Bmw XM

BMW-Concept-XM-00004.jpg
BMW-M1-1979-1280-3f.jpg

Este X M está cheio de goodies e várias soluções interessantes numa perspectiva individual ou topográfica.

Mas o conjunto é um bicho tão inútil e despudorado, tão para o segmento nouveau-riche, que é o pior statement que se pode dar.

Vai vender a potes.

Este X M está cheio de goodies e várias soluções interessantes numa perspectiva individual ou topográfica.

Mas o conjunto é um bicho tão inútil e despudorado, tão para o segmento nouveau-riche, que é o pior statement que se pode dar.

Vai vender a potes.

Vou por aqui. Tem detalhes muito interessantes, sem dúvida.
Mas é o todo que me faz "comichão".

A BMW M está a aprender com a AMG e com outra marcas mais exóticas (como a Lamborghini) que "descobriram" uma espécie de filão: os "gangsta" style.
Um tipo de cliente que tem guito para gastar e querem-no mostrar e "esfregar" na cara dos outros.
Que criatura melhor que esta para o fazer?

Muito influenciado pela cultura hip hop que sempre teve orgulho no exibicionismo material e numa atitude "bad ass".
Ajuda a justificar muitas das características actuais do design automóvel: super-agressividade, pinturas mate, estilo excessivo.

Como os senhores da BMW M andam a dizer, de forma mais politicamente correcta: luxo expressivo.
Um pormenor interessante no vídeo que mostraram uns posts atrás: a alcunha interna do XM (o nome até dá pena) era Rock Star. E olhando para ele, por fora e por dentro, acho que encaixa muito bem.
Extravagante, berrante, para quem quer ser o centro das atenções.
Acho que alcançaram todos os objectivos do briefing com elevadas notas.

Não deixa de ser um pouco triste que no 50º aniversário da BMW M, não vejamos aquela que poderia ser "the ultimate driving machine" para este século, um conceito que passou de moda, e vejamos a BMW M a querer ser "the ultimate posing machine".

Acho que o BMW XM diz mais sobre o mundo que vivemos do que propriamente a marca em si.

@pocoyo, vê este vídeo a partir dos 1:10 minutos.
Sim, já tinha visto. Temos a M a fazer isto (se fosse como um BMW normal kitsdo pela M, OK..), a seguir teremos um Ferrari a diesel?
O que importa são vendas e nada mais. Antigamente era m3 e pronto. Agora temos gt, cs, e o, competition.. É espremer até a vaca até mais não e não concordo com este caminho. Tanto da divisão M como do resto. Mas se for o caminho para que possam continuar a existir..

Há uma perspectiva para encarar este BMW XM: trata-se de um brutamontes cujas linhas difíceis de engolir, porém marcantes, foram pensadas para tentar se destacar nos EUA em meio a outros mastodontes como os tradicionais Ram 1500, F-150 e Jeep Grand Wagoneer e os futuros GMC-Hummer e Tesla Cybertruck.

E para alcançar este obejtivo parece a BMW decidiu explorar a Estética Grotesca. Pois observar este carro é como observar uma gárgula, presta-se atenção nos detalhes exagerados, nas formas bizarras. E ficamos um bom tempo contemplando a feiúra [:D]

Será um carro com grande presença de palco, mas nunca será bonito

Edit: Não sei por que, mas este carro me trouce à memória os trabalhos mais estravagantes do Virgil Exner, como Stutz Bearcat

Última edição:
Os carros não têm de ser todos bonitos e sensuais.
O espectacular também é muito interessante. Countach, Lagonda, Cybertruck e até o Tumbler!

A Lamborghini domina o seu mercado só com desenhos brutos e espectaculares.

Este XM é bem distinto. Não me recordo de mais nenhum automóvel sequer parecido. O mais aproximado deverá ser o Urus.

Tenho a certeza que vai rodar muitas cabeças. Vulgar não é de certeza!

Voltar
Superior