experiente, e em certas situações incomoda.

Quanto a esta questão do M3 turbo, penso que era de se evitar, mas a UE assim manda :sh) Os turbos são basicamente tapar o sol com a peneira, numa utilização normal os motores consomem e emitem o mesmo, mas nos testes a 1/10 de acelerador o motor turbinado passa por um com metade do tamanho (porque o turbo vai desligado) e logo no papel consta um valor de CO2 muito mais baixo.

entendi o ponto de vista , perguntei de forma inocente pois não sabia mesmo , e agradeço aos dois pelo esclarecimento :)

So foram feitos 21 exemplares do EVO, por isso tenho as minhas duvidas que um deles estivesse em PT.

A minha dúvida tem a ver com o vendedor desse carro.

Sportclasse - Viaturas de Exposição

Não sei se conheces esta "oficina" mas eles normalmente só vendem carros com pedigree e nada de xunices ou invenções. Basta veres a colecção deles e os carros que têm para venda, desde Grp B até carros muito muito raros. Daí que não me admirava nada que fosse verdadeiro embora seja muuuuito difícil.

Para o Cobra:

Sportclasse - Viaturas para Venda

Sportclasse - Viaturas para Venda

Na pureza da condução e naquilo que conseguem transmitir a quem vai ao volante. Tanto o 288 GTO como o F40 são duas referências incontornáveis na história do mundo automóvel.

Uma coisa é serem incontornáveis, outra é serem os dois melhor de sempre. O F40 concordo, o GTO já não.

Aliás na minha opinião e pelo que tenho lido, o Italia está no topo actualmente no que concerne a pureza de condução e a forma como passa a estrada para quem está ao volante, além de ter a vantagem de ter aquele V8 nas costa extremamente rotativo e com a linearidade que só um atmosférico transmite, que eleva a experiência de condução para outro nível.

Prova disto são os N comparativos com o MP4-C, que na maior parte dos circuitos é marginalmente mais rápido mas que fica anos luz na "experiência de condução". Além de um salto qualitativo gigante face ao seu antecessor, o f430.

Pode ser cedo para o declarar com um dos melhores Ferraris de sempre, mas vai ser um dos incontornáveis sem dúvida.

Back