Bmw M3/M4 2014

Tri turbo penso que não tem lógica, para além da manutenção a probabilidade de problemas poderá ser maior. Mas a fazer sentido será sempre num motor em linha do que em V. Não sei se os turbos terão mais alguma evolução nos próximos anos, mas 2 turbos parece-me o suficiente num motor 3.3 para tirar eficazmente 450 ou até mais.

O EVO FQ400 tira 400Hp de um 2.0 single turbo, apesar de exigir muito mais cuidado do que um carro normal. Que carros conhecem de 4 a 6 cilindros com turbo que tirem potencias a rondar os 400hp e que seja minimamente fiáveis para o uso diário ?

Vamos deixar-nos disto...

Alguém acha que um motor tri-turbo faz algum sentido?
Claro que não, a BMW e os seus engenheiros pagos a preço de ouro estão a gastar tempo e dinheiro numa coisa que não faz sentido. Se calhar deveriam convidar-te para fazeres uma palestra para que eles abrissem os olhos, são otários só pode.

Tri turbo penso que não tem lógica, para além da manutenção a probabilidade de problemas poderá ser maior. Mas a fazer sentido será sempre num motor em linha do que em V. Não sei se os turbos terão mais alguma evolução nos próximos anos, mas 2 turbos parece-me o suficiente num motor 3.3 para tirar eficazmente 450 ou até mais.

O EVO FQ400 tira 400Hp de um 2.0 single turbo, apesar de exigir muito mais cuidado do que um carro normal. Que carros conhecem de 4 a 6 cilindros com turbo que tirem potencias a rondar os 400hp e que seja minimamente fiáveis para o uso diário ?

Porsche 911 turbo.

Já viste o turbo-lag desse carro?? É ridiculo

Porsche 911 turbo.

Bom exemplo, mas esse motor não poderá ser aplicado num carro da BMW, estava a pensar algo mais "inline" de 4 a 6 cilindros do que propriamente em V ou F [;)]

Já viste o turbo-lag desse carro?? É ridiculo

Sim, mas a Mitsubishi também estava a abusar só com 1 turbo, deviam ter colocado 2. Mas isto foi só um exemplo extremo de uma marca que criou um carro de produção com muita potencia e um motor com poucos cc.

Eu gostava é de saber quando é que vai acabar a escalada da potência e concentrarem-se mais no comportamento do carro, chassis, suspensões, travagem, segurança passiva, eficiência, conforto, etc. Para as capacidades de condução de 99% das pessoas que compram carros (mesmo as que compram carros como o M3), o carro ter 300 ou 400cv é a mesma coisa. O interessante, para mim, está em tudo o resto!

Sim, mas a Mitsubishi também estava a abusar só com 1 turbo, deviam ter colocado 2. Mas isto foi só um exemplo extremo de uma marca que criou um carro de produção com muita potencia e um motor com poucos cc.
Deviam ter colocado 2 porque obviamente o turbo era sobredimenssionado para o motor em questão, se metessem um maior mais potência tinha e consequentemente mais lag. Exactamente, deveriam utilizar 2 para tentar eliminar o lag, agora imagina além desses 2 um turbo alimentado electricamente que tem potência máxima logo as 1000 rpms ou não muito longe disso, nem se deveria chamar turbo, é mais um Electric Turbine, ET para os amigos.

Eu gostava é de saber quando é que vai acabar a escalada da potência e concentrarem-se mais no comportamento do carro, chassis, suspensões, travagem, segurança passiva, eficiência, conforto, etc. Para as capacidades de condução de 99% das pessoas que compram carros (mesmo as que compram carros como o M3), o carro ter 300 ou 400cv é a mesma coisa. O interessante, para mim, está em tudo o resto!
Não deves estar a falar dos M com certeza, os modelos normais já se concentram bastante nos pontos que referes, os M levam quase ao extremo. Para que achas que são os tejadilhos e capots de carbono, inumeras peças em "carbon fiber-reinforced plastic", melhores travões, suspensões, menores consumos graças à "Efficient Dinamics" (Start-Stop, alternador inteligente, controlo da temperatura do motor, melhor cx, etc) o novo M5 já trás algumas destas tecnologias (razão de muitas criticas até, infundadas na minha opinião pois baixam directamente o preço do carro, impostos, consumos, não esquecendo que o ambiente agradece)

Mas passar de atmosférico para três turbos é um bocado ''violento'' [:p]

Esse insight quanto à relação tamanho/tempo de reposta foi muito bem-vinda hog. Deve ser por causa disso, se o rumor se confirmar, que a BMW optou por 3 turbos para manter a resposta do carro o mais ''linear'' possível.

Um M3 com turbo... Quem diria?
Mudam-$€ os t£mpo$ mudam-$€ a$ vontad€s.

Um dos carros que mais impressionantes de conduzir deve ser o Porsche 959. Quem o conduziu dizia que era abismal quando o primeiro turbo ''entrava'' e quando o segundo turbo ''entrava'' então era a loucura completa.
Os primeiros turbos dos Porsche segundo consta alteravam de tal forma o comportamento do carro que foram responsáveis por muitas viúvas.

Já agora, acho que a história automóvel já provou que todos os preconceitos estão errados.
Há muitas histórias do que era mau e passou a ser bom! Portanto esqueçam essas mesquinhices! O que interessa é como a maquina comunica e se comporta, bem como fala!

Um carro desportivo é suposto transmitir sensações ao condutor, não me parece uqe um turbo seja uma sensação muito natural mas tudo bem.

Se te referes ao Veyron não posso concordar, aquilo nem é carro nem é nada.

Já o F40 dou o braço a torcer mas o Turbo Lag naquilo era simplesmente abismal.

Geralmente não sou participativo, venho aqui todos os dias, leio os comentários e opiniões de outros e regra geral não costumo comentar, mas isto merece.
Possivelmente a parte que diz que um Bugatti Veyron não é carro, não é nada, demonstra uma falta de tacto abismal.
Aquilo é um marco tecnológico nos automóveis que é avassalador. Descrever assim um Veyron é ignorância, desculpe a sinceridade.

Sou bem capaz de apostar como nunca andou em nenhum, nem eu andei diga-se de passagem... Tanto o F40 como um Veyron, não haja dúvida que são carros que marcaram os seus tempos respectivamente, e o uso do Turbo num Veyron é muito mais sofisticado, pelas reviews que vi, aquele carro nem sequer é comparado aos outros, porque está numa liga totalmente aparte, e nem sequer é pela sua aceleração ou velocidade máxima, mas simplesmente pela maneira como a consegue obter pelo seu luxo e pela showcase tecnológica que consegue ser, é um avanço considerável.

Desculpem este off-topic.

Relativamente ao BMW, um motor de 3.3L tri-turbo parece-me estranho, no entanto como já comentaram antes, o turbo-lag não se nota assim tanto nos carros novos, e caminhamos num sentido em que possivelmente a curva de Potência e Binário fique com um aspecto bastante semelhante ao dos atmosféricos.
Ainda mencionando turbos antigos, regra geral eram de geometria fixa, os actuais regra geral são variáveis. Isso também faz com que seja mais suave a entrada do turbo pois depende da rotação do motor.
Cumprimentos.

Last edited:
Sendo que a BMW precisa de, diria eu, uns 450/460cv para este modelo, e sendo que o 35is tem no máximo 340cv de potência (mais que isso poderia trazer lag e/ou falta de fiabilidade, se bem que depois lembro de 997 Turbos e GTRs e eles aí andam) o meu bitaite vai para a BMW precisar de lançar um novo bloco inline6 biturbo mas com mais de 3 litros...

A minha aposta vai para um 6 cilindros de algo entre 3.4 e 3.6 litros.

Se fizermos as contas bate mais ou menos dentro dos valores de potência especifica do M5 F10, ou seja, algo a rondar os 130cv/l.

Last edited:
Back